29/03/2007

Comentários do episódio 3x14 "Exposé"

Se você é daqueles que não gosta de bônus de dvd, como bastidores, cenas deletadas ou sequências alternativas, é bem provável que vá considerar este "Exposé" como uma pura e simples 'encheção de línguiça' da 3ª temporada. Contudo se você adora esmiuçar tudo o que cerca um bom filme ou a sua série de tv favorita como eu gosto, este 14º episódio é um prato cheio!

É bem verdade que "Exposé" (título emprestado de uma série fictícia no melhor estilo "As Panteras" e que Locke assistia no início do ep. 3x13) não avança em nada o ritmo que vinha tomando conta de Lost principalmente nos 3 últimos episódios, mas ele foi para mim um passeio muito prazeroso pelo parque de diversões chamado Lost, e a oportunidade de revermos os rostos conhecidos dos irmãos Shannon e Boone, Dr. Arzt e mesmo do temido Ethan Rom. Vamos lá, admita se não foi bacana demais reviver todas aquelas sequências pós acidente através dos olhos de Paulo e Nikki? Da correria entre os destroços do avião, passando pelo famoso discurso do Jack (que inclui o nome de 2 episódios da série "Live Together, Die Alone" e "Every Man For Himself"), até a descoberta do famoso aviãozinho amarelo que levara Yemi (irmão de Eko) à ilha e a estação Pérola pela dupla, tudo ficou na minha humilde opinão, muito bem amarrado e ainda serviu para explicar pequenas dúvidas como por exemplo sobre o que fez Ben logo após ter escapado da escotilha Cisne, ou até mesmo explicar porque Paulo afinal, gostava tanto de um banheiro :P

Pois é, "Exposé" foi uma viagem bacana de volta a tudo aquilo que já haviámos visto e agora com o direito de selecionar aquela outra visão digamos, 'alternativa' do dvd, o que claro enriqueceu a experiência. Mas o episódio não foi só isso. Ele nos apresentou finalmente à dupla Paulo (sim ele é brasileiro) e Nikki, e reservou-nos a história dos golpistas que encontraram um fim trágico (será mesmo o fim da dupla?) com requintes de um "Romeu & Julieta" às avessas, graças à ganância cega por um punhado de diamantes. Lost é constantemente comparado ao purgatório, fato que os produtores da série constantemente desmentem, mas eu diria que se ele existe pelo menos sob metáfora, esses dois personagens encontraram o seu naquela ilha, e que jeito de morrer não? Aliás, de novo. Será que morreram mesmo? E deixo uma dúvida sobre a qual gostaria de ver a opinião de vocês. Será que Nikki foi picada por uma daquelas aranhas ou a picada teria sido obra do Monstro de Fumaça / Lostzilla vingando-se do que ela fizera com Paulo? Hã?! Como assim?! Pois é, repararam no barulhinho metálico tão característico no fundo da cena?

E se o papo dos produtores de que depois deste episódio veríamos a dupla como ícones da série for ser levado a sério, já posso dizer que sim, eles ficarão marcados, não como ícones, mas como provas de que nem só de mistérios e coincidências bizarras vivem os choques que Lost provoca. Esse choque aliás, vai tomar conta dos americanos que tanto criticaram o personagem de Rodrigo Santoro e que agora irão se dar conta de que o elenco contava com um ator de muito talento e que poderia (ou quem sabe ainda pode) acrescentar muito. Pois é, bastou dar algumas poucas falas honestas para o cara e um punhado de cenas dramáticas para que ele provasse a que veio em Lost. É certo dizer que eu não estaria defendendo o cara se ele não fosse brasileiro, mas ei, que mal há nisso não? É bom ver um conterrâneo brilhando lá fora. Não sei se Santoro fica ou se de fato encerrou sua participação na nossa série favorita, mas posso dizer: Parabéns Santoro! Well Done!
*-*-*-*-*-*-*
ATUALIZAÇÃO de 16:40
Segundo nota do TVGuide, “Exposé” foi mesmo o fim de linha na série para a dupla Nikki e Paulo. O site lembra que a decisão em si dos produtores em matar os personagens nem chegou a impressionar os fãs, mas sim como a morte aconteceu, afinal ver alguém ser enterrado vivo é algo absurdamente chocante até mesmo para os mais insensíveis.

Nas palavras do produtor executivo Damon Lindelof, “As pessoas os odiaram antes mesmo que pudessem abrir a boca para dizer qualquer coisa de real significado, porque eles foram vistos simplesmente como aqueles invasores de festa”. E ele ainda acresceta que, “Seria muito fácil para nós simplesmente cortá-los dos episódios e esquecer que eles existiam. Mas isso não seria Lost. Nós tinhamos que pelo menos dizer de onde vieram”.

