19/03/2007

Especulações sobre o Passado de John Locke

Atenção, apesar de ser pura especulação e maluquice do pessoal do Dude, o texto abaixo pode apresentar SPOILERS!
.
.
.
Depois de um bloco de episódios que causou estranheza e desapontamento em alguns, parece que Lost retomou, com a exibição do episódio “Enter 77”, sua marca registrada que é provocar os fãs e levá-los a fazer suposições, teorizar e tentar juntar cada detalhe mínimo, qualquer coisa que possa dar algum indício do caminho que será traçado para desvendar os mistérios da ilha, dos seus obscuros habitantes, do passado nebuloso dos sobreviventes e que descobrir que ponto em comum liga todos esses elementos. E nós não vamos ficar fora disso!
O Dude entra na brincadeira perguntando: alguém mais tem lembrança do diálogo obscuro entre Locke e sua mãe (Emily Annabeth Locke), ocorrido no episódio 1x19 "Deus Ex-Machina"? Parece que com o episódio 3x11 "Enter 77" e as poucas revelações que obtivemos nessa segunda etapa da terceira temporada, ele adquiriu um novo significado. É nítido o esforço de John Locke para permanecer na ilha e os vídeos promocionais dão conta de que muito mais vem pela frente. Qual será o conhecimento de Locke sobre o que os Outros sabem e vice-versa, mas que os demais losties não sabem (nem nós)? Para refrescar a memória de todos, uma breve transcrição do que foi dito em “Deus Ex-Machina”:
Locke: Está me seguindo?
Mãe: Me desculpe.
Locke:Quem é você?
Mãe: Sou a sua mãe.
Locke: Olha, Sra...Não sei por que acha que sou seu filho ou como me encontrou, mas...
Mãe: Foi adotado, não foi?
Locke:Não, fui criado num orfanato. Vários orfanatos, na verdade. Olha, não quero ser indelicado. O que quer de mim?
Mãe: Quero lhe dizer que você é especial. Muito especial. Você faz parte de um plano. Sabe disso, não sabe? Sabe que nosso encontro é um sinal de coisas que estão por vir. Grandes coisas.
Locke:Meu pai...ainda está vivo?
Mãe: Vivo? Oh, John, não compreende? Você não tem pai. Você foi concebido imaculadamente.

Ao final do episódio todos nós fomos levados a pensar que o tal grande plano e o grande acontecimento foi na verdade o fato do pai ter roubado o rim do próprio filho e lhe virado as costas, literalmente. Mas, e se John Locke teve alguma ligação com as pesquisas da Dharma na sua infância ... poderíamos especular que ele seria um "filho" da Dharma?
Claro que no meio de tudo isso ainda ignoramos a verdadeira relação entre a Dharma e os Outros, mas sabemos que estes últimos investiram em pesquisas sobre fertilidade e que Juliet entrou no grupo exatamente para reforçar esse segmento (se essas pesquisas deram continuidade a um projeto inicial da Dharma ainda não sabemos, mas é a idéia que dá base para a nossa suposição). Então não é loucura especularmos sobre isso, ainda mais se ligarmos a expressão "concepção imaculada" com pesquisas sobre fertilidade e o estranho comportamento de Locke frente aos acontecimentos e revelações da ilha.
Seria Locke a chave principal do enigma Dharma-Outros-Ilha? Teria ele descoberto algo relacionado ao seu passado na ilha? É certo que esbarramos em alguns elementos da cronologia, mas se Ben afirmou ter nascido na ilha, não seria esse o mesmo caso de Locke? Esperamos que nossas especulações tenham fim na próxima quarta-feira e seria muito interessante se a história de Locke estivesse mesmo ligada com todos esses elementos. Mas será que se algo assim se revelasse, nós ainda acreditaríamos que o acidente não passou de uma coincidência?
Por Juliana

23 comentários:

Anônimo disse...

Olha muito bem pensado isso. Eu acho que o Locke tem mesmo um papel bem importante naquele mistério todo. Não faria sentido algum ele ter tanto conhecimento da ilha, e pouco compartilhar se realmente quisesse sair de lá. Para mim faria muito sentido que fosse revelada uma ligação maior dele com a Dharma, embora eu não acredite que ele tivesse um conhecimento prévio disso, algo que ele adquiriu ao cair naquele lugar e ir ligando os pontos.

