06/06/2007

Lost x Heroes

Por Jon Lachonis para o BuddyTV
Traduzido e adaptado por Davi Garcia


Embora possua muitos fãs em comum, o debate Lost x Heroes está vivo e animado na rede. Os fãs de Heroes citam os arcos mais curtos e as respostas mais rápidas como marca de uma narrativa superior, enquanto os fãs de Lost apontam o apagado final de temporada de Heroes como a evidência de que seu competidor “só faz fumaça”. Do ponto de vista crítico, o enlouquecedor final de temporada de Lost deixou os fãs muito mais curiosos para descobrir o que vem adiante. Heroes por outro lado, ganhou críticas que geralmente são direcionadas à Lost, ou seja, mostrar um final que falha em dar resolução para conflitos maiores.


É claro que isso varia muito de acordo com quem você discute a questão. Há fãs de ambos os lados do debate que se aborrecem simplesmente com a rivalidade que foi criada.


“Eu assisto Heroes para suprir meu vício em gibis e vejo Lost por conta do suspense e do mistério. Não há comparações”, disse um fã, acrescentando que, “penso que o final de Heroes foi bom para o que se propôs. Lost já é veterana, portanto mais difícil de ser batida”.


A maior reclamação dentre os fãs de Heroes, foi a de que o final da série não teve uma escala de uma super batalha no estilo “X-Men”. Não chega a ser surpresa que esses fãs tenham essa expectativa em uma era em que os pré-requisitos dos filmes de super heróis sejam orçamentos de US$60 milhões para efeitos especiais no mínimo. Na limitação do orçamento da tv e do tempo de produção, contudo, tal cenário simplesmente não acontecerá. Falando com pessoas envolvidas na série (incluindo Zach Quinto, o Sylar) e outras na indústria, o consenso é de que o final foi tão grandioso quanto é a produção da televisão.


Lost, por outro lado, dependeu pouco de uma grande produção para surpreender sua audiência. Em vez disso, a série explorou com perfeição sua temática de estranhezas e pontuou tudo com o paradigma de que sua história não terminará com os sobreviventes saindo da ilha como muitos esperavam e deixando os fãs mais leais sem qualquer pista sobre como a trama irá progredir na próxima temporada.


O debate sobre qual série é melhor parece estar mais concentrada em volta da receptividade do final de cada uma, com menor atenção voltada aos esforços gerais. É claro que no fim das contas, o conceito de “melhor” significa simplesmente “mais popular” e disputas dessa natureza acabam por tornar-se mais um estudo do orgulho do fã do que qualquer outra coisa.


Mas afinal, Lost é melhor que Heroes? Será que Heroes consegue bater Lost no seu próprio terreno? Aliás, será que essa questão é ao menos válida?

28 comentários:

Felipe disse...

Com certeza não postaria nada dizendo qual é a melhor...

Cada uma possui sua peculiaridade, e de longe, há uma certa semelhança.

Portanto prefiro ver essa questão como: QUAL É O SERIADO QUE MAIS INVESTE NO INTERESSE DO TELESPECTADOR???

Afinal de contas somos nós que indiretamente direcionamos o rumo de cada programa exibido...

Pra mim os dois são os melhores... sem distinção!

Liana disse...

É, esta competição chegou dentro da minha casa com meus irmãos.

Fui a última a ser mordida pelo "monstro de ação e suspense" Lost, e após virar uma fã de carteirinha, a ponto de ler diariamente o Dude, tenho que escutar e entrar na discussão de que Heroes é melhor que Lost.

Acompanho Heroes também e gosto muito, mas sua narrativa não chega aos pés da de Lost.

Heroes é com certeza uma ótima série, com seu herói principal Peter precisando crescer muito ainda, e que se sustenta bastante nas atrapalhadas e esquisitices de Hiro.
Lost por sua vez, trata mais das fragilidades humanas, de temas que (ainda)desconhecemos, e tudo isso faz com que nos paixonemos por esta série.

Entre LOST & HEROES, continuo assitindo ambas, mas se fosse prá deixar de assitir alguma, vocês preferiam deixar de saber os mistérios da ilha e de seus personagens, ou deixar de saber se a Cheerleader e seus companheiros salvarão o mundo (???) ?????