Kiele Sanchez que fez Nikki, disse não ter se importado com as críticas dirigidas à sua personagem e disse ter gostado de partir com um choque, embora admita que não tenha ficado nem um pouco animada para gravar a cena do enterro: “Eu sou absurdamente clautrofóbica. Não posso nem mesmo ter um cobertor sobre o meu rosto, portanto eu nem tive que representar muito na cena já que eu estava genuinamente horrorizada”.

Pois é, parece que não tem mesmo volta. Descansem em paz, Nikki e Paulo!

Por Davi Garcia

70 comentários:

Bruno Carvalho disse...

Boa Davi! Passa lá no FS tb! Mandei também!

http://www.cinemaemcena.com.br/falandoserie/blog.asp

Moderador disse...

pq eles seriam iconicos para a fim da temporada ???

Tyler Durden disse...

realmente, mas acho que o barulhinho era na real a redencao de santoro, como ator rs. realmente, firmou o pé.

Um chute no ar! Quem será o Desmond que vai salvar os dois de serem sufocados e enterrados vivos?

Marcele disse...

Ah eu adorei o episódio também! Gostei dessa comparação com os extras de dvd. O episódio passa essa impressão realmente. Muito bem sacado.

Sobre eles serem icônicos para a série, pode ser por terem tido uma morte tão horrenda não ?!

E Davi, como assim o Locke assitiu a Exposé?

michael disse...

eles acharam a `PEROLA´antes, não a ´CHAMA´
e c tem certeza q aquela cena do Ben foi depois dele fugir da ´CISNE`???
ela tá tão saudavel lá...
sei lá... esse episódio foi estranho, ainda naum consegui digerir ele bem, mas de uma coisa eu tenho certeza, vamos ter mtas cenas excluidas dele no dvd

abs

Ademar Abiko Jr. disse...

Gostei do episódio... bem easter egg mesmo XD

Mas assim, deixa eu falar... se eu entendi bem, o Ben fala de usar o Jack através do Michael.

Isso foi antes do Ben ser capturado, não foi? Tipo, que é o Michael que vai lá e salva o Ben, e organiza a comitiva do Jack, Kate, Sawyer e Hurley, não?

Renato disse...

acho q eles quiseram dizer, niponicos

k i c k e r disse...

na minha opinião, aquela parte do santoro na estação chama, foi antes do Ben ir para a Cisne

acho que ele ja foi pensando em buscar o jack para sua operação

Dude! We are Lost! disse...

Michael, obrigado pela correção :-)

Davi

Anônimo disse...

Quando eu falei aqui sobre a morte dos dois enterrados vivos, duvidaram ...........

Evandro disse...

As Aranhas picaram a Nikki porque quando Paulo esmagou a aranha, ela soltou feromônios o que chamou as outras aranhas(Como Dr.Artz disse) não tem relação com o "Lostzila" foram apenas outras aranhas que foram atraidas pelo feromônio.

Fábio Martins disse...

Lixo de episódio. O pior das três temporadas. Não acrescenta uma vírgula a história. Dois personagens nulos que entraram saíram e mostraram ser mais insignificantes que o javali perseguido pelo Swayer. Deprimente, encheção de lingüiça e preguiça dos roteiristas. Depois de três ótimos episódios eles jogam esse balde de água fria em nossas cabeças.

Que saudades de Heroes...

Ricardo disse...

também acho que é o monstro por volta de 39:00
-
os autores também deram uma certa explicação para a passagem do natal naquela conversa do Paulo e a Nikki na praia
-
Mataram, riram e não se arrependeram então morreram também --- metodo novo do monstro de fumaça matar
-
Cena do Ben e Juliet realmente explicou quase todo aquele sequestro, até a chapa que o Jack viu não foi sem querer né.
-
o Comunicador acho que ainda vai ajudar os sobreviventes
-
Cada vez mais acho que a Rousseou sempre falou a verdade
-
Parabéns pelo blog

Anônimo disse...

Sinistro!!! Foi bom sim... mas acho q o pessoal ia gostar se esse capítulo fosse na primeira temporada!!!!

orlando disse...

bom , nem foram enterrados tao fundo .. na areia da praia ? acho q volta sim ... até acredito q possa depender da reaçao do publico quanto a morte deles ...
ou será que algum lostie mais ganancioso iria desenterrar eles para tentar recuperar os diamantes ?

AlfameQ disse...

