01/12/2006

Lost ‘perdido’ no mar de imitadores

A fórmula de Lost usada com resultados distintos
Por Daryl Grove para o Style Weekly
Tradução e adaptação por Davi Garcia

Lost da rede ABC, é a série que as outras emissoras gostariam de ter. A história do belo elenco de fascinantes personagens perdidos em uma ilha misteriosa, está com a 3ª temporada em férias até fevereiro de 2007 enquanto seu exército de fãs espera impaciente.

Já que a ABC nunca deixaria sua queridinha sucesso comercial e de crítica ser exibida em outro canal, as redes rivais têm tentado achar seu próprio Lost nessa temporada, com resultados distintos. Jericho da rede CBS resolveu clonar Lost de uma forma bastante transparente. A ilha de Lost foi recriada na pequena cidade de Jericho no estado do Kansas, possivelmente o único lugar que sobrou nos EUA depois de um ataque nuclear. Heroes da rede NBC, por sua vez, pega emprestado o estilo de Lost com um elenco numeroso e contínuos mistérios, com vários personagens desenvolvendo poderes superhumanos e lentamente descobrindo como eles podem salvar o mundo.

A grande diferença, é que enquanto Heroes conseguiu com sucesso fazer o truque de Lost de uma forma original, a imitadora Jericho exala desespero – como a garota impopular da escola que subitamente aparece na 2ª feira de manhã (neste caso 4ª feira à noite) vestida exatamente igual àquela garota popular.

Jericho vai ao ar nos EUA exatamente 1 hora antes de Lost, apostando que a audiência gostaria de ver algo parecido em outra emissora em vez de ver as performances do programa “Dancing with the Stars” enquanto esperam o início de Lost na ABC. E para reforçar ainda mais sua dependência em relação à série da ABC, Jericho, assim como Lost, também acabou de entrar em recesso, retornando apenas em fevereiro de 2007.

O mistério central de Jericho – como e porquê um aparente holocausto aconteceu – vai sendo lentamente sugerido e revelado, exatamente como os mistérios da ilha de Lost. O que poderia ser bom, mas os personagens de Jericho não são interessantes o bastante para atrair nossa atenção nesse meio tempo. Lost tem alguns personagens verdadeiramente interessantes e o belo mecanismo dos flashbacks para nos tirar da ilha tempo o bastante para entrarmos nas mentes daqueles personagens. Mas mesmo Jericho não é tão cara de pau para roubar isso, dedicando ocasionalmente pequenas sequências de ação para passar o tempo entre as revelações relacionadas ao holocausto.

Mas nem tudo é derivado na série. A inclusão de mensagens em código Morse em cada pequena sequência é inovadora, e talvez quando a série esteja estabelecida (a audiência é boa, e a CBS não perdeu tempo confirmando uma temporada inteira), Jericho pode seguir o exemplo de The Office da NBC. A adaptação da popular sitcom britância desenvolveu personagens baseados, mas diferentes daqueles do original. Com esperança Jericho pode parar de imitar a garota popular para desenvolver sua própria personalidade.

Heroes já tem personalidade própria. Em vez de tentar ser a garota popular, a série da NBC sabe que tem seu próprio estilo nerd. Sem vergonha de lembrar Star Trek, fazer referências à gibis, e usar um um clima que lembra muito uma HQ, Heroes não está alcançando a mesma audiência de Lost, mas absorveu boa parte da técnica daquela série. Assim como Lost mostrou que personagens falhos são mais interessantes porque tem mais questões a explorar ao longo da trama, os personagens de Heores não estão simplesmente desenvolvendo seu poderes, mas sim enfrentando seus demônios internos.

Mas a diferença mais importante entre Jericho e Heroes não está na tela da tv; está na internet. Lost tanto explorou quanto expandiu sua mitologia com conteúdo online inovador, começando com o falso comercial da Hanso Corporation que levou os fãs ao um site da rede. Jericho, querendo a mesma presença online que Lost tem, lançou os websódios “Beyond Jericho” (Além de Jericho), que foram propagandeados logo após sua primeira exibição na tv. Infelizmente, “Beyond Jericho” durou apenas uma semana. Ele foi pensado mas não tinha conteúdo, e claramente ninguém na CBS havia pensado na fase do “precisamos de um produto online”. Heroes contudo, lança semanalmente HQ’s que se linkam a cada episódio, bem como um blog do personagem mais querido da série, Hiro Nakamura (feito pelo ator Masi Oka). Ambos são extensões lógicas e companhias perfeitas para a série, expandindo a experiência para fãs ávidos por adicionais extras.

