15/03/2007

Comentários do episódio 3x12 "Par Avion"

Que belo episódio! "Par Avion" resgata de vez a idéia que andou um pouco esquecida nos episódios mais recentes de que alguém tinha que tentar se movimentar de uma forma mais eficaz para buscar uma alternativa de saída da ilha, afinal, no ritmo que víamos as coisas acontecendo parecia que a maioria do losties já estava conformada em permanecer naquele lugar. É realmente bom ter essa noção de volta e sobretudo pelas ações de Claire, que se até então estava servindo como mero enfeite nas cenas, volta ao foco da série não só de forma marcante, mas trazendo um segredo que vai chocar muita gente, ou não....
Pois é, se você que acompanha o "Dude" for tão curioso quanto a gente, deve ficar mergulhando nos vários fóruns de discussão sobre a série, deve rever episódios mais antigos, esmiuça extras de dvd e por aí vai, não é mesmo? Se o faz, a revelação de que Claire e Jack são irmãos nem deve soar como uma novidade surpreendente, mas se você é do tipo mais 'desligado', certamente deve ter tomado um choque e tanto ao ver o Dr. Christian Shepherd, sim o próprio pai de Jack visitando a mãe de Claire no hospital. Fica aí estabelecida a ligação mais forte dentre todo os losties e criada a expectativa no público: como afinal, os dois vão descobrir isso na ilha? Será que os Outros sabem desse segredinho também? Será que é assim que vão conquistar Jack para o lado dele? Humm... respostas em breve amigos.

E por falar em Jack, aquela cena final sim foi bem chocante. Duvido que não tenha passado pela cabeça de cada um de vocês, um What the fuck is happening here?!, ao verem o estimado Dr. jogando uma animada partida de futebol americano com Tom e pior, como se fossem velhos e bons amigos. Uau, finalmente as bombas tão prometidas pelos produtores da série começam a cair. E que bela bomba essa não? Ou será que Jack está simplesmente fazendo jogo de cena para ganhar a confiança dos Outros? Teríamos aqui uma espécie de Anakin Skywalker às avessas? Eu não sei ainda, mas estou louco para descobrir.

Mas e o Locke, hein?! Claramente obcecado em permanecer na ilha, agindo de maneira intempestiva (ou será que não?) para atingir seus objetivos e manter a salvo seus segredos particulares. Eu sentia falta desse Locke ambíguo, sinistro e misterioso, que age guiado exclusivamente por sua fé naquele lugar e que passados pouco mais de 70 dias ali, não hesita sequer em matar alguém a sangue frio como o fez com Bakunin, personagem que eu aliás, gostaria de ver mais. Mas agora cá entre nós, muito estranho o comportamento de Danielle, não é mesmo? Tudo bem que ela explicou o porquê de não perguntar nada sobre Alex à Kate, mas daí a interromper Bakunin justamente no momento em que ele ia revelar o grande segredo de Locke para Sayid e Kate, e além disso incentivar Locke, mesmo que indiretamente a livrar-se do prisioneiro é algo a se suspeitar e muito. O que a francesa sabe afinal? Seria ela uma espiã desde o início? Ah essas perguntas, como eu as adoro. :-)

E assim, fomos presenteados com mais um episódio sensacional da série, que chega à metade da temporada dando um recado claro aos fãs: não desitam de nos acompanhar pois vocês serão recompensados. Depois desse episódio alguém ainda dúvida disso?

Por Davi Garcia

33 comentários:

Avantajaldo Gebalhão disse...

Dude! Como vc conseguiu assistir isso antes das 00:30???

Anônimo disse...

simplesmente demais o episódio e seu resumo! vamo que vamooo! é lost até o FIMMM!

Cristiano I am Lost 815 disse...

é Davi, eu não duvido e adoro todas essas questões de Lost tbm. não sei se acho o episódio sensacional, mas gosto dele. quer dizer que a Otherville fica protegida lá por aquele sistema de segurança? senti falta de ver como eles chegaram lá após atravessarem o sitema, mas enfim... Danielle Rousseau, pra mim, é uma chave e tanto nessa hsitória. e eu fiquei muito P da vida com Jack no promo, mas talvez só esteja tentando ganhar a confiança de todos... mas maltratar a Kate vai ser fogo!!! é isso!

