09/05/2007

Comentários do episódio 3x20 "The Man Behind the Curtain"

"É meio difícil celebrar no dia em que você matou sua mãe!"

Que frase forte, cruel e arrebatadora. Que dor maior um filho poderia sentir do que a de ser rejeitado injustamente pelo seu próprio pai? Benjamin Linus, aquele que adoramos odiar sentiu isso na pele e mais uma vez Lost explora a questão dos problemas paternos já tão evidenciados nas vidas de Jack, Locke, Kate, Sawyer, Walt, Hurley e por aí vai. Os choques decorrentes dessas relações conturbadas e por consequência os traumas gerados, ajudaram em diferentes escalas a definir para o bem e para o mal, a personalidade de cada um desses personagens. E confesso que depois de ver este excepcional "The Man Behind the Curtain", fiquei convencido de que Ben teve sim justificadas as razões que o tornaram quem ele é, um sujeito absolutamente frio e extremamente manipulador que passou boa parte de sua vida convivendo com o fracasso, a indiferença e o desprezo de seu pai pelo menos até o dia em que a Ilha (ou seria melhor chamá-la de Jacob) começou a se manifestar a ele...

Ah mas pera aí, quer dizer então que a Ilha é o Jacob? Bem, posso estar redondamente enganado mas é essa a percepção mais clara que me vém à cabeça agora, afinal, depois de sermos levados a crer que ELE era um simples 'amigo imaginário' de Ben, tivemos efetivamente provas e manifestações de que há sim um ser ou uma entidade viva que se confunde com a própria Ilha. É uma viagem das mais interessantes essa que a série nos convida mais uma vez a embarcar, mas adorei o convite e aceitei prontamente, pois ela não apenas alavanca ainda mais meu interesse nos mistérios, como transmite um senso de importância ainda maior a personagens como Ben e claro, John Locke.

Esse 20º episódio certamente esclareceu muita coisa mas não tudo, afinal ainda temos que saber qual é o papel dos De Groots nessa história por exemplo, mas é fato que fomos brindados com várias informações sobre a origem dos Outros como os conhecemos e sua relação conturbada com a Dharma original que como mostrado (e dito) falhou em estabelecer uma convivência harmoniosa com os nativos da Ilha, o que culminou na tal purgação que ocorreu em grande parte pela ação do próprio Ben.

Várias pequenas e importantes dicas foram dadas no episódio tais como a de que os sussurros ouvidos na floresta desde o início da série devem-se aos nativos ou à própria manifestação da Ilha, ou ainda de que pelo que parece, esses mesmos nativos não envelhecem na mesma velocidade que aqueles vindos de fora (Richard Alpert continua praticamente o mesmo desde a época de seu primeiro encontro com Ben ainda garoto). Essa última principalmente vai deixar muita gente (inclusive eu) com a pulga atrás da orelha por muito tempo e ao mesmo tempo vai ajudar a corroborar a teoria de que o tempo na Ilha é efetivamente diferenciado pelo menos para alguns. Aliás viria daí a explicação que darão para o rápido crescimento de Walt, como há muito se especula?

Impressionante como esse episódio foi perfeito do início ao fim não? Revelações, respostas, choques, novas dúvidas e atuações mais que inspiradas da dupla Terry O'Quinn e Michael Emerson e uma menção honrosa ao jovem Sterling Beaumon que fez o Ben ainda garoto. Tivemos até homenagem à Arquivo X na brilhante e assustadora cena da cabana de Jacob (ou vai dizer que aquilo não te lembrou dos melhores episódios daquela série?) e até mesmo com o Horace feito pelo ator Doug Hutchison que imortalizou um dos melhores personagens 'monstros da semana' de Arquivo X fazendo Eugene Tooms. Enfim, as cortinas se abrem para o final da temporada e a revelação - ainda que rápida - de que Jack já sabia de todo o plano de Juliet e está planejando um contra-ataque, promete fortes emoções para as 2 próximas semanas. Será que o Dr. vai resgatar a confiança dos losties e derrubar os Outros? E Locke, será que morre? D U V I D O muito e aposto todas as fichas de que o tiro que ele tomou, aliado ao fato de que ele ouviu o 'pedido de socorro' de Jacob é seu derradeiro teste de fé que vai definitivamente conectá-lo à Ilha, que afinal como nunca é demais lembrar, é linda nas palavras do próprio Locke que a "viu" ainda na 1ª temporada.

"The Man Behind the Curtain" entra sem qualquer dúvida no top 3 de melhores episódios da história da série, e prova mais uma vez que Lost é sim a série mais relevante e fantástica da tv atual.

UPDATE!!!!





Não entendeu a foto acima (clique na imagem)? Pois eu explico. Não demorou nem 1 hora e a prova de que Jacob apareceu sim neste episódio veio, e quem descobriu foi o espertíssimo Jon Lachonis do Buddytv que captou o exato frame em que vemos a silhueta do agora ainda mais misterioso Jacob que certamente não é alguém que já vimos antes na série (ou é?). Assustado com o poder do cara? Pois é, eu também, afinal como o episódio mostrou, embora Locke o tenha escutado, ele não o viu de fato (ainda).

Por Davi Garcia

149 comentários:

disse...

Não seria episodio 3x20??

Anônimo disse...

mano an boa onde e que vc assiste os episodios de Lost tao rapido assim? vc tem ABC em casa e ? hehehe
eu puxo sempre 1 dia depois...uso o www.ishunt.com
e vc?(OBS pergunnta para o dudewearelost)

Lene disse...

To morrendo de curiosidade!!! Quero saber o q rolou nesse episodio!!! hehehe

Anônimo disse...

OMFG

Melhor episódio de Lost de sempre!

Mas que idade tem o Richard afinal?! :o

Anônimo disse...

Fdx....

Lost, sem duvida owna tudo!

Depois de a semana passada ter pensado que não podia melhorar... Fogo... Melhorou!

Quem e o que é Jacob? E ele precisa de ajuda porquê?
E porque precisa de ajuda do Locke? Será isso que o torna tão especial?

Que idade tem o Richard afinal?

Locke morre?

O Ben, notou-se neste episódio, tem inveja do Locke.

Os outros não são a Dharma Iniciative! Não têm nada a haver.

Os Outros são os habitantes originais da ilha..


Agora sim acredito, que a Ilha é gerida por poderes superiores, para os quais a ciência talvez não tenha explicação.


LOST RULES

Anônimo disse...

Gente o que foi este episódio!
Estou bestificado até agora.
A vida do cara toda ali.

E pior, não estou crendo naquele final. Sinceramente... o Lock! Não dá para crer nisso.
Tb fiquei intrigado com o Richard, ou o cara dorme no formol ou sei lá.

E pensar que tinha visto uma discussão sobre o promo aqui no Dude, na qual falavam de disputa de poder e a importância do Alpert nisso tudo.
E eu nem tinha prestado atenção no cara!!!
Lost é fantástico!

leandro disse...

Muito bom!

Pelo menos da 3ª, foi o melhor.

Algo me diz que o Season Finale vai bombar.

Nikkor disse...

Que episodio fodaaaaaaaaaaaaa
o melhor episodio de Lost com certeza... sem duvida nenhuma

fiquei de olho aberto e pensando wtf? o episodio inteiro

M.S. disse...

na verdade a cena da cadeira de Jacob me remeteu a psicose..

tiago disse...

O jacob é o richard, tem um frame na cabana do jacob em que ele aparece sentado na cadeira.

Fábio Martins disse...

Esse foi o melhor episódio de todos os tempos. Excepcional do começo ao fim. O tipo de episódio que torna lost fascinante, empolgante, alucinante e apaixonante. Uma maravilha. Só espero que o Locke não morra. Ele não pode morrer. De jeito nenhum.

E acho que Jacob e Ben são a mesma pessoa e o que vimos foi um teatrinho.

SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!

liza disse...

Falou tudo m.s. Psicose total o Ben falando com a cadeira... gente o que foi aquilo? ´
Quem ou o quê é Jacob?
Não duvidava que Jack tinha um plano o que acho errado é excluir todo o grupo, mas gostei da Juliet ter revelado os planos do Ben.
E gente se o Locke morrer pra mim já vai tarde.
Ahhh... ouvir aquile HELP ME de madrugada foi se arrepiar.
Muito, mas muito legal a cena da cabana.
Epi muito bom. Ben pode não ter matado a mãe mas o jeito que matou o pai, cruzes.
Muito bom descobrir o que foi o tal "incidente" que o dr. Marvin falou. Só resta descobrir a conexão disse com os números.

Anônimo disse...

Simplesmente melhor episódio de Lost dessa temporada! perfeito!! a interpretação do "Ben" é magníficaaaa... to emocionado huaha :)

Fred

Anônimo disse...

Episódio Perfeito! O melhor da temporada!
Será que o Lock conta nas 5 mortes previstas??? apesar de eu ter certeza que ele volta e vai acabar com o Ben.
Sobre a cena da cadeira, pensei a mesma coisa M.S. sinistro!

Richard Alphert, esse é o cara.(Ponto para ti Hellene que ficou martelando isso na minha cabeça).
Já tinha postado a foto dele mais novo, mas achava que era só um capacho do Ben. Pelo visto ele vai ganhar espaço daqui em diante.


Jacob é a Ilha, só pode... e personifica alguma coisa meio, fantasmagórica!

Não entendi a do Jack. Sabia de tudo desde o início, mas ia esperar o pessoal começar a atacar para contar ao grupo? Ou achou que todo mundo era "imbecil" a ponto de não compreender seus planos? Ou tem mais alguma coisa???

PS: Podia jurar que o Ben havia deixado o Lock pegar o gravador para ferrar com a Jules. Acho que estava enganado.

