07/05/2007

Lost termina em 2010

Agora é oficial. Lost termina sua história na tv em 2010. Segundo matéria publicada hoje de autoria do jornalista Gary Levin no conceituado jornal USA Today, a ABC confirmou que a série terá mais 3 temporadas de 16 episódios.

Ao longo do dia atualizaremos este post, mas por enquanto...

"Final à vista para a aclamada e misteriosa Ilha de Lost, mas os fãs terão que esperar até 2010 para ter todas as respostas.

Em um movimento extremamente incomum, a rede de tv ABC anunciou planos hoje de encerrar a série depois de 3 temporadas mais curtas de 16 episódios cada. Os episódios vão ser exibidos de forma contínua, de fevereiro a maio."


Bem, confesso que agora que caiu a ficha a sensação é estranha, mas acho que foi uma decisão acertada. Mas bem que podia acabar nos 108 episódios...

Satisfeito, chateado por ter que esperar mais tempo ou tá com saudade desde já?


*-*-*-*-*-*


Tradução da matéria publicada pelo USA Today

Um mistério solucionado: Lost termina em 2010

Por Gary Levin para o USA Today


Final à vista para a aclamada e misteriosa ilha de Lost, mas os fãs terão que esperar até 2010 para ter todas as respostas.

Em um movimento extremamente incomum, a rede de tv ABC anunciou planos hoje de terminar a série depois de mais 3 temporadas mais curtas de 16 episódios cada. Estes episódios serão exibidos de forma contínua sem repetições de fevereiro a maio (em 2008, 2009 e finalmente 2010).

O passo marcante da ABC, é uma resposta aos produtores da série que queriam estabelecer uma linha final para planejar melhor a trama de mistérios dos sobreviventes do acidente de avião, e serve também para acalmar os fãs que estão frustrados por acharem que a série está prolongando seu caminho até uma conclusão.

“Entre os fãs havia a estranha sensação de que eles estava investindo em uma série que é complicada sem que se saiba para onde ela irá levá-los”, disse o co-criador Damon Lindelof em uma entrevista exclusiva. “Desde o início, os fãs e mesm oos críticos têm dito, ‘Vocês estão criando a história à medida em que ela flui?’ o que era uma pergunta bastante legítima”.

Agora, com um final estabelecido ainda longe pela frente, Lindelof diz que ele e o produtor executivo Carlton Cuse tem “planos específicos para terminar as duas próximas temporadas” e promete que com a resposta que será dada no final da atual temporada no dia 23 de maio, a audiência “vai começar a ter uma idéia do que será esse plano, e que isso não vai ser tudo o que eles esperam”.

A gravação do final da série foi finalizada sábado passado no Havaí, um dia depois Lindelof e Cuse assinaram novos contratos que os manterão trabalhando em Lost exclusivamente por mais 3 anos. Com mais 48 episódios pela frente, a série vai ter (ao final da atual temporada) completado 60% das planejadas 6 temporadas.

“É algo praticamente sem precedents dentre as redes de tv anunciar o final de uma série com tanta antecedência”, disse Cuse.

O presidente da ABC Entertainment Steve McPherson disse que o incomum acordo de longo prazo é uma “situação única” que ele dificilmente repetiria para outras séries. “Essa é uma das melhores séries da história”, disse ele. “Ela tem uma narrativa brilhante, um incrível trabalho de personagens, e vai além de tudo o que está no ar agora”.

Com Desperate Houswives, Lost re-energizou a ABC no 2º semestre de 2004 e se tornou uma das séries top 10. Mas depois de 2 mudanças de horário, interrupções que contaram com reprises e um mistério que desafiou a paciência de alguns fãs, Lost perdeu um pouco a força. Os índices de audiência estão cerca de 14% mais baixos nesta temporada, embora Lost ainda apareça muito bem na lista dos programas mais gravados em aparelhos de gravação doméstica (Tivo e etc.).

