19/04/2007

Comentários do episódio 3x17 "Catch-22"

"... como Deus testou Abraão." Pois é, quem conhece a história de Abraão, sabe que a bíblia nos diz que antes de alcançar a terra prometida, ele teve sua fé testada com o pedido de Deus para que sacrificasse seu único filho Isaac (pedido que ele quase levou a cabo baseado apenas na fé da promessa divina). E o que isso tem a ver com Lost? Bem, na superfície rigorosamente nada, mas e se em analogia pensarmos que o dom adquirido pelo brothá de prever o futuro (ou partes dele) é uma promessa pela salvação dele na ilha mas que antes disso ele seria severamente testado a manter o curso das coisas, mesmo que uma mudança colocasse tudo sobre risco? Não tá entendendo nada né? Ok, o que quero dizer é que cada interferência de Desmond nos eventos que culminariam na morte de Charlie pode afastá-lo ou aproximá-lo de alcançar o que procura, o reencontro com sua amada Penny. Viagem demais? Claro que é, sobretudo porque confesso que não vejo o dom do brothá como algo tão 'simples' assim, já que muito do que ele vê pode efetivamente ter um impacto bastante significativo dentro da trama que encerrará a atual temporada.

"Catch-22" definitivamente não foi um grande episódio, mas seria impossível não destacar que a chegada da paraquedista (que já sabemos chamar-se Naomi) retoma de forma bastante precisa os últimos acontecimentos da 2ª temporada, quando vimos aquela dupla de portugueses (ou seriam brasileiros?) perdida em alguma estação do ártico captando um sinal da Ilha e informando Penny Widmore sobre a eventual descoberta do paradeiro de Desmond. Há muito tempo eu queria saber que rumos teriam tomado aquela sequência, e esse episódio confirma que a busca efetivamente continuou e foi bem efetiva. Ok, quase já que o helicóptero que poderia significar um resgate caiu no mar ao aproximar-se da Ilha. Aliás por que será que ele caiu hein?! Haveria talvez alguma espécie de barreira protetora no entorno da Ilha?

A percepção mais clara deste episódio é que ele tem um ritmo lento e que pouca coisa realmente relevante aconteceu, mas ainda assim foi divertido. Tivemos uma cena bizarra de uma possível morte de Charlie (parecia coisa de filme de terror não?), Jack com um comportamento cada vez mais estranho e misterioso, Kate ainda em cima do muro mas 'esperta', discussões sobre super heróis, Jin contando história de terror em coreano (engraçadíssimo) e até uma rápida homenagem à clássica trilha do filme Ponte do Rio Kwai. É evidente que o flashback decepciona por não revelar nada muito significativo do passado de Desmond, já que depois do excelente "Flashes Before Your Eyes", não dava para escapar da expectativa de termos novas surpresas como as daquele. Mas tudo bem, pelo menos agora sabemos que Desmond foi monge por um tempo, que já fugira antes de um casamento, que teve uma experiência religiosa marcante, como e quando conheceu Penny, e claro, o mais importante(?), como adquiriu o hábito de falar 'brothá' em quase toda a frase que diz. Flashback chato? Hum, sim um pouco, mas se você reparou essa foto que apareceu no flashback deve ter ficado com a pulga atrás da orelha não? Não identificou nada? A senhora da imagem é a mesma Sra. Hawkings que vimos no episódio "Flashes Before Your Eyes" e que parecia saber tudo sobre Desmond e seu dom. Hum, seria um simples easter egg ou uma dica valiosa que poderia dar mais importância a este flashback? O que acham?

"Catch-22" não me entusiasmou como o excelente "One of Us"por exemplo, mas minha expectativa continua altíssima para essa reta final de temporada. E se para chegar lá tivermos que passar por um teste de paciência divina, tudo bem para mim. A série pode até nos frustrar em poucos momentos, mas sua capacidade de surpreender continua sempre alta e disso não tenho a menor dúvida.

Por Davi Garcia

63 comentários:

SWAT disse...

Foi um flashback fraco sim ,mas adorei o episodio na ilha ,muito bom mesmo e fora que eu acho a historia do Des e Penny demais.