Eu certamente, colocaria Heroes prá correr.

Gabriella disse...

Eu gosto mais de Lost do que de Heroes, mas tenho que ver também pelo fato de já ter visto todos os episódios de Lost e começar só agora a ver Heroes...

Acho os dois seriados muito bons, mas ainda gosto mais do meu Lostzinho bonitinho cuticuti da mamãe.<3

fgomesfelipe disse...

Não entendo o pq de tanto "oba-oba" sobre Heroes.
Pra mim, é uma série bacaninha. E SÓ!
Os personagens são chatos e mal construídos, o elenco é sofrível (com exceção do Hiro, claro), o vilão é chato à beça, os diálogos são tenebrosos, e pior ainda é o mocinho. Peter Petrelli é MUITO mala, com todo aquele papinho de "esse é meu destino".
Vc pode perceber a diferença com Lost justamente aí. Locke é um dos melhores personagens e usa muito a mesma frase do Peter.
Roteiro é tudo numa série... e Heroes perde feio nesse quesito.

Amandiinha disse...

Não posso falar mal de Heroes porque só assisti o primeiro episódio, mas sinceramente, ser melhor que Lost é superultramegablaster difícil..
praticamente impossível :P

Marcus VBP disse...

Bom, como um amigo meu resumiu tão bem, o final de heroes só serviu para reafirmar a qualidade de lost. Com todos os acertos, heroes ainda é inferior a Lost, que é quase perfeito.

Heroes tem muito furo na história, como eu escrevi nas resenhas dos ep. finais no meu blog. (www.marcusvbp.com.br)

alguém mais notou o sumiço sem explicação do haitiano, no último episódio de Heroes? Um personagem que aparentemente guardava tantos segredos, por falar pouco, além de ter um poder que pode parar Sylar, Peter e qualquer um, é apagado da trama assim, sem mais nem menos?

Rafa disse...

É, questão dificil essa.
Eu prometi pra mim que nao iria ficar discutindo sobre essas series, mas depois do final de heroes eu tenho que falar algo.

Lost não pode ser comparada a nenhuma outra serie no momento, pois está a milhas de distancia de originalidade de qualquer outra.

Apesar de Lost ter começado com um acidente de avião numa ilha desconhecida, um clichê, mostrou pra todos que não é uma serie qualquer,mas que é A serie.

Heroes começou numa idéia super batida, pois todos sabem o sucesso que os herois da marvel estão fazendo nos cinemas.E não conseguiu sair disso, tudo por causa daquele final ridiculo.

Heroes tava muito boa até o episodio 20 (Five Years Gone), que foi o melhor da serie e que mostrou uma certa originalidade, na verdade uma falsa originalidade. Depois que um expectador assiste a 22 capitulos, tem que engulir aquela season finale deploravel que me faz dizer ainda bem que existe Lost.

Lost supera!Lost é original!

Alynne disse...

xD OooOopa!

Falou de Heroes, eu entro no meio!! :P hehe

Como a maioria, comecei a ver Lost antes e foi esse seriado maravilhoso que me incluiu nesse mundinho de 'novelas ultra bem elaboradas'! huahuahua

Não sei se foi pq peguei Heroes nessa 3ª temp de Lost (q, convenhamos, não foi muito empolgante **EXCETO O FINAL!!! xD~**), mas gostei muuuuuuito da série. Só acho q não dá pra comparar. o.O São muito diferentes (apesar de usarem a msma estratégia de cruzamento de personagens). E, sim, há algumas falhas no enredo, mas a história é bem construída. Há mistério, dilemas extremamente humanos e vários outros elementos que tornam essa série excepcionalmente boa. Quanto ao final, amei! :) Não esperava uma batalha sangrenta! xD Foi um final lindo e houve uma grande batalha sim, mas interna! ^^

Acho um dilema infundado, com certeza. :D

rui disse...