Anônimo disse...

nossa!!! Lost tá ficando demais!!!
mas concordo com Cristiano!!!
se Jack tá fazendo isso tudo com certeza é pra ajudar a todos, mas maltratar a Kate vai ser de partir o coração, mas é o único jeito dela sair do caminho para que ele possa executar seu plano!!! mais uma vez nosso bom Jack vai esquecer de si para ajudar os outros!! pelo menos é o que espero, pois não consigo aceitar o fato de Jack ser simplesmente um traidor, pois não faz parte do seu carater!! mas em Lost, né?? tudo é possivel, mas sinceramente não gostaria de ver acontecer isso ao Jack!!!
tô ficando com medo!!! rsssss
abraço galera!!!
e sem brigas!!! vamos respeitar todas as opiniões, ta???

Anônimo disse...

O episódio ja estava disponivel na rede por volta das 23:00, postado por equipes do Canadá, que transmite às 20:00 de lá (antes dos EUA). Eu mesmo o assisti ainda na quarta-feira, baixando dos newsgroups (baixo o episodio completo em cerca de 15 minutos e assisto).

O episódio é bonzinho, mas ainda continua com o mesmíssimo problema de ritmo lento demais. Poderia ter 15 minutos que nao faria a menor diferenca. Ou seja, os produtores ainda embromam nos restantes 30 minutos, principalmente nas arrastadas e desnecessarias cenas de flashback. A última cena de Claire com a mae no hospital poderia ter ido direto pro lixo da sala de montagem, por exemplo. Só encheção de linguiça.

Mas vamos ver se os episódios 14 e 15 vão mesmo levantar a série.

[ ] Rubens

Monica disse...

Não é anda difícil q os Outros saibam q Jack e Claire são irmãos, o problema é q as pessoas não conseguem mais supor nem aceitar teorias simples em Lost. A Colleen sabia o nome da Sun, o Bakunin de Sayid, Kate, Locke, eles fizeram a lista pro Michael e sabiam o nome do Sawyer, pow, eles devem ter investigado um por um, nem todos na ilha msm os Losties sabiam q Jack era cirurgião de coluna. Os Outros simplesmente pegaram os nomes e mandaram investigar, pq eles têm contato com o mundo externo!!! Fichas médicas, família, segredos... até acho q eles sabiam por ex. do q a Ana Lucia era suspeita (matar o cara q atirou nela e fez ela perder um bebê) pq o Goodwin chegou a dizer q tentou convencê-los de q ela era "boa". Se investigaram bem, podem ter descoberto a ligação Jack-Christian-Claire.

SOn disse...

Infelizmente as vezes isso acontece, pessoas q vc julgaria q nunca te trairia, acabam traindo! A vida eh assim! Pode ser um plano do Jack, como pode tb não ser! A kestão é q Lost vai de bom a melhor! Kd vez mais fantástico! A kd ep a coisa melhora e mto!!

Anônimo disse...

Discordo do "anomimo" Rubens. Achei que o episódio foi bem montado, tem que ter um desenvolvimento e não só revelações. O Flashback foi interessante para confirmar uma teoria, e também mostrou um lado rebelde da Claire que não conheciamos. Adicionando, a cena final não é inutil, ajuda a explicar a causa do acidente, e mais uma vez lança um mistério: logo após a Claire desejar a morte da mãe, o acidente acontece e ela quase morre - de forma semelhante, aconteceu o atropelamento do ex-marido da Juliet quando ele foi atropelado pelo ônibus. Parece que os Losties tem que tomar cuidado com o que desejam...

Vinicius disse...

Excelente episódio! Melhor série de todos os tempos.

Perceberam que os episódios tem meio que a cara dos personagens? Fiquei mais com essa sensação na volta da mini season. A direção brilhantemente usa de cores e do próprio ritmo pra deixar cada episódio com um jeitinho especial.

Adorei e tbm acredito que o Jack esteja jogando, pra poder evitar que os outros façam algo pra eles, ou sei lá... vai ver que ele é um merda mesmo! Acho o Jack muito mala. Volta pra América. rs

Dude sempre com comentários legais, valeu!

Carlos Relva disse...