McPherson concorda que ter dividido a atual temporada em duas “não foi a melhor solução para a série”, e diz que a rede de tv também está discutindo um retorno para um horário mais cedo que atraia mais audiência familiar.

Temporadas menores vão permitir tramas mais bem construídas e “farão com que sejam verdadeiros eventos”, Lindelof diz. “Não teremos que fazer episódios onde as pessoas ficam na praia olhando o mar e perguntando o que acontece em seguida”.

Será que Lost vai correr o risco de perder o interesse dos fãs com uma ausência de 8 meses? “As pessoas esperam mais do que 8 meses pelos próximos livros e filmes de Harry Potter e não parecem perder o interesse”, Cuse disse. “Temos fé na nossa audiência, que sabendo quanto falta para a história terminar, vai continuar conosco no resto da jornada”.

Mas Lindelof diz, “os últimos 5 minutos do final desta temporada vão selar nosso destino”.


*-*-*-*-*-*

Repercutindo a notícia...

Como eu havia dito mais cedo, a sensação de saber que a melhor série da tv já tem um fim marcado deixa um certo vazio antecipado no ar, afinal será que alguém vai conseguir criar algo tão fantástico e envolvente quanto Lost depois que ela terminar? Acho difícil, mas não impossível pois como já dizia aquele velho e batido clichê, 'não há limites para a criatividade humana'.

Mas focando-me em Lost, ao ler as reações de quem acompanha a série, percebi logo de cara uma divisão bastante equilibrada entre os que gostaram e os que não aprovaram o anúncio. Dentre os que gostaram, o principal ponto levantado e com o qual eu concordo plenamente, é o de que o planejamento vai poder ser inteiramente feito em cima do que ainda querem explorar na trama e claro, nas respostas que serão dadas aos mistérios. A mensagem mais clara talvez, tenha sido dada pelos próprios produtores ao afirmarem que não teremos mais os chamados episódios fillers, e que cada uma das 3 temporadas de 16 episódios funcionarão como verdadeiros eventos, dignos dos grandes filmes de Hollywood. Seria ingenuidade acreditar no que eles dizem? Talvez, mas devo confessar que confio nessas palavras por sentir que os caras tem sim um cuidado muito especial com que o que produzem e querem fazer bem feito.

Já aqueles que não gostaram de saber que ainda terão que esperar mais 3 anos para descobrir o que se passa naquela Ilha de trocentos mistérios, a reação é também compreensível, mas a interpreto como consequência da alta ansiedade por respostas imediatas para tudo. Muitos dizem que a decisão foi tomada para nos enrolar mais e faturar mais alguns milhões de dólares com vendas de direitos de exibição e dvd's, mas vale lembrar que por enxergarem Lost como um produto de alta qualidade e rentabilidade, é racional que os executivos do canal detentor da série queiram prolongar sua vida na tv. Não vejo mal algum nisso, até porque eles atenderam o que queriam os criadores/produtores da série, ou seja, mais 40 e poucos episódios para terminar a história como a imaginaram em 2004. Se foram espertos em dividir 48 episódios em 3 temporadas? Claro que sim, mas antes de ter respeito ao público, vale lembrar que entretenimento para eles é também um negócio, e dos mais lucrativos, portanto não dá para criticar sem pensar.

O fato é que gostando ou não da notícia, temos 40% da série pela frente e muita coisa para acontecer naquela Ilha, portanto curtamos a viagem.

Por Davi Garcia

40 comentários:

Marcelle disse...

Nãoooooooooooooo 2010 só? :(((

Muito tempo pra saber de tudo aff... mas tudo bem né? Pelo menos agora sabemos que vai ter um fim todo programado.

Valeu Dude!

