02/11/2006

Comentários do episódio 3x05 - "The Cost of Living"

Onde há fumaça há… morte! Pois é, a famosa nuvem de fumaça negra (ou Lostzilla para os íntimos) voltou a aparecer no caminho de Mr. Eko, e dessa vez não limitou-se apenas a ‘encará-lo’. O carismático ex-traficante convertido em padre, homem cuja fé mostrava-se inabalável, encontrou seu ponto final na ilha, deixando admiradores do personagem como eu, um pouco órfãos. Mas essa é a realidade de Lost , ninguém está a salvo, e cada novo episódio pode representar riscos à integridade daqueles personagens que tanto prezamos.

Reencontro...

Esse 5º episódio “The Cost of Living” (O preço de Viver), proporcionou em mim – e imagino que em vocês também - considerável impacto emocional, que só não foi maior por causa da tremenda bola fora do pessoal de marketing da rede ABC, que entregou de bandeja no vídeo promocional que vimos ao longo da semana, não só o fato de que haveria uma morte nesse episódio, bem como a dica de quem seria a vítima. E pequena frustração à parte por conta disso, se tivesse que analisar a morte de Eko fria e superficialmente, chegaria à conclusão óbvia de que a turma da amaldiçoada parte traseira do avião surgiu na série apenas para fazer número e ficar de backup para eventuais mortes ao longo da trama (Cuidado Bernard!). Contudo limitar o papel de Eko a isso, seria uma grande injustiça com o personagem, e portanto, prefiro guardá-lo a partir de agora como o sujeito marcante de jeito bruto e fala mansa, que cativou a audiência e que sobretudo representou o laço de fé que a série aborda, ajudando a resgatar um outro personagem ainda mais marcante, nosso velho conhecido John Locke. E por isso, se o Eko teve mesmo que sair da história (mais sobre isso neste post), vou encarar sua partida como um elemento necessário para o desenvolvimento da trama e dos outros personagens. Descanse em paz Mr. Eko, foi um prazer conhecê-lo.

...para uma caminhada sem volta.
Diferente do 20º episódio da 2ª temporada, que eliminou de uma só vez as personagens Ana Lucia (Michelle Rodriguez) e Libby (Cynthia Watros), e que não trouxe um senso de encerramento apropriado a nenhuma delas, dessa vez creio que possamos dizer que vimos um episódio bem estruturado, e que deu a seu protagonista central, uma conexão adequada entre seu desenvolvimento e a história de seu passado pré-acidente. Usando flashbacks que abordam o período exatamente subseqüente à morte de Yemi (vista no 10º episódio da 2ª temporada), e o início de Eko encarando o choque do conflito interno entre sua personalidade violenta e a nova vida cristã, “The Cost of Living” deu ao nigeriano um fim digno, e que ainda por cima levanta mais um enorme mistério da ilha envolvendo o ‘Monstro de Fumaça’.

Afinal, a nuvem de fumaça tomou o corpo de Yemi, usando-o para estabelecer uma perspectiva que convencesse Eko, de que era chegado o momento de seu julgamento final, ou a aparição de Yemi na cabana e depois no final do episódio não passavam de ilusões? E indo mais adiante. Se a nuvem tem esse ‘poder’ de incorporar corpos, seria essa a explicação para o fato de Jack ter visto seu pai falecido caminhando pela floresta no início da 1ª temporada? Mais um ponto: Seria o monstro de fumaça o grande big brother da ilha, que julga quais são aqueles que merecem uma segunda chance e aqueles que já encontraram sua redenção e 'merecem' deixar a ilha? Afinal, imagino que todos concordem que isso seja parte do que se trata a série não? Enfim, está dada a largada para mais um grande e interessantíssimo debate.

E por falar em coisas interessantes, vale citar que a liderança de Locke como era de se esperar, ganha força e surpreende os losties do acampamento. Longe de ser o líder de ação e até mesmo imposição que Jack é, Locke exerce seu papel de forma absolutamente natural e carismática. Com ele participa da festa quem estiver interessado. E isso sem dúvida é um aspecto novo e bacana que ainda não havíamos visto na série, e que serviu até mesmo para inserir oficialmente os novos personagens Paulo (Rodrigo Santoro) e Nikki (Kiele Sanchez) de um jeito menos forçado. Falando dos novos aliás, deu para perceber que Paulo por exemplo, realmente reclamava de ficar isolado dos acontecimentos conforme Nikki ilustra depois do convite de Locke. Outro ponto que deu para captar bem, foi que os dois tem sim um envolvimento maior, e que (1) ele tem traços que de fato lembram aquele Sawyer sacana da 1ª temporada, e (2) ela parece ser uma personagem que vai acrescentar muito à dinâmica do núcleo feminino da série, fazendo quem sabe um contraponto interessante com Kate no futuro. Aguardemos então para o já prometido flashback dos dois que virá nessa temporada. Que segredos e mistérios eles guardam?