Achei o episódio muito interessante. Quanto a Jack, vocês não estão pensando em outra alternativa: talvez ele não esteja nem traindo seus amigos e nem fingindo uma amizade com os "Outros", talvez o doutor tenha descoberto as verdadeiras intenções dos "Outros" e que estas não sejam tão malígnas... Outra coisa: será que o vídeo que Locke assistiu na estação Chama tinha informações que não vimos? Será essa a razão dele estar agindo de uma maneira tão misteriosa? Aliás, desenvolvi uma teoria para explicar Lost, visitem e comentem:
http://teorialostzilla.blogspot.com
um grande abraço! Carlos Relva

Anônimo disse...

O grande homem a que os outros (bakunin e Ben) se referem é Cristhian Shepherd. Podem apostar...

Gabriel Gravena Neves disse...

episódio ótimo, mas a ultima cena é que é inacreditavel, realmente genial, na minha opinião...

quando alguns ja se preparavam pra ver ação e correria, outros para ver a "fuga" do jack ser parada repentinamente por um daqueles dados paralizantes, surge uma bola de futebol americano e um jack sorridente... genial.

Anônimo disse...

Valeu, "anonimo que discorda de mim (Rubens)"... Eu nao tinha prestado atencao na cena.

Primeiro, eu gostaria de dizer que voce pode desenvolver sem precisar enrolar... E que eu nao vejo a menor importancia em saber se Claire era rebelde ou nao, ela poderia tornar-se uma na ilha sem ser necessario conhecer toda a infancia dela.

Quanto à cena final do flashback, que aparentemente explicou a causa do acidente, eu agradeço mais uma vez pela explicacao, porque eu nao tinha reparado nisso...
Detesto essas cenas "Ohhh mamãe, me perdoeeee!!! Eu fui má!!!"... E, assim, fui avançando no player essa cena chata da Claire sem realmente prestar muita atencao nos diálogos... Valeu pela informacao!!!

Agora, custava terem "revelado" isso reencenando toda a cena do acidente, com a discussao, a batida, o carro se espatifando, etc.? Ficaria muito mais legal e bem menos sonolenta. Precisava mesmo ser mais uma ceninha "Ohhh mamãe, me perdoeeee!!! Eu fui má!!! Buááááááá!!!..." :-)

Igual às cenas "Waaaaaaaalllllllllllllllllllllllllllt!..."

[ ] Rubens
ps. Só sou anonimo porque aqui precisa informar uma "identidade Google" para nao ser... :-(

marcel disse...

Raramente eu acerto uma teoria, o que pra mim é bom, pois sempre fico surpreso ao final do episódio. Mas eu tava pensando que no final do episódio de Locke, quando Ben revelar a ele o tal mistério da ilha, seria o gancho para que nós assitamos "Exposé" com outros olhos!!!

eduardo disse...

Jack = A lavagem celebral ???
agora começo a deixar lock como meu personagem predileto (aquela explosao no promo é flah back ??)
Será que os outros tem Internet ???
As gaivotas serão realmente a salvação dos losties ou elas são pesquisa dos outros??
A itenção do soviético (esqueci o nome dele) era que sayd e os demais passasem com ele pela segurança quando ele disse que nao funcionava havia anos, e pq ele disse "obrigado" quando john locke jogou ele na proteção???
Lost cada dia melhor.

eduardo disse...

esqueci do resto:
Kd o lostzilla que não apareceu para hurley enquanto ele ia floresta a dentro em busca do carro, que não chegou nem perto de lock e compania quando fazim sua " expedição", que não atacou nem kate nem sawyer quando voltavam de alcatraz ????
Lost está cada vez mais complexo e interessante.
Tmb nas fotos promo do episodio de santoro vimos eles na queda do avião e no episodio 11 sawyer diz para nikki : E alias, quem é vc ?
Tmb vimos que o soviético diz que os exploradores kate, rousseau e o resto tem seus defeitos e que locke tinha um unico problema que rousseau interrompeu quando ele ia dizer (a cadeira de rodas).
Serim os outros nazistas da darma que vizavam a raça perfeita, sem defeitos ???

cec disse...

esperando..
anciosa o proximo episodio...