Bom esse easter eggs que o dude mostrou é algo que faz o flashback tbm ganhar outra dimensão ,afinal a Sra. Hawkings estáao lado o original Brotha que foi quem praticamente guiou o destino do Des ,mas dessa vez não houve resistencia e seria interesante se houvese.

Episodio bom ^^

By SWAT

Norris disse...

Mto bom post. Estou ansioso pelo ep.
Eu acho que Desmond tem alguma ligação forte com o Hurley. Veremos mais adiante!

Anônimo disse...

Desmond é um doente mental e tudo o que esta acontecendo é parte da imaginaçao dele.
O resto eu nao sei..

jbach disse...

e ainda dizem q exposé foi chato, ai, ai...

Andre Coxa disse...

Acho que a tatuagem do Michael em Prison Break está para a tatuagem do Jack em LOST.

Explicando, em Prison Break, a personagem Michael Scofield tatua em seu corpo o plano completo para a fuga de uma penitenciária, na qual ele se faz prender.

Acho que o Jack também está "preso" na ilha porque quer e tem a solução bem ali, no braço dele.

sabotagem2000 disse...

Discordo do Davi dessa vez, achei muito bom esse episódio. Aliás.. todos com o Des são muito legais.

Paulo de Tarso Duarte disse...

Duas coisas:

Tive a mesma visão sua Davi: quando Desmond mudou o destino se afstou de Penny, entrando Naomi no lugar.

E mai e agora v~em algo que acho pode ter a ver:

"Ruth p/ Desmond: Você foi embora uma semana antes do casamento.
Você simplesmente desapareceu completamente.
Desmond p/ Ruth: Ouvi um chamado.
É, estava assustado com o casamento.
Então, bebi demais, talvez eu...
Ergui os olhos e perguntei:
"Estou fazendo a coisa certa?"
E essa é a última coisa que me lembro.
E quando acordei, estava deitado de costas na rua sem saber como fui parar lá. E...
Tinha um homem em pé na minha frente, Ruth. E ele estendeu a mão e me disse:
"Posso ajudá-lo, irmão?"
E a primeira coisa que notei foi a corda amarrada em volta da sua cintura, e...
Olhei para ele e sabia... que deveria ir com ele."

Bom:
Desmond creio já tinha sinais da antevisão dos fato : "ouvi um chamado", o chamado que tanto fala pode ser um flash percebido.

Mais, olhou pra cima e perguntou " Estou fazendo a coisa certa... e quando acordei, estva de costas na rua sem saber como fui parar lá...": típico das antvisões dele quando acorda sem saber aonde como já foi visto várias vezes antes.

"Olhei para ele e sabia que deveria ir com ele": mais uma possível prova de antevisão dos fatos, pis já sabia que devia acompanhá-lo.

O homem na frente dele quando acorda, era o seu superior no monastério que pela foto TÊM ligações com a Sra Hawkings, que por sua vez sabe tudo da vida de Demond...
E se instruído pela Sra Hawkings (que sabe tudo do Desmond) este homem já estivesse esperando por Desmond caído na rua, para levá-lo ao monastério, e dali a Penny?

Existem vários significados embutidos neste epísódio.

Não foi assim tão tolo não.
Basta tentar olhar direito, com outros olhos fora dos fatos visíveis!

José Carlos disse...

So gostei do fato que pode-se notar q ao mudar os eventos, novas consequencias sao trazidas a vida... Desmond ao impedir a morte de Charlie mais uma vez, impede q seja Penny a paraquedista...

pelo menos penso assim!

Saulo disse...

Me diverti horrores com esse episódio. Altas risadas. Jin contanto história de terror em coreano e os dois como se tivessem entendendo tudo foi a melhor, hauhauha...

É erro na minha versão ou quando o Hurley fala que ele não é o The Flash aparece um "flash" na frente do rosto dele? Bizarro...

Paulo de Tarso Duarte disse...