Anônimo disse...

q issoo vao ter q inventar coisas d+ ate 2010 o_O

leo_albuq3 disse...

fiquei feliz por saber q vai ter um fim mas...... 16 episodios por ano? =/ prefiro q so fosse até a quinta temporada com 25 episodios em cada =/
de qualquer maneira, lost eh lost e pronto heheheheh vi ontem, vejo hj e vou ver amanhã aconteça oq acontecer =D

Fosco disse...

puta merda! 2010 é muito tempo. 16 episódios e depois esperar 9 meses!!! Arrrh!

Ednilson disse...

Eu preferia mais 2 temporadas com uns 23 ou 24 episódios cada.

Marquez disse...

Por que só 16 episódios?
Ahhhhhhhhhh
Tinha que ser mais 3 de 22 pelo menos

Anônimo disse...

Afff os caras ficaram doido!
Muita gente vai desanimar.
Mais 3 anos?! quem já tava desistindo de LOST agora..desapega de vez!

Rafael disse...

PERAÍ, QUER DIZER QUE TODO ANO FICAREMOS DE MAIO ATÉ FEVEREIRO DO ANO SEGUINTE SEM EPISÓDIOS? (9 mêses)

daniel disse...

Preferia q acabasse hoje, pq não ha mais o q inventar nessa série...
Não me levem a mal, sou fã de lost mais esse enrolação toda é um saco.

neguito disse...

AFFFFFF..... os kras em vez de fazer mais 2 temporadas de 23 episodios vao extender ateh 2010 com 16 cada um e aumentar a espera pqp eh muita sacanagem, vai ser muita enrolacao pra contar os misterios.... fiquei dkra.

Anônimo disse...

NÃO SE PREUCUPEM!!!
SE TUDO DER CERTO LOST VAI SER CANCELADA LOGO, LOGO!!!

SE DEUS QUISER!!

Jardel disse...

Malhação? Friends?

Vai ter de cair outro avião lá hein

Anônimo disse...

Caramba!!!!
Não sei mais se leio esses spoilers. O que é essa frase no final:" os 5 minutos finais dessa temporada....."
No meu íntimo (rsrs)veio de novo a sensação de que o Jack vai morrer . Q MERDA!!!!!!!!!!!!!

Wicked 3,14 disse...

Eu preferiria 2 temporadas de 22eps. Mas parece que eles pensam que mais 1 ano fazendo dinheiro é melhor. Pq se fosse mais 1 temporada extra, beleza. Mas diminuir a qtdade de eps e adicionar uma temporada obviamente é pra fazer dinheiro.
Esperar não é problema, problema é perceber essas malandragens, e aposto que ainda vão dizer q é pra exibir a temporada initerruptamente,em respeito ao público. Rigggghhhhht! hehe

Anyway, que remédio?!

Ellen disse...

Eu preferia mais duas temporadas e que LOST acabasse no 108o Episódio...

Paulo de Tarso Duarte disse...

Bom se continuarem matando tanta gente só vai sobrar a ilha e o Lostzilla em 2009...
e em 2010 só a Ilha...
Não estou nem aí, assisto tranquilamente com 16 / 22, até 2008 ou até 2010.
Não faz diferença.
Só que chega de mortes aos montes.

Anônimo disse...

eles querem é dinheiro!!!! Que saco mais 3 anos!!!!detestei!
A ultima temporada vai estar bem, mais bem, bem mais loonge de tudo o que nos gostamos e nos encantamos... a historia original perde a graça...
e viva o dinheiro!!!! viva os fas que nos rendem esse dinheiro!

Rafael disse...

Queria três temporadas com os habituais 23 episódios... nao gosto de temporadas curtas... Enfim... fazer o quê. A boa notícia é que essas temporadas devem ser bem amarradas, sem episódios "tapa-buraco", em que não há nada muito relevante acontecendo. Dá pra esperar 9 meses sim... mas tomara que a espera valha a pena.

Cavaludo da Ilha disse...

Aêeee até que enfim hein?! Agora os malandros terão mais 3 anos pra faturar milhões de dólares em cima da gente. Ê blz!