Não sei se realmente eles vão estar mortos... até porque no final ela (Nikki)acordou, e possivelmente o efeito "paralisante" da picada da aranha estará passando, e ela vai acabar saindo da cova, junto com o Paulo. Mais acredito que não será no proximo episódio nao, e sim mais para frente, pois no proximo episódio já vai voltar para o "esquadrão" elite, vai mostrar a briga da kate pelo jack, intão somente apos isso que vao mostrar novamente (se é que vão mostrar) o que ocorreu com nikki e paulo... Bom eu acho isso...

Ednilson disse...

Eu gostei do episódio.
Adorei a metalinguagem que eles usaram. Quando Nikki morreu na série "Exposè", dei como certa a morte dela em "Exposè" tbm (!).
E eu penso que os boatos sobe Paulo morrer com um tiro na cabeça não é apenas boato. Ele foi picado antes de Nikki e sua paralisia foi quase que imediata, logo ele iria "desparalisar" antes dela. Logo, ele pode morrer duas vezes! E eu não acho que as aranhas eram o lostzilla.
Só na divulgação tem duas cenas excluídas. A de Nikki gritando "quando o seu ficou roxo" e a de Sun batendo em Sawyer.

Esse não foi um episódio enche-linguiça. Foi apenas a apresentação/fim (?) dos personagens na série.

alexandre disse...

e ninguém comentou sobre o comentário da shannon pro boone...

descobrimos quem é o personagem gay da história.... boone....

revejam a cena do aeroporto... depois q eles estão saindo....

pois é... boone é bi... ou sei la... ^^

sobre eles estarem mortos... acho q o paulo morreu mesmo... e quem volta é a nikki....

é só lembrar do comentário do locke... nada q é enterrado na ilha fica enterrado...

episódio legal, porém nada de mais....

Pedro disse...

detalhe para o passaporte do Paulo
Republica Federativa do Brazil (sem acento no República e Brasil com Z)
erraram no passaporte, mas acertaram no casaco

Anônimo disse...

muito bom o ep, santoro arrasou na interpretação, tomara que ele não tenha largado lost pra vir fazer porcaria de novela no brasil, ele é muito talentoso pra ficar perdendo tempo na grobo...
mais uma vez lost provou que sabe chocar!!! que jeito escroto de morrer!!! acho que eles não voltam mais não, galera, o monstro matou eles por causa da ganância deles, além disso, ia ficar ridículo eles saindo de dentro da terra, num momento meio "thriller", não acham não???
muito bom rever todas aquelas cenas, situações e personagens, o davi acertou em cheio no "felling" que deve ter tomado conta de todo fã incondicional de lost que viu esse ep estupendo....
as outras séries tentam, mas nenhuma tem o folêgo de lost, heroes ta na decadência com aquela história enrolada que ninguém mais nem lembra direito qual é, ao passo que lost está pouco a pouco revelando seus mistérios, mas lotgicamente deixando mais mistérios no rastro... isso sim é que é série!!!! queria dormir e só acordar quarta-feira que vem hehehehehehehe

Anônimo disse...

gente, falando sério, o hugo é uma anta, até eu com meu inglês fuleiro saquei logo na primeira cena (e sem legenda) que a mina lá tinha dito "paralyzed". po, se eu tivesse lá eu não deixava enterrarem o gato do santoro de jeito nenhum.
:)

Raquel disse...

tipo.

eu chorei qnd o epi acabou, logo depois da Nikki abrir os olhos.

Anônimo disse...

Eu esperava mais... Acabou sendo uma participacao patetica, colocaram os caras lá só para encher linguiça e morrer... E o Santoro ainda foi coadjuvante da Nikki (o episodio na verdade era da loira!), putz!

Foi coadjuvante, reforçou estereotipo (brasileiro é tudo ladrao) e demonstrou que não dá para ele fugir muito disso, por causa do sotaque que ele ainda guarda.

Agora é aguardar para ver no que vai dar... Como a imprensa especializada (americana) comentou, foi um risco que os produtores correram, ao colocarem um episodio "enche-linguiça" no exato momento em que a serie vinha crescendo... Resta esperar para ver como os telespectadores vao reagir a mais essa embromacao, com uma historinha que nada tem a ver com a serie e nada acrescenta...

[ ] Rubens

fabricio disse...

bah episódio muito foda! foi muito legal ver por outro ângulo toda a história dos losties.......e o mais chocante foi paulo e nikki terem descoberto o avião nigeriano e a escotilha pérola antes de todo mundo! será que isso não teve outros desdobramentos? e foi legal aquela cena na escotilha com o ben e a juliet......isso quer dizer que os outros tem conhecimento de todas as escotilhas e sabem exatamente onde fica cada uma delas e talvez......passagens secretas??? e o mais chocante foi o final......os dois sendo enterrados vivos.......bah acho que não termina por ali não!

p.s.: tomara que o desmond tenha alguam visão dos dois enterrados vivos........