E se instruído pela Sra Hawkings (que sabe tudo do Desmond) o monge superior a Desmond, já estivesse esperando por ele, caído na ali rua, para levá-lo ao monastério, e dali a Penny, e mais adiante num desdobramento até a Ilha?
A Sra Hawlkings sabia toda a história da vida de Demond...

Existem vários significados embutidos neste epísódio. Assim como “Stranger In A Strange Land”, acredito que as leituras destes episódios estão embutidas, nas entrelinhas. E não em fatos mostrados claramente, em ações movimentadas. Têm de puxar um pouco lá do fundo, chacoalhar o fundo e tentar enxergar, senão vai achar chato mesmo.

Não foi assim tão tolo não.
Basta tentar olhar direito, com outros olhos fora dos fatos visíveis!

die disse...

Achei um bom episodio, pq mostrou como o personagem desmond foi construido ...


A proposito sobre o RETRATO, tenho a teoria que aquela mulher de certa forma ja tinha previsto tudo isso... e pediu para o Monge chefe demitir o desmond para ele nao desviar do objetivo dele..q é ir para Ilha apertar o Botao!

Anônimo disse...

Lost, episodio 3×17 "Catch 22", foi apenas mais um episódio de pura encheção de linguiça, com absolutamente NADA de util acontecendo!!!... NADA!!!... >:-(

Tão ruim, que as unicas coisas interessantes é que Sawyer vê Kate trocando de roupa mais uma vez (na verdade parece ser mais a dublê da Kate que aparece de calcinha e sutiã, você sequer vê o rosto da atriz em momento algum quando mostram ela "pelada" (entre 30 aspas); e ela transa mais uma vez com o golpista, após ver Jack jantando com Juliet e se encher de ciúmes. Só!

Ah, sim, eles encontram a paraquedista nos ultimos 3 minutos do episodio. Mas isso a torcida do Flamengo e Corinthians reunidas ja sabia desde a semana passada, com os trailers... O problema é que criaram um episodio de 42 minutos só para mostrar isso.

Decepcao total com Lost... Quem gostar desse episodio NUMA RETA FINAL de seriado (que deveria estar emocionante), aceita qualquer coisa dos roteiristas, até um episodio inteiro dos losties caminhando só para apanhar flores. E' fan mesmo.

[ ] Rubens

Diego disse...

Pô Davi vc falar que esse episódio não foi muito bom chega até a ser uma heresia..
Foi um típico episódio de Lost, centrado na praia, cheio de mistérios e surpresas e a esperança de os losties em encontrarem uma maneira de saírem da ilha, esse episódio me lembrou muito os da primeira temporada. O flashback achei muito bom tb, mostra como o Desmond não tem coragem em assumir compromissos, além de mostrar como ele conheceu penny, achei um episódio important´ssimo para a trama, melhor ainda que o último...

Anônimo disse...

Novamente você Rubens???

Vamos lá nos diga sua idéia de roteiro então?
Desenvolva para nós em poucas linhas o que deve acontecer nesta temporada!
Dê um esboço dos encadeamentos dos flashbacks de cada personagem (claro que desenvolvendo suas histórias paralelas mais um pouco) inseridos claro na sua visão de como a história deve caminhar...
Você parece entender bastante de roteiros! Já trabalhou em televisão, cinema, já escreveu vários roteiros de sucesso não?
Veja são sinopses básicas, não precisa detalhar...
Vamos lá Rubens! Dê sua idéia geral!

Ricardo SL disse...

Acho que a foto da Oráculo foi mais uma dica que eles sabiam quais as poltronas que estavam as pessoas que sobreviveram e podem ter escolhidos essas pessoas.E todo o processo tem que acontecer até a mudança da chave.
-
Será que eles estão querendo escolher tipos de pessoas que contiuem digitando o número e não tenha necessidade de virar a chave ??? Só assim as coisas vão passar daquele ponto ??
-
Até o amor do Desmond com a Penny foi armado.
-
O Pai da Penny tem a maior cara de Jacob.
-
Achei o episódio, muito bom, o lance do helicoptero muda muito o as opiniões sobre Lost e ficou claro que a visão de Desmond e com Charlie, algumas pessoas falavam que podia ser a Claire.