Bruno disse...

o JACOB é CHRISTIAN SHEPPARD!!

Só que tá cabeludinho...

Anônimo disse...

Uau, que episodio!... Desta vez ate os flashbacks foram interessantes, ja que é o primeiro FB de Ben... O melhor episodio da temporada, sem dúvida, e um dos melhores da série... E mais: o cliffhanger no final é de tirar o fôlego.

Quem assistir esse episódio, deve gostar. Eu, pelo menos, estou PASMO! Lost deveria ser sempre assim: respondendo questoes (SIM, TEM RESPOSTAS nesse episodio) ao mesmo tempo que cria um balde de outras questoes.

Os produtores conseguiram reverter o marasmo da serie. Viva a eles!

[ ] Rubens

Fernanda disse...

Caraca!!! Não estou acreditando até agora!!! O Locke NÃO morreu!!! Não pode morrer!!!
Que episódio foi esse... Pode-se dizer que foi o melhor...
E o Jacob? Quando estava assistindo, vi essa imagem...e estranhei... Nossa! Ele realmente apareceu!!! Uau!

Anônimo disse...

parece o bakunin!

Anônimo disse...

hheheheheh....magnus hansoooo.....

Fernando Tadeu disse...

Alguém pode me ajudar: como é q vcs fazem p assistir o episódio com um atraso tão curto em relação ao original....eu baixo o torrent (sem legenda mesmo), que só fica disponível lá pela meia noite e demora uma hora e meia p baixar...onde vcs assistem p conseguirem comentar e colocar este post antes da meia-noite?
Obrigado!

Ana Paulabh disse...

Gente prestem atencao!!
JACOB é o DESMOND ANtes de voltar de futuro,olhem bem a fisionomia do cara,,tenho certeza..
e tambem a roupa se parece muito com a que desmond usava no Monasterio....

juliana ramanzini disse...

Fernando,
O torrent ontem saiu 22:30!
No meu caso, baixei em 15 minutos!
Antes das 11:30h eu já tinha assistido!
Não tem mistério! ;)

Kenshin Battousai disse...

Não acho que o Jacob seja o Desmond, não. Parecia mais com o pai do Jack, mas no escuro, não deu para ver o rosto, só o cabelo e parte das roupas. E pelas roupas, eu diria que ele deve ter sido um dos piratas da Black Rock.
Vejam o album com todas os frames onde o Desmond e o Jacob aparecem, aqui.

xermi disse...

Achei esse Jacob bem parecido com o ator Kris Kristofferson, de "Blade"...

Paulo de Tarso Duarte disse...

Juliana!

Qual torrente vc usou? Porque eeu uso o Bit Comet, e baixo os torrents ou do Mininova ou do Demonoid, tenho Virtua com banda de 2 megas e configuração muito boa, mas estou no trabalho agora e só tenho 30% do episódio baixado, e olha que desde às 11:30 de quarta coloquei para baixar!
Do "The Brig" ´para cá está sendo um suplício baixar!

Anônimo disse...

preste atencao no nome chamado no minuto 14 do episodio...
O nome de mikail é gritado

Kenshin Battousai disse...

Mikhail? Não, eu entendi "Get down" - "Abaixem-se" e logo depois explode alguma coisa.

Dude! We are Lost! disse...

Paulo, eu uso o utorrent, baixo os torrents do Torrentleech ou do Warez... e minha conexão é 4 mega.
O que está acontecendo (e aconteceu comigo semana passada) é que o Virtua está usando o TRAFFIC SHAPPING... e bloqueando a conexão P2P e torrents dos usuários (o que fere o contrato). Milhares de usuários não conseguem baixar a mais de 10kb/s. Se vc tem conexão de 2 mega, deveria baixar a mais de 200kb/s, se o torrent tiver vários seeders.

Meu conselho: quem estiver com o problema ligue para o Virtua, anote o protocolo de atendimento e denuncie para a ANATEl.

Além de fazer tudo isso, escrevi um email pra Folha de SP. Tomara que eles investiguem e denunciem esse abuso!

Pagamos por caro e não temos o serviço prestado! Não podemos nos calar! Qualquer dúvida, basta uma pesquisa rápida do Google no Orkut que vcs vão encontrar mais sobre o assunto.

Desculpem pelo assunto fora do lugar, mas acredito que seja do interesse de muitos aqui, que estão penando pra baixar Lost!

Um abraço,

Juliana

Raquel disse...

Pessoal, quem quiser ver a cena do Jacob em slowmotion, está aqui:
http://www.dailymotion.com/relevance/search/jacob%2Blost/video/x1xx0j_lost-320-mbtc-jacob-slowed

Abraços

Gustavo Colling disse...

seria impressão minha ou esse jacob tem uns traços muito parecidos com o pai do Jack?!?!?! pra mim pelo menos parece...

Anônimo disse...

eu percebi tbm o jacob na cabana no momento q estava assistindo ;D

achei q soh eu tinha visto =[
qdo fui posta no lost brasil ja tinha 500 post falando disso =D

Anônimo disse...

JacoB é Alvar Hanso!

Thata disse...

Só pra ajudar o pessoal que ta com dificuldade de baixar, eu tenho uma receitinha, depois de ter colocada uma net 2mb tb, neh!!

Usem o utorrent, é melhor que o bitcomet; tem um site de torrent que é aberto e ajuda a baixar os episodios no talo da conexão http://www.sceneaccess.org. Depois disso, se estiverem usando o Virtua, tirem os firewall e sintam a diferença. Caso ainda tenham problemas, existem varios foruns com outras dicas pra tentar aumentar a velocidade pra quem tem virtua.

----

Agora sobre o Lost.
Baita episodio, o melhor de todaaaaa a série. Como era um epi do Ben eu esperava que fosse mto bom, mas foi FENOMENAL.

Agora estou esperando o pessoal do Dude postar os Easter Eggs. To louca esperando eles hihihi.

Só uma coisa, será que os Bad Numbers só se tornaram importantes depois da purgação? Pq os numeros que o Ben usa pra desativar a cerca sonica são "normais" e Juliet aquela vez digitou Bad numbers.

Namastê

cec disse...

APAVOROUUU...



sera q o locke morre..
ah gente nao pode...
nao pode morrer...

Oops, Falei! disse...

Vou fazer umas considerações:

1) Michael Emerson é estupendo. O melhor da série, na minha opinião.
2) Mesmo assim o “rejuvenescimento” não convenceu. Ficou trash: filme B. Zero pra maquiagem.
3) Assim como o de Richard Alpert. Que cabelo é aquele?
4) Ser “filme B” não é necessariamente depreciativo. Roger Corman está ali em vários momentos da série. Só não vê quem não quer.
5) Hitchcock vive! Ben é o filho bastardo de Norman Bates. Sempre achei. Porém esse episódio escancarou isso.
6) A série está se sustentando bem nas histórias paralelas. Tanto que há muito tempo vemos episódios quase exclusivos. Se a mitologia de Lost não estivesse bem desenvolvida isso não aconteceria.
7) Sobre a história: Ben é um traidor nato. E Richard Alpert também. Parece que Ben se apoderou dos “segredos da ilha”, transfigurados na “pessoa” de Jacob e tem usado isso para manter pessoas ali na sua ilha “Utopia”. Os motivos? Não faço a menor idéia.
8) Magia ancestral me chama mais atenção que “pseudo-ciência”.

Té mais.

Lucio Luiz disse...

Só para sacar mais uma referência ao Mágico de Oz: para quem não sabe, o nome do tio da Dorothy era... Henry Gale!!!

Jess disse...

1) Só eu percebi ou é um defeito no video que eu baxei? Mas aos 12min e 45 seg na cena em que a Filha do "BEN" deseja a ele feliz aniversário e dá ao Locke uma arma o Rosto dele treme? isso acontece novamente no final da cena tb as 12min e 50seg.

2) Outra coisa pelas imagens divulgadas o JACOB parece muito com o Mikail. Para mim tudo isso foi uma cilada para o Locke... (dai terem ido entregar a arma a ele)

3) Do ferimento do locke quase não saiu sangue (e foi um tiro no coração). Aposto que ele tinha um colete a prova de balas...

digons disse...

O Jacob aparece aos 31:54. Logo depois do Ben ser empurrado.
E, na minha opnião, é o RICHARD!

Oops, Falei! disse...

Mais um comentário pra fechar a tampa.

Será que um dia veremos um flashback de... Tom???

Pelo que parece, Tom e Juliet foram trazidos para a ilha. Me parece que a sedução a Tom feito pelo secreto grupo de Ben/ Alpert vai explicar muita coisa. Por quê? Porque Juliet chegou há relativamente pouco tempo.

Acho que fortalecer as informações em torno de Ben e Tom pode explicar um pouco o quão ambicioso era o plano de Ben + Alpert.

Pelo que vi de Alpert, me parece pela sua vestimenta que ele era uma espécie de Hippie-naturalista-contra-Dharma e a ciência de manipulação dos cursos naturais.

Por outro lado, a sua roupa pode se mostrar “old-fashioned”, meio século XIX... Será?

Evito criar muitas “teorias” em torno de Lost mas isso ficou em aberto, até porque “Jacob” parece não gostar de tecnologia. Não gosta ou não é da sua época?

Anônimo disse...

OMG! LOST RULES!

sem fôlego para maiores comentários.

OO

atmozphera disse...

1. foi um tiro no abdomên e ele não estava usando colete com toda a certeza porque senaos os produtores deixariam essa brecha (Mr. Klugh sim!)

