03/05/2007

Comentários do episódio 3x19 "The Brig"

O bem e o mal desde o início da humanidade caminham lado a lado. E o que define e diferencia o homem bom do mal é o livre arbítrio, um dom divino que veio para nos dar a oportunidade de escolhas. Enquanto a maior parte das produções cinematográficas e televisivas tende a colocar os dois lados em oposição extrema, Lost desde sua 1ª temporada ousou explorar a dualidade bem/mal de forma mais real e latente transformando-a em um dos elementos mais característicos de seus personagens. "The Brig", o excelente 19º episódio da temporada veio nos lembrar com cores fortíssimas que ali todos são mocinhos e bandidos aos mesmo tempo. Bem, ou quase todos...

Assim como na vida real, também na ficção há aqueles que só tem o mal dentro de si. E se aqui conhecemos a representação máxima do mal como diabo, em Lost essa imagem pode ser creditada com folgas a Anthony Cooper, o homem que destrui a vida de várias pessoas - dentre elas a de seu próprio filho - e que jamais mostrou qualquer remorso mesmo testemunhando o sofrimento de suas vítimas bem diante de si. "The Brig" trouxe uma resposta definitiva para o mistério que girava em torno do verdadeiro Sawyer, o homem que arruinou a família de James Ford, mas será que podemos pensar em libertação para alguém?

Me parece evidente que um grande fardo fica para trás tanto para Locke quanto para James (acho que não conseguirei mais chamá-lo de Sawyer), mas será que a 'libertação' virá sem cobrar seu preço? Não quero ser pessimista nem nada até porque sou fã do personagem, mas a série meio que construiu uma regrinha que indica que toda vez que um personagem livra-se de um fantasma do passado de alguma forma (vide o que ocorreu com Eko), a morte é o próximo passo. Espero estar equivocado.

Mas e o Locke hein? Especial para os Outros provavelmente por sua forte conexão com a ilha, teve que demonstrar comprometimento (matando o pai) para que pudesse enfim estar apto a conhecer os segredos da Ilha. Covardia a dele em não matar o pai? Não acho. Vejo a 'jogada' de Locke digna de nota maquiavélica. Confesso que cheguei mesmo a ficar com raiva do careca por ter manipulado James a ir até o Black Rock, mas concordemos que a solução foi a mais inteligente possível dentro daquelas circunstâncias não é mesmo? Definir se foi certo ou errado moralmente falando é algo bem difícil, assim como o é o fato de James ter cedido à raiva carregada por anos e matado Cooper/Sawyer, mas você faria diferente? Eu confesso que não.

"The Brig" foi tenso, dramático, sombrio e muito mais, mas além da morte de Cooper, trouxe também a afirmativa reiterada de que destroços do vôo 815 foram achados (na direção de Bali certo?) e que todos à bordo haviam morrido e também a confirmação por Naomi Dorrit (a paraquedista) de que fora enviada à Ilha por Penny Widmore, o que claro, evidencia que o final da 2ª temporada efetivamente foi re-introduzido à trama e dá mostras de que a Ilha fica realmente sabe-se lá por qual motivo, escondida do mundo exterior. Leve isso em conta e a teoria de que os tais destroços encontrados foram plantados no mundo exterior fica ainda mais forte. Ah, e ninguém mais me convence do contrário, aquelas pessoas (não todas) foram selecionadas sim para chegarem à ilha. A confirmação disso e muito mais talvez tenhamos com a revelação de Jacob, 'o homem por trás da cortina' e da história da Dharma na Ilha.

Mais detalhes do episódio? Ao longo do dia e nos comentários de vocês.

Por Davi Garcia

87 comentários:

Anônimo disse...

3x19 "The Brig" foi um bom episodio... Nada fantastico, mas definitivamente um bom episodio, com ritmo, sem flashbacks fora da ilha para quebrar o ritmo. Nao decepcionou desta vez.

Os episodios deveriam ser sempre assim, sem flashbacks desnecessarios dos personagens "antes da ilha"... (raramente esses flashbacks sao realmente necessarios).

Tudo caminha para uma ruptura dos losties em duas faccoes, comandadas por Sawyer (meu preferido) e Jack (detestavel). E Locke deverá assumir o comando dos Outros. Sao as minhas apostas. E a minha torcida fica para que Jack morra.

[ ] Rubens

Anônimo disse...

ai ai...
meu dedo cansou de apertar F5
KkKkkKkkkkkkkkkkkKK

cristiano disse...

eu achei excepcional.

Taire Bizarro disse...

Meu ddedo tambem cansou... mas valeu a pena. Faltam soment 4 mortes.
Ainda nao vi o episodio masi o ansioso!
Flw... ate mais

Ás de Espadas disse...

Episódio muito bom. Está no Top 3 dessa temporada, pelo menos até agora. As interações entre Locke e Sawyer pra mim são as melhores da série. Rousseau pegando dinamite? Algo me diz que logo, logo vamos saber pra quê... Menção a Kevin Tighe que esteve perfeito como o detestável Anthony Cooper.

rossanaceres disse...

confesso que fiquei meio decepcionada com o epi...
pelo menos pra finalizar eles podiam ter feito o sawyer escutar a gravaçao... dizendo q a kate pode estar gravida tmb... ehehhe ia ser divertido ver a reaçao dele...:))
mas achei q eles iam se focar mais profundamente na historia do locke x ben. parece q eles gostam d mostrar tudo d realmente bom num so episodio... assim fica parecendo novela da globo... no ultimo dia tudo acontece e eh revelado...
bom, espero ansiosa pelo proximo epi.. afinal so 3 more to came.....
aaaa
!!!!
:)

Marcelle disse...

Achei que tinha visto a ex-namorada do Locke aparecendo na hora que o Ben manda ele matar seu pai...

Vitor disse...

so posso dizer uma coisa, a atuacao do james/sawyer foi absurda, o cara e o melhor ator d seriado q eu ja vi! espero q ele comece uma carreira no cinema ja!(e logico, nao saia do lost ne!)

Gledson disse...

É infelizmente to com medo do futuro do Sawyer... Meu personagem preferido mas ele ter matado não é um bom sinal...

Mas também... fazer o que né? Acho que todo mundo faria a mesma coisa... Seria muito clichê se o sawyer falasse algo como "Não vou ser igual a você"...