Michael disse...

Vcs repararam que o livro que o caiu da paraquedista está em português ? Quando o Desmond olha a capa do livro, dá pra ler embaixo do dedo dele algumas coisas em português.

Anônimo disse...

fiquei na expectativa, semana passada no trailer desse episodio aparecia o Locke, e nada :( frustante, com certeza esse episodio foi besta!! auhaahuah

Fabi disse...

Oi Davi
Eu não concordo com o episódio ter sido fraco. Adorei. Achei o flashback muito legal tbém. Vimos sobre a fé do Des, a fuga do casamento, o momento que conheceu a Penny (que foi o meu momento preferido). vimos que nada foi por acaso. Até mesmo as poucoas horas que ele esperou pela carona valeram a pena, por conhecer seu grande amor. Realmente achei o episódio muito significativo.

Pablo disse...

Fiquei intrigado com o livro em português...
Vou pesquisar sobre o que o livro fala...

Rond disse...

Fiquei tanto tempo esperando o episódio do Brian K. Vaughan, quando a série já cambaleava há alguns episódios, torcia pra que o novo nome na equipe de roteiristas fizesse um milagre. Se for pra contar como teoria externa de LOST, os melhores episódios dessa temporada foram escritos pelos próprios criadores. E sim, acho que o problema há tempos é contar a história, tudo seria muito mais interessante se a história fosse bem contada, até esse episódio, onde depois da primeira cena, ficou claro que algo mais só apareceria bem no finalzinho.
O papo de super-heróis deve estar diretamente relacionado ao Vaughan, que é escritor de quadrinhos. Mesmo assim não foi um episódio de se jogar fora, e sim, de cara vi a senhora Hawkings na foto. Esperava mais nesses 5 últimos... Vamos ver os próximos...

Rond disse...

Ardil 22 = Catch 22 http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=6733&ST=SR

Tem um filme sobre ele tbm. Sinopse:
A história, que se passa em 1944, é sobre um pequeno grupo de pilotos de avião que vive no Mediterrâneo. Existem vencedores e perdedores, oportunistas e sobreviventes. Juntos ou separados, eles são nervosos, assustados, quase sempre profanos e, de vez em quando, patéticos. Com a finalidade de ser enviado para casa, Yossarian, um guerrilheiro da Segunda Guerra Mundial, faz de tudo para que a Força Aérea o considere insano. Durante os acontecimentos ele assiste lentamente cada um de seus companheiros morrerem. Ardil-22 é uma paródia, com proporções épicas, da "mentalidade militar" e da burocrática sociedade em geral.
http://www.webcine.com.br/filmessc/ardil22.htm

+ na wiki http://en.wikipedia.org/wiki/Catch-22

http://en.wikipedia.org/wiki/Catch-22_(logic)

Paulo de Tarso Duarte disse...

Este filme já passou na Globo várias vezes na Globo na década de 80 e com Alan Arkin no papel principal (que recentemente desbancou Eddie Murphy no Oscar para ator coadjuvante pelo papel em Miss Sunshine)

Paulo de Tarso Duarte disse...

Uma coisa que poucas pessoas se deram conta:

Este helicóptero necessariamente estava em alguma embarcação navegando num raio de ação compatível com sua autonomia de vôo!
Uma ilha no Pacífico como esta, ou saiu de outra ilha próxima ou de uma embarcação.
Se for embarcação ainda está ali navegando a espera de retorno de contato...

daniela disse...

vai ter mais skate !! que cena fofa!!

Lucio Luiz disse...

Ninguém sacou a possível referência de falarem do Super-Homem dar a volta no planeta na hora em que ocorre alguns flashbacks? No primeiro filme, foi dando a volta no planeta que ele voltou no tempo para salvar a Lois Lane.

gian disse...

Jacob = Sra. Hawkings

Anônimo disse...

Apesar de todo mundo já saber da Naomi, vai dizer q vcs tb não torceram para q os roteiristas tivessem enganando a gente e fosse a Penny de verdade?! Até pq seria um final emocionante...