E para finalizar, vou ser repetitivo mais uma vez falando dos Outros. Quem são essas pessoas? Por que aquele estranho ritual no funeral de Collen? Estaria Ben agora mais inclinado para a fé do que para a ciência? Ou aquele papo de que a prova de que Deus existe aconteceu para ele exatamente 3 dias depois de ter descoberto que possuía um tumor na coluna e viu um cirurgião caindo do céu é puro jogo, e mais uma artimanha do (até agora) vilão que adoramos odiar? E mais: Juliet fala a verdade ou blefa em conjunto com o ‘chefe’ quando tenta persuadir Jack a matar Ben em uma eventual cirurgia? Confesso que a essa hora não tenho mais condições razoáveis de formular explicações racionais para essa série de perguntas, mas esse exercício claro, tenho certeza que todos terão o prazer de fazer. Divirtam-se e ficamos desde já na contagem regressiva para o 6º episódio “I do”, que promete bombar!

Por Davi Garcia

113 comentários:

TT Garcia disse...

nem vi o epi.. mas já sei quem morreu.. aí.. se o bolão valesse dindim tinha ganho uma bolada..aahahah!

Anônimo disse...

poxa....sacanagem o Eko morrer, acho q ele tinha muito futuro na historia, mas fazer o q né, mas é um personagens que sempre vai ser muito querido!!!

Anônimo disse...

Lamento pelo Eko. Ele era uma dos meus personagens preferidos. Bernard que se cuide, do pessoal da calda, sobrou somente ele.
Estou começando a achar que o Lostizila era o pai do Jack, o javali do Saweyr e o cavalo da Kate. E que foi ele que tomou a forma do irmão do Eko.
Aliás, tem morto demais andando na ilha nessa temporada. Daqui a pouca a Ana Lúcia volta.
O pessoal tá baixando a guarda ou o que? Os spoilers e os promos entregaram tudo de bandeja.
Voltando ao lostzila: a fumaça preta é do mal, cara. Parece até os demoniozinhos de Ghost. Quero ver agora o povo se embrenhar na selva.

Alice disse...

eu também acho que aquilo da Juliet é armado. Afinal, os "Outros" já provaram ser ótimos atores!
em si, foi um episodio fraco, e realmente não me emocionei com a historia do eko. O personagem merecia mais!

pelo menos uma coisa foi boa: Locke de Volta a ativa!

e o santoro ainda nao convenceu!

Anônimo disse...

O Eko não ira, para mim, fazer nenhuma falta, até gostei da sua morte.Detesto pessoas com o passado,presente ou futuro iguais ao dele, mesmo sendo ficção.....Aqula obseção que êle tinha, me deixava "fula da vida....descance em paz......

Acho que a Juliet e o Ben estão testando o Jack, como também acho que este o operará e salvará o Ben. Afinal, J/K/S não poderão ficar réfens eternos deste povo, o Jack com a inteligência que tem, com mais liberdade, poderá descobrir muitas coisas.....

Roger Campos disse...

Eu gostava muito do Mr Eko , pois pra mim esse papo de rendenção eu caho legal fora o modo dele demonstrar a sua fé e coisas assim.
Personagem eu acho que tinha mais futuro e podia ser util em alguma cena de guerra ou na criação de um equipe de salvamento ou coisa do genero ...........deviam ter matando o inutil do bernad , nao fez nada , não fede e nem cheira.
outro que podia ter sido morto e não faria falta e o charlie. Acho eu que o pessoal que escreve lost erro nessa , nao gostei dessa morte e dos promos como dito por outros losties.
em relação ao ben ele é vilão e vilões nunca mudam. jack deve matar ele , mais conhecendo o jack bonzinho Mr nice gay ele vai salva o ben.
Uma ultima coisa sobre o mr eko pra que perden tempo salvando ele do urso polar e cosia do genero podia ter matado ele na explosão e ponto assim sobraria mais espaço para outros personagens , essa morto foi meio sem sendido pra mim.
em vez de os roteristas nos darem respostas eles mudam o foco matando os personagens e fico preocupado com o futuro da serie, pois ja vimo isso acontencer em outros seriados né. e essa 3º temporada ta meio sem graça mesmo muito morna em relação as outras.

Anônimo disse...

Pessoal, uma legenda ótima pro 3x05:

http://rapidshare.com/files/1649864/...o_da_vida_.srt

Sabatinada disse...

Pena que o Mr. Eko morreu!!! Eu amava esse homem!!!

JLD disse...

Eu acho que o tumor não é do Ben. Seria fácil demais o Jack descobrir assim. Acho que é tudo uma encenação para forçar ele a matar outra pessoa na mesa de operações. Aposto que o rosto do paciente vai estar encoberto quando o Jack chegar. Abs!

juliana ramanzini disse...

Comentário perfeito do Davi(L)! :D
Episódio emocionante!\o/


Confesso que estava preparada para me decepcionar... e foi bem ao contrário! Achei o episódio excelente!!!!!!