Jack FDP! Deve ser besteira o que ele sabe, tipow que a Juliet é uma espiã e tal... mas num interessa! A Kate foi lá confiou nele e afff!

Os produtores disseram que a gente ia ver um Locke diferente do usual (tono manipulado) POIS EU VI EXATAMENTE ISSO! Não importa se ele foi um pouco mais esperto dessa vez, ele só teve aquela idéia pq o tal cara mostrou isso pra ele... Ficaria muito forçado nesse ponto, mas e se fosse outra armação do Ben? Locke forever trouxa!

Episódio dez, melhor final de temporada ever!

Janna disse...

Por Favor...
Me ajudem...
Sempre leio o resumo na 8:00h da manha de quinta e vejo o episodio na quinta a noite. Soh q nao estou axando o resumo. Alguem pode me informar onde posso ler??!?!!?!?!?!?!?!?
Obrigada desde ja!!!

Janaina disse...

Por Favor...
Me ajudem...
Sempre leio o resumo da quinta pela manha e vejo o episodio na quinta a noite.
Mas nao estou encontrando o resumo!!!!!!!!!!!
Por favor, alguem me diga onde esta para eu ler!!!
Desde ja obrigada!

Anônimo disse...

Depois deste episodio estou ODIANDO O JACK com todas as minhas forcas.
Corno sem vergonha, tomara que morra!!

Anônimo disse...

depois desse episodio ODEIO JACK com todas as minhas forcas.

morra fdp

Anônimo disse...

Gente, acho que o James Ford não vai escapar... já estou me preparando psicologicamente.

Cara, se deixarem o Jack e o Charlie e matarem o James, vai ser uma droga! Fora Jack ridículo...

Pedrow disse...

Não podemos esquecer do "Eu te odeio, Ben" proferido pela Juliet!
A loira tbm quer sair da ilha e encontrar irmã e sobrinha... Argh, é colocar demais a mão no fogo, mas vai q ela consegue esconder a Naomi dos outros!

Anônimo disse...

sinceramente n percebo esse odio ao jack... calma... a culpa n é dele... porque morrer???? n percebo... ele afinal esta ao corrente da hx da juliet e tem plano pa salvar TODOS ... o sawyer acabou de matar... implacavelmente!! e o locke manipulou em seu proprio interesse!!! afinal quem consegue defender esta atitudes comparando com as do jack... (calma, é só minha opiniao)para mim n devia morrer ninguem... matam os personagens porque nao ha explicaçao ou nao conseguem desenvolver mais os personagens... isso sim é k é errado..

Anônimo disse...

O que realmente me pareceu,é que o Jack está sendo realmente manipulado pela Juliet, e que ele está preoculpado com alguma coisa talvez se relacione com a Kate.
Mas que a Juliet é terível não tenho dúvidas....
E o Sayid, me pareceu desconfiado com a paraquedista....Adoro ele e ainda confio no Jack, deve haver uma resposta, para esta mudança....
Preferia que o Sawyer não tivesse concretizado sua vingança, o Loock ,mais uma vez covarde....
Não sou fã do Sawyer, mas acho não quero que ele morra mas começo a me preoculpar com ele poder ser este personagem importante que irá morrer...
abraços.

Ricardo SL disse...

Tive a impressão que o Locke continua a mesma coisa de fora da ilha, uma pessoa fácil de se manipular, tudo que ele fez quem comandou foi o Ben, a conversa com o Richard, o gravador que ele entregou o Sawyer para gerar a divisão na ilha, na minha opinião o Locke se mostrou um fraco e foi enganado de novo. Me lembrou de uma conversa da Alex com ele em The Man from Tallahasse.
- Alex: Você sabe que ele está te manipulando, certo?
- Locke: Como ?
- Alex: É o que meu pai faz, ele manipula as pessoas. Ele faz você pensar que a idéia é sua, mas é dele.
- Locke: Vou manter isso em mente
( Pelo visto esqueceu )

Ricardo SL disse...

Parece que a única forma de enganar o Ben, é fazer igual o Jack e a Juliet estão fazendo, ele precisa achar que está conseguindo seus objetivos para abrir a retaguarda. Jack e Juliet são os 2 mais inteligentes e sabem como agir nessa história para salvar todos, o resto não pensa, só faz.

Anônimo disse...

É simples... Se o James morrer não assisto mais Lost. E tenho certeza que muita gente vem comigo (já aquele traíra do Jack deveria sumir).

Tô com medo... snif, snif

papa disse...

To doida pra esse povinho q fala mal do Jack quebrar a cara.....

Será q vcs são tão burros assim de achar q Jack está sendo manipulado???? Eu não to acreditando!!!!! Lost é isso.....os produtores fazem vc pensar uma coisa q na realidade é outra....e isso vai ser mostrado nos últimos episódios...até lá, espumam vossas boquinhas sujas de falar mal do Jack, pq no final eu vou vir aki só pra rir da cara de todos vcs q falaram mal dele....
E se James morrer...vai tarde!!!

Seni0re disse...

E O FDP DO JACK!??! OQ A JULLIET QUERIA CONTAR PARA A KATE?!??!?!

??!?!!?!?!?
SINIIIIIISTRO

taciana disse...

Esse episódio me deixou com sensação de "despedida". De agora em diante é uma jornada rumo ao fim(pelo visto só teremos mais uma temporada), com as explicações que todos esperavam.
A trajetória redentora do James foi excelente. É um daqueles que merece um destino melhor do que a morte (ainda que pouco provável...um bom e velho final feliz).
Agora...é evidente que o Jack não está traindo o povo dele. Ele tem um plano pra ajudar todo mundo. As always.

Anônimo disse...

Uai, o segredo é que provavelmente a Kate esteja grávida também (tanto que a Juliet diz isso na gravação pro Ben).

E quando o Locke disse pro Sawyer que os outros atacariam a praia em 3 dias pra levar "elas", ele quis dizer mais gente além da Sun. Talvez a Claire, por ter sobrevivido, e provavelmente a Kate.

luiz young disse...