Acompanho as duas séries desde o começo e é até fácil dizer que Lost é melhor. Heroes, claro, tem boas qualidades, mas uma estrutura muito mais simples, como esse formato de fazer com que cada temporada (como em 24 Horas)tenha uma história específica (isso demonstra uma certa falta de ousadia. Justamente por ter optado por um caminho mais complexo, além de ter personagens que são bem mais desenvolvidos, Lost é superior. Aliás, é essa própria complexidade que torna Lost mais criticada (quem se arrisca mais, se machuca mais)

Heroes teve falhas que em relação a 3ª temporada de Lost são menores, mas em comparação com a 1ª temporada são graves (como o fato de que nos episódios iniciais o Hiro carrega a série nas costas, e o season finale, muito simples para um season finale). Isso até me deixa em dúvida em relação a capacidade de Heroes se manter em alta ao longo prazo, já que o normal é que as séries se desgastem no decorrer do tempo.

Raffael disse...

heroes eh muito mais emocionante dá vontade de sair assistindo todos os episodios em seguida, já o LOST ta começando a enjoar e nem todos os episodios te prendem na série

lolarx disse...

Lost é muuuuiiito melhor.

Ricardo SL disse...

As 2 séries são ótimas.
-
Acho que Lost não pode passar desses 6 anos de forma alguma, que já é até demais.( + 2 anos de 20 capítulos seria perfeito )
-
Heroes foi uma série que se passar durante 10 anos ninguém vai enjoar e querer que acabe.Fizeram a série de uma forma que tem muita coisa para explorar. A chamada para segunda temporada é " gerações ", e acho que vai ser muito interessante.

Felipe disse...

Aproveitando o gancho do nosso amigo marcos VBP, eu notei sim a ausência do Hatiano. Até pensei que a pessoa no qual Molly se referia no final fosse ele, akela pessoa que ela conseguia ver mas ele ao mesmo tempo poderia vê-la também... Depois cogitei que não...

ACHO QUE PODE SER OUTRO VILÃO!!!

AHEHAUHaUEHUEHAEUH

Caetano disse...

Heroes chegou no final da seua primeira temporada e perdeu o seu fôlego, agora pra recuperar pra segunda eles vão precisar de muita criatividade e umas aulinhas pra melhorarem o roteiro.

Já Lost está caminhando para a 4ª Temporada sem perder o fôlego, algumas vezes como no início dessa temporada Lost chegou a dar suspiros meio estranhos mais foi passageiro, a série continua boa até hj e tem tudo pra continuar.

Por esse simples fato acho Lost melhor do que Heroes.

Já no caso dos mistérios eu nem me preocupo, acho que Lost é melhor com mistério e sei que vai ser respondido quando chegar a hora, aprendi a gostar de mistério com LOST, não é atoa que a única coisa que realmente gostei na season finale de Heroes foi a menininha GPS dizendo que havia um vilão que ela não poderia encontrar pq senaum ele encontraria ela, ou seja, MISTÉRIO.

Vinicius disse...

Heroes vai cair por terra em menos de 3 temporadas.

Final de merda, furos irreversíveis (tipo: de onde a Nikki conhecia Peter ou Sylar pra ajudar justamente o mocinho)

Bobinha e não merece mais ser baixada por mim. Deixei de lado já.

Lost forever.

Diego disse...

vc gostou msm do final de heroes??
eu axei um lixo completo. vou ateh parar de ver a série. e não é apenas por causa do final não. jah venho falando q a série desandou desde o episódio 13 ou 14. o episódio 20 "Five Years Gone" q todo mundo gostou, eu axei ridículo, cheio de clichês e com um monte de furos na história.

Mas o q eu penso de verdade é que cada um tem seu gosto e essas discussões de 'uma série ser melhor do q a outra' não vão nos levar a lugar algum.

Leonardo Nakahara disse...

Besteira essa discussão. É como discutir qual é o melhor time de futebol. Cada um vai torcer para seu lado dando subsídios completos para defender seu lado. No entanto, o que vale, para mim, é a diversão. E eu me divirto tanto com Lost quanto com Heroes.

Helene** disse...

LOST sem dúvida é a melhor!!! (cada fã com sua máxima)

Eu adoro séries que me deixam "totalmente boba e bêge", sem saber o que que pensar ou pensando um monte de coisas sem sentido e nenhuma faz isso melhor que Lost.


A idéia de Heroes é legal, mas de resto, acabou se tornando a maior concentração de ator ruim por metro quadrado, detonando personagens que poderiam ser interressantes se bem desenvolvidos.

