09/02/2007

O que a queda de audiência americana nos diz

Se você viu essa matéria e é fã de carteirinha da série, deve ter sentido uma leve preocupação, não é? Pois eu não! E por um motivo simples. É fato que os números cairam em comparação com períodos passados (14,7 milhões na última 4ª feira contra 18 da estréia da temporada), mas e daí? Quando Heroes, o novo fenômeno da tv americana registra seguidamente a marca média de 14 milhões de audiência, a imprensa especializada é só elogios, e o mesmo acontece com 24 Horas (que em sua 6ª temporada já tem até contrato para mais 2) e Prison Break, que mesmo alcançando 'modesta' média de 9 milhões também é sempre badalada e já prepara uma 3ª temporada. Então, qual o problema de Lost ? Bem, para mim nenhum, mas é relativamente fácil inquirir que ou o novo horário de exibição nos EUA (22 h) afastou alguns milhares de fãs, ou os americanos são realmente muito manés e estão perdendo a chance de voltar a curtir tudo de bom que Lost tem a oferecer. Discussões à parte, aposto com quem quiser que esse povo vai acordar a tempo e perceber que não dá para ficar longe da tv nas noites de 4ª feira, o que conseqüentemente fará a audiência subir exponencialmente até o fim desta temporada e acabar com eventuais receios de que a série está caindo, o que na minha humilde opinião e creio que na de vocês também, está bem longe de acontecer.
Por Davi Garcia

19 comentários:

Ricardo disse...

Esse pessoal da globo só fala merda. Caralho!! E ainda falam que 18 milhões dos seis primeiros já não é era de comemorar!!?? kkkkkkkkkkkkk. E comparam com o Idol, que é, de longe, o programa mais visto lá. Nenhuma série bate! 14 milhões, pra reinício de temporada, naquele horário?? É ótimo, sem falar que centenas de milhões ainda assistem pela internet!!

Bruno Carvalho disse...

Davi, eles não são necessariamente manés. Com a série passando as 22h fica bem tarde pra muita gente que trabalha cedo no outro dia. O problema é que muita gente esquece do TiVo, equipamento obrigatório em qualquer lar de classe média nos EUA. Muita gente vai ver depois, no final de semana, quanto tiver mais tempo ou até no mesmo dia, sem comerciais. Pena que ainda não existe a audiência TiVo.

Evaldo disse...

galera do Dude eu keria saber, se vcs tambem perceberam no video da Rachel pra juliet que quando fica fora de foco aparece aquela voz destorcida...alguem sabe oq tá sendo dito???

Renan disse...

Esqueceram de falar que LOST é a série mais gravada nos EUA, ou seja, só porque não estão assistindo no horário não quer dizer que não estão acompanhando! E a ABC disponibiliza o episódio no site depois da exibição pra eles neh!?

Sensacionalismo a parte...

gugaaa disse...

Concordo com você, ams acredito que a queda de audiencia q lost vem tendo pode ter a ver tb com o TiVo, não é isso? as pessoas gravam e veem a hora q quiserem... deve ser como aqui no brasil... a audiencia do axn não deve ser lá grandes coisas, já que a maioria das pessoas não aguenta esperar e pega na net pra ver...
abraços

Anônimo disse...

São uns manés msm.. não conseguem valorizar algo tão legal..

e outra.. dois dos problemas que tenho percebido e mais gente tb: primeiro.. o problema de encherem mto de linguiça.. tá certo q nós.. q somos viciados.. adoramos essa encheção (nem sempre).. mas há quem ache q isso não vai levar a lugar algum..e pior.. q no fim.. não vão conseguir explicar metade..

outro problema é o do intervalo de tempo.. foram dois longos meses de espera.. isso até parece bobagem.. mas não é.. esfria a vontade e a alucinação que semana a semana a série vai proporcionando..
mas q começou bem.. isso.. é indiscutivel

Anônimo disse...

Muita gente assiste Lost pelo site da ABC.
Ofereceram uma porrada de novos resursos para acesso ao episódio. Se o povo está usando (Lost é o programa mais baixado) é fato que não estão dando preferência à exibição na TV.
Esses índices de audiência são uma furada.

paulo disse...

a audiência caiu pelo simples fato de que LOST é o seriado de mais fácil acesso na NET, o que não segura nenhuma audiência. O que eu acho disso? Quero que se fodam, se eles são assim imaginem os brasileiros, que são ridicularizados com a exibição da segunda temporada na Globo em fevereiro de 2007.

Anônimo disse...

Convenhamos:

Lost ficou muito enrolado. Muitas perguntas surgem, poucas respostas aparecem. Este problema chegou a pressionar os produtores até...

A primeira parte da terceira temporada não focou ação e sim a psicologia envolvida a cada personagem, o que tornou a série um saco.

Se continuar esta enrolação, Heroes, Jericho, Dexter, Prision Break, 24 Horas, vão passar Lost na preferencia da audiencia. Torçamos pra isto não acontecer...