"Jack e Juliet são os 2 mais inteligentes"

a juliet pode até ser, mas o jack é um idiota manipulado.

infelizmente acho que a morte especulada vai ser do james, só que isso seria muita burrice, pq acabaria com uma das melhores coisas da série, que é justamente não ter um maniqueísmo forte de bonzinho/malvado. e cairia no que todos esperam, como o fato do pai do locke ser o mesmo do james e o jack ser irmão da claire... ou seja, a série vai começar a se tornar previsível.

e ainda tenho esperanças que esse episódio seja só pra todo mundo achar que o james vai morrer e no fim vai o jack, provavelmente por burrice de confiar na juliet, que nem acho que seja "do mal", mas que quando precisar vai cuidar de si sem se importar com outros.

e provavelmente o que o jack e a juliet sabem é que a kate está grávida, só não entendo pq n podem contar a ela... mania do jack de tentar governar tudo.

quero ver a cara do james e dos losties quando ouvirem a gravação...

Anônimo disse...

O pessoal fica falando que o Sawyer pode não escapar pq matou o Cooper e a Ilha tem cisma com isso...

Peraí né gente! revejam a cena e verifiquem se era possível a ele tomar outra atitude... perdoar o safado, depois de todo o desdém com a ruina que provocou seria até "anti ético". Fez o que tinha que fazer. Se fosse o contrário a personagem perderia com isso!
Adorei o desfecho da estória e mesmo que ele venha a morrer (burrice ocorre mesmo, vá saber), fez sua trajetória memóravel com atuações cada vez mais interessantes.

Anônimo disse...

Papa, que raiva é essa amiga? A gente fala mal de quem quiser... O Jack pode fazer mil maravilhas que vai continuar sendo um mané. Ele é um mané, o Jack é um mané, o Jack é um mané... Ele não é a pessoa mais correta ali e também não é o salvador da pátria sozinho (se é q será alguma hora). Ah, e só mais uma coisa: O JACK É UM MANÉ...

Anônimo disse...

Gente...tá na cara que o Jack tem um plano, ele é aquele velho mocinho dos filmes! Nada mais clichê.
Mas bem que seria muito mais interessante se ele tivesse um acordo com os Outros. Aí sim seria a cara de LOST.
James é o cara, macho até o ultimo fio de cabelo. Fez o que Locke não teve coragem.

herlanderson disse...

bom...o que eu acho desse episodio vem do que os produtores disseram, os personagens vao cada vez ficar menos "lost", nao seria justo o locke matar o pai pois dessa forma, os problemas do james nunca seriam resolvidos, o que aconteceu foi o certo, james tinha de matar o sawyer para que ele se livrasse de todo o peso. Matar 2 coelhos com uma cajadada

Anônimo disse...

O jeito é esperar pelo epidodio do Jack...Só assim as duvidas em relação ao seu comportamento serão resolvidas. E que promo é esse do prox episodio?!? Demais!!!

Anônimo disse...

Gente!
Vcs já pensaram na possibilidade do Locke morrer por não ter tido coragem de matar o pai?! Sei lá... vingança da ilha!

Tá isso é o q eu quero pq se James morrer eu paro de ver a serie SÉRIO!

Anônimo disse...

Galera, o seriado ta demais, mas pensem comigo: não era mais legal a época em que se falavam dos bad numbers, dos projetos da iniciativa Dharma, das escotilhas, dos videos de orientação...tudo que trazia o passado da ilha era demais..fugiram muito disso nessa temporada, só agora no final q vao voltar a falar de tudo em 1 unico capítulo. Outra coisa, hurley,desmond e etc estavam seguindo o cabo submarino, acharam a paraquedista, e desincanaram do cabo!!! Eu nao quero ver telefones ultra-modernos via satelite na mao do sayid, quero ver antigos mainframes, monitores preto e branco..tudo do passado Dharma :)

DAVI CRUZ disse...

Para quem interessar, postei alguns comentários no meu blog:

http://toassistindo.blogspot.com

valeu!

ana paula disse...

Sei q cd um pensa de um jeito mas não gosto qdo falam mal do Jack. Parece q esqueceram o q ele fez desde a primeira temporada. Se não fosse ele mtos não estariam ali agora. Ele é Shephard = pastor, q está sozinho p conduzir seu rebanho e tem q lidar c as dificuldades e situações q aparecem. Ser líder é padecer sobre a inveja, cobiça, desconfiança, traição,... não é fácil lidar c tdo isso e ainda saber em quem pode confiar.
O Jack ainda via surpreender e calar a boca de mta gente!
100% JACK!!!!!

Anônimo disse...

Jack não vai morrer!!! Isso já foi respondido aqui no site! Infelizmente quem pode morrer é Sawyer já q ele matou Cooper e pode ser punido pela ilha por não se arrepender de ter matado o msm, embora Cooper tenha merecido morrer...
Dos outros meu palpite é q Ben e juliet morrem no final dessa temporada.

Ricardo SL disse...

Vai acabar caindo a ficha do Locke:
- Fui manipulado no lance do rim
- Fui manipulado pelo detetive
- Fui manipulado pelo Ben na frente de todo os Outros. ( todos sabiam que o Ben estava fazendo )
- Na verdade sou o mesmo de antes.
Vai acabar suicidando.

ana paula disse...

E qdo ouvirem a gravação deixada pela Juju, vai ficar claro q ela era traidora mas qdo chegar ao final, qdo ela diz q ODIA O BEN? Será q isso não traria o perdão para ela? E não estaria aí o segredo entre ela e Jack?

Anônimo disse...

Pessoal, se vocês lêem o DUDE com atenção, vão reparar o seguinte

O próximo episódio 3x20 é centrado na DHARMA.
O episódio 3x21 é centrado no Charlie.
Os últimos episódios 21 e 22 (episódio duplo) são centrados em quem ?? NO JACK.... por isso, aposto (e torço!) que ele realmente morre no final desta temporada ... as evidências são fortes!!!!

Vitor disse...

Spoiler!!!
Se nao kizer saber sobre o tal misterio d jack e juliet sobre a Kate nao leia isso!!!



o tal segredo dos dois e q a Kate esta gravida!! sim!! kero ver esse filho d Kate e Sawyer sai ate o final da temporada!!! huhuhu

Bruno Silva disse...

Uma coisa que ninguém falou, pelo menos dos comentários que eu li. O comunicador de Naomi é avançado para a época em que os losties estão: 2004. Até Sayid mesmo diz que nunca tinha vista uma tecnologia daquela... pode ser a história de que na ilha, o tempo passa mais rápido...
Mas também, se o avião tivesse caído a mais tempo, Naomi provavelmente teria dito: "Isso aconteceu a três anos. Não houve nenhum sobrevivente..."

Patricia disse...