Anônimo disse...

Gente, ACORDA!!!! Os caras morreram! Acabou! C'est fini! Que mané voltar, o que... Se enterra na areia pra ver se é facil sair, e isso com voce no comando de todas as suas forças, e nao dopado por veneno.

A participacao dos dois atores nao teve a menor importancia, eram apenas tapa-buracos. A Nikki (que foi a principal no episodio) ja está ate gravando outro seriado.

Vamos cair na real, foram dois personagens sem importancia alguma, num episodio sem importancia alguma.

[ ] Rubens

Marcele disse...

Ah Rubens o episódio só foi sem importância nenhuma para quem fica mega ansioso de chegar logo ao final. Eu adorei o episódio porque adoro saber e ver mais dos personagens sempre. Aliás se eles quisessem fazer uns 3 episódios como esse para mostrar o que faziam os outros sobreviventes eu ia adorar. Chamem de encheção de linguiça ou whatever, mas o episódio foi um presentão para o verdadeiro fã da série.

Ah e eu também chorei com aquele final, muito trágico e desesperador.

Anônimo disse...

E... quem era o gay??? Aposto no Ben.

Anônimo disse...

Só uma curiosidade: Vcs repararam o que nikki falou para Zukerman: "Sou apenas uma atriz convidada, sabemos o q acontece com uma atriz convidada." Pois é, em LOST o clichê tb é verdadeiro hehehehehhe... Agora, para os mais esperançosos, pouco antes, Zukerman diz à Nikki "Você não precisa morrer. Podemos trazê-la de volta na próxima temporada." "Podemos dizer que Corvertte estava usando um colete à prova de balas." Será???? auhauhauha

Rafael

filipe disse...

Cara...
se o fim dos personagens se confirmarem, confesso que pela primeira vez fico triste de verdade com LOST.

Depois de 'engolir' as mortes de Ana Lucia, Libby e Mr.Eko, achei que os produtores já teriam aprendido a lição.

É de tirar do sério qualquer fã.

Lucio Luiz disse...

Esse episódio todo me soou como uma grande metáfora sobre a reação exacerbada de boa parte dos fãs contra os dois personagens :)

Lucio Luiz disse...

Esse episódio todo me soou como uma grande metáfora sobre a reação exacerbada de boa parte dos fãs contra os dois personagens :)

Anônimo disse...

REPARARAM? QUE QND ELA SAI DO SET DE FILMAGens

O SET É O FOUR? SAUHUASHAUSHUSAHUSAH


cabreeero XP

(federico)

GAH! disse...

Episódio legal, mas... Onde entra aparte referente aos dois personagens icônicos que os produtores falaram? O epi é bom, mas eu acho extremamente ridículo eles introduzirem novos personagens tão promissores para matá-las (e TRAGICAMENTE) logo depois. :/
Produtores FDP! :\

Ellizinha disse...

Se eles morreram mesmo, achei injusto, absurto, chocante e cruel!!
Que morte é essa??? Enterrados vivos!!!
Mas fico na esperança deles serem achados pelo Desmond, afinal, ele tem esse poder!!!
Quem sabe, não é mesmo!!!
Abraço...

Anônimo disse...

Eu ainda tenho esperança de o Paulo sair vivo, mas sair vivo pra depois morrer com um tiro na cabeça como estão dizendo por aí é melhor que ele continue morto msm.

jmn_marietto disse...

Até Shannon voltou...Eles tambem podem voltar...

Anônimo disse...

Uma coisa que me deixou curioso neste episódio foi Santoro olhando fixamente pra alguma coisa no mar quando o avião caiu....

Adriana disse...

O anônimo acima que falou sobre o Santoro olhando pro mar... aquilo me lembrou tanto dele em Abril Despedaçado do Walter Salles. Lindo.

ronald disse...

Anônimo das 21:34, o Paulo devia estar em choque naquele momento, pensando tipo, "Pqp como eu sobrevivi a isso?!" não acha?!

Vinicius disse...

Personagens inúteis, em episódio inútil. Odiei.

Pra que serviram eles na série? Alguém me explica!

Lost é a melhor série de todos os tempos, Heroes é excelente, mas já não tá na hora de parar de comparar???? Pelamor, cada coisa no seu lugar.

ronald disse...

Inúteis por quê? Só porque não ficaram digitando os números na escotilha? Ou por que não foram levados pelos Outros? Ou ainda porque não viraram alvo de piadas do Sawyer? Ah por favor né? Com uma história trágica digna de um bom suspense, e você me diz que são inúteis?