2. Reparem na testa com cabelos acima dela, revelando uma semi-entrada para calvice mostrando que se pareçe DEMAIS com Dr. Shepard e eu ACHO que a voz do "help-me" se parece bem com a dele

3. outra coisa: Ben viu Jacob e percebeu que John também viu, percebam no close no olho de Ben logo depois da aparição de Jacob, Locke encara a cadeira pasmado e Ben percebe e fica alarmado.

4. Depois disso, Ben levou Locke até a vala da Dharma para mata-lo porque se o matasse em qualquer lugar poderia ser descoberto, como na vala há N restos mortais, ninguém irá perceber.

5. digos: não sei não...o Richard não tem essas "entradas para calvice" além de não fazer reflexo como uma testa de um senhor de idade ou um careca poderia fazer...fora os traços que se parecem demais com Dr. Shepard.

6. Mas é no minimo estranho que Richard Alpert tenha sido o primeiro a aparecer pro Ben e não mudar de fisionomia nunca.

Marcos disse...

parece q o jacob sim existe, e foi provado pelo frame q quando assisti pela primeira vez hj de manha ja notei e tive q rever frame a frame. o take logo apos q jacob aparece eh de um rosto olhando pra o lado lentamente com os olhos, e os olhos não são azuis ou verdes como os de ben/locke, são negros ou castanhos, e sim a fisionomia me intrigou muito a parecer com desmond. e outra coisa, agora q se esta provado q ben não nasceu mas cresceu na ilha, como ele poderia ter tido uma filha?

Kenshin Battousai disse...

O tiro foi na barriga, não no coração. Uma pessoa tem mais chances de sobreviver se o tiro for por ali.

Marcos disse...

segundo o wikipedia, jacob (jacó) na religião judaica teria um irmão gêmeo com o nome de esau, e que segundo escrituras deus disse um pouco depois do gênesis (criação do mundo) que ama jacó e odeia esau.
fazendo uma analogia com a biblia, será que o tal jacó visto seria um irmão gêmeo de alguem que conhecemos?

igor disse...

eu vi o jacob

por acaso num seria jacob o pai do JACK???
ja que os cabelos brancos i essa barba i essa testa num parece cum a do pai do Dr.???

oq vcs axam sobre isso???

Paulo de Tarso Duarte disse...

Oi Juliana!

fora do post pq ainda não consegui ver...
Sabe dizer se o Velox tb aderiu ao Traffic Shapping? Porque nos fóruns andam dizendo que um dos objetivos seria prejudicar os ususários de tecnologia Voip, o Skype e afins.

Um garnde abraço Julianoe obrigado!

Marianna disse...

Parece o Pai do Lex de Smalville!

ahsuahsaushauhsa
:***

Kaká disse...

Não é Desmond, nem Richard, nem Christian. Andei vendo umas foto deles de perfil, e o nariz do Jacob é bem diferente do dos três.

Anônimo disse...

Aos 29:13, logo quando Ben e Locke entram na cabana de Jacob, aparece uma foto, quadro e a figura não esta muito visível devido a pouca luminosidade, parece ser um cão...Vincent???!!!

Fernando Tadeu disse...

Agradeço à Juliana e a todos os outros que deram umas dicas sobre como baixar os episódios mais rapidamente...afinal, vale lembrar q em duas semanas teremos um episódio que vai ter o dobro do tamanho...uns 700 MB!
Valeu mesmo!!

Alemão UC disse...

Benjamim matou o pai e foi aceito pelos Outros. Agora pediu para Locke também matar o pai para ser aceito. Matar o pai não significaria virar filho de Jacob (ou da ilha)?

saco cheio2 disse...

até o jacob na cabana, o ep tava BOM, tava aquela expectativa de 'finalmente vamos entender alguma coisa'. aí chega lá o q tem? uma cadeira, um ben esquizofrênico e mais um mistério pra ser discutido, debatido, teorizado por mais 2 temporadas.

Kenshin Battousai disse...

O olho que mostram em close é do Jacob. Tanto que ele olha da direita (posição do Ben) para a esquerda (posição do Locke)

Vinicius Paraiba disse...

Ben nasceu nao nasceu na ilha... mas se tornou o lider dos outros por enxergar Jacob. Apesar dele enxergar Jacob, ele nao consegue ouvi-lo... Tanto que ele ficou perguntando o que o Jacob tinha dito para o Locke... Por isso ele fez akele teatrinho mal feito na frente do locke fingindo que tava conversando com o jacob. Agora... alem dele, existe outra pessoa especial na ilha... o locke, que eh uma ameça para o Ben

Raquel disse...

Já postei no Lost in Lost, vou repetir aqui...

Sobre o Jacob ser uma pessoa, ainda tenho dúvidas... Na minha humilde opinião, a imagem do Jacob seria uma projeção de quem está vendo... Ben vê ele mesmo... Locke também pode ver Jacob como uma imagem de si mesmo, e ouvi-lo... O pedido de ajuda é pra ele mesmo...
Gente, minha opinião...

A discussão sobre quem é Jacob tá fervendo pelo mundo... Pra mim é o Locke mesmo, com um capuz... não são entradas de calvície, nem cabelos... Cada um vê aquilo que quer ver como Jacob

Anônimo disse...

Achei o Jacob parecido com o Pai do Jack........
Reparem no tamanho da testa.
Acredito q o MIkahil vai salvar o Locke.

Leandro Sousa disse...

Ben esquisiofrenico? A ilha se manisfestou pro Locke... e falou com ele pow... O q deu pra perceber é q a ilha precisa de Locke e o Ben enciumado ou com medo de perder o poder, tratou de dar fim no mesmo.

ai ai disse...

alguém me explica uma coisa:

os 'nativos' da ilha, tem metralhadoras, roupas e tal? não me venha com essa de 'bah, eles pegaram dos dharma guys' pq não cola. e esse 'vírus' ou 'sei lá o q' q matou a comunidade dharma inteira, onde q os 'nativos' arrumaram essa poderosa arma? TOSCO. T-O-S-C-O.

Anônimo disse...

Deveria ter um FB de Richard.
Será q Jacob é a fumaça negra?!

Jack disse...

sinceramente espero que essa história de fantasma seja só uma armação do ben pq se for de verdade vai ser uma decepção gigante com essa série tão foda

Paulo de Tarso Duarte disse...

Juliana, qual o endereço para pegar o Utorrent?
Outra coisa vi o Torrentleech e suas adesões estavam fechadas. É como o Demonoid, por convite?

Ah falei com o Virtua e foi pesado. Não tiveram reação, mas não sei se vai adiantar fora do ambito judicial Procon, juizado de pequenas causas ou Anatel.

Beijoe obrifgado pelas indicações.

Max disse...

Alguem se lembra de quando Isabel (aquela juíza dos Outros) disse ao Jack o significado da tattoo dele enquanto olhavam para o Ben deitado ?

"He walks among us, but he is not one of us"

Isso se aplica perfeitamente ao Ben, pois ele é de fato, um "estranho" entre os Nativos (os outros dos Outros hehehe) que se juntou a eles depois de realizar o massacre no pessoal da Dharma

Adoro quando essas duvidas pendentes sao respondidas de um jeito inteligente e discreto, e isso não faltou no 3x20

Excelente!

Anônimo disse...

pessoal tenho certeza quase que absoluta que locke é irmão gêmeo de jacob, pois além de terem feições muito parecidas, conta a história biblíca que Jacob (ou Jacó como queiram) tinha um irmão gêmeo que era odiado chamado no de Esaú, fato que aconteceu muito antes da ilha, onde Locke era odiado e muitas vezes injustiçado por todos.

Abraços

Bruno Silva disse...

Eles estão "Na Terra do Nunca", de Peter Pan... acho que os "hostis" e a Dharma foram pesquisar porque na ilha as pessoas não envelhecem... só isso para explicar Richard... e, se olharem bem, a ilha realmente parece muito com a Terra do Nunca do desenho de Peter Pan...

Agora, porque Richard, que trouxe Ben para os "hostis" agora é subordinado a ele????

Marcelo disse...

foi uma das primeiras vezes que percebi um detalhe importante em Lost...vi a cena umas tres vezes antes de comprovar que um homem aparece do nada naquela cadeira...

Anônimo disse...

acho que o Ben é esquizofrênico e tem poderes psíquicos. Isso explicaria a confusão dentro da casa. Jacob não existe de verdade, ele é uma criação da mente do Ben,que, com seus poderes provoca manifestações...vamos ver, se o Locke escapar com a ajuda do Ben, aí quem está viajando sou eu...

robson disse...

porra! o jacob é o locke com cabelo..
olha ai, flashback do locke com cabelo, igualzinho!! putz, concordo com a teoria da raquel sobre o jacob ser diferente pra cada um q o ve, e o locke o viu como a si próprio, mas com cabelo XD, num que nada o carequinha...

robson disse...

bah, furada minha.. num parece nao :/ http://losteastereggs.blogspot.com/2007/05/11-frames-of-jacob.html ...

Becky disse...

Gente,

Eu adorei tudo nesse episódio... E o que me deixou mais alegre, foi ler o comentário do [ ] Rubens falando bem de um episódio, coisa difícil, viu?!!! (desculpa não resisti).

O que ficou mais transparente nesse episódio é que a liderança de Ben está cada vez mais ameaçada, e que o Locke é o mais cotado para tomar seu lugar.

Parece-me que os outros já o olham como o líder (vide a reação deles quando o Locke parte para cima do Bakunin, e o Ben pede desesperadamente a ajuda de Tom e do Richard, e os dois permanecem parados, assim como todos outros).

Outras cenas desse e de outros episódios que podem ser citadas como exemplo dessa nova liderança:

- o gravador que o Richard não levou para a Juliet. No episódio anterior, ficou parecendo que o Ben tinha feito questão de mostrá-lo ao Locke. E nesse, ficou claro que essa não era a intenção.