TO PASSADA ATÉ AGORA...
JACOB??PRA MIM É O DR RICHARD, O MÉDICO QUE DEU O FILE DO SAYWER PRO LOCKE!
E O SEGREDINHO DO JACK COM A JULIET?? TALVEZ A KATE ESTEJA GRÁVIDA DO SAWYER...E SE A ILHA SE VINGA DOS QUE MATAM DENTRO DELA, SAWYER SERÁ O PRÓXIMO...
VOCES VIRAM QUANDO O LOCK NÃO MATA O PAI DA PRIMEIRA VEZ??A JULIET ESTAVA LÁ!

Prof. Daniel disse...

Ana paula...
ela n gravou a parte em que diz odiar o Ben, o gravador ja estava desligado...basta reparar...

Anônimo disse...

Com certeza locke vai descobrir o segredos da ilha.
Mas para infelicidade geral da nação eh ele mesmo que vai morrer no final da temporada.
E de ser ele o tal que vai aparecer com o uniforme da darmha

Bruno disse...

Ueh, por que o Ben estava andando neste episódio?? Ele naum estava numa cadeira de rodas por causa da cirurgia que ele fez?? O.o

RMatos disse...

Putz...nego nao presta atenção mesmo. Ben esta andando (com muleta) porque ja esta se recuperando. É uns dos efeitos da Ilha (se recuperar rapido..como a mae do Locke q ja ta boa). E aposto que tiveram q se mudar para ir a algum lugar mais "curável".

papa disse...

Ah Anônimo 03 Maio, 2007 12:57

O Jack é um mané? kkkkkk...essa foi legal...tenho q tirar o chapéu pro seu sendo de humor...

Claro q fico com raiva sim...não gosto q falem mal do Jack...e sabe o q é pior? Falar mal dele parece uma epidemia...uns falam só pra zoar, outros pq são bocós mesmo e ainda outros pq não têm nada de interessante pra dizer e vai na onda...não sei onde vc se enquadra aí....
Bem...
fazer o q...vc pode espumar aí de falar mal do Jack...mas quando ele quebrar a sua cara e a de todos q falam mal dele, q está sendo manipulado e etc....dá uma voltinha aki no blog...e posta seu comentário....pra eu rir de vc!!!!!
Até lá: adios!


Ah! Dá mesma forma como todos podem falar mal de quem quiser...eu tb posso!!!!!!! Não é assim q funciona??????

Bruno disse...

Bom, no episódio 19, o Ben estava andando sem muleta.

Anônimo disse...

Achei a atuação do Josh bem fraquinha...se não fosse o Terry e o Kevin, coitado dele!

Jack é o cara e tem um plano contra os OuTRos ao lado da Juliet, uhu!

Anônimo disse...

Eu não entendo como existem tantos obssediados pelo Sawyer. Realmente, aonde o mundo foi parar...enquanto o Jack pensa em todos e tenta salvar a todos, o povo idolatra um malandro egoísta, palmas pra vocês. Santa ignorância!

atmozphera disse...

realmente faz sentido o Iphone não ser reconhecivel por Sayd, porque em 2004 ele não existia..APESAR quê, esse tipo de telefone (por satelite) já existir há um bom tempo (Iridium por exemplo). e COM CERTEZA esse vôo faz parte de uma conspiração pois é muito estranho que um vôo partindo de Sydney vá parar na Fossa de Java (val oceânica perto de Bali) sendo que Los Angeles fica à Nordeste...Alguém está MENTINDO. E foi lembrado em outro blog (que omitirei por motivos óbvios) é que Hurley sabe mais do que diz...é muita coincidência ele disparar o sinalizador além do quê no "sonho" de Locke na tenda do fogo ele apareçe no Guichê da Oceanic. E ora vamos, vai dizer que não é o alibi perfeito se passar por um gordo 'bobo' ??

pão torrado disse...

os losties NAUM foram escolhidos, foi a organização dos outros que fez com que o mundo pensasse que o avião tealmente caiu na costa de bali. assim ninguém procuraria os destrossos com o perigo de acharem a ilha de brinde. isso fica claro com a surpresa com que os outros veem o avião caindo. Eh um absurdo acreditar que a vida de lokce seria arriscada por uma queda de aviÃo sendo que ele eh tao improtante.

Anônimo disse...

Pessoal, sinceramente, eu sempre gostei demais do Jack e talz, mas estão desfigurando o cara. Kd aquele Jack q era amigo, próximo, atencioso, de caráter ilabo, aquele homem q foi capaz de entregar o pai por uma falha, ou aquele q beija uma mulher e chega em casa e fala pra esposa só pq não consegue viver (acredito eu) com mentiras????????

Não gosto dessa descaracterização do Jack, mas tbm não acredito q ele esteja traindo ninguém, com certeza tá bolando um plano, mas o cara confiar na Juliet e não confiar na Kate deu raiva de verdade.

E tenho dois palpites sobre a morte dos personagens daquele lista: Locke, já q a morte de seu pai tbm o liberta, só duvido q seja ele pq muitos mistérios ainda o rondam.
Sawyer/James, esse daí teve o seu objetivo de vida cumprido. Imagino ele no "mundo real" que vida teria agora?Mas o cara não pode morrer. Lost precisa da sua graça q junto com a de Hurley dão uma pitada de humor a série. Sem contar q o cara é o cara né?!

Vamos esperar o fim da temporada.

Ricardo SL disse...

“ Eu não estou só “
- a Naomi não tocou no assunto desta vez e nem me pareceu preocupada, estranho ela esconder isso do Desmond né.

luluca disse...

eu nem to mais nem aí pro que vai acontecer... eu so quero que aconteça!!! ahahahahah. dude, é uma grande M quando acaba o ep e tem toda uma semana pra ver o proximo...
ah, pra mim pode morrer o jack mesmo. e viva locke!!! meu herói :P

Anônimo disse...

+ 1 ep pra encher linguiça e dizer o que todo mundo já sabia! O pai de Lock era o cara que deu o golpe no pai do James!
Ha! tb mostrou o panaca do Jack pagando uma de Dr. Sabe tudo e esnobando a Kate!

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Eu não entendo como existem tantos obssediados pelo Sawyer. Realmente, aonde o mundo foi parar...enquanto o Jack pensa em todos e tenta salvar a todos, o povo idolatra um malandro egoísta, palmas pra vocês. Santa ignorância!