Acho q o q todo mundo achou chato foi q assim como outros, o episódio não teve revelações explícitas! Sendo q Lost pode desvendar no minimo uns 5 mistérios por episodio durante umas 5 temporadas ainda! Tá, isso é exagero, mas q dá raiva dá.... tudo bem o episódio foi engraçado, teve Skate, Sawyer pedindo uma "bimbadinha" (mto engraçado), ele e Jack jogando ping pong (amigos?!), "quando quiser me usar me peça" e a paraquedista no final! Mas qdo deu LOST no final eu não acreditei...JÁ?! Vou esperar mais uma semana para saber alguma coisa....? GRRRR!

Anônimo disse...

taí.... Jacob = Sra Hawkings!

Pelo visto ela tem o mesmo "poder" q o Des de voltar no tempo, ou sei lá o q!

Mas uma coisa q não consegui achar uma resposta lógica e se alguém pudesse explicar adoraria ouvir a respeito é como q o Desmond tendo impedido q o Charlie morresse faz com q ao invés da Penny viesse a Naomi?!

Antonio Santoro disse...

Antes de mais nada quero dar o parabéns a vc e aos outros colaboradores pelo belo trabalho no blog. Também quero dizer que concordo com o que vc disse no comentário, mas estes episódios mais lights, são necessários para colocarem os fatos em ordem para os próximos epis, e acho que é quase impossível a série manter o mesmo nível dos últimos dois epis por muito tempo. Assim sendo, espero muuuita ação e respostas para os próximos epis, pois acho que este epi foi um pisadinha no freio para acertar o carro antes da última curva para retomar aceleração na entrada da reta final. Bem é isso.

Abraços

Antonio Santoro

Anônimo disse...

haha. e mais uma vez o dude! we are lost está reclamando da série,
é insuportavel vir aqui e só ver comentários como esse, só sabem ver os defeitos --'

Ricardo SL disse...

Acho que a Oraculo e o Monge são só empregados do Jacob para manter Desmond no caminho da ilha para ele poder virar a chave até conseguir um meio de não ser preciso mais.

dupiniano disse...

episodio mais ou menos :)
Juro que ri quando jin, hurley e charlie estavam assubiando aquela musiquinha do silvio santos. lala lalalala lala lala lalalalala lala lalalala lalalala :)
Cara naum aconteceu nada do promo:
o ben falando, lock caindo e um s.o.s.
erro ou intenção ???

Ricardo SL disse...

A cena quando o Desmond está tendo as visões que aparece ele e a Penny logo depois da foto não está neste episódio nem no anterior do Desmond. Será que não vai acontecer mais porque ele salvou o Charlie e atrapalhou a continuidade da visão ?

Janaína disse...

gostei do episódio!
Aliás, gosto de episódios q tenha o bom e velho brotha!
Teve gente nova (para-quedista), visões, ciúme, aliás, a Juliet serviu pra isso mesmo, fazer ciúme na indecisa Kate...poxa...Kate foi atrás do Sawyer porque Jack tava com a outra...ê dor de cotovelo!!! Mulher é tudo igual! rsrsrsrsrs
Esse episódio pareceu confirmar que com o Sawyer é puro sexo e afinidade de caráter (marginalizado) e com obom doc é um sentimento mais forte....sei lá..me pareceu isso..
Aliás, que coisa mais chata essa Kate ter q escolher entre 2 bonitões???!!!! rsrsrsrsrsrsrs
Se ela achar difícil, faço o serviço pra ela...provo os dois!!!!

michelle disse...

Pra quem reclamou q algumas cenas da promo não apareceram no ep. 3x17, as novas promos são do final da temporada como um todo, não só do próx. ep.

Adorei esse ep., mas acho q as coincidências podem levar Desmond a parar de evitar a morte do Charlie! Acho q nunca se tratou de Penny caindo de pára-quedas, pq por mais q ela fosse uma mulher disposta a encarar dificuldades pelo homem q ama, se enfiar numa aventura dessas, com direito a ejetar de um helicóptero e td, já são outros 500. Des só achou isso por causa da foto, mas creio q Naomi levava uma cópia só pra saber identificar o brotha.