Anônimo disse...

Falando em mané, a globo é a campeao da burrice, compra os direitos de um dos seriados mais vistos dos ultimos tempos, que é uma baita febre em todo o mundo, e passa quase 2 da manha, audiencia deve dar é o linha direto e o casseta e planeta mesmo.....globo, VSF!!!!

Danielle Mística disse...

Não sei Davi, acho preocupante sim. Em números absolutos Lost perdeu, da 1a temporada até hj, quase 10 milhões em audiência, isso é muita coisa.Audiência tem que ser crescente e não o contrário.

Não acho que os americanos foram manés. A volta foi muito boa, valeu a pena sim. Mas , convenhamos, o cliffhanger, bem como o arco dos 6 episódios, foram meia boca. Natural mesmo que as pessoas desistissem de Lost. Resta saber se desistiram de vez.

Dude! We are Lost! disse...

É verdade Bruno, esqueci completamente do TIVO, que sem qualquer dúvida impacta o resultados dessas medições, sobretudo para uma série como Lost que vicia a audiência em ver e rever cada episódio com riqueza de detalhes e atenção que só uma gravação (via Tivo ou arquivo avi permite). Bom ponto levantado.

E Danielle também tem razão com seu argumento, mas ainda assim seguirei achando que os americanos de uma maneira geral são manés porque são impacientes demais com relação a respostas. Concordo que o cliffhanger deixado pelo ep 3x06 foi fraco, mas nem por isso nós fãs perdemos a ansiedade pelo retorno da série. Acredito realmente que a audiência vai voltar a subir com os próximos episódios, e voltaremso a tocar nesse assunto que não deixa de ser itneressante para nós que nem mesmo fazemos parte dessa audiência 'oficial'.

Um abraço a todos!

Davi Garcia

Lu disse...

Sinceramente, não acho que os episódios desta temporada foram "meia-boca". A mudança de foco, não agradou a todos, mas de forma alguma compromete a qualidade a ponto de refletir desta forma sobre a audiência.

Lost perdeu fãs, é verdade. Muitos deixaram por impaciência com as questões levantadas, outros pq não gostam mais e pronto. Mas toda a série está sujeita a isso e com Lost não seria diferente. Conheço gente que diz que desistiu de Lost pq Kate transou com Sawyer, ou pq o Eko morreu. Pode? Cada um na sua... vá entender...
Outros não gostam do fato que boa parte das explicações venham de recursos fora da série exibida na TV.

Esta semana vi uma reportagem na qual Lost é apontada como a série mais baixada na net e acessada pelo sistema Tivo. E isso deve ser levado em conta. As tecnologias disponíveis para acesso a Lost, mais cedo ou mais tarde iriam interferir na audiência.

Todas as reportagens que remetem à queda de audiência nem mencionam este ponto. Para mim, puro sensacionalismo.

Fábio disse...

A audiência caiu porque a série dá voltas em si mesma... Baita encheção de libguiça que não está indo para lugar nennhum. E como ela se encaminha para se tornar uma decepção como foi o Arquivo X, muitos já começaram a se precaver e se poupar do fiasco.

Eu continuarei assistindo, mas confesso que perdi o grande interesse que tinha na temporada passada.

Marcos disse...

Não duvido que Lost tenha perdido audiência nos EUA.
O seriado é complexo demais para a mentalidade americana.
Eles só entendem de Rambo,Máquina Mortífera, Filmes com 20 explosões por minuto, etc.

Lost in Portugal disse...

Grande comentário Davi! É muito importante que os bloggers façam força para que Lost tenha o reconhecimento que tanto merece!

evaldo: pode ver aqui o que está sendo dito no vídeo -->Mittelos

Carlos Eduardo disse...

Lost só vem piorando a cada nova temporada. Natural que perca audiência. Eu, que vibrei com a primeira temporada, que ficava baixando os episódios da segunda com "fome" pelo próximo não tenho mais o mesmo entusiasmo.

Eu agora só assisto porque comecei e quero saber onde essa meleca vai chegar, mas estou preparado para um final bem babaca.

Tomara que a queda de audiência sinalize aos produtores que não podem esnobar o publico como fizeram até agora.

André disse...

O fato é que não se pode agradar a todos... Uns acham que está piorando, outros, que a mudança de foco foi drástica, mas necessária para a série mostrar o que tem de melhor.

Sorte minha que estou no segundo grupo. E depois de Not in Portland, não tenho a menor dúvida que Lost só tende a melhorar. Azar dos que ficam pelo caminho ou perderam o entusiasmo...


Por outro lado, a queda de audiência e as formas de acesso à Lost, principalmente pelo sistema Tivo, nunca são mencionadas nessas reportagens que fazem alarde sobre a queda de audiência. Pq será????

Rafael disse...

Mas a 2° temporada até agora foi a melhor.