03 Maio, 2007 18:54

---------
---------------------

O mundo eu não sei, mas o seu mundo com certeza vai continuar bem limitado... ainda mais se ficar taxando de ignorante as pessoas que tem preferências discordantes das suas; que ao assitir uma série de TV vão além dos clichês morais que pedem um "herói", preferindo personagens interessantes, complexos e fora de maniqueísmos tolos.

Anônimo disse...

Papa,

Esqueceu de mencionar que uns falam mal do Jack porque o cara é um porre mesmo!!!
Ou está achando que só pq vc gosta todo mundo que venerar o dito cujo.

Relaxa!!!!!

paola disse...

MAGNIFICO epis�dio! estou realmente surpresa, nao pelo epis�dio em si, mas sim pela t�o prometida virada que agora REALMENTE est� por vir! Mal espero pra ver o sawyer (james? visto que depois do fardo eliminado, nao tem motivos pra continuar com o antigo codi-nome) chegando no acampamento com a grava�o da juliet! e o que o jack nao quer contar pra kate? admito, estou REALMENTE curiosa, e ANCIOS�SSIMA!!
valeu pelos coment�rios galera do dude, se eu nao leio o post do blog depois do epis�dio, nao organizo as id�ias na minha cabe�a! continuem assim, por favor! hahaha.. concluindo, vou contar os dias pra quarta-feira que vem! (duvido que somente eu!)

Anônimo disse...

Oi, Soh quero lembra uma coisa para todos.. qnd eu vi a primeira temporada uma coisa que eu fiquei mto noiado foi q TODOS GANHAM a passagem ou nao tem mta opção!! agora eu nao vou lembrar mto bem.. mas a Kate ganha pq foi presa, o locke ganha pq perde a chance de emprego e o cara manda ele d3e volta, acho q o michel ganha por causa do filho, a shannon e o boone tbm, a claire tbm.. posso ta falando uma besteira pq nao lembro direito mas lembro de ter comentado nas primeiras temporadas... se alguem lembra algo me ajuda!
Abs

Ale disse...

Quanto à teoria de que eles foram trazidos na ilha propositalmente e que a queda do avião não foi acidental, tenho uma questão!! Eu também gostaria muito que isso fosse verdade, mas depois desse episódio algo me intrigou... Eles conseguiram trazer o cooper muito facilmente para a ilha, para servir a um propósito... por que não fariam o mesmo com os losties... forçar um acidente, correr o risco de perder muitas vidas "especiais" e ainda ter todo o trabalho de forjar um acidente falso... por que não simplesmente sequestrar, como fizeram com o pai do locke??????

Anônimo disse...

Talvez a "Grande morte" de Lost já tenha ocorrido, mas no sentido figurado.
"Morreu o Sawyer e nasceu um novo homem, James Ford."
Se isso de fato se confirmar vai ser um grande alívio pros fãs de Lost. Pois, o personagem James esta se destacando na trama e ainda rende muito pra série.

Anônimo disse...

aaah !
quando as pessoas falam que vão parar de ver a série se o jack morrer, os fãs do sawyer dizem que são uns bocós e que se fossem fãs de lost não parariam! agora que tão com medinho que o sawyer morra, dizem que vão parar de ver também! pelo amor de deus!

não tenho nada contra o sawyer, até gosto dele.. mas porra, o cara sacaneia todo mundo, mata gente (tá, concordei com a morte do cooper), é todo 'rebelde', e todo mundo morre de amores por ele.. aah! são todos uns malandrões.. -.-
aí vem o jack, tentando ajudar as pessoas, sendo bacana e tal, e geral vem dizer que ele é um mané, fdp e uskaralho!
aah! sai fora! xP


comentário grande³.. oO

luiz young disse...

"aí vem o jack, tentando ajudar as pessoas, sendo bacana e tal"

bacana com quem? tudo o que ele tenta é ser controlador, pq é um mimado. agora até a suposta liderança dele já não existe e mesmo assim os fãs não se tocam de quanto o cara é mala. eu sou fã do sawyer, mas vou entender se ele morrer, desde que seja com um roteiro com sentido dentro da trama, já o jack ainda estar vivo começa a ser babaquice, pq não é verossímel que ele apóie a juliet, ela e os outros vão roubar as grávidas/crianças e o doutorzinho vai ficar impune, "cuidando pelo bem dos outros" e "sendo bacana".

Paulo de Tarso Duarte disse...

Sawyer ainda têm a morte de um homem inocente em suas costas... um homem com o qual nunca teve nada, nem sabia de sua vida. Qual a redenção para isto? Com certeza matar Cooper alivia um lado dele, mas não este! Alguém inocente morreu, e isto não pode ser apagado, a vítima disse para James "cedo ou tarde será cobrado de você...", quando este após conversar com o pai de Jack, em um bar na Austrália, vai concretizar sua vingança.
E Locke? Locke simplesmente não fez o que era para ELE fazer... como sempre, disse que não conseguiria fazê-lo por conta própria, ou fazê-lo sozinho (no caso precisa sempre de alguém ao seu lado), como no caso do simples apertar de botão na escotilha Cisne, no episódio Orientation (qd Sayd conserta o computador e têm de se digitar os números) quando diz a Jack, que ele, Jack , deveria apertar o botão, porque ele Locke não consegue fazê-lo sozinho. Não é mais paralítico, mas sua redenção é manca, porque nunca é por uma atitude direta sua em sua vida, aliás em qualquer fato de sua vida.
Esta libertação é torta para estes dois, porque um têm um fardo pesadíssimo ainda para carregar, e o outro nunca teve coragem para encarar quaisquer decisões em sua vida e realizá-las com as próprias mãos. Sempre haverá um Boone, Jack ou Sawyer por perto para realizar por ele.

Luciana disse...

Vocês ainda n entenderam que tudo isso tem uma explicação científica. O fato da maioria das pessoaas preferirem o bad boy golpista do sawyer, em vez do doutor samaritano jack é psicológico. As pessoas tendem a gostar dos personagens "anti-herois" e detestar os mocinhos pelo simples fato de quererem ser como eles (os mocinhos). É como se o jack estivesse em um patamar inalcansável pra eles. E isso é complentamente normal. Eu não suporto o jack mas acho muito legal ele manter um caráter como esse, mesmo sempre se fudendo com isso. A diferença de sawyer e jack é: um não se importa em se mostrar bom e prestativo para com as pessoas, e o outro sim. Depois desse flashback que terá do jack, tô apostando que ele fez alguma merda na sua vida (matado alguém talvez?).