Parece que mesmo depois de 2 temporadas e meia não entendeu ainda que Lost trata não apenas de mistérios, mas principalmente dos encontros e desencontros e redenção (ou não) dos personagens.

As pessoas deveriam parar de apenas criticar ou falar que isso ou aquilo foi uma merda, e dar argumentos para o que dizem.

Vamos por favor interpretar a série sem simplismos baratos.

Abraços!!!

Expedito Paz disse...

Gostei do episódio, e realmente, logo no começo dá pra sacar que a Nikki ia pro saco, com o comentário sobre ela ser apenas uma atriz convidada:)

Muito bom tb terem desenterrado Billy Dee Williams! O eterno Lando Carlissian da trilogia clássica de Star Wars:)

E ser enterrado vivo deve ser o pior castigo pra alguém, de longe.

Parabéns pelo trabalho, David. Visito sempre o blog, embora não tenha como ver os vídeos por causa da minha conexão discada.

Abração!

cec disse...

Ah fala serio que ja vão sair da serie assim..
:/

que o Desmond salve eles, ao inves de ficar salvando aquele sarna do Charlie...

Anônimo disse...

NOTEM UMA COISA, na verdade ao contrario do que foi dito nas consideraçoes sobre o episodio, Ben e Juliet estavam na Pearl ANTES do ben ser preso pelos losties na Swan, principalmente pelo fato de o mesmo nao ter marca nenhuma mais no rosto das torturas do Sayd e cia., ou seja, a pearl continuava sendo usada pelos outros para servir de vigilancia da swan.

Ademar Abiko Jr. disse...

Real... Nikki e Paulo serão sempre lembrados por terem tido a morte mais bizarra de Lost.

Mas assim... temos outros perdidos que estão fora da trama central.

Bernard e Rose (donos do episódio mais chato da série... eles eram legais até se reencontrarem, depois...)

Artz (que veio, deu uma de chato, e explodiu)

O cara lá que foi morto na praia pelo Ethan e que todo mundo confundia o nome.

O US Marshall da primeira temporada, que parecia que ia ter alguma voz.

--------- Outros mortos -----------

Libby e Ana Lucia (que, apesar do pouco tempo que apareceram, tiveram muita importância na história. Mais a Libby, que ainda vai dar o que falar. A Ana Lucia apareceu pra botar terror, matar um Other, matar a Shannon, transar com o Sawyer, fazer ciúmes na Kate pelo Jack e, seu papel principal, ser morta pelo Michael. Ou seja, o ciclo dela se fechou.)

Shannon e Boone (o Boone com o Locke, a Shannon com Sayid e Walt...)

--------- Outros mortos -----------


Aliás... os maus sempre são punidos?

Rond disse...

Putz, ainda não me conformo com certos rumos de LOST, acabou que eles nem constroem mais personagens direito... pra mim esse fim dos personagens foi dispensável... Do mesmo jeito que eles apareceram. Icônicos de jeito nenhum...

Anônimo disse...

Gozado Nikki e Paulo terem achado o avião nigeriano antes do Locke, ainda pendurado, e a porta da escotilha pearl. Mas depois qdo ele retorna à pearl para esconder os diamantes o avião já teria caído, tapando a entrada da escotilha. Não sei se isso seria antes do Eko botar fogo no aviãozinho, mas a impressão que eu tive é de ter visto o Jack no monitor cuidando do Sawyer, qdo esse foi ferido a bala. O Paulo pra entrar na escotilha teria q ter tirado o avião da entrada, e depois colocá-lo de volta, ou ele mesmo que tapou a entrada para ficar escondida. Também acho provável o Sawyer ter guardado umas pedrinhas antes de jogá-las na cova dos azarados, hehehe!!!

David Denis disse...

Resumindo o tão anunciado personagem gay/bi era o Boone certo?

Becky disse...

O que pude perceber desse episódio, é que a falta de comunicação entre os losties causou, causa e, provavelmente, continuará causando vários incidentes, acidentes, ações e reações que muitas vezes poderiam ser evitadas.

Vou citar alguns exemplos dessa comunicação insuficiente ocorrida nesse episódio, e comentar o que poderia ter sido evitado:

- O avião onde o Boone morreu, foi visto primeiramente pelo casal (Nikki e Paulo). E se eles tivessem comentado com os outros sobre esse avião, será que o acidente com o Boone teria acontecido?

- E a escotilha perto desse avião (Pérola), que foi usada pelo Paulo para esconder os diamantes. Enquanto ele usava “o banheiro” como esconderijo, escuta uma conversa entre o Ben e Juliet, onde eles estão comentando sobre um plano que envolvia alguns losties (vou comentar sobre isso mais à frente). E se esses losties envolvidos soubessem sobre a existência desse plano?