Tô bastante ansioso para ver o episódio dessa semana. Tomara que respondam parte de nossas dúvidas.

Um abraço para a galera do Dude sempre com posts legais e para todos que participam tão ativamente nos comentários.

[] Thiago Rossini

Ana disse...

Esse pensamento reforça ainda mais a minha aposta de q é Locke quem vai liderar os Outros e q vai ser a pessoa do grupo dos losties q vai deixar a Kate e a Juliet p trás na floresta e não o Jack!
Por falar nele, li em um comentário uma idéia de q aquele q aparece jogando c o Tom seria um irmão gêmeo do doutor pq ele aparece c o braço coberto (nas tatoos) e como tudo parece estar ligado a experiências de fertilidade, filhos, pais,.... não sei... parece fazer algum sentido agora. Vamos esperar p ver!

RMatos disse...

PO..eu to é com vontade de assistir tudo do começo de novo!! eheh..desde a primeira temporada!! kkkkkk

Arcovoltaire disse...

e se o lock for um clone de seu pai?

Anônimo disse...

As coisas parecem começar a fazer sentido: Já sabemos que Jack e Claire são irmãos. Se, como a Ana disse, Jack tem um irmão gêmeo na ilha (será que ao invés de fertilidade, todo esse processo da Dharma não seriam experimentos de clonagem?) além, é claro, também de fertilidade. E, será que além de Jack e Locke, todos não seriam clones? Explicariam-se os "flashs" como sendo vivências das pessoas que foram clonadas, e não simplesmente flashs dos clones.

Anônimo disse...

Não acho muito provavel, pois lock parece ser meio velho jah e alé, disso se ele fosse da Dharma ele naum teriam deixado ele ir embora

Anônimo disse...

ATENÇÃO! SPOILERS! Episódio de Locke promete BOMBA!
.
.
.
.
BOMBA! Depois de juntar peças diversas sobre Locke e os Outros, uma coisa IMPORTANTE fuca evidente: Locke, no passado, já Teve contato com os Outros de alguma maneira. Por exemplo, quando ficou paraplégico e buscou ajuda psicológica ou para tentar voltar a andar adivinha com quem? Com os Outros! Por meio de onde? Da Mittelos Biosience, que prometeu através de pesquisas biólogicas fazer Locke voltar a andar! Prove, você me diz:

- Primeiro: Na promo de 'PAR AVION', Mikhail diz a Locke que ele(Bakunin) está confuso porque o Locke que ele conhece é PARA...(PLÉGICO)! Isso mesmo!

- Segundo: Os outros adimiram tanto Locke e dizem que ele é bom e está na lista pela sua força de vontade!

Teria o Careca quase ido parar na Ilha antes? Teria ele sido vítima dos experimentos dos outros? Será essa a grande BOMBA?

Anônimo disse...

Só mudando um pouco de assunto, Dude não sei se vcs já postaram isso mas existe uma mensagem subliminar na cena em que Karl aparece assistindo um video, eu encontrei nese site: http://jovemnerd.ig.com.br/news/content/view/1393/2/
Colocando o video de tras p/ frente vc ouve a mensagem.A frase é a seguinte:"Only fools are enslaved by time and space".
Bem, é isso.
Bjs

Paulo de Tarso Duarte disse...

Bom Juliana, postei isto pouco depois do episódio "Enter 77", no Lost In Lost:

"3. E se o que a mãe de Locke, Emily Locke, disse na primeira temporada no episódio "Deus Ex Machina", que "ele não tem um pai, que sua concepção foi imaculada"...e se isto tiver um fundo de verdade?
E se ela foi inseminada artificialmente em um dos primeiros processos da Dharma, muitos anos atrás, na parte de fertilidade, aonde atualmente está Julliet? O comportamento de Emily Locke se assemelha muito aos de fanáticos do tipo Bakhunin, até nas palavras! E se Locke já é monitorado a bastante tempo pela Dharma, se tudo isto tiver algum fundamento?
Bahkunin têm todas as características dos adoradores de líderes, como os seguidores de Hitler , Stalin, Mao e outros... Típico de lavagem cerebral, de doutrinação!