Anônimo disse...

Paulo,
A morte de um homem inocente a qual vc se refere, foi o primeiro confronto de Sawyer na Ilha, quando o javali o faz recordar o crime e se arrepender...

Paulo de Tarso Duarte disse...

Não disse qual seria p episódio mas sim o encadeamneto da ação! Quando termina a conversa com o pai de Jack, têm ali a certeza de que deve completar a vingança,e mata o hoemm indicado por Hibbs. Não o javali não significa redenção!
O javali é apenas um metáfora para o episódio de Sawyer!
Porque se assim fosse o sapo que esmagou coma mão, a sangue frio na frente de Hurley também seria o oposto, de voltoua ser tão vingativo quanto.
A redenção, se vier, não vêm por este caminho, anônimo.

papa disse...

Meu querido Anônimo 03 Maio, 2007 23:19

Estou defendendo o Jack não pq acho q todo mundo tem q gostar dele só pq eu gosto...mas pq falam mal dele...posso??? Aliás, já falei isso antes... vc tem problema com interpretação de texto?

Da mesma forma como detonam o cara, me sinto no direito de detonar quem fala mal dele...é a democracia meu amigo!!!!

Anônimo disse...

aah tá bom então.. vamos fingir que não existisse jack na ilha desde o começo, quem é que ia ajudar todo mundo, quem é que ia cuidar dos doentes ?! aah oww!

agora imagina se o sawyer fosse o médico, que merda que num ia ser!

GustavoLC disse...

A minha opinião é uma só: todos batem palma para o Locke e sapateam o Jack. Está na cara que o Locke é o grande vilão em desenvolvimento. Se fizermos uma análise de toda a sua trajetória, veremos que ele faz o que for necessário para mudar a vida patética que tinha antes da ilha. Os Outros o consideram especial e apenas esse comentário fez com que ele visse razão para matar o próprio pai (não houvesse um motivo, claro, mas ele matou com o intuito de continuar com os Outros e não como uma forma de se libertar da influencia do pai). Locke já explodiu uma estação e impediu que Jack saísse da ilha. Foi o responsável (mesmo que sem intenção) da morte de Boone. Foi o responsável pela destruição de duas estações. Enfim: Locke é o embrião de um grande vilão. Os produtores estão fazendo um belo trabalho com esse desenvolvimento.

Enquanto Jack...: poxa, galera. Está mais que claro que Jack está mais sumido pq os produtores estão guardando alguma bomba para o fim da temporada. Já sabemos que o season finale será centrado no Jack. Não creio que ele esteja sendo manipulado por Juliet, mesmo pq ele não é bobo assim. Fica a impressão que Juliet está manipulando Jack pq de alguma forma ele se sente atraído por ela, mas não é. Jack é muito inteligente. Se ele está decepcionando algumas pessoas com suas atitudes é pq tem algum plano em mente. Jack rulez!

OBS: Eu não gosto do Jack, mas estou sendo realista. E devo admitir que cumpre/cumpriu o posto de líder muito bem.

Gustavo, certo de que após o final da 3. temporada vai ter muito maníaco que adora falar mal do Jack pagando o pau pra ele...

Anônimo disse...

Episódio fantástico... associação de dois personagens fantásticos...

Centraram a ação no Sawyer e o flashback no Lock. E desenvolveram com maestria.
Sempre fiquei imaginando como seria o encontro do James com o verdadeiro Sawyer e de fato superou todas as minhas expectativas.

Anônimo disse...

Jack deve ser o pior "herói" da história da séries!!!

Não tem carisma nem para ter seus atos nobres reconhecidos.

O pessoal vem defendendo seu comportamento, alegando algo de grandioso por trás disso tudo, mas esquecem que ter um plano para salvar a todos não requer atos de grosseiria e falta de companheirismo para com aqueles que sempre o apoiaram!

E pq ele trata a Kate daquele jeito, humilhando-a na frente da Juliet, como fez nos últimos episódios. Para salvá-la? O que tem a ver uma coisa com a outra?
Ser fã de um personagem não deveria eliminar o senso crítico sobre ele...
Digam o que quiser, que estão no seu direito, coisa e tal, mas na realidade estão tapando os olhos para a descaracterização total do Jack, achando toda a arrogância, prepotência "lindo"!!!

Tb acho que Jack tem um plano, mas sinceramente, quando este for colocado em prática de nada vai adiantar, já que do doutor "envolvido" da primeira temporada nada mais vai restar!

Anônimo disse...

Por que a gente nao gosta do jack? Algumas pessoas ja sintetizaram bem isso por aqui: Jack é um mala! Como personagem de filme, é um personagem chato pra cacete! E' o autentico "empata-flórida", ele está sempre ATRAPALHANDO os outros de fazerem o que é certo. E isto já desde a primeira temporada.

Personagens mais mau-caráter, irônicos e debochados como Sawyer sao dezenas de vezes mais interessantes que um bundao almofadinha como o Jack.

E' simples assim. Lost perderia muito com a saída de Sawyer. E perderá muito com a permanencia do "mocinho bom coraçao" que é Jack, o Mala-Sem-Alça.

[ ] Rubens

ana paula disse...

Estou aqui no meu direito de fã do Jack. Devo dizer q me sinto atingida qdo falam mal dele pelo simples fato de q adoro ele e o elegi meu personagem preferido desde o início de Lost. E vou continuar defendendo pq isso é ser fã! É estar junto no paraíso e no inferno.
Vi q aqui todos têm liberdade p escrever o q quiserem. Muitas vezes escondidos atrás do anonimato, mas tb devem estar preparados p ler as respostas e aceitá-las. Mtos comentários são de baixo nível, c palavras e palavrões q não dizemos em casa, pelo menos não na minha! Mto mal gosto. E é uma pena q aqui, nesse espaço legal de discussão de Lost apareçam pessoas q abaixem o nível.
Mas como disse, isso tb faz parte do papel de fã, por mais q me decepcione às vezes.´
Gente, do fundo do coração, é MUITO RUIM ler coisas de baixo nível relacionadas aos nossos personagens favoritos. TODOS TÊM características boas e ruins. Eu, por exemplo, não suporto o Sawyer, mas sei q mtos o idolatram, não sei pq e não me interessa, como não interessa a ninguém aqui pq eu AMO O JACK. Esse tipo de discussão fazemos nas comunidades jaters do orkut.
Vamos tentar melhorar o nível. Se não gosta, escreve um texto de conteúdo, explicações, não acusando e desaforando. Isso é p quem não tem argumentos claros. Fica feio, decepcionante!