- a arma que a Alex entrega a Locke, antes de dar parabéns ao “pai”.

- o dossiê sobre a vida do Sawyer que Richard entregou ao Locke no último episódio, que, por um momento pareceu fazer parte da manipulação do Ben. Confesso que começo a acreditar, que foi um jogo do próprio Richard, para que o Cooper pudesse ser morto. O que a princípio, atenderia as exigências do Ben para conhecer os "segredos da ilha" e que tiraria a decepção dos outros em relação a “fraqueza” do Locke por não conseguir matar o pai... (O que me faz lembrar, que o Ben só ganhou a confiança dos outros, quando matou o pai).

- a fita de vídeo gravada para convencer o Jack a fazer a cirurgia do Ben (onde ela diz que deve matá-lo)

...

O Ben já percebeu que o Locke está mais ligado à ilha, ao Jacob e aos outros do que ele... O que deve ter gerado uma ‘certa’ inveja, afinal, ele teve que esperar uma vida para conseguir a “liderança” e o Locke só alguns meses. E o medo de Ben está transparecendo!!!

E o que ele fez?! Tentou acabar com a principal ameaça a sua liderança. Só que a verdadeira ameaça é a "vontade da ilha"... E já sabemos que nela, as feridas não duram muito tempo para cicatrizarem... (Locke para presidência!!!)

Lembrei de uma coisa agora e acho que ninguém comentou: O Richard comentou com o Locke (no epis. passado) que o Ben estava muito esquecido do motivo deles estarem na ilha e tava dando muita importância a história da gestação (ou seja, ele estava se perdendo)... E esse episódio, na minha opinião, mostrou o motivo dele por tanto interesse nessa pesquisa da Juliet... Afinal ele se sente o culpado pela morte de sua mãe.

Mudando um pouco de assunto, gostei muito do ator mirim que fez o Ben criança. Eu achei que naquela hora que ele vê a imagem da mãe na janela do quarto, fosse rolar a famosa frase “I see dead people” (do filme sexto sentido)... hehehe.

E ele indo atrás do coelho branco, me lembrou o episódio do Jack (na primeira temporada).

Sobre Jacob, eu ainda não sei quem ou o que é. Não consegui relacionar nenhum personagem a foto... falando nisso, alguém tentou clareá-la?

Sobre os losties: Até que enfim, tivemos a certeza que o Jack não era tão bobão como alguns estavam achando. O próximo episódio promete!!!

Haja coração até o final da temporada.

Bjs,
Becky.

Anônimo disse...

Fiquei confuso em uma coisa...
É impressão minha, ou o Jack só decidiu por um plano quando Juliet lhe contou o que Ben pretendia?

Ou seja, todo aquele papo "ela está sob minha proteção" coisa e tal foi motivado por empatia e não por um "plano"????

OMG!!! E ainda deixou para contar na véspera do ataque?

Renato disse...

jacob + locke = evil twin?

Anônimo disse...

E impressão minha ou o Jacob pare com o Lock, só que de barba e cabelo??????

Glauber disse...

É impressão ou o Jacob se parece com o Lock só que de barba e cabelo!!!

vinicius disse...

percebam que jacob está vestido com trajes muito antigos....provavelmente ele deve ser alguém da embarcação do blackrock..

Anônimo disse...

Achei muitooo ridículo e surreal...o Jacob é invisível???!!! ou uma força sobrenatural??? afff...to cansado de respostas nada plausíveis!

Gourmet Erótico disse...

Olá a todos, esta é a primeira vez que posto aqui... gostaria de fazer alguns comentários sobre o episódio do BEN.

Acho bem possível que encerrem a temporada sem revelar se LOCKE está vivo ou morto.

Eu estava desiludido com LOST desde a metade da segunda temporada, mas realmente este foi um episódio sensacional, provavelmente o melhor da série. Um dos episódios mais psicológicos e assustadores, sem sombra de dúvidas. Totalmente BRUXA DE BLAIR... inclusive eu que não costumo votar e andava achando os episódios uma m.e.r.d.a dessa vez acabei votando em ótimo.

Sobre o que interessa:

A primeira coisa que me veio à cabeça em relação à JACKOB foi a afirmação de BEN que é ele que conjura/invoca/intima (em inglês SUMMON) as pessoas. Isso parece ser a grande chave para o entendimento do que está acontecendo.

Em outras duas ocasiões sugere-se que os personagens da ilha estão mortos (Sawyer afirma algo sobre estar quente demais para ser o paraíso e a paraquedista afirma que não sobreviveu ninguém).

Duvido que a história vá seguir um rumo sobrenatural, como muitos aqui estão especulando, portanto afasto essa idéia de que os personagens estão mortos como dizem.

A impressão que tive é de que BEN está realmente correto em falar que é JACKOB que invoca as pessoas. É bem possível que ele não seja um fantasma, mas alguém tentando se comunicar precariamente de algum outro lugar ou tempo. JACKOB disporia de equipamento ou recursos adequados para se comunicar, ao contrário da população da ilha, daí sempre ser JACKOB que "invoca" as pessoas.

Inclusive especulo que pode estar acontecendo alguma cisão no mundo dos fatos. Os personagens estarem mortos numa realidade e em outra estarem vivos na ilha. São ramificações da realidade que estão em paralelo.

JACKOB ou o PROJETO DHARMA podem ter desenvolvido algum meio de viajar entre essas ramificações da realidade. O que JACKOB pode estar fazendo é meramente se comunicar através de alguma tecnologia desenvolvida para isso (ao invés de ser um fantasma como alguns pensam).

Sobre os poltergeists, eu acho que não são poltergeists. Quando JACKOB se comunica, o uso de qualquer tecnologia possivelmento pode gerar interferência. Daí aqueles fenômenos assustadores.

Quanto aquele círculo, eu diria que é superstição do povo da ilha. O fato de JACKOB não ser um fantasma não quer dizer que o povo da ilha não acredite que ele seja um fantasma.

Tive a impressão de que BEN estava apenas fingindo que se comunicava com JACKOB, uma mera encenação, mas quando notou que JACKOB falou com LOCKE, ele se sentiu desprestigiado, já que tinha o privilégio de ser a única pessoa da ilha a se comunicar com JACKOB. Tive também uma grande impressão de que JACKOB parecia ser uma espécie de refém do BEN...

Acho que RICHARD vem discordando do rumo que BEN vem dando ao grupo, daí ter ajudado LOCKE com as fichas de SAWYER, já que considera ele (por alguma razão desconhecida por nós) o único apto a "destituir" BEN de sua função de "chefe". Eu não duvidaria que RICHARD socorresse LOCKE do tiro.

Como RICHARD se mantém jovem eu não tenho a menor idéia. Pode ser fruto do magnetismo da ilha sobre pessoas específicas, ou sobre os nativos. Já sabemos que a capacidade reprodutiva na ilha aumenta e também a capacidade regenerativa. Foi assim com SUM, LOCKE, BEN e MIKHAIL.

Talvez tenha alguma relação com o fato de RICHARD se deslocar entre as realidades, mas aí é mera especulação. É ele quem traz JULIETTE, ou talvez seja o RICHARD de outra realidade que mantém contato com o RICHARD da ilha.

Pra terminar: realmente JACKOB parece o LOCKE. É até o caso de se imaginar se um LOCKE mais velho ou de outra realidade está por trás de tudo que está acontecendo na ilha, ou pelo menos guarda alguns segredos.

Dayan Pablo disse...

A foto capturada pelo BuddyTV não lembra o perfil do próprio Locke, mas com peruca?

Tô doidio!!!

Anônimo disse...

tomara que esse papo seja só mais uma manipulação (ou doidera) do Ben pq é muito difícil de engoli esse papo de fantasma pedindo ajuda e ficando revoltado (pra isso já existe supernatural e ghost whisperer)

Anônimo disse...

Lost faz o povo delirar!
Ja ouvi gente dizendo que o JAcob parece com:
Pai do Jack
Desmond
Locke
Jesus
Mikail
Richard
????? Meu Deus deixem que os acontecimentos expliquem!!!!!
Lost é demais de legal!!!!!

Anônimo disse...

quem se atreve a dizer que Ben é bonzinho???? So cego....

Pedro Ivo disse...

esse jacob é igual o locke!

fernanda disse...

Sempre fiquei meio incucada porque os Outros insistiam tanto em querer que as mulheres ficassem gravidas na ilha, qnd eles podiam faze-lo fora dela e depois trazer de novo pra ilha. depois desse episodio acho que ficou claro porque. pelo que eu entendi parece que so quem nasce na ilha n envelhece rapido, visto que richard é bem mais velho que ben mas n aparenta. juntando c a informação que os proprios produtores deram de que os outros estavam interessados em crianças especiais, parece que a ilha produz crianças especiais. dai o interesse nas mulheres gravidas da ilha. agora, será que todos que nascem na ilha s especiais ou apenas alguns?

Rushfelt disse...

Pior que ele parece Jesus mesmo :P

Anônimo disse...

Caramba q episódio F...
Alguem me ajuda a entender:
1-Kd a tal da Annie? poderia ser a Rosseau?o ben pode ter dado um jeito de poupá-la da purgação.
2-E a mãe do Ben?estava lá ou não? o Richard ficou surpreso quando Ben disse a ele q tinha visto a mãe e soou como um sinal para o dom do Ben? ou os hosties tem um jeito de personificar quem eles quiserem e aquilo serviu apenas como um jeito de recrutar o Ben, para este servir como um infiltrado para eles e conseguir armas e tudo mais?