Achei legal o comentário de q o helicóptero veio de uma base naval, já q tiveram uns rumores de q os suprimentos alimentares não chegavam a ilha de avião, q vinham de outro lugar... talvez seja essa a reposta!

Outra coisa: será q Des SÓ TEM VISÕES q o levem a prever a morte de Charlie?

Bryfer disse...

Ninguém aqui comentou o fato de que se um helicóptero consegue chegar à ilha, significa que a ilha está "visível" ??

Eu ein...

M.S. disse...

não acho que ele seja testado para manter o curso das coisas, mas sim para altera-las... tipo "salve a vida do charlie mesmo que isso lhe custa não encontrar Penny"

Anônimo disse...

Lucio Luiz disse...

Ninguém sacou a possível referência de falarem do Super-Homem dar a volta no planeta na hora em que ocorre alguns flashbacks? No primeiro filme, foi dando a volta no planeta que ele voltou no tempo para salvar a Lois Lane.


Cara! Constatação genial a sua!!! Parabéns, é tão bom encontrar pessoas que conseguem ver além da superfície ao invés de ficarem reclamando sem saber o porquê...

tom disse...

episódio sensacional e o flashback foi bem lagal
me deixa fulo o fato de ninguém gostar dos episódios que nçao respondem alguma questão.
Afinal não foi assim que aprendemos a gostar de lost

H1J4CK3R disse...

eu gostei mto.
nao achei q teve nada de chato nele.
cada segundo de episodio para mim eh importantissimo, pq oq nao entedemos hoje nos da respostas amanha.
abraco galera.
keep up the good work.

fui

hijacker

Helene disse...

Episódio BOM, mas confesso que depois do 3x08 minhas expectativas ficaram muito altas.

Achei a parte da floresta meio arrastada, apesar das cenas hilárias do Hurley e do Jin contando estórias de terror. As cenas com o Sawyer tb foram engraçadas!:)

No geral, para mim, duas lições:
- Até que ponto vc está apto ao sacrifício pelo outros? (isto está em moda em Lost nos últimos episódios)
- Há uma manipulação muito estranha ocorrendo entre as personagens. Wildmore compra todas as garrafas de vinho de um monastério no qual Desmond permaneceu até ser expulso por um monge que sugere uma carona com a Penny. Soma-se a isto que o monge divide uma foto (montagem) com a velhinha vidente sinistra?
E ainda querem insistir em coincidência.
Para mim, conspiração pura!!!!

Mmatheus disse...

Não foi um grande episódio?? Ritmo lento??

Vai assitir Heroes então.

Os episódios do Des são os melhoooores e esse n foi diferente

Cara xato meoo

Marii disse...

Eu seii q o post naum tem nada a ver sobre o romance d Lost, mas eu naum podia deixar d dizer q a Janaína falou tudo o q eu qria falar, mas num sabia como..

To cntg viu ?

Ah, e mesmo naum assitindo esse epi, acho q ele naum foi ruim naum. Em cada epi d Lost tem alguma coisa interessante, nem q seja uma foto.

Lucio Luiz disse...

Ah... Faltou também falar dos 108 vinhos feitos naquele ano. 108!

E, claro, a piada de Sawyier sobre ter que jogar pinguepongue a cada 108 minutos :))

Anônimo disse...

"Se não jogarmos a cada 108 minutos, a ilha vai expldir" xD

Helene disse...

Também a parte em que ele chega para a Juliet e Jack e diz "Estão discutindo para ver quem é seu "Outro" favorito?"foi bem interessante... ainda mais seguida da sessão ping-pong.

Outra coisa que esqueci de mencionar:
- Cadê o Sayid???
No episódio anterior ele aparece todo desconfiado da Juliet e nesse nem dá as caras?
Senti falta dele...

Sully disse...

O Bernard não sumiu... o Sawyer falou dele! Tinha um comentário que pela viagens do Desmond o casal Bernard e Rose seriam o Paulo e Nikki... :P

Faltou isso tb! hehehe

Jardel disse...