Parece que querem dar tantas respostas que acabam se perdendo da pergunta, deixando o seriado repleto de cenas desconexas.
Sem falar que no final das contas tudo parece tão previsível!!!! Parei de baixar os episódios há um bom tempo e alguns que já estavam baixados ficaram no computador criando "teia"... Ou dão um tranco de criatividade na segunda temporada ou já era.

H1J4CK3R disse...

Galera, eu sou fan dos dois, ja vi todos os episodios das duas series ate agora, e posso sem sombra de duvidas afirmar que na minha opniao
LOST deixa heroes no XINELO !
Eu gosto de Heroes assisti tudo e continuarei assistindo, mas querer comparar com Lost eh sacanagem, pq nao vai sobrar NADA do Heroes nas comparacoes.

Eh soh !

Um [] a todos !

hijacker

Fabio disse...

quem ganha , somo nós que temos 2 boas , otimas, séries para assistir.. só isso... aproveitem das duas...

Skykiller disse...

Eu acho que o fato de se colocar em "disputa", como se fosse uma competição é pura besteira... eles não existem em si para isso... mas enfim, sempre tem alguém pra acender um fogo nesse sentido.

Eu particularmente gosto bastante dos dois e admito que lost tem uma superioridade no tocante a interação, integração com o fã, que é bem superior. Heroes é mais modesto nesse sentido. Creio que o fato de os finais de ambos os seriados terem terminado próximos, foi que afoguentou essa discussão. Se nos deixarmos levar pelo momento, acho que o final de lost mexeu muito mais com a cabeça dos fans do que o de Heroes, mas é como já disse alguém aí, para a proposta do Heroes é aquilo lá mesmo. Eu gostei! Não havia muuuito mais o que se esperar...

É isso aí, cada um tem seu estilo, é difícil e pode ser inútil tentar ficar comparando, muito menos pra se chegar a uma conclusão de quem é melhor ou pior, nesse caso é perda de tempo total.

Um abraço,
Felipe

Porém ambos são bons

Jedyte disse...

Eu juro que tentei ver Heroes (vi alguns episódios), mas a história não me cativou nada.

DAVI CRUZ disse...

Heroes é apenas diversão. Não há profundidade nos temas apresentados e os personagens são mal construídos. Porém alguns são simpáticos e a história é interessante. Vista sob essa ótica, cumpre muito bem sua função.

O problema é quando começam a comparar com LOST. Sinceramente, não tem comparação.

Lost é absolutamente brilhante em toda sua concepção e nos faz pensar, discutir. Nos surpreende sempre.

Já HEROES... basta ver o final da temporada... uma frustração total...

Ytsejam disse...

Só assisti uns 3 episódios de Heroes e não gostei. Pra mim Lost é boa e Heroes é ruim. Qual é a melhor é questão de ponto de vista. Ponto.

Uma coisa que eu gosto nos comentários desse blog é que aqui não tem muito fanatismo. Coisas que já vi por aí do tipo "Quem acha "serie tal" melhor que Lost é louco ou burro e por aí vai...". Esse tipo de "fã" dá até vergonha.

Fabio disse...

Gosto cada um tem o seu, mas achar Heroes melhor q Lost é brincadeira...alias achar qq coisa melhor q Lost é fantasia!!

ja ouvi um cara dizer q prison break era melhor Lost!

bem, mas vamos nos concentrar apenas no topico Lost X Heroes!

heroes tem um otimo enredo, mas tem atores muito fracos, a direçãao peca em varios ep, vide o seasson finale, mas alguns no inicio deixavam muito a desejar, vc percebia nitidamente algumas coisas mal produzidas, sequencias estranhas, atuações pouco convincentes!

nãos ei se alguem assistiu a JERICHO, começou junto com heroes mas bem menos badalada. comecei a baixar os dois achando q gostaria bem mais de heroes. pra não acharem q não curto heroes, curto sim...mas pra ela ser melhor q Lost, antes tem q ser melhor q jericho e prison break, ai sim pense em desafiar os DEUSES!!

Paty disse...

Lost é infinitamente superior a Heroes pela narrativa mais complexa, os personagens bem desenvolvidos e um roteiro cheio de ganchos e mistérios. Heroes tem diálogos óbvios (o que são os monólogos do Mohinder? Argh!), ritmo leeeeeeeeento e trama previsível.