Anônimo disse...

Alex, sabe tudo e mais um pouco, aquele lance da arma naum foi a toa...

Anônimo disse...

Entaum o bebe da Claire, vai demorar um poucão para crescer né..?..e aquela história de que só a claire pode criar ele?

Ah aquela senhora do flash do desmond tem uns 100000 anos né

Morais Vinna disse...

As coisas em lost vem se explicado de forma simples, lembrem-se disso...

Quem vimos no episódio não era o "Jacob" que esperamos. Quem vimos era o Mikail (Vejam a foto postada no blog e clareiem! observem o nariz achatado e o queixo largo!) fazendo "filura" e dando segmento a uma cilada para o Locke junto com o BEN, que claramente não faz contato a muito com o "espirito da ilha" e como disse o próprio Locke, BEN "não sabe o que a ilha é!"

Aposto que toda aquela confusão na cabana era o tal "campo magnetico" do vulcão (lembrem-se da 2a temporada no abrigo subterraneo...)

Tb acho que o Locke vai voltar... um tiro no abdomem ou no coração (como quereiram) sai MUITO sangue! E no caso dele so ficou o orfício de entrada.

Penso quem é "mal" ou "mata" alguem na ilha não faz contao com "ela" e por tanto não vê cavalos, pessoas e objetos do seu proprio passado recente.

Pessoas como o sawyer, sayd ou o charlie nunca viram alguem ou coisas do passado como Kate, Jack, Desmond ou Hurley


BEN, sem duvida tem iveja de Locke. sua fissura nas crianças é pq ele imagina que elas "vejam" coisas como ele no passado.

Imagino que ele não "veja" nem contate o "espirito da ilha" desde que matou o pai. Daí pq quis que Locke fizesse o mesmo que ele fez no passado.

Quanto as pessoas trazidas de fora da ilha e que estão entre os "outros" (hostis) e que acreditam em JACOB essas o fazem pq passaram por uma hipinose com sugestão de mensagens subliminares (como a que vimos o namorado da "filha do BEN" ser submetido...

Anônimo disse...

Acho q os hosties levaram Ben a acreditar que ele era especial e aquele lance de jacob é uma eaquizofrenia dele mesmo, armaram aquilo tudo para enganá-lo. Agora depois da purgação qual seria a utilidade de Ben para eles?

juliana ramanzini disse...

Paulo (e a todos que possam se interessar), vc pega o uTorrent em sites como o Baixaki ou Superdownloads.

O Torrentleech é site privado. Precisa de convite pra entrar! Mas, um torrent com muitos seeders em sites públicos, como o Mininova, também garantem boas velocidades, quando o Virtua não está sacaneando seus usuários! ;)

Basta configurar direitinho. E as configurações são fáceis de encontrar no Google. Espero ter ajudado.

Thiago disse...

Ow, se vcs perceberem bem a silheta do Jacob e o cabelo dele, parece com o pai de BEN qmd era adulto ainda, e eu acho mtu provavel ser, ateh pq jacob seria um espirito. Qnd jacob fala pro Locke ajude ele seria matar BEN, pq ele tah preso na terra ainda pq tem pendencias a resolver. Posso estar viajando mtu, mas isso eh q eu acho XD

Anônimo disse...

Acredito que Jacob é um espírito sim... pq se vcs repararem existe um pó que circunda a casa onde esta Jabob... este pó serviria para isolar espiritos naquela área.. quem viu o filme de bruxaria que nao lembro o nome sabe do que estou falando... e o pedido de ajuda de Jacob foi justamente pq Ben o mantém naquele perimetro.

E tambem acho q Danielle Rousseat é a menininha que deu os bonecos a Ben... Falowww

Fred Yoshida disse...

Tenho algumas considerações a respeito deste episódio, que na minha modesta opinião foi um excelente gatilho para a acontecimentos finais da temporada:

1) Alex parecia realmente saber o que ocorreria com Locke, por isso entrego-lhe uma arma;

2) Conhecendo agora um pouco mais sobre o passado de Ben e dos Outros posso supor que Rousseau seja Annie. Mas isso gera grandes incógnitas: quando Alex foi concebida? Ela é defato filha biológica de Ben? Ben já viveu fora da ilha depois de adulto? Ou Alex é filha de "Annie" com outro homem, e por isso Ben a raptou e a criou como filha? Se Alex é filha legítima de Ben e Annie podemos supor que Alex também possui algum "poder" ou elo especial com a ilha?

3) Richard Alpert não envelhece, certo? Podemos notar na sua primeira aparição perante o jovem Ben que houve alí alguma intervenção do monstro de fumaça. Pois aquele som característico pode ser ouvido ao fundo. Ou seja, Alpert é uma imagem produzida pela fumaça. Agora quem controla a fumaça? Provavelmente o tal Jacob...

4)Finalmente a questão fundamental do episódio. Quem é Jacob? Analisando cuidadosamente cada frame da cena em que ele aparece, incialmente, fiquei inclinado a supor que Jacob era "Alvar Hanso". Não apenas pela fisionomia que lembra muito nosso 'Meacenas'(patrono da Dharma Iniciative), mas devido ao desenrolar de toda a história envolvendo ele. Porém, aquele nariz e toda mitologia envolvendo Jacó e Esaú me fizeram crer, realmente, que a hipótese de "gêmeos" não é insanidade.

5) E o mais estranho de tudo isso, até agora... Por que diabos Jacob pediria ajuda a Locke? O que acontece com ele de errado? Por que Locke seria o único a poder ajudá-lo? Se Ben conversa com Jacob porque este não conseguiu ouvir o que ele disse a Locke? (Ben é o maior dos mentirosos da série toda. E isso não é pouco, pois até agora não houve um 'santo' em toda a história)

Anônimo disse...

Quando Jacob apareceu tb tive a impressão dele ser refem de Ben, por isso ele pediu ajuda para Locke (so uma possibilidade). Agora e Locke, acho q ele não morreu... mas é esperar o próximo ep.

Bhell disse...

Estou tonta; só posso dizer isso.

Anônimo disse...

Acredito que agora o Richard tera uma importancia grande na historia, assim como os outros nativos pois eles que estavam la e sabem mais sobre a ilha.. assim Ben acabaria morrendo, pois ele nao tem mais o que fazer na ilha, pois os nativos que conhecem ela.
Das 4 mortes no episodio acho que os candidatos sao:
- Benjamin Linus
- Sawyer
- Charlie

Outro comentario eh que nao foi esclarecido quase nada da Dharma. Po todo mundo morreu e tipo, Alvar Hanso e o resto do pessoal fora da ilha tipo abortou do nada?

Fora que todo mundo sabe todos os caminhos na ilha: Sawyer (no ep 19) voltou do Black Rock na boa.. Mikhail ja sabia onde eles iriam tar depois de se mudarem daquele outro lugar...

E aquele mapa do Lockdown (2a temporada) sera que nao tem mais nada sobre aquilo?
Kelvin Inman nao teve como se comunicar e saber que todo mundo tava morto la nas outras vilas e estacoes? Acho que os produtores nao tao esclarecendo as coisas, digo, eles colocam novas historias e nao resolvem as antigas (urso polar)(na 1a temporada a floresta era cheia de Javali e tinha uns estrondos que quebravam arvores, agora todo mundo anda na paz na floresta)(antes, na Segunda temporada TODO mundo se perguntava da Dharma Initiative, agora ela nao faz muito sentido, e NAO foi esclarecido tudo.)

Bom acho que e isso, tem altos furos na historia em geral, mas agora a galera esta preocupada SO no confronto dos outros com os losties, que na minha opiniao NAO TEM IMPORTANCIA !!! po se o voo foi forjado pra eles cairem la, pq os outros querem mata os losties!!! ?????

Paulo de Tarso Duarte disse...

Juliana valeu e muito!
Baixei o Utorrent do Baixaqui, o Mininova baixo sempre sime do Demonoid sempre foram rápidos o problema real é o Virtua.
Bom foi demais sua ajuda!
Vcs são fantásticos, Julian, fernnda e Davi!

E ou muito me engano, ou começamos o cruzamento entre o Lost Experience, Thomas Mittelwerk e Aalvar Hanso/Hnso Foundation e DNA Perfection com série.

Caio disse...

Um dos melhores episódio de Lost, sem dúvida! Pra mim muita coisa foi explicada, eu até criei uma pequena teoria da relação entre Ben e a Ilha/Jacob! Se alguém puder ver e dizer se eu viajei demais, por favor, eu agradeço hehehe

Ela ficaria muito grande aqui! Então deixei no meu blog: http://comentv.blogspot.com/

Davi, você acha que vão fazer a gente esperar pra ver o Locke até a Season 4? Eu não leio spoilers, então confesso que tô até meio desesperado com essa possibilidade hehehe

Anônimo disse...

Vcs perceberam que a combi que o hurley ewncontrou era a do PAI DO BEM???????
Lembram de toda aquela cerveja?

Moari Castro disse...

Galera do site...
Façam uma comporação da foto do "JACOB" com a do ator Denis Hopper, são muito parecidos...
Abração!

Anônimo disse...

Alguem mais achou que Jacob estava preso ou que Ben, de alguma forma, o controla?
Porque ele pediria ajuda a Locke senão por um destes motivos?
Talvez Ben tenha ficado com medo de Locke tomar seu lugar, depois que descobriu sua ligação com ilha e já tenha planeja tudo isso desde o início, o que acham?

Alexandre disse...

Não enho dúvidas - vi no episódio e conferi no Dude We´re lost - a imagem da "entidade Jacob" é uma figura interpretada por Terry O´Quinn - pod ser um irmão de Locke, ele próprio no passado/futuro, ou algum parente - olhem bem (tirando o topete fajuto)!