Exatamente como a garota impopular usando as roupas da garota legal, Jericho é um exemplo de como não se deve copiar o estilo se não pode equiparar o conteúdo, enquanto Heroes prova que é o que está no interior que importa, especialmente se você é um fã de histórias em quadrinhos de super heróis.

Heroes vai ao ar nos EUA 2ª feira às 21 h na NBC (Estréia no Brasil prevista para janeiro no Universal)
Lost e Jericho estão de férias até fevereiro.

18 comentários:

Carla disse...

Ainda não tive saco pra baixar Jericho, mas pelo q ando lendo (não só este texto) é realmente uma cópia de Lost. Acho q vou esperar aparecer em algum canal da tv a cabo...

Já em relação a Heroes, eu sou só elogios!! Tô baixando a série e garanto: é a melhor série da safra 2006-07!! Os personagens são interessantes, e a trama é bem cativante, prende a gente na frente da tv (ou melhor, do pc..)!

Anônimo disse...

Heroes não está nem de longe "copiando" Lost. Heroes é uma trama sólida, com conteúdo e respostas. Lost é um bando de perguntas enfiadas aleatóriamente pela história pra tentar manter a audiência as custas de curiosidade APENAS.

jully disse...

Heroes é mesmo MTO bom! Vale a pena! A narrativa deles é mto interessante! A sequencia das historias é bem inteligente!
E aborda o que eu acho mais legal em super herois: a responsabilidade que eles adquirem junto com o poder/habilidade.
Recomendo!!!

Anônimo disse...

Fala sérioooo >.<

Alex disse...

Jericho é uma cópia sem vergonha de Lost,assisti o piloto e achei ridiculo.

Heroes eu nem me dei ao trabalho de ver,cópia de X-men e ainda Lost? aff.

f.f disse...

È verdade, Heroes e Jericho deram uma copiada em Lost.Afinal, qual rede de tv não iria querer seu próprio Lost?
Porém, Heroes já desenvolveu sua identidade e é uma ótima série, apesar daquelas cenas sangrentas, eu não consigo parar de assistir!
Já Jericho eu nçao sei, nunca vi e pelo que me falam não chega aos pés de Lost.Aliás, Lost é rei entre essas três séries...

Rodrigo disse...

pois é , sorte deles que eles nem conhecem INSTITUTO PURIFICA, por que aquilo meu, sem comentarios...só da pra lamentar...

Anônimo disse...

Não acredito que cópia seja a palavra correta para definir essas duas séries.

Assisto Heroes e Jericho, mas dou mais atenção à primeira, por ter um enredo melhor.

Mas que há fortes indícios de inspiração direta em Lost, é fato.
Se o estilo deu certo, pq não tentar???

------
Anônimo 16:05 disse...
Heroes não está nem de longe "copiando" Lost. Heroes é uma trama sólida, com conteúdo e respostas. Lost é um bando de perguntas enfiadas aleatóriamente pela história pra tentar manter a audiência as custas de curiosidade APENAS.

-------
Tenho que discordar do anônimo citado acima. Preferências e gostos não são discutidos, mas afirmar que a trama de Lost não é sólida por falta de respostas e que perguntas são "enfiadas" aleatoriamente para a manter a audiência por curiosidade é um pouco demais.

Só curiosidade não segura uma série com a repercussão de Lost, que leva os interessados mais ávidos a formularem teorias, "caçar" grupos de discussão, referências ditas nas séries e tudo o mais.

Precisa de conteúdo, que na minha opinião Lost tem de sobra, mesmo nos momentos mais "ralos" em que ficamos "a ver navios". Afinal na escassez de respostas a gente (eu, no caso) me contento com o caminho.
"Então me diz qual é a graça, de se saber o fim da Estrada quando se parte rumo ao nada.... a graça está na Estrada, ora bolas!!!!"

Luis disse...