- Agora, se o Paulo tivesse ciência do tal “prisioneiro” Ben (Henry Gale) na escotilha Cisne, ele poderia ter dito logo o cara não era quem dizia ser. Pouparia muita coisa, não?

- E o tal walkie-talkie? Ajudaria muito se nas expedições dos losties, eles pudessem escutar as conversas e o planejamento dos Outros, não?

- Além disso, ele não contou a Nikki que já tinha encontrado os diamantes, porque achava (sabia) que isso ia separá-los. Ele queria ter certeza se o que ela sentia por ele era amor, porque era isso que ele sentia por ela. Acredito que assim que soubesse o verdadeiro sentimento dela por ele, os diamantes iriam aparecer. Mas essa mentira levou os dois a serem dados como mortos pelos outros.

Gente, essa Nikki é MUITO gananciosa e MUITO burra, né?! Ela paralisa o Paulo por causa dos diamantes (que na ilha não valem nada), e depois de ser picada pela aranha, ainda perde tempo enterrando os malditos diamantes, em vez de procurar ajuda logo de uma vez. Que mulher idiota, viu?!

Mesmo assim, foi muito chocante vê-los sendo enterrados, ainda mais sabendo que iam acordar logo, logo... Ai que nervoso. Estou sufocada até agora!!! Se eles voltam ou não, eu não sei. Mas gostei da participação deles.

Muita coisa dos spoilers dessa semana realmente aconteceu, mas fiquei muito feliz de ver que eles não estavam traindo os losties, passando informações para os Outros. Se isso fosse verdade, ia me deixar muito desanimada.

Como disse, gostaria de comentar mais um pouco sobre a cena do Ben com a Juliet. Ele diz para ela que bastava descobrir em que Jack estava emocionalmente envolvido, para que ele realizasse a cirurgia. Aqui tive a certeza de que o Ben planejou cair na armadilha da Rousseau.

Acredito que sua intenção era ser operado como Henry Gale, mas como descobriram que essa não era sua verdadeira identidade, ele precisou do Michael. De alguma forma, o Ben descobriu que o Jack estava apaixonado pela Kate e por isso tinha ciúmes da relação dela com o Sawyer. Por isso, além do Jack, eles dois estavam na lista de losties que o Michael deveria levar aos Outros.

O Ben, como sempre, usou e abusou de todos os meios de manipulação, fazendo com que a Kate acreditasse que o Sóia corria risco de vida, para que ela se envolvesse com ele. Assim, provocou a ira (emoção) no Jack, permitindo que ele assistisse os dois juntos e, conseguiu que o Dr. o operasse.

Ops... Acabei fugindo do episódio... hehehe.
Deixa-me voltar rapidamente, pois tenho que dizer que gostei de ver o Charlie abrindo o jogo para a Sun. E gostei da reação dela tanto com ele quanto com o Sawyer. Achei que ela foi super madura em não querer envolver o Jin, dando por encerrada aquela história.

Acho que é isso que tinha para comentar sobre esse episódio.

Sds,
Becky.

Ademar Abiko Jr. disse...

Só mais uma coisa...

Não descobriram que o Artz era o cara que tiveram de colocar uma tala na perna no primeiro episódio da série, e que na época era interpretado por outro ator?

Dessa vez ele aparece mó bem após a queda...

Ou eu tô viajando?

Rafilsk disse...

O personagem gay/bissexual é o Boone. Na cena do aeroporto qd o Boone vai falar com o Paulo a Shannon diz: "Se vc parar de fletar com qualquer UM talvez consigamos entrar no avião".

Koscak disse...

tah aih um episodio q naum acresceu nada na historia... somente oq vc disse mesmo, a forma de como eles morreram... apesar de q eu ainda acredito em uma ressureição mais pro final da serie...

mas mesmo assim, naum acho q tenha acrescido nada a serie... eles naum interferiram direta nem indiretamente no andamento da estoria...

ou eu estou mt exigente, pois THE MAN FROM TALAHASSEE foi um dos melhores da serie... deve ser isso...

Tiago disse...

De boa, foi um dos MELHORES da terceira temporada.
Disseram que o episódio não acrescenta nada, como assim?! com ele sabemos de vários detalhes da trama, que aos poucos vai sendo amarrada.
Esperava um futuro promissor na série para o Paulo e Nikki, gostava deles, pelo menos deram um fim de categoria aos personagens, foi a 'melhor' morte até agora em LOST.
Já ta ficando cansativo toda a estória girando em torno de 4, 5 personagens.
Alguem ai ainda se empolga com o Jack ou Sayid? e o que dizer do Charlie?!? esses sim são verdadeiros enchedores de linguiça.