Paulo de Tarso Duarte | E - mail | 12/03/07 09:33:15"

Bateu examente com o que vc postou!

Marcos disse...

bem pensado...
mas se vc juntar tbm o fato do 3º episódio em que o policial do flashback do John disse q pela ficha dele, ele seria mais facil de coagir

Sabendo disso alguém poderia claramente estar usando a figura do Marvin Candle pra forçar o ele a explodir as coisas como no vídeo da Pérola e nesse episódio q passou...

Ele pode estar sendo usado pra quem sabe expulsar ou quebrar certas bases importantes talvez que os outros tenham

huahuauha mas é Lost... tudo é possível

Dude! We are Lost! disse...

Boa Paulo, vc ainda teve coragem de ir mais longe! Eu fiquei com receio de postar essas especulações pq sabemos que o primeiro bebê de proveta só nasceu no final da década de 1970. Mas, esses poucos indícios surgidos a partir do epi 3x07 dão a entender que pesquisas sobre o assunto eram feitas (pela Dharma???). O que ainda me deixa com a pulga atrás da orelha é essa questão temporal, das datas. Se não fosse isso, eu adoraria que fosse essa a explicação! ;)
Quando assisti o epi 1x19, pensei logo que Locke teria um papel importante (mas naquela época não sabíamos nada da ilha)... depois surgiu o fator Dharma, depois os Outros... agora tá faltando só um detalhe que ligue todo mundo! Por isso tô ansiosa por quarta. :D

Juliana

Becky disse...

Nossa, acho que não conseguirei dormir só pensando nessas teorias... hehehe. Muito bom!!!

Falando um pouco mais da mãe do Locke. Ela já nãofoi internada no mesmo manicômio que o Hurley?! O mesmo que tinha o tal maluco que repetia os números...
Será que esse hospital não era uma propriedade do Dharma?

Sds,
Becky

Paulo de Tarso Duarte disse...

Bom minha teoria geral é esta, pegando tudo que venhom observado e sempre tentando ver Lost de forma ampla:

Independemente dos Outros já viverem na ilha, para mim Dharma/Outros/Hostis são o mesmo grupo. Ben (talvez nascido na ilha) comanda Ethan (de fora da ilha, contratado da Mittelos Bioscience que é ligado a Hanso Corp. que é ligada a Dharma), Julliet (de fora da ilha, contratado da Mittelos Bioscience que é ligado a Hanso Corp. que é ligada a Dharma), Tom, Miss Klugh, Pickett e coadjuvantes (e não sabemos deles quais são de fora ou não, mas para mim fica claro que estão misturados), médicos e cientistas na maioria. Para mim houve uma guerra interna, entre dissidentes e contrários a metodologia e objetivos originais da Dharma e seus favoráveis, com a derrota de um dos grupos (a “Purgação” que Bakhunin falou) com mortes (seriam estes os do grupo de Rousseau?) e a absorção dos derrotados e talvez até exílio (afastamentos e subterrâneos quem sabe, e que se tornaram os tais hostis!).

De qq forma para mim, maternidade e experiências científicas continuam sendo feitas seguindo alguns padrões da Dharma e seus regulamenos de fidelidade. Maternidade/manipulação genética de seres humanos e animais (como ursos polares em clima tropical,e tubarões como sistema de vigilância) e longevidade humana, controle comportamental em situações hostis, doutrinamento para não haver questionamentos, controle climático/ biológico e de fenômenos físicos, tudo para mim com um objetivo, aprimoramento da raça humana, extendendo seus limites, visando alterar a equação de Valenzetti (na variável da raça humana) e garantir no futuro cataclisma que está por vir, a sobrevivência de um mínimo de espécimes da raça humana e animal (geração vinda através destes experimentos no grupo da ilha e usados até na população de fora que forem submetidos aos tratamentos usados e descobertos).