Aposto q sera o melhor de todos...

luluca disse...

ai parem que eu ainda nao vi ahahahah. to indo ali AGORA!!!
ebaaaaaaaaaaa :P

H1J4CK3R disse...

eu soh posso dizer UMA coisa !
SENSACIONAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Essa serie soh tem UM problema ! Ela me deixa pilhado de quarta a quarta esperando pra ver o proximo episodio !
Oh ansiedade do inferno !

Eu acredito que o Jack vah fazer o que eh melhor pra TODOS. Esse eh o carater dele.

Valeu ai mocada ! O site de vcs eh mto bom ! Eu ja tinha acessado outros site sobre LOST, mas com esse eu simpatizei.
Valeu mesmo !
[]s

h1j4ck3r

Rafilsk disse...

Caramba! eXcelente episódio! Que final foi aquele galera?! Fiquei chocado! Jack jogando futebol americano com o Tom?! na "cidade" deles?! O q fizeram ao Doc em tão poucos dias para ele ficar daquele jeito?! E alguém notou que porra era aquilo vermelho na parte interna do braço dele?! Cara fiquei chocado com esse final, acho q não vou nem dormir direito Hehehehe. E outra?! Nem Rosseau,nem Locke, nem Kate, nem Sayid... não é possível que ninguém teve a curiosidade de tirar aquele tapa-olho do Mikhail, sei lá... pra ver se ele não tinha o olho ou pra ver se aquilo era Fake... Ah, jurei q qd a Kate foi mecher no corpo ela iria fazer isso! Adorei aquelas palavras da Claire lidas pelo Charlie no final! Ficou perfeito! Belas palavras pedindo ajuda e mostrando esperança! E finalmente confirmado: Christian Sherphad é pai da Claire, que é irmã do Jack e Blá,Blá,Blá... quero ver em q isso vai implicar, pois achei meio viajado entre tantas australinas ser logo a Claire a irmã do Jack. Vamos ver se isso vai trazer algo de interessante a série. Não teve muito a relação "Acontecimentos na ilha x Flashback", mas gosto disso tb. Pow, aquela cena que o Charlie diz pra Claire q colocou o Aaron pra dormir ficou estranha, o bruguelo tava acordado...Hehehhe...
E vamo ver se o Brotha continua salvando o Hobbit... [Par Avion: foi o melhor da season 3 até agora]
Abraço a todos e q venha o 3x13.

Anônimo disse...

Eduardo,

A explosao do promo canadense é nova, e o proprio "Dude! We Are Lost!" ja deu esse spoiler (o que está sendo explodido).

Quanto ao soviético, desde o episódio passado que ele queria suicidar-se para nao ter que revelar segredos (é Locke que o impede de atirar contra a própria cabeça, logo após ele matar a Outra à queima-roupa).

[ ] Rubens

Mczilla disse...

O sistema de segurança q todos acreditavam ser o lostzilla, na verdade eram aqueles postes mortais!!! Os outros precisavam ser tão radicais quanto aos invasores????

Marcelo disse...

Me surgiu a possibilidade de q o "grande homem" e chefe absoluto dos Outros citado pelo Mikhail seja o Santoro, infiltrado nos losties. Desse jeito ele passa despercebido e consegue monitorar e descobrir mistérios d cada um. Muita viagem minha? Provavelmente... mas q seria um orgulho pro Brasil não tenho dúvidas.
LOST detona!

Anônimo disse...

Episódio com "E" maiúsculo ... mto loko mesmo ... !!!!!
A cena do tapa olho passando entre as colunas foi a melhor ... acho que ninguém esperava q algum lostie fosse jogar o infeliz de cobaia. Até tinha pensado nisso, mas na minha opinião o tapa olho seria mais útil vivo. Mas por outro lado eles nunca saberiam o q acontece entre as colunas se o Locke n tivesse feito isso ... talvez com animais n funcione ... sei lá ... enfim .. nota 10 pra última cena tbm ... que susto ... achei q ele tava fugindo ... estranhei, pq estaria ultra desesperado pra correr daquele jeito em direção aos losties ... ficaremos no aguardo pra saber q raio acontece naquela vizinhança ...

Anônimo disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Eu ainda não vi!!!!!!!!!!
Só no fim de semana!!!!!!!!!!!
Que ansiedade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fabio Oliveira disse...