Segundo (Hathipo) disse...

Como cansei de dizer pra todo mundo no Orkut e no MSN, muito melhor seria duas temporadas com 24 episódios cada. =D

Mas como 3 temporadas será mais lucrativos para eles, que se danem os fãs, né?
Capitalistas³, rs

Caetano disse...

Não gostei, tem seus lados bons e seus ados ruins. O ruim vai ser a longa espera por apenas 16 episódios ao ano e o bom será que com 16 episódios a temporada terá um trama muito mais agilizada e menos demora na resolução de mistérios.

Mais eu preferia mesmo mais duas temporadas com 22 ou 20 episódios cada.

Anônimo disse...

Ruim... Ate 2009 tava bom. Se extender masi so vai trazer descontento dos fas em nao trazer coisas novas... Nao vao conseguir atrair publico novo ja que a serie ja esta na metade.... Dai a audiencia cai... aí eh aquilo, a qualidade vai junto.....

Anônimo disse...

Muita gente aqui nos comentários chiava quando opinávamos que o seriado estava embromando e enrolando "só para o tempo do episódio passar". Agora vem o próprio produtor Lindelof e admite textualmente ao jornal USA Today que eles estavam fazendo isso mesmo, e prometem que farao menos com apenas 16 episodios por temporada...

Ahhh... nada como um dia após o outro...

[ ] Rubens

Luci disse...

Que exagero, realmente duas temporadas seria melhor mesmo, mas acredito que foi a melhor decisão tanto para os fãs que querem que a série não caia na enrolação, quanto para a ABC que quer faturar uma grana em cima por mais tempo (E que diretor de rede de TV, com uma série com o potencial de Lost, não ia querer?).

E teve um comentário ridículo aí torcendo para cancelarem a série. Se vc acha ruim, pq continua assistindo e respondendo no fórum? Melhor mesmo esquecer que a série existe, acredito que não são de fãs idiotas assim que a série precisa. E quem liga pra audiência? Números não significam qualidade.

Bruno disse...

Realmente... ter que esperar 9 meses entre uma temporada e outra de Lost é dose...

Ytsejam disse...

Bom, cair mais a audiencia não vai cair. Só quem diz isso é quem não gosta da série ou já desistiu dela antes desse terceiro ano.

Ninguém que se comprometeu com Lost até esse ponto vai parar agora. Aposto com qualquer um isso.
Esse foi um anúncio para os fans da série, duvido que eles tenham a intenção de trazer mais fans pra série. O que eles querem mesmo é tranquilizar quem já assiste, garentindo que tudo vai ter um fim.

Eu esperava mais 1 ou 2 temporadas com 20 e poucos episódios cada. De qualquer jeito prefiro esperar pra ver como esse esquema vai funcionar em vez de já começar criticando. Mas que é estranho é.

Deia disse...

Serio eu to mto braba com essa noticia. Primeiro, quem vai continua assisti lost com um tempo de 8/9 meses para SÓ 16 episódios?! E quem vai te PACIENCIA pra aguenta até 2010 as resposta??!! Com esse tempo de hiatos o pessoal ja vai te esquecido. Só quem eh mto viciado pra continua.

Sinceridade, já to vendo a a serie vai se cancelada. Não vamos precisar espera até 2010. Do jeito q a audiencia naum eh tão quanto antes, agora vai piora cada vez mais.

Esses caras são loucos.

Lucas disse...

Davi, as opiniões não estão bem divididas como disseste. (Quase) Ninguém fora tu está gostando desse novo formato de temporadas...

Convido todos a começarem a assitir Jericho. É uma excelente trama que promete contentamento, já na primeira temporada, ainda maior do que de Lost.

luaninha disse...