Os Losties caíram sem culpa alguma neste meio de inferno, alguns pré-selecionados talvez, outros pesquisados imediatamente após a queda mediante contatos para fora da ilha (tb talvez, daí), daí tantas informações a respeito. Como parece que não existem mais voluntários de fora para a pesquisa, a Dharma pode ter entrado em colapso e a Hanso tb (como abordado no The Lost Experience), fizeram um “alistamento voluntário obrigatório” para continuarem as pesquisas!
Mas tudo isto que eu acho pode ser totalmente furado!!!!!!!!!!! Rsrsrsrsrsrs
Abraços a todos!


Paulo de Tarso Duarte

Paulo de Tarso Duarte disse...

Qt a Rousseau: acho que sim, e todos tb acham, ela sabe muito mais do aparenta. Ela têm sim um certo ponto de desequilíbrio, um trauma, acho claro tb. Ela mesmo diz a Sayd no episódio em que captura o iraquiano na 1 Temporada, que seus companheiros de equipe científica morreram de uma “doença” misteriosa, e que “inclusive teve de matar Robert”.

E se sua equipe chegava para participar da Dharma Iniciative? E se ao chegarem estiveram na “Purgação” dita por Bakhunin (talvez na sobra desta Purgação, que pode ser ainda mais distante? E se a própria Rousseau não for umas das exiladas,a força ou por vontade própria, como o próprio Bakhunin falou, e como eu disse antes anteriormente, e os vencedores (Ben e os Outros) tenham ficado com Alex (bebê) como ficaram com outras crianças? E se a própria “doença” dita por Rousseau, não for uma “doença” (já que não vemos ninguém ficar doente) na verdade, e sim a como ela se refere a todo o processo de doutrinação e assimilação de doutrina feita pelos Outros, como vimos com Karl, Cindy e sobreviventes da cauda do 815, e possivelmente sua equipe científica ?
Aí que eu acho que ela entra em todo meu pensamento sobre a Dharma/Outros/Hostis/finalidade das pesquisas!
Abraços!

Guilherme disse...

Acho q pode ser acrescentado tb o fato de na segunda temporada o Ben te dito pro Locke "I was coming for you John"

Desculpe se estou meio por fora pois nao acompanhava o dude na 2a temporada entao nao vi o q falaram a respeito disso, mas lendo essas espculações, foi a primeira coisa q me lembrei...

Rodrigo Nascimento disse...

Seria esse o motivo dele ter dito a famosa frase "Eu olhei nos olhos dessa ilha e o que eu vi, era lindo"! Teria ele visto a si mesmo jovem e com cabelo? hehehe! Falando sério, será que le viu algo do seu passado na própria ilha?

Anônimo disse...

É Purgação ou Purificação? Eu fiquei perdida agora.

raphael disse...

É purgação mesmo Anônimo ;)

Michelle Iglesias disse...

Sem contar q Locke foi o único a ver a fumaça preta (Lostzilla), ver uma luz e não ser morto!!! Tô achando q pode ser alguma coisa desse tipo mesmo...

Angelo disse...

Purificação é sinônimo de Purgação, segundo o dicionário Michaelis. Na tradução pode-se usar qualquer uma, ou seja, dependeu de quem fez a legenda.

cafecaqui disse...

Saindo um pouco do assunto... alguém pode me explicar o porque de deixarem a Rousseau viver até agora?

Anônimo disse...

alguém pode me da uma ajudinha
estou meio suspeito com o lock e o jack

mais alguem sabe q responder com o lock foi parar em uma cadeira de roda ???
i alguém sabe oq significa a tatuagem do jack("médico")

jack lost disse...

oi galera lost e fogo mesmo ne sempre intriga agente pow descobri como vai começar a 4° temporada como vcs já devem ter percebido todas as temporadas começaram com um olho se abrindi pois é e naum vai ser diferente na 4° vamos ver um olho mais o olho de jack ele vai acorda e está no voo 815 veremos charlei brincando com aron e ben ao lado de locke .sonho???? naum e o epsodio que se chama "voo 815, confirmado todos mortos" ai depois da rapida olha de jack veremos o acidente por dentro do avião e depois os corpos boiando na agua estranho naum mais o que mais me intriga e ben e charle com o aron no avião e o piloto dizendo "estamos sendo sugados" estranho não bom li isto num site americano do havai pois o video do primeiro epsodio já foi gravado