Caro amigos,
Depois de assistir a esse epi e o anterior, lembrei-me da última cena da segunda temporada, aquela em aparece dois portugueses em uma estação no pólo norte ou sul.
No epi anterior descobrimos que os "outros" mantinham uma comunicação fora da ilha a partir da estação onde residia o russo. Essa comunicação era feita a partir de opções feitas no computador com digitação de códigos numéricos ditados pelo apresentador do projeto dharma. Com a explosão da estação em que estava Desmond e a emissão do pulso eletromagnético, a comunicação da ilha foi cortada, inclusive sonares e radares. Situação esta que o russo tentava resolver quando Locke, Saiyd e Kate chegaram na casa. Tenho a grande convicção de que quem recebia os códigos enviados pelo computador da casa do Russo eram os portugueses que estavam no polo sul/norte, sem saber, contudo, que não eram os pesquisadores do projeto Dharma e sim pessoas que até então não sabemos se já estavam antes na ilha ou se são pesquisadores e cientistas do projeto dharma que se rebelaram. Essa é a única explicação plausível para o fornecimentos de alimentos na ilha depois de tanto tempo do início do projeto dharma. Dessa forma, quando a estação pearl explode, o que vemos na cena final da segunda temporada não é o espanto dos portugueses em terem aparentemente identificado uma grande explosão e que achávamos estavam tentando localizar Desmond a pedido de sua ex-namorada, e sim, o espanto e desespero deles com a interrupção da comunicação com a ilha. O que acham dessa teoria? Acham plausível? O envolvimento da ex-namorada de Desmond na história ainda não posso avaliar, pois não sabemos se ela estava aliada com os "outros" ou se estavam apenas comandando o projeto Dharma em nome do seu pai. Abs a todos.

Anônimo disse...

Alguém pode me responder como q a Kate soube q o Jack tinha voltado de "Alcatraz" e estava na ilha?! Eu não lembro de ngm ter mencionado nada!

Enfim, tb achei coincidência a Clarie trabalhar com tatuagem e tal, o mesmo mistério q cerca o meio irmão dela! Será q ele fez o resto das tatuagens dele no estúdio dela?! heheeheh viagem pura!

GuGa disse...

DEMAIS! Eu gostei mt do episodio td.. e do final não preciso nem falar que fiquei de boca aberta né? exatamente a pergutna que penetrou na minha cabeça.... rs... se o jack debandou pro lado deles... ahhh vou fikr com mt raiva.... rs, e que venham mais episódios de LOST!

Anônimo disse...

Adorei o episódio!!! Na realidade estou gostando muito mais desta temporada que da 2ª.
Momento "dirty", mas tenho que comentar.
Gente!!!! A Kate estava muito sexy deslizando por aquela árvore para pular a cerca. Assim a mulher me mata!!!
E em qual parte que eu perdi, chegaram a conclusão que o Jack estava na Vila dos outros e não mais na ilhota?

Anônimo disse...

Claire sempre diz que provavelmente ela é a única australiana que gosta de pasta de amendoim... hehehe



tah explicado

Becky disse...

Para os que perguntaram: Eles não esperavam encontrar o Jack na aldeia dos outros, e sim encontrar uma maneira de serem levados aonde o Jack estava para tentar libertá-lo.
Sds,
Becky.

Anônimo disse...

Raciocinem comigo:

Kate, Sayid, Locke e Rousseau estavam indo rumo NORTE na tentativa de localizar a vila, conforme a orientação do bastão (cajado, sei lá...) do Eko.

Claire diz que os pássaros são migratórios e por isso, continuarão indo na direção sul.

Após ela e Charlie soltarem a ave com a mensagem, o bando aparece sobrevoando a vila (que nossos amigos alcançaram seguindo direção norte).

Qual a lógica?? Apenas um erro ou os pontos cardeais também sofrem alguma alteração na ilha?

Anônimo disse...

olá, meu nome é mauri. Bom, não sei se alguém ai já assistiu
o "Caverna do Dragão", pois é... parece que lost entrou no mesmo ritmo desta interminalvel série e me faz pensar que Lost não tem final. além disso cadê a explicação da fumaça negra que matou o Eko, esse negocio de caixinha de desejos explicada por Ben no episódio 3x13 é papo de maconheiro, sem ofensa a quem fuma!
maxtrix@pop.com.br