Independente de eserar 9 meses eu vou continuar assistindo Lost, pq como no texto diz, é uma serie brilhante e com um bom elenco.
9 meses passa rápido, vc nem sente.É melhor pq não terá mais eps como o 2x19 nem como o 3x09 e etc.
Agora, quando li essa noticia me deu um vaziiooo pensando o q será depois de Lost. Será q vao fazer tipo aquela serie q foi cancelada "The 9", a vida das pessoas apos um sequestro sendo u vida dos losties apos a ilha (isso é, se sobrar alguém)
Parabéns Dude pela matéria e comentário.

marciogs disse...

assim como vc luana (luaninha) continuarei assistindo lost tenha ela mais 3, 4 ou 5 temporadas, porém não concordo qnd vc fala q 9 meses passa rapido. Os verdadeiros fãs de lost permanecerão fieis a serie porém acredito q mta gente possa deixar de acompanhar devido esse longo periodo entre as proximas temporadas.

princek_ disse...

AFFF
3 temps. de 16 eps. dah 48 eps.
Exatamente o tanto que daria mais 2 temps de 24 episódios... ¬¬

Deveria terminar na 5ª temporada sem essa enrolação pra 2010.

q raiva

princek_ disse...

Ainda tenho fé que eles mudem essa decisão esdruxula.. e coloquem mais 2 temps de 22/23 episódios.

Anônimo disse...

Putz...acho de mais! Devia ter 5 temporadas e pronto!

Anônimo disse...

Lucas, a gente reclama acha ruim... mas continua assistindo, né? Para os produtores e para o futuro da serie, basta isso.

[ ] Rubens

Tatiana disse...

Vai fazer muita falta :/
E eu ainda acho que a idéia de acabar a série com um filme seria ótima.

Eagle disse...

Eu acredito que a série tem muita chance de perder o gás. E tb em relação aos personagens, pois vai ter que entrar alguns novos e outros que nós conhecemos com certeza vão cair fora, ou por morte dos personagens, ou cansaço do próprio elenco que vão
querer tentar outros ares. Seria interessante, se mostrassem, o que ocorreu pós, a ilha, no caso como ficaram o pessoal, depois que retornaram para casa. Só assim, para continuar com gás.

Anônimo disse...

Eu continuarei baixando e vendo até 2010 na boa!

E não sei se as pessoas vão perder a paciência... talvez não acompanhem pela TV, mas muitas pessoas vão gravar e ver pelos DVD's.
Eu, por exemplo, tenho os 2 já lançados e eles não param na minha casa... muitas pessoas já pegaram e dps de ver o primeiro episódio ficam fãs da série.
Não tem com, LOST é viciante!! Eu nunca vou desistir da série.

Anônimo disse...

Agora eles deram um tiro no pé. É um decisão bem arriscada. Acredito q talvez com o impacto da noticia eles possam voltar a tras. Os fãs mais fanaticos irão continuar a assistir mas tenho q admitir q ela irá perder o gás sim. Acho complicado manter por + 3 anos todo esse elenco maravilhoso q é sim um dos grandes sucessos de Lost. Falo por mim, se o Locke, Desmond, Saywer, Ben morrer, nao vejo mais a serie.

cristiano disse...

é isso Davi, e ponto final.

Ytsejam disse...

"Não dá pra criticar sem pensar"???

O que não dá é se deparar com toda e qualquer decisão dos criadores, da ABC ou o que seja e dizer "Amém".

Eu disse que não ia criticar antes de ver como esse esquema vai ficar, mas é óbvio que o plano era pra mais 2 temporadas. O que eles fizeram foi dividir esses 48 episódios em 3 temporadas ao invés de 2.

Essa é a minha reclamação quanto a essa decisão, e não a "ansiedade" por respostas. É simplesmente uma questão de ser coerente. Quizeram esticar o lucro da série em mais um ano. Bom pra eles, agora ficar louvando isso é atitude típica de fanático que reverencia toda e qualquer decisão dos produtores, não importando se é boa ou ruim.

E tentar defender os interesses da ABC, produtores e afins... não é nem coisa de fanático, aí já é cego mesmo.