Comparem os pilotos das duas séries: o de Lost é genial em termos de narrativa e faz você quer saber quem são aquelas pessoas, já escolhendo seus favoritos. Em Heroes, os personagens não têm carisma e nem inspiram identificação.

otakumarcello disse...

lol, eu nem li todos os comentarios, soh mais no comecinhu, mas eh obvio que Lost ganha numa discussao aki nesse site neah ? huehuehue

Mas beleza, vou deixar minha opinião também.

Pra mim não da pra comparar não .... tipo, cada uma tem um estilo completamente diferente, então é difícil dizer se tem uma melhor. Eu assito Lost a tempos e Heroes a semanA ahuahauh, tipo, soh vi o primeiro epi de heroes assim q acabou a terceira temporada de lost, mas para terem uma idéia de como eu gostei, assisti tudo em 3 dias, simplesmente demais eu axei, e assim q acabei jah entrei em discussoes na comu de heroes no orkut ahuahua, ai descubri sobre as hqs e li todas em 2 dias tb xPP

Tipo, Lost começou bem pra mim, e caiu no meu conceito xPP, a enrolação agrada boa parte do público, mas não me agrada pelo fato de que ao chegar no final, SE a explicação para tudo for uma coisa ridícula, ou uma coisa muito besta que 80% das pessoas já imaginava e tals, eu vou me arrepender muito de ter visto Lost ......... Heroes por outro lado chama mais atenção pq QUALQUER coisa pode acontecer ali, tipo, qualquer pessoa pode revelar um novo poder extraordinário ali e explodir a Terra ahuahuahu

Tipo, apesar de eu achar q naum da pra comparar, uma pessoa no começo ae dos comentários perguntou se tivesse que escolher soh um pra assistir, qual seria, eu sinceramente iria por Heroes xPP..... Lost cansa meu, o final de temporada foi maravilhoso e isso nos faz esquecer do resto, a 3 temporada em si não foi boa, o começo então nem se fala ¬¬.

Bom eh issu ae, achu q naum da pra comparar por serem séries MUITO diferentes, mas sou mais Heroes xP

otakumarcello disse...

lol, eu acabei de mandar um comentário mas deu vontade de mandar otru ahuahauh

sobre o haitiano q tavam falando e a ausencia dele no season finale, jah foi dito pelos produtores q issu serah explikado logo no começo da segunda temporada, ele estava numa missao importante ou algo assim.

E pro cara q deixou esse comentários, então por onde andaram walt e michael durante todo temporada ? claro vão explicar na próxima temporada, o mesmo vale pro haitiano ^^ !!!!!!!!

Quanto ao Five Years Gone eu coloco entre os 5 melhores epis de séries ( entre todas mesmo ) que eu já vi, eu amei demais akele epi, foi simplesmente sensacional, fikei sem palavras depois de ver xPPP

Quanto ao season finale, obviamente que foi fraquinho, todos realmente esperavam uma super luta final, e acabou de um jeitinho bobo, ta certo que o Sylar não morreu xPP, mas foi fraco. Ao contrário de Lost que foi maravilhoso o Season Finale. Mas aí vocês tem que ver não só o final, e sim toda a temporada, Heroes pra mim não decepcionou durante toda a temporada, ao contrário de Lost que só ficou bom lá pelos, 6, 7 últimos e olhe lá. Greatest Hits tb entro pra listinha de melhores epis de séries e tals Hehe xDD.

E quanto a falarem que Heroes só é uma unika situação e tals, sinceramente, eu prefiro muitu mais assim, duq criarem 5, 6, 7 situações diferentes, ateh mais, e q são sempre deixadas de lado, exploram uma e deixam a otra sem explorar ... Aff pensem um poko, faz sei lá quantos anos que estamos vendo issu de Lostzilla, e os Outros, e Dharma, agora Jacob. Ao meu ver issu começa a cansar xPP. Agora ainda vem essa ideia de dividir em mais 3 temporadas, q besteira cara ¬¬. Vcs vão ver, a quarta temporada vai enrolar mais e tals, Lost eh sempre assim.