Um bando de cabeçudos vcs são.

Rudney disse...

"Marcele disse...
E Davi, como assim o Locke assitiu a Exposé?"
Resp... no epi 03x13 exatamente aos 5 minutos tem um dialogo das atrizes de "Exposé" pode dar uma conferida....e otra..
na minha opinião....Lost ja ta na hora de acabar na boa...adoro s serie mas po, ta uma coisa assim fora do normal...algumas perguntas que eram pra ser respondidas tao sendo deixadas pra 4ª temporada...pra mim ta ficando qse sem criatividade, cada x que fiko esperando por respostas vem + duvidas so pra ter "filler" comom foi o caso do Pai de Locke aparecer agora..sendo que oputros segredos como: Que diabos é a fumaça? Cade o pai de Jack que tava no caixão?
sei la depois da 4 vem a 5 6 7 8 temporada....ta ficando enjoativo ja na boa...

Anônimo disse...

Olá pessoal

E aí ninguém vai dizer nada sobre o Sawyer e suas atitudes super estranhas neste episódio? Alguém se lembra da sua cena com Paulo sobre a revista que era sua? Acho que ali ele descobriu sobre os diamantes e estava chantageando os dois, ou seja, ele sabia sobre os diamantes!!!!

Helene disse...

Execelente episódio!!!!
Só uma dúvida: cadê as cenas nas quais Nikki chora vendo a porta da escotilha explodida, que foram mostradas como fotos do episódio????

Anônimo disse...

LOST is LOST

Anônimo disse...

Kra...pra falaaverdade...eu achei um poko besta essa história de golpista...ja tem mtos lá...
;}
mas certamente foi boa essa ideia de botarem eles como golpistas...pra tirar aquelacara de besta deles...e de que eram bonzinhos...!

Fora isso...eu adorei o eps...ate pq...aqla morte deles....foi mto forte kra...eu achei!
alem deter dado mta pena!
adorei o eps...
msm...
adorei essa viagem de volta...adorei rever a Shannon...o Boone...
o cabelo dele tava maior ñ tava??




vlw.

André disse...

o gay intao era o boone ? por causa do comentario da shannon ? Vc flear com qualquer UM

FIKEI CABRERO MEU é isso mesmo ?

victor disse...

Eu só achei que eles pecaram em alguns detalhes..
Tipo o cabelo do Boone...
que nesse episódio ta grande e ralo..
Tipo que eu me lembre no 1º capitulo num era grande desse jeito não.

fabricio disse...

acho que, apesar de tudo......nikki e paulo são ícones sim de lost....pelo simples fato de que se eles tivessem contado para os outros losties tudo o que eles sabiam (o avião, a conversa entre ben e juliet, o walk-talk) imagina o quanto seria diferente o rumo da história agora! e pra completar eles ainda "morrem" em um episódio em que, desde o começo, já deixa claro a sina de personagens convidados em séries de tv....mais ou menos como se fosse uma metalinguagem do seriado? e o mais apavorante (afora ser enterrado vivo) é nós, e apenas nós, ficarmos sabendo o que poderia ser evitado se a comunicação entre os losties fosse melhor resolvida......ou seja, vamos ficar eternamente lembrando que tudo aquilo que se passou a partir de quando o boone morreu na queda do avião nigeriano poderia ser evitado (incluindo ai a captura do tal henry gale e toda a estadia na escotilha, etc)......nesse caso, acho que paulo e nikki marcaram bastante sim.......afinal no futuro vai ser impossível não dizer "......bah mas o paulo sabia que o ben ia raptar alguém, ele e a nikki viram o avião porque não avisaram ninguém......"

Rogerio disse...

Caramba, os produtores de Lost é que são muito bons! Bons de publicidade!!! Falaram que Nikki & Paulo seriam iconicos. Falaram que teriamos respostas. Falaram que vinham varias "bombas" por ai. E nos esperando... parece ate promessa de politico! ;-)

sun disse...

oww.. no seriado "expose" o lider "do bem" na verdade eh o vilao, i isso eh revelado mais ou menos na quarta temporada...
serah q isso tbm vai acontece em lost??? eh possivel...

Rodrigo disse...

Acho que ninguém comentou isso ainda...

O sequestro de Walt já tinha sido planejado para conseguir atrair Michael, e depois convencê-lo a atrair Sawyer, Kate e Jack. Não foi porque Walt tivesse algum poder especial ou alguma utilidade em si para Os Outros.