Diego Luis disse...

Nessa imagem ae do Jacob... tem um gato no ombro dele ou eu q to viajando... vejo ateh o olho do gato... alguem pode dar uma analisada?

Filipe disse...

Cara, eu estou vendo inúmeras vezes a cena que temos a pequena e importante aparição do Jacob.

Analisando tudo, desde antes de Jonh e Ben chegarem a casa onde se encontra o Jacob, vemos que existe uma substancia estranha no solo, algo que deduzo encontra-se por volta de toda a casa, seria isso uma prisão onde o Jacob estaria sujeito a ficar?
Essa substancia no solo pode impedir que o Jacob saia da casa, assim explicando o pedido de ajuda para o Locke. "Help Me!"
Todo poder sobrenatural (invisibilidade, telecinese) pode ter alguma franqueza como contra partida (substancia no solo).

Outro fator curioso, é que quando o Jacob fica furioso pela presença de tecnologia em sua casa, e tudo fica maluco, a janela estoura, as correntes são arrastadas, potes de vidro são jogados contra a parede, a cadeira começa a balançar, o candelabro cai no chão e pega fogo. Após a saída desesperada do Locke, vemos o Ben saindo com o tal candelabro que havia sido quebrado e estava pegando fogo. Seria também um "poder" do Jacob? Como podemos explicar esse fenômeno? Voltar no tempo, alterar as probabilidades...não sei, só sei que ainda analisaremos muito essa cena.

Ah! Não esquecendo o quadro do cachorro, mensagens subliminares podem estar presentes ali.

Filipe Andson

Amanda disse...

PESSOAL...
NÃO ACREDITO Q O JACOB SEJA CHEFE DO BEN...
E SIM UM PRISIONEIRO DO BEN
1 - REPAREM Q TEM UM PÓ ESPALHADO AO REDOR DE ONDE SE ENCONTRA A CASA DO JACOB...AQUELE PÓ...OU SERVE PARA IMPEDIR QUE ALGO ENTRE...OU PARA IMPEDIR QUE ALGO SAIA...NO CASO..JACOB...
2 - NÃO HÁ NADA NA CASA DO JACOB QUE PRODUZA ENERGIA...
NÃO ACREDITO Q ELE NÃO GOSTE DE TECNOLOGIA....ACREDITO SIM QUE ELE GANHA FORÇA QDO FICA PERTO DE UMA FONTE DE ENERGIA...POR ISSO ATACOU O BEN....E PEDIU AJUDA PARA O LOCKE....
3 - BEN NÃO PODE ESCUTA-LO E TEVE MEDO Q JACOB CONTASSE A SITUAÇÃO PARA LOCKE...
4 - JACOB APARENTA ESTAR PRESO A CADEIRA EM Q SE ENCONTRA..POIS EM MOMENTO NENHUM LEVANTOU DELE...E NOS MOMENTOS Q APARECEM A IMAGEM DELE...ELE PARECE COMO Q IMOVEL...CREIO Q ELE ESTEJA PRESO..

SEI LÁ GALERA..
COMENTEM AI

atmozphera disse...

esse lance das roupas (farrapos) estranhas dos Outros bate com a "história" do navio negreiro e talvez explique porque diabos eles se vestem com trapos quando saem para fazer alguma coisa...mas agora, Jacob fantasma? se for, vai ser uma decepção.

meu palpite sobre a imagem de Jacob é que os produtores queriam confundir mesmo e então colocaram via software a face de Locke, Desmond e Dr. Shepard juntas.

Takaki disse...

"Anônimo disse...
preste atencao no nome chamado no minuto 14 do episodio...
O nome de mikail é gritado

10 Maio, 2007 10:25"

Ninguem prestou atenção nesse comentario?!
Eu fui la e assisti.. e é verdade.. como? Se eram os da Dharma e o "único" que ficou foi o Ben.
Sera que Mikail era dos "hostis" ou era da Dharma e sobreviveu a purgação?!?

Abraços

atmozphera disse...

outra coisa, alguém aí lembrou de "Bad Twin" ? irmão de Locke = Jacob ? pelo mitologia faz sentido.

Nemesys disse...

Essa imagem ai... não seria o próprio John Locke??????????

Observem bem as silhuetas e comparem com as de Locke (só que com cabelo)

????????? ?????????

Anônimo disse...

PESSOAL!!!!

so eu percebi, ou vcd tambem ouviram o barulho da fumacinha quando a mãe do Ben aparece na cerca?

[]´sssss

luluca disse...

ate que enfim o sobrenatural, a paranormalidade (um dos campos de estudo da dharma) se manifestando claramente. ha horas que eu perguntava quando isso ia ficar mais evidente, lembram? mas tambem acho que pode ser tudo armaçao do mostro de fumaça... vai saber. mas e o locke heinm? nao morreu nao morreu nao morreuuu!!! essa to apostando ate :P

Anônimo disse...

é isso com certeza!!
a kombi encontrada por hurley era do pai do ben... dá ate para lembrar que o Sawyer fez uma piada e o Hurley sempre lembrando que o caveirinha ali tinha um nome.. e seu nome era Roger..

Anônimo disse...

apenas um comentário !

o Jacob, tem a silhueta muito parecida com a do ator dennis hopper!

Anônimo disse...

Annie tem olhos castanhos, enquanto Rousseau tem olhos claros. Sem contar o sotaque francês. Enfim, improvável que a francesa seja Annie.
Jairo.

Fred Yoshida disse...

Richard Alpert tem uma IDENTIDADE SECRETA!!!!!!!!!!!!!! Ele é Batmanuel!
http://www.thetick.ws/photos.html

Anônimo disse...

Pra começar, não gostaria de estar aqui como anonimo, mas não sei como me cadastro ... etc ...

Minha observação é a seguinte: Se depois da tal expurgação só sobreviveram os "nativos", como eles tem acesso a tecnologias, etc, coisas que só o pessoal original da Dharam poderia ter ???? Um exemplo é o episódio "Not in Portland" onde o nosso agora conhecido Richard Alpert leva Juliet à Mithelos, um lugar muito bem apresentável, antes de levá-la para a ilha. Como os nativos teriam acesso a isto ???

Tazaz disse...

Davi, não me parece que os "Hostis" sejam os nativos da ilha, fico aqui me perguntando como nativos teriam acesso a recursos fora da ilha. Recursos que como vimos vão da Mitelos a Oceanic, que necessitam de muito dinheiro. Ainda como eles teriam acesso a armas poderosas, como as que apareceram na "Purgação"? E aquele gás mortal, embalado?

Seriam esses "Hostis" uma 2ª facção da Dharma?

Me parece que o Ben está muito perdido, tentando entender a ilha, tentando saber quem é e o que Jacob quer? Daí a inveja do Locke? Locke me parece ser o único que tem algum conhecimento e foi a fundo na ilha.

Anônimo disse...

Cada vez mais certo de que Jacob e Richard são a mesma pessoa! Ja tinha essa suspeita antes deste episódio, agora é certeza!

Anônimo disse...

A quem interessar, no link abaixo existem vários links para baixar lost e outros seriados:

http://www.brazilseries.xpgplus.com.br/ls/3t/ls3t_ep20.htm

Paulo de Tarso Duarte disse...

Episódio excelente, emotivo e dramático ao extremo.
E pelo visto começamos ter a ligação entre a série e Lost Experience/Thomas Mittlewerk/Aalvar Hanso/Hanso Foundation/Vírus/e talvez mais para o futuro, um link do site da Hanso, o DNA Perfection
Vírus este que Thoms Mittelwerk disse em vídeo que seria criado e disseminado primeiramente em vilas isoladas e depois, no mundo como forma de eliminar 3/4 da população mundial e assim alterar a equação de Valenzetti.
Sutil, bem sutil, a forma usada para relacionar.
Outra coisa estes hostis de Richard Alpert, também são estranhos e não só no não envelhecer. Tinham armas e e máscaras de gás para todos (ou roubaram da Dharma, ou Ben repssou para eles) principalmente Ben para um simples "work man" teve acesso e tinha conhecimento de um vírus extremamente letal. Richard recrutou Juliet fora da ilha e têm conhecimentos científicos. Assim como Ethan que estava sempre ao lado de Richard. Sempre achei que os Hostis foram e são cientistas de uma dissidência da Dharma Iniciative (independente de serem da ilha ou não) do começo do projeto ou até antes mesmo da crição dela, do tempo da chegada na ilha, como vimos em imagens do Lost Experience.

Dude! We are Lost! disse...

Não sei dizer se seria precipitado imaginar uma segunda facção dentro da Dharma, mas é um possibilidade interessante, uma vez que já sabemos que haviam experiências dentro do projeto que manipulavam aqueles que pensavam estar fazendo o experimento e tomo como exemplo, aqueles que ficavam na estação Pérola com o trabalho de observar a estação Cisne e enviar relatórios que como vimos na 2 temporada não iam para lugar algum... A partir daí, realmente poderíamos chutar a hipótese de que haviam sim 2 grupos dentro da Dharma, sendo que um deles (o que eliminou aqueles da vila) juntara-se aos nativos fornecendo-lhes condições de matar todos que seriam "dispensáveis".

Ainda quero ver onde entra o casal DeGroots nessa história, talvez com a aparição deles tenhamos uma idéia mais clara sobre uma possível divisão interna da Dharma.

Abraços a todos !

Davi Garcia

Anônimo disse...

é o seguinte, e se a Dharma percebesse que não estivessem no caminho certo, como "demitir" esses caras sem que nenhum deles abra a boca? Se quisessem "trocar o efetivo" de pesquisadores, só matando os atuais, certo?