Diego Rafael disse...

Bom episódio.
Sem comparações ridículas, mas ainda preferi o anterior.

Minha suspeita [quase]se confirma, de que a morte no fim da temporada será se Sawyer. E sinceramente, não vou sentir falta do James não. :P

E esse é John Locke! Alguns depois desse episódio vão odia-lo, outros não...
Eu ainda estou encima do muro. :P

Anônimo disse...

Isso ja ficou bastante claro, Ana Paula... Voce gosta daquele tipo de personagem que nas novelas é o "galã", aqueles que sao sempre os "bonzinhos bonitinhos que ajudam todo mundo e tem bom coracao".

Eu, quando era criança, gostava de personagem assim tambem, e odiava os viloes. Depois cresci, e, sei lá, em algum momento passei a perceber que os personagens nao tao certinhos eram muito mais ricos e interessantes (para o rendimento do filme) que o clichê enjoadinho do sujeito sempre bonzinho. Enjoei mesmo. Acho chato. Voce assiste Smallville? Para mim o melhor da serie é o Lex Luthor, e nao o bobalhão do Clark Kent.

Personagens bonzinhos, inclusive, normalmente nao exigem muito do ator e nao o fazem atingir o seu maximo.

Por isso que alem do Sawyer, Lock e do Sayid torturador, eu adoro de verdade Ben e Juliet. Sao otimos atores, inclusive. Ja um Jack ou Kate, fica dificil dizer, eles parecem pessimos atores com esses papeis (e vai ver, sao mesmo).

[ ] Rubens

Anônimo disse...

eu acho que uma das mortes vai ser da juliet....E o lostie no final que vai passar dessa para melhor é o Locke...

Mas me digam uma coisa: tem como ver ao vivo os épisódios pela internet ?

Abraço !

Nicolas

Anônimo disse...

Rubens dê argumentos concretos rapaz... você é impressionante em matéria de comentários vazios e obtusiadde de raciocínio...

Não vou nem comentar sobre o vocabulário.
Gostar ou não de personagem é direito seu, claro, não é este o problema.
O problema é que você posta sempre a mesma coisa com uma pobreza de raciocínio, uma infantilidade de argumentos , que na boa, ou você é muito novo ou muito ignorante(e não é xingamento) sobre o que fala. Se entender ignorante como xingamento, aí vou que você é bem mais pobre de raciocínio do que está aparentando.
Quando emitir opiniões, para não ficar com a imagem de ignorante que você passa, embase as suas opiniões, cite exemplos, ofereça um raciocínio para mostrar o porque de pensar assim, mostre que emitiu a opinião porque sabe do que fala.

Fale que o Jack, quem quer que seja é isto ou aquiolo, é direito seu, mas mostre-se inteligente, tente se passar, EMBASE A SUA OPINIÃO.

PS: Você é pobre de argumentos. Não daria nem para iniciar um discussão sobre qualquer tema!

Anônimo disse...

Esse episódio trouxe algumas certezas:

Locke é um covarde;

Sawyer não é esse "amor de pessoa" que os autores estavam fazendo muita gente achar que era; Esse episódio foi ótimo pq deu uma sacudida em algumas pessoas com a memória fraca q haviam esquecido de atitudes bem questionáveis que o Sawyer já tomou;

Jack sabe de muita coisa que a gente ainda nã sabe e com certeza tem algo em mente;


E sobre um questionamento de alguém aí em cima: "Pq Jack está tratando tão mal a Kate?"
Deve ser pq um belo dia ela correu atrás dele e lhe lascou um beijo e dps disse que adora qdo o Dr. ganha do Sawyer em algo e alguns dias depois vê ela transando com o golpista em uma jaula...
É, com certeza dps disso td eu trataria ela como uma rainha... tenha a paciência filho!!! KKKKKKK

Anônimo disse...

Difícil Rubens... comentei antes pelo seu post anterior e quando vejo, você posta novamente responde nada com nada, sem embasamento sem poder de lógica, sem qualquer coisa que possa ao menos ajuda substancir o que você fala...
Você é muito infantil em teus argumentos rapaz,e pior ainda fala para a menina "quando eu era criança..."

Pois você talvez seja pior, Rubens, porque um adulto sem linha de raciocínio claro, sem poder de argumentos é bem pior que uma criança, esta ainda têm a desculpa de uma opnião em formação... é adulto fraco, sem cultura para debate, manipulávele tão criança quanta a original.

Quer um conselho rapaz? Se vai falar como você se arrota esperteza sobre andamentos de enredo, capítulos, atuações, roteiros, questões técnicas de filmagem, pegue cultura, leia a respeito, pegue babagem para poder ao menos emitir uma opinião diferente desta tua última, rídicula e aí sim totalmente infantil. Das tuas três opiniões e principlmente destas duas finais não se extrai nada de seu raciocínio, não se extrai meia discussão sobre suas idéias.
E falo tecnicamente e não sobre este e aquele personagem.

Em duas palavras te definindo, teu conteúdo: pobre e vazio.

Estude , abra os ouvidos, aprenda sobre um assunto antes de comentar, para ao menos poder debatê-lo em um nível melhor.
Porque você simplesmente só passou uma imagem de ser infantilóide e ignorante.

Nem se preocupe em me responder...
Vc não valeria meia palavra numa discussão séria e nem daria para o começo...

Hellene** disse...

Maravilhoso episódio!!!

Desde The Hunting Party já imaginava que o verdadeiro Sawyer era o pai do Lock, mas a forma como se deu o encontro e o acerto de contas foi sem dúvida um excelente trabalho dos produtores, roteiristas e cia...

Adoro a personagem do Sawyer e fico feliz que ele esteja sendo bem explorado, em todos os dramas que oferece, para o bem ou para o mal...
Na hora que o safado do Cooper falou da mãe dele deu até dó!

Só nesse episódio é que me dei conta do fato que ninguém sabia da paralisia do Lock, além da Rose. (talvez o Walt, mas não foi confirmado!)
Aliás, ninguém naquela ilha sabe de ninguém. Nós temos acesso aos flashbacks, mas os personagens são sempre "estranhos" uns aos outros.