LOST é a MELHOR...
HEROES é mto BOM...
nunca vi Jericho...só pelo nome ñ da vontade de assistir...e agora q tou lendo isso..é que ñ vou ver msm...
mas Heroes é mto bom..tem sua história...é mto criativo...ñ tem nd haver com LOST apesar de certos boatos sobre as series se ligarem...o que ia ser legal...e mto bom msm!
huahuahuahu...

tchau
^^

henrique disse...

haha.. instituto purifica eh triste... vejo os infelizes comerciais na mtv... um pior q o outro.. acho q quiseram dar uma imitadinha na hanso foundation e acabaram fazendo uma brincadeira tosca...

Daniel disse...

Eu curto tanto Jericho quanto Heroes. Mas admito que Heroes leva grande vantagem por trazer uma trama solida e que se desenvolve facilmente.

Ja Jericho tambem traz uma historia boa mas peca pela omissividade de informações e alguns episodios sao para encher a velha linguiça...mas quando os produtores nao se concentram nisso saem otimos episodios com bastante tensão e misterio (vide Lost). Jericho precisaria se focar (se quiser copiar Lost) no desenvolvimento rapido da trama sem contudo estragar o seu proposito como foi Lost no seu inicio.

Heroes eu nao preciso falar nada ja que é uma serie muito boa e que funciona como as historias em quadrinhos passadas para a Tv de forma genial.Atores bons,historia cativante e empolgante são os pontos fortes desse seriado que se nao me engano ja ta batendo os indices de Lost.

Fabi Abrams disse...

Heroes tá tomando cada vez mais espaço no meu PC e no meu coração como minha série favorita.
Lost tá meio "perdida", sei lá. A primeira temporada é bárbara, a segunda deu uma grande vacilada e só retomou fôlego no final e a terceira só teve alguns bons momentos. Tá revelando muito nos promos, mas nos episódios não tenho visto respostas...começo morno.
Heroes não tem nada de X man, quem fala isso é pq fez uma analise muito rala do seriado. Mais do que mostrar superpoderes, eles mostram como as pessoas se sentem em relação a eles. E não é um cara sozinho que vai salvar o mundo, pq um poder sozinho não vale de nada. Fico ansiosa por cada epi, e eles tem dado muitas respostas sem estragar as surpresas, o que é ótimo!
Sobre Jericho eu não sei, não assisti. Mas tenho visto tanto bons quanto maus comentários por ai.

Anônimo disse...

assistam 24 horas!!!!
eh mtooooooooooooo bom!!!!!!

e lost tbm...eh claro...hehehehe

Dex disse...

A primeira temporada de Lost foi a coisa mais empolgante que vi na TV nos últimos tempos.
Asssiti com um olhar mais "puro", livre de spoilers e promos, que agora caço insistentemente na net.
Apesar de muita gente dizer que isso não tem nada haver, "para mim" um pouco do fôlego perdido das segunda e terceira temporada veio da superexposição (fotos promocionais, spoilers, fóruns, entrevistas, etc.) da série, que vai acabando com aquela coisa meio "ohhhhhh!!!!... não acredito no que estou vendo". (vide The costing of living)

Com Heroes - série que tb adoro, mas não tanto quanto Lost - esse processo está começando agora. Só nessa semana vi mais de 10 reportagens sobre a série em mídias diferentes.

Como toda a primeira temporada, Heroes está dando conta do recado... veremos o que segue.

Anônimo disse...

Putz...epoca de férias de Lost é complicado!
A gente tem que arrumar assunto pra discutir né?

dany disse...

Ainda não assisti e nem pretendo ver Jericho. 90% das reportagens que li sobre a nova série, são negativos. Então...

No entanto, Heroes tem dado um show a cada semana. A história é sólida e bem contada pelos roteiristas. E a idéia de inspirar-se em histórias em quadrinhos é muito legal. O fato de utilizar mistérios ao estilo "Lost" não tem problema algum, afinal se é uma fórmula que funciona, deve ser utilizada (não copiada). E Heroes tem utilizado com maestria.

Heroes já está na minha lista de séries favoritas, junto de:
Lost, 24 Horas, Prison Break e Smallville.

Sem dúvida, é a melhor série da nova safra 2006-2007.

Anônimo disse...

Putz!
Pra falar que Heroes é imitação do Lost o cara nunca deve ter visto Heroes.

Alias o epsodio 11 foi SURREAL!!!

Abras

Adn disse...

sou contra essa opnião de que Heroes esteja copiando Lost... Heroes é d++..

Essa outra aí eu nem vou tentar entender...

¬¬´