E pra que substituir?
Simples, os habitantes originais da ilha são "seres" que nem o jacob. E os primeiros pesquisadores (os que fora purgados) não tinham capacidade de estudar tais fenômenos.

Acho que foi uma troca de foco de estudo.

É meu palpite. Samucaballester.

Ayesha_ATY disse...

Algumas duvidas...
1º= Sei que já foi comentado por alguem, o fato de Ben ter obsessão, por salvar mulher gravidas(devido ao fato de sua mae ter morrido no parto dele), teve um certo empate com Locke por querer que ele matasse o pai como ele mesmo fez, mas comento aqui também um fato talvez esquecido por alguns fãs de LOST... os outros capturavam as crianças recém chegadas do voo 815 lembram? Seria esse outro conflito da cabeça de Ben em tentar salvar as crianças para nao sofrerm o que ele sofreu na sua infância na ilha??
2º= Será que aquelas cinzas não teriam alguma ligação com o tal vulcão existente na ilha dito nas aulas de Ben quando criança?
3º= Se Richard, "sabe" que Ben não nasceu na ilha, pq os outros ainda acreditam que ele nasceu lá?

Namaste pessoal!!!
Falow

Comentarista Rodrigo "Wolv" Ferreira disse...

Praqueles que perguntaram como os "Hostis" tiveram acesso a armas, como as "bombas biológicas" usadas por eles pra matar o pessoal da Dharma, acho que a resposta é simples: Ben, de alguma forma, ajudou-os a obtê-las, roubando do próprio pessoal da Dharma.

Pelo menos pra mim ficou claro que o Ben já vinha planejando trair a Iniciativa Dharma muito tempo antes da purgação. Tempo suficiente pra ele se encontrar mais vezes com os Hostis na floresta, e planejar tudo, desde o roubo de armas, até o ataque final, sem que ninguém da comunidade suspeitasse.

Além disso, não podemos esquecer que ele, como todos os funcionário da Dharma, tinha acesso aos códigos de desativamente das cercas sônicos, que ele poder ter muito bem fornecido para os hostis, para que eles tivessem acesso ao acampamento da Dharma durante a noite, afim de roubarem tudo que precisariam pra executar a Purgação.

E vale lembrar, também, que eles, com a ajuda do Ben, podem ter botado todo mundo pra dormir, durante a madrugada, com a mesma bomba que usaram na Kate quando abandonaram a vila. Assim eles garantiriam que ninguém acordasse enquanto roubavam as armas a serem usadas durante a purgação.

Enfim, acho que o episódio forneceu informações suficientes pra supormos de onde vieram todos aqueles recursos.

Agora como eles enganaram o mundo exterior afim de que continuasse suprindo o pessoal da ilha, acho que será explicado mais detalhadamente em outra ocasião, quando tb explicarem o tal vôo 815 que encontraram no mar.

Leandro Sousa disse...

Fica claro nesse episódio, ainda que subjetivamente, o que é o monstro de fumaça. Uma proteção contra hostis, qu visava proteger a ilha e hoje está na mão dos outros ou está desregulado...atacando quando lhe convém. Podemos desonerar o mesmo das aparições na ilha e atribui-lás a jacob, q conduzia as pessoas q queria eliminar ao monstro de fumaça.

Paulo de Tarso Duarte disse...

Me parece que o que Ben faz, e muito provavelmente já era feito, é uma lavagem cerebral nos cientistas recém chegados para a continuação, à maneira deles, do Projeto da Dharma, ou de partes dele, que a turma dos outros ainda desenvolve (com o superar o problema de gravidez nas geradas na ilha) . Um caso à parte seria Juliet, que não apresenta estes sinais de doutrinamento (por quê será?). Como uma seita de fanáticos, mesclando a ancestralidade/arcanismo da ilha com a tecnologia e ciência da Dharma.
Provavelmente os Hostis , pelo menos Richard Alpert (que têm conhecimentos científicos), foram e são cientistas de uma dissidência da Dharma Iniciative (independente de serem da ilha ou não) do começo do projeto ou antes da crição dela, do tempo da chegada na ilha (como vimos em imagens do Lost Experience) e assim como fez com Ben, foi doutrinado por este lado fanático/religioso, e lê e outros, se rebelaram contra as experiências por violarem a natureza da ilha.
Finalmente tiveram a oportunidade perfeita para a Purgação, quando Alpert encontra o pequeno Ben na floresta: Ben: “eu odeio aquele lugar” , Alpert: “você terá de ter muita paciência”... claro, virar adulto dentro da Dharma (sendo doutrinado por Alpert , absorvendo ciência e o arcanismo da Ilha), “a cobra na caixa de correio”. Paciência até que a Dharma aprontasse a arma em massa perfeita para realizar a Purgação, o “vírus”, e o homem perfeito para executá-la, Ben.
Olho vivo em Alpert.

henriquespencer disse...

Eu vi a silhueta do Jacob na hora. Mas modéstia a parte sou bom em ver mensagens subliminares, afinal sou editor de video.

Julian disse...

nativos? haha
nativos nada! como da pra perceber, eles tambem são de fora da ilha e fazem experimentos com a ilha.
a diferença é que os "nativos" encontraram o que a ilha tem de pober (jacob), enquanto a dharma estava estudando os efeitos da ilha sem saber dessa entidade.
a mae de ben é uma manifestação do monstro de fumaça, já selecionando ben pra ser atraido pro outro lado da cerca sonica e se tornar o traidor da dharma, já que foi ele que acabou com o projeto e colocou os "hostis" pra dentro da dharma.

ainda acho que jacob é o proprio monstro de fumaça adquirindo varias formas que ele possui... e consegue ser mais nanipulador que o proprio ben.

outra: ainda acredito que exista mais uma facção dentro da ilha, dos verdadeiros nativos, os mesmos que construiram aquelas ruinas que acredito que aparecerao BEM mais e a estátua do pé de quatro dedos.
uma pena "abandonarem" isso como tambem a estação de monitoramento que nao foi mais nem citada na temporada toda, como o fim do corpo do pai de jack e as mensagens do par avion que nao se sabe que fim deram...

Pedro Fausto disse...

Prefiro achar que o Jacob não passa de uma personalidade de Ben, que deve ter dupla personalidade ou esquizofrenia por causa de tudo que aconteceu na vida dele.
Se você parar para pensar...só os equizofrênicos vêm e ouvem as pessoas que eles imaginam. Locke ouviu, Jacob...mas ele estava de costas. Ele pode ter ouvido a personalidade Jacob/Ben falar para ele. E faz sentido quando você pensa que Ben sempre foi um garoto especial, que via sua mãe morta. Paranormalidade talvez?

Aquela imagem de Jacob? Quem a viu? Não mostra de forma nenhuma quem a viu...além do mais..Locke não diz que viu o vulto de Jacob. Sua reação é devido ao que acontece na cabana e não a imagem de Jacob, afinal ele nunca viu Jacob, não é?

Felix disse...

help-me

Noitei algo interessante.
Por que uma "Entidade ou força" pediria ajuda?

Porque esta presa.
Notem bem a linha que Locke analisa.

O círculo.

Alguém já viu " A CHAVE MESTRA"?

Serve para manter a energia presa.

Será????

Anônimo disse...

Vocês notaram que a cabana do Jacob é cercada por uma areia escura?

O Locke olhou a areia e até tocou nela.

Isso é um tipo de barreira?

Pra manter algo fora ou pra manter algo dentro?

Paulo Yönten

Anônimo disse...

e a aeromoca (Cindy?) do aviao, teria se juntado aos Hostis, como outros ou ela ja era uma integrante dos 'nativos'?

Daniel disse...

Em "Supernatural" A dupla usa um circulo de Sal para deixar os espiritos longe (Ficando dentro do circulo) ou fazendo uma armadilha com pentagrama para aprisionar eles (Tambem pode ser feita com circulo de sal) será aquela Areia Negra (que pra mim parece mais fuligem de vulcão, cientificamente analizando o que o locke pegou) seria para aprisionar o Jacob na cabana?

Patricia disse...

54439 o código para desativar a cerca. Alguem já tem alguma teoria?

Anônimo disse...

Gente, depois desse episodio eu tenho outra teoria. Eu acho que o Locke, na verdade é um nativo da ilha. Antes que me chamem de louca, deixa eu explicar.
Vcs se lembram que, logo no inicio da serie, quando o "pai dele dá o golpe do rim, ele depois se encontra com a mãe e ela, na conversa, ela diz a ele que ele é uma pessoa especial, e que ele sabe disso? Essa afirmação sempre me deixou cismada. Acho que o Locke se curou pq ele voltou as origens, á ilha. Ele nasceu lá, saiu de lá ainda criança e não sabe de seu passado. Acho mesmo que Anthony Cooper não é seu pai verdadeiro, ele era apenas um golpista que se fez passar por pai dele para conseguir o rim. É como o bom filho que a casa torna, talvez um messias que os nativos esperam, na verdade um deles. E Jacob talvez seja Locke mesmo, a essencia de Locke, o seu verdadeiro eu.
Ben é um farsante, ele finge ouvir Jacob. Se ele realmente o ouvisse, não precisava ficar perguntando para Locke o que ele ouviu. E foi por isso que ele atirou em Locke.

Rui disse...

tomara que essa história de fantasma seja mesmo apenas uma dupla personalidade do ben pq se o jacob for realmente alguma coisa sobrenatural vai significar que a série perdeu o rumo totalmente. Os criadores sempre falaram que os mistérios teriam explicações científicas (ou pelo menos de ficção científica) e tô desconfiado se eles realmente vão cumprir o que falaram (tomara que sim...)