- A junção improvável de Sawyer e Lock foi a maior troca de informações entre dois personagens até o momento. Será que isso trará implicações no futuro?

Outra coisa:
Se Lock está sendo manipulado pelo Ben, tanto faz agora. O fato é que depois de chegar lá com o pai nas costas vai exigir que o "cara de mosquito" lhe mostre os segredos da ilha.
E é aí que que o bicho pega!
Desde o 3x07 foi se delineando uma disputa de poder, que pelo visto agora irá se concretizar.
Começo a achar que Ben morre no final desta temporada e seu algoz será o Lock... com a devida ajuda de Richard Alphert (adorei esse personagem).

Ah! Pegou muito mal a Kate indo bater com a língua nos dentes para o Jack, depois de ter dito ao Sayid que manteria segredo. Deu um ar de "frutriqueira".

ana paula disse...

Respondendo ao Rubens: não me acho "criança" por gostar do personagem "bonzinho, mocinho", mesmo pq o Jack não é nada disso e já confirmamos isso. Ele tem vários defeitos. Claro q eu gosto de romance, claro q eu gosto de ver o bem vencendo o mal, e p sua informação, não vejo Smalville pq até gosto da série mas não me prende a atenção ficar vendo "superheróis". Não sei pq, será q é pq meu lado criança já cresceu?
Não digo q não tenha uma parte da série mto adulta, tem sim, mas Lost me prende mto mais do q Smalville. E Jack é meu ídolo em Lost sim, ele não é perfeito e c certeza se aproxima mto mais do normal do ser humano do q os Sawyers da vida (golpistas assassinos). O Jack (médico, líder, marido traído, praticamente abandonado pelos pais desde criança) é um personagem mais fácil da gente se ver na situação e é por isso q mtos criticam ele, pq vc consegue se ver no lugar dele mto mais facilmente do q no lugar do Sóia, do Jin (em contato c a máfia), e de mtos por lá.Estou falando isso pq sei q os produtores fazem um longo estudo da psicologia humana antes de montar seus personagens. Por quê será q o Jack é tão importante p a série (e não diga q não pq se não fosse não estaria tão em evidência até agora, principalmente agora). Prefiro embasar minhas preferências em personagens sólidos, de caráter, "maduros" e não em vilões de histórias em quadrinhos. Sinto muito mas isso sim é q é infantilidade.

Patrícia disse...

Queridos Anônimos 05 Maio, 2007 16:31 ; 05 Maio, 2007 15:41 ; 05 Maio, 2007 11:32 :

Faça das palavras de vcs, as minhas!!!!! Apoiado!!!!!

ana paula disse...

E outra coisa, se vc continuar dizendo q Jack e Kate (Fox e Lilly) são péssimos atores, só te digo uma coisa: ou vc não entende nada de TV e cinema ou não assiste a mesma coisa q eu e os milhares q escrevem aqui todo dia. E mto menos aos críticos q já indicaram eles p várias premiações.
É isso. Aliás, deve ser por eles serem horríveis atores q tanto Fox qto Evie estão bombando em vários filmes no cinema. Não sei não mas acho q deve rever seus conceitos.

SAMUKA disse...

E sobre um questionamento de alguém aí em cima: "Pq Jack está tratando tão mal a Kate?"
Deve ser pq um belo dia ela correu atrás dele e lhe lascou um beijo e dps disse que adora qdo o Dr. ganha do Sawyer em algo e alguns dias depois vê ela transando com o golpista em uma jaula...
É, com certeza dps disso td eu trataria ela como uma rainha... tenha a paciência filho!!! KKKKKKK

(Anônimo 05 Maio, 2007 15:41 )

------------


Se vc acha que isso é uma explicação plausível, principalmente em um ilha dos infernos, onde qualquer um pode morrer a qualquer momento, está indo de encontro aos que dizem que o Jack é fraco, mimado, cujo ciúme turva completamente seu discernimento e guia suas ações (vide 3x01), sendo incapaz de discernir a amizade ou amor que sentia pela Kate, que esteve ao lado dele em diversos momentos críticos, de qualquer outra coisa que ela tenha feito!


Só de ter se preocupado em ir atrás dele, correndo risco de ser morta, deveria ser motivo para "tratá-la como uma rainha". Além dos belíssimos olhos verdes, claro!

Mas é claro que vc não pensa isso!
kkkk "Tenha a paciência filho!!!!!"

Anônimo disse...

Eu acho que quando o Jack descobrir que a Kate transou com o Sawyer porque fez um acordo com os Others, o Jack volta a tratá-la com amor.

Huahuahuahuahua.

Clau disse...

Sinceramente não entendo o porquê dessa briga sobre quem é melhor Jack ou Sawyer. Eles são ímpares, água e vinho. Enquanto Jack sempre se mostrou o bom samaritano, cuidando de todos, fazendo transfusão etc, Sawyer foi o oposto, ele foi o egoísta, que fez o que bem entender pra seu bel prazer.

Mas não dá pra dizer quem é melhor, quem deve morrer ou não. Cada um é fundamental na série. Sawyer cativou pelas tiradas, pelos apelidos, pela infantilidade (sim, ele é infantil em diversos aspectos, por exemplo: não aceitar perder pro Hurley no ping pong) pela complexidade de seu personagem. Já Jack cativa a muitos por ser o herói a princípio totalmente maniqueista, totalmente bonzinho e agora cada vez mais complexo e misterioso. A expectativa de saber se ele tem um grande plano para o final da temporada ou se está sendo manipulado pelos Others. A idéia de que ele tem uma boa razão para se manter misterioso como esta se mantendo é apaixonante. A perspectiva de que ele sabe algo mais sobre os Others é angustiante.

Mas por favor essa briguinha de fans do Sawyer contra Fans de Jack é tão infantil. Vamos acrescentar coisas, debater teorias isso sim acrescenta algo de forma útil e não dizer que ama não sei quem e que vai defendê-lo pq elegeu ele como seu ídolo... Temos um gosto em comum que é o seriado, que são os mistérios da Ilha. E o blog é um meio de trocarmos idéias, de bater papo, de fazer até amizade... e não de ficar brigando, falando palavrões desnecessários, nos insultando gratuitamente.

Vamos sim trocar pontos de vista inteligentes, por favor e ter em mente que cada personagem ali tem um mérito, uma historia, inclusive Jack e Sawyer Obrigada!!!!