Essa foto do monge com a velha é uma montagem muito feia...erro ou pista?

Beatriz disse...

Eu tô com uma terrível dúvida... O helicóptero caiu no mar, numa distância razoável da praia. E teoricamente, estava indo em direção a ilha.
Como a paraquedista conseguiu pular e cair para dentro da floresta?!

Andun disse...

Eu também achei o episódio chato. Foi o primeiro da temporada que eu fiquei vendo toda hora no relógio quanto tempo ainda tinha. Começou com uma cena interessante, uma promessa interessante, mas no fim o melhor do episódio foi mesmo o jogo de ping pong e o Hurley levando um susto da história do Jin. Essa repetição da cena do Charile morrendo dá até raiva depois de da 3 vez que aparece.

Desmond era um personagem interessante, mas já é o segundo episódio nele que fica longe do meu agrado. Só prefiro Flashes Before Your Eyes do que Catch 22 porque o primeiro teve mais 'criatividade'.

Taciana disse...

Acho que esse episódio é quase uma "pegadinha". Deixa a impressão de ser fraco, mas pode estar cheio de pontos que serão importantes no futuro...Todo mundo achou chato o epi da Nikki e do Paulo, mas serviu pra mostrar que a Dharma conseguiu mesmo reproduzir alguns seres (o professor diz que seria um novo Darwin, porque já tinha catalogado um monte de novas espécies ali).
Sobre o sacrifício de Isaac: Abraão conviveu com os cananeus, um povo que fazia sacrifícios humanos usando crianças. Quando Deus impede Abraão de matar o filho, não é apenas a fé do patriarca que fica evidente, mas que Deus NÃO ACEITA SACRIFÍCIOS HUMANOS. Eu acredito que salvando o Charlie, Desmond faz com que o destino se cumpra e não ao contrário!
Outra coisa (desculpem o comment gigante): como todo mundo sabe, Abraão será pai de um grande povo. Seu filho Isaac terá dois filhos: Esaú e Jacob (que "engana" o irmão e toma seu lugar como primogênito).
Jacob tem DOZE filhos, sendo que o último chama-se BENJAMIN. Um dos filhos é José (que tem o poder de revelar os sonhos...sabendo assim o que acontecerá no futuro). José e vendido pelos irmãos (brothers) e vai parar no Egito (isso é terrível mas permite que no futuro ele salve seu povo da extinção).
Depois de anos e anos, os irmãos se encontram e José os perdoa, sobretudo porque quando vê Benjamin, o mais novo e mais puro (e que não estava entre os que o venderam) ele se emociona.
Não precisa nem falar sobre as dificuldades das mulheres pra ter filhos...tanto Sara (Abraão) quanto Rebecca (Isaac)...
Não acho que Ben e Desmond sejam irmãos, mas também não acho que tantas alusões sejam arbitrárias. Como não foi arbitrário o prior do monastério: pra mim, ele SABIA ao que Desmond estava destinado.
É...fica cada vez mais intrigante...

RMatos disse...

Teria sido um ótimo episódio se não soubessemos que cairia uma paraquedista na ilha e que ela NAO era a Peny, pois o episódio todo foi um suspense em cima da esperança do Desmond com a possivel chegada da Peny e a decepção(e indagação) no final.

Como ta chegando o final da temporada.. a partir de hoje não lerei mais sobre os proximos episódios. Ta ficando totalmente sem graça e perdendo o sentido da série. Acho por isso q a turma anda dando nota baixa para Lost. Todo mundo ja assiste sabendo o q vai acontecer.

Gui Lherme disse...

Na boa, achei o episódio muito bom, muito melhor que a lengalenga do anterior.
Meio que voltou ao estilo da 1a temporada, qdo não tinha ainda essas baboseiras nerds tipo Arquivo X.... espero que mais episódios sejam assim

Cleber disse...

Concordo com vc rmatos... Realmente tá perdendo a graça pois a galera lê quase tudo o que vai acontecer antes de assistir... e chega na hora e não acontece nada de diferente do que já tinha sido lido e aí bate a decepção pelo episódio... deveria ser criado um espaço só para posts de spoilers, separado dos comentário de episodios e easter eggs...