Anônimo disse...

Esse 3x20 foi uma MERDA!!

Os argumentos do meu colega ai de baixo explicam tudo:

Curtia pra cacete quando Lost era uma trama psicologica, envolvendo um grupo de gente perdida numa ilha "misteriosa".

As relaçoes humanas entre os personagens, as nuancias da personalidade de cada um dos sobreviventes, o clima de aventura e misterio.

Só que agora esse "misterio" já descambou....
Só de pensar que ainda querem fazer mais duas temporadas me arrepia os cabelos.

No final vai ter disco voador, ET, dinossauro, seita satanica, canibalismo, viagem no tempo, gnomos....

Só pra finalizar. Tem gente q encara qqer critica feita aqui como uma ofensa pessoal. Não to aqui pra isso. Quem ta achando bacana o rumo da historia legal, só aceitem os que não tem a mesma opiniao.

Afinal de contas, um forum é pra isso, ou não?

Dude! We are Lost! disse...

Bem, que pena que você se desencantou com a série Anônimo das 15:19, eu como meu comentário indica, continuo gostando cada vez mais exatamente por causa dessa salada de conceitos racionais e fantasiosos.

Eu entendo que algumas pessoas tenham uma antipatia por acharem que a série se desvirtuou de sua proposta inicial, mas ao mesmo tempo lembro que ninguém (criadores / produtores) nunca disse que a série trataria apenas de dramas e aventuras em uma ilha misteriosa e é exatamente por isso que a considero tão fantástica.

Abraços!

Davi Garcia

Thais disse...

Ola, alguem se deu conta de que no episódio que o Hurley acha a kombi o cadaver que esta dentro chamado Roger é o pai de Ben?? Oq vcs acham??

Gabriel disse...

Pessoal, sobre as 'manifestações' na casa, não esqueçam que o pessoal da ilha lia Carrie, a estranha, no momento em que o avião cai. E Ben lia exatamente o momento final, provavelmente a do baile de formatura, quando as manifestações de carrie acontecem...

taciana disse...

Pensei que era uma opinião minha, mas vi que tem mais alguém aqui que acha a mesma coisa: como Julian disse, acredito que o Lostzilla é Jacob. Para manipular, ele personifica a figura que lhe convém: o pai do Jack, o irmão do Mr.Eko, a mãe do Ben.
Matou o piloto para garantir que os losties permaneceriam na ilha, e matou Mr.Eko porque não lhe obedeceu.
Agora...até 2010? Sei não...

D. disse...

Muito foda esse episódio. Algumas observações.

1) acho que ficou claro que os Outros na verdade são os nativos da Ilha que, liderados pelo dissidente Ben, tomaram o poder da Dharma.

2) aí alguém vem e pergunta: "oras, mas como a Dharma não percebeu de fora da Ilha que seus membros estavam todos mortos?". Isso já foi respondido: os outros utilizavam a base de comunicações onde o Mikhail ficava para dar sinalizar à Dharma que tudo continuava bem, como se nada tivesse acontecido. Inclusive, acho que Mikhail terá seu próprio flashback num episódio posterior.

3) Depois que a base de comunicações do Mikhail (não lembro o nome da base) foi explodida pelo Locke, a Dharma percebeu que algo de errado estava acontecendo na Ilha. E o que fizeram? Enviaram a pára-quedista Naomi para investigar. Eu, sinceramente, acho que ela está mentindo quando diz que está lá atrás do Desmond. Pra mim, ela mente pela natureza sigilosa que a Iniciativa Dharma sempre teve.

4)Não quero acreditar em coisas sobrenaturais, portanto não trabalho com a hipótese de Jacob existir, nem que seja num outro plano ou dimensão. Pra mim, foi algum tipo de alucinação da dupla Locke e Ben.

Acho que por enquanto é isso. Se lembrar de mais alguma coisa posto depois.

Meu email é diegomorenosalmen@gmail.com. Fiquem à vontade para trocar idéias.

Valeu!

Waldomiro disse...

Há várias coisas que chamam atenção sobre jacob:
- Areia ou cinza que parece estar próxima a cabana.
-Uma lanterna fora da cabana( pq uma lanterna deixada ali fora? Será que ele é prisioneiro?)
-O quadro do cachorro
-Os potes com uma substância avermelhada.
-A cadeira com marcas.
-O pedido de socorro.
-O aparecimento momentâneo de um vulto(Jacob) depois de Locke ligar a lanterna.
Se Ben falava com Jacob pq ele não ouviu o "Help me" dito quando Locke estava saindo?
Sinistro...

saulo disse...

http://soslostpodcast.com/blog/2007/05/09/sos-38-the-man-behind-the-curtain-boletim/

isso aqui é montagem ou o que?

saulo disse...

http://www.flickr.com/photos/7555375@N04/492704613/
este site diz que é a mesma imagem do jacob só que depois de filtragens... bom acho q se for mesmo fica clara a imagem do locke

Marquez de Carabaz disse...

Ontem assiti ao 320 pela primeira vez, ao terminar assiti mais duas vezes, e hoje pela manhã mais uma... Adorei o epísodio, e sei lá se é viagem minha mas reparei em algumas coisas que alguns já comentaram tambem:
Aos 14 minutos na hora que sai um tiroteio na Otherville, eu ouvi claramente um grito por Mikaihl(num sei escrever o nome dele direito ainda ^^)
Agora não me lembro o minuto mas na hora que ben moleque chega na cerca sonica a primeira vez, em um take antes da mãe dele aparecer eu vi claramente e depois em slow motion que ela sai do meio do mato, na primeira visão que pega Ben de costas a cerca e a floresta.

Depois de assistir tantas vezes acabei fazendo uma expeculação:
Na primeira leva da Dharma, a que foi acompanhada pelos degroots, e pelo doctor marvin, acabaram largando mão do projeto por terem visto a "beleza" da ilha, creio que os degroots foram os primeiros a sairem de lá junto com mais alguns( um tempo antes, ou ate mesmo com richard) e acabaram morrendo por lá, a segunda leva de dharma funcionarios então encararão os desistentes como hostis, e assim os trataram... assim acho que os degroots são adão e eva, alguem lembra deles ainda?!

Sim ainda estou louco e chocado pelo episodio mas foi muito massa!

Lost rula as tetas!

Alex disse...

Excelente episódio!

O fato de Jacob ter aparecido, significa que somente Locke o ouviu como também o viu! Por isso que Ben ficou todo louco, pois percebeu que Locke realmente é especial e a partir de agora, Locke é uma ameaça para ele!
E acredito que Jacob, é alguma coisa sobrenatural, onde Ben, já teve contato um dia (ouviu e viu) e agora não o vê e não o ouve, pois deve não ter seguido as regras de Jacob e quebrado algum "protocolo" da ilha e colocando o próprios interesses em jogo (interesses do Ben) e esquecido o propósito da ilha, que é o que Locke tanto fala e que Jacob reconhece Locke como especial e por isso pediu ajuda para ele.
Com certeza Locke não morre e quando ele voltar a casa vai cair para o Ben, pois aí sim será a comprovação para todos de que Ben é uma fraude e de que Locke realmente é o "escolhido" hehehe (Matrix) e especial também!

Abraço,

Alex

Lucas Araújo disse...

Os outros Outros, na verdade podem o pessoal que foram vacinados com o vírus da Dharma, segundo textos da Lostpedia a Hanso Foundation fazia testes com produtos para prolongamento da vida (o que foi bem sucessido com um gorila se não me engano). Talvez daí o motivo do cara que o Ben encontrou na mata da ilha quando pequeno não ter evelhecido (uma das pessoas vítimas da experiência da dharma).



Por que no blog não tem a imagem do olho que apareceu após a aparição de jacob no frame seguinte?

Outra coisa interessante seria por a imagem da lanterna quando locke focou sobre "jacob na cadeira" ao invés da sombra da cadeira tinha uma mancha escura...

yurialisson disse...

Galera.. concordo que o Jacob parece ser muito o John, realmente essa teoria dos gemeos encaixa bem nessa parte! O unico detalhe que pode desviar essa teoria eh os olhos do Jacob que aparece em um momento da confusao dentro da casa... realmente os olhos sao escuros, e nao claros como o do John.
Ainda acho q aqueles "hostis" nao sao os verdadeiros habitantes da ilha, realmente as vestes e as armas nao tem nada a ver.. as vestes, apesar de serem velhas, sao roupas normais, e se existe habitantes antigos naquela ilha, realmente as vestes seriam mt diferentes, uma cultura diferente, bem como mostra aquelas estatuas estranhas na ilha...

E mais uma coisa, vcs nao perceberam que na foto do Jacob, parece que tem um "animal" no colo do Jacob? Tipo um gato ou coisa parecida? parece uma orelha ou fucinho de algum bicho.. nao sei exatamente, mas aquele detalhe no Jacob eh realmente interessante!

E o quadro nao pode ser esquecido tb, parece um cachorro, mas eh muito grande, e parece que tem uma perna de uma mulher tb... mas tem que olhar muuitas vezes para saber o que eh mesmo.

Yuri Alisson

Edevard Junior disse...

Hoje revendo o episódio, após o fim de lost, tenho as seguintes considerações:

1) O homem a quem se refere o título pode ser tanto o próprio Jacob, como também o Homem de Preto. Minha teoria é que era o homem de preto. É provável que ele e Ben tivessem algum pacto.

2) Ben viu o fantasma da mãe dele? Ou aquele era o homem de Preto? A cena que mostra Ben vendo a mãe pela janela, pode ter deixado claro que se trata de um fantasma. Mas o que falar da reação de Richard quando o Ben criança lhe conta o que aconteceu?