Há vários fãs ocasionais de Lost que nunca irão gostar de episódios como esse, mas os verdadeiros fãs perceberam as sutilezas, que sempre acrescentam, nem que seja ao clima da ilha. Algumas delas:

- Desmond tem flashes, mas não teve nenhum em relação a Nikki e Paulo (pelo menos nesse episódio). Isso demonstraria que a Ilha ou seus poderes não salvam qualquer um, mas somente os escolhidos, como Charlie.
- Vimos um desenvolvimento do que o Locke acredita. De que a Ilha é algo vivo, com suas próprias leis, e que ela mantém um contato com os sobreviventes. Acredito sim que o Lostzilla estava lá quando a aranha picou Nikki. É certo que as aranhas foram atraídas pelo fenormônio da outra aranha, mas o que garantiria que ela picaria Nikki?
- Parece que não é exatamente a Ilha que julga os sobreviventes, mas os próprios sobreviventes são levados por suas próprias atitudes a serem julgados pela Ilha - caso de Eko, Nikki e Paulo. Boone e Shannon morreram por acidente.

Anônimo disse...

muito interessante isso que o rodrigo disse...
eu fiquei triste com a saída de paulo e nikki pq sempre soube que eles seriam personagens muito interessantes e divertidos... a relação deles teve momentos bastante engraçados, como quando eles acham o avião e a escotilha pérola, e tb teve momentos muito sérios e que deram ao santoro a chance de realmente fazer o que ele faz de melhor: atuar! fico pensando como a ilha seria mais divertida se eles não tivessem morrido e se passassem a ter mais destaque na série...
agora, fala sério, o agente do santoro ou é um incompetente ou não assistia lost , qualquer pessoa que assistia viu que, do jeito que terminou a 2ª temporada, o pior momento pra entrar nessa série como um sobrevivente extra do avião seria o início dessa 3ª temporada, afinal, tinha muita coisa acontecendo - 3 losties sequestrados, escotilha destruída, etc - para que se pudesse dar uma introdução decente a qualquer novo sobrevivente... se eu fosse o agente do santoro, teria desaconselhado ele a entrar, e negociaria a entrada dele no próxima temporada (dependendo de como terminasse a 3ª) ou nessa 3ª mesmo, mas como um outro... do jeito que eles entraram na série, paulo e nikki realmente não poderiam cair no gosto desses americanos idiotas que não merecem as excelentes séries que têm!
tenho certeza que, depois desse episodio, muitos telespectadores americanos se arrependeram de terem odiado tanto a dupla, principalmente depois que viram o que santoro é capaz de fazer com apenas um olhar (a expressão no rosto dele logo depois do acidente tá extremamente verdadeira e comovente, não acham?)... bem feito pra eles! mas pior pra nós, que agora provavelmente teremos que ver o talento do santoro desperdiçado em alguma novela escrota aí...
abços!

Anônimo disse...

geeeeente, o vincent sabia que eles não estavam mortos!!!!!!!! viram na cena que ele descobre os "corpos"???
pois é, até um cachorro é mais inteligente que o hurley, que ficou todo cheio de papo de "evidência" e "cena do crime" pra cima do sóia, mas não conseguiu entender o que até eu saquei, que a nikki falou "paralysed"...
e eu nem tinha visto spoiler desse capítulo!!!!!

Anônimo disse...

Não gostei do episódio.
Fora de contexto
História babaca e desnecessária. Forçada as montagens

Simplesmente foi uma tentativa de corrigir a inserção desnecessária de nikki e paulo

Guilherme disse...

Como é q o Paulo entrou na escotilha (estaçao perola) pra esconder os diamantes; seguido de Ben e Juliet?

Na época não estaria o aviao do yemi caído em cima da entrada ainda?

Anônimo disse...

bem...é verdade q eu fikei chateda com o fato de q todo brasileiro é ladrão...infelizmente é isso q as pessoas lá foram pensam, sem falar nas bábaries de acharem que nós anadmos por ai de bikini...
mas, logo dps vem santoro com akele casaco lindu escrito BRASIL!! nossa, juro q eu como fã de lost me deu um maior orgulho!! fikei super empolgada e chamei todo mundo pra ver!!!
e assisti o epi até o fnal achando q eles iam sair escavando ... ridiculo, eu sei! mas, a esperança é a ultima q morre...eu sei q os produtores de lost dizem q se arrepederam de colocar eles na serie...mas...o q santoro ainda faz no havai entao?? misterio...
fikei trsite ao saber q ele sai mesmo,mas, torço para uma resurreição, bem ao modod e jesus cristo! irado nao??
davi, belo comentário by the way...eu me emocionei ao ver akelas cenas dos 1º e 2º epis da 1ª temporad!!! q alías, toda vez q eu vejo eles da o maior medão!!
bjus van

Renato disse...

Alguem reparou que Ben e Juliet estavam descalços na estação? será que vieram por uma passagem secreta ?