Dude! We are Lost! disse...

Pessoal, não há necessidade de criarmos espaços diferenciados para post com Spoilers porque SEMPRE avisamos antes, e aí cabe a cada um decidir se lê ou não.

Abraços a todos!

Davi Garcia

Cleber disse...

E eu tb gostei do episodio... Tb estou achando que a vida do "brotha" está sendo manipulada e acredito que a senhora da joalheria possa ser o tal Jacob... E pra mim o charlie tem que morrer mesmo, pois apesar de ser um dos losties originais, já deu o que tinha que dar na serie...

gaucha disse...

da um olhada nesse artigo da Entertainment Weekly: http://www.ew.com/ew/article/0,,20035727,00.html

Otimas informacoes e teorias sobre o episodio Catch-22 e o restante da temporada!

Anônimo disse...

artifo interessante sobre esse episodio no EW:

http://www.ew.com/ew/article/0,,20035727,00.html

Anônimo disse...

Ok... como sabiam q não era a Penny q ia cair lah? Isso tava em algum video promocional? Bom... eu não os assisto, acho q perde a graça. Nem foto vejo, prefiro assistir o epi direto sem saber o q vai acontecer. Msm coisa com os posts de spoiler, eu raramente leio... pra mim perde totalmente a graça assistir jah sabendo o q vai acontecer.

Tah, qto ao episódio. Eu amei! Achei muito bom, e nada de chato não. Bem melhor q o da semana passada... sério, não aguento mais Jack, Juliet... Kate. Falando em Kate.... acho um porre essas frescuras dela com Jack e Sawyer, pelo amor de Deus, como ela eh chata. Só perde pro Jack em chatice, com certeza.
Bem melhor ver piadinhas de Sawyer, e um epi muito bom do Desmond pra compensar isso. Eu ri muito com Charlie, Jim, Hurley assobiando na praia, foi muito bom! hauhauhua.


Mi

Anônimo disse...

Achei o ep ótimo, quanto ao FB... parece que o FB foi inteiro uma analogia quanto ao "presente". Kae chorando por Jack... será que ela gosta mesmo dele?!eu achava que era um especie de admiração.... No geral adorei o ep.

Anônimo disse...

Será que alguém da comunidade conhece quem possa traduzir a "história" que o Jin conta pro Hurley e pro Charlie na fogueira?? Fiquei muito curioso, vcs não? E do jeito que são os criadores/produtores de Lost, pode haver algumn Spoiler...

Anônimo disse...

Só vi flashs do episódio, fui direto pro final, mas tive uma teoria pro Desmond.
Toda vez q ele salva o Charlie, altera uma sequência de fatos que aconteceriam.
Sendo assim, no final do ep. era pra ele se reencontrar com a Penny, mas isso foi modificado.
Acho q qd ele se ligar no que está rolando , talvez deixe o Charlie morrer por opção em prol de um bem maior (reencontrar a Penny ou algo muito ruim que deva ser evitado no futuro através da modificação de eventos; neste último caso, a morte de Charlie modificaria algo maléfico na Ilha).

Renato disse...

Será possível que só eu reparei isso? Todo mundo dizendo que o fato de o Desmond ter salvo a vida do Charlie fez com que o paraquedista não fosse a Peeny, porque ele foi punido por não deixar a profecia de sua visão se cumprir. Mas se deveria ser assim, então porque na visão dele o Charlie também ajuda na hora de aparar a paraquedista? Se ele deveria morrer, então não deveria estar lá, certo?

Outra coisa: Achei o episódio ótimo e concordo com quem disse que ler spoilers ou ver promos tira a graça do episódio. Nunca leio e nem assisto nada e o episódio mais frustrante para mim foi o que o Paulo e a Niki morreram, pois no site da Globo tinha um spoiler gigante na tela com uma manchete do tipo: "SANTORO TEM MORTE MACABRA EM LOST". Assisti o episódio puto, pois já sabia que no final ele morreria, apesar de ter uma trama muito bem bolada.