Primeiro, o flashback de Eko foi muito bom... mostrou o quanto ele era atormentado pela culpa e pelo conflito interior! Infelizmente, Eko está fora de Lost. Lamento por isso... pois poucos eram os flashbacks capazes de emocionar como os dele! E na sua morte participação nada mais, nada menos do que do Lostzilla!!! Que diabos é aquilo... da onde saiu (nuvem malvada)???? Enfim... esse é um mistério que parece que não será respondido tão cedo!

Outro momento importante... a revelação do tumor de Ben, a tal proposta para Jack operá-lo... e a intervenção de Juliet com aquele vídeo! O que mostra que realmente esses Outros não são gente boa como tanto falam aos quatro ventos e que parecem cada vez mais em tensos e divididos!! E Jack preso me parece mais equilibrado do que quando andava pela ilha! Ele realmente acuou Ben... e saiu por cima!

E finalmente, a Pearl! Com a participação dos novatos, Nikki e Paulo, eles voltaram na escotilha e resolveram ligar os monitores... e mais um mistério... quem é o cara do tapa-olho? Em que local ele está? Mais especulações...

Bom ver o Locke de volta... bom ver o Desmond se integrando no grupo... e o Santoro parece que pegou um personagem nada simpático para interpretar! Será que teremos mais um Sawyer na ilha!? heheheeheh...

Enfim, apesar de todos os spoilers que li... o epi me tocou! Na minha opinião... pode ser classificado como no mínimo emocionante!

Leandro disse...

E eu que achava que ainda ia ter muito da dupla Locke e Eko como aquele ótimo episódio da 2ª temporada. -_-'. Droga...

Danielle Mistica disse...

Dessa vez eu discordo de vcs, Dude

Whom is the next? É a frase mais importante desse episódio para mim.

Lost ficou viciado e não viciante.

A verdade, nua,crua e fria, é essa: Lost tem uma estrutura narrativa viciada.

Todos nós, apesar de não acreditarmos, já sabiamos que a morte seria de Eko. Tudo pq quem teve acesso ao mínimo de spoiler possível, sabia que esta era a semana do FB do Eko, que um dos sobreviventes iria morrer e que o ator, Adele, iria naquele programa, sim, senhoras e senhores, aquele mesmo programa em que os finados atores de Boone, Shannon e Ana Lucia foram, um dia após a exibição de suas respectivas mortes. E ai? óbvio, não?

Pecado para uma série que sobrevive de suspense e da lealdade absoluta de seus fãs.

É assim que Lost quer nos segurar até fevereiro de 2007?

Levou multa no Havai e morre? Foi sem sentido, e, principalmente, foi uma bobagem matar um personagem tão bacana. Essa morte eu não engoli. Foi digna pq o ator soube fazê-la assim, não os roteiristas.

Crisis disse...

Que merda hein????

Meu gostosão Mr. E(cho)ko-late morreu!!!

vou parar de ver lost!!

Kenshin Battousai disse...

Bom episódio. Gostei. E o Locke fazendo inclusão social na ilha :D "Esta é uma ilha livre, quem quiser que venha". A reação do Hurley até seria um tapa na cara do Jack, se ele estivesse por lá para ouvir ^^

Anônimo disse...

Foi um lixo de episódio que pena que quanto mais famosa a série fica mais coisas pra estragar eles fazem....

e ainda tem esse intervalo de 3 meses pra ver se a cdontinuação fica descente.

Rodrigo Dias disse...

O que mais me intrigou foi a frase final. O Mr. Eko disse ao Locke "nós somos os próximos". Será que a Fumaça Negra está matando os que têm fé? Ou está perseguindo os que sobreviveram à implosão da escotilha?

Outra coisa. Locke pergunta a Eko o que ele viu, e finalmente diz o que tinha visto (na primeira temporada) e tinha achado lindo, que era uma luz branca. Mr. Eko responde que viu coisa bastante diferente. Na primeira temporada quando Jack vai seguindo seu pai pela selva ele é conduzido em direção a um penhasco e quase morre. Será que Fumaça Negra o estava guiando até a morte, como a Mr. Eko?

Juliet não está planejando matar Ben, mas também acho que não está colocando Jack numa armadilha. Os Outros estão apenas dando carta branca a Jack, para que ele faça a operação, de acordo com a sua própria consciência. Não é isso o que Ben diz a ele? "Eu não quero que você me salve, eu quero que você queira me salvar". Se Jack matar Ben, ele será punido por sua própria consciência. Eu estou começando a sentir que Os Outros são muito mais sutis do que a gente imagina.

fabio disse...

agora, o lostzilla terá q ter uma explicação MUITO boa no final de tudo!

e quem se atreve a dizer qual dos dois estão falando a verdade; Ben ou Juliet??? ou os dois estão mentindo??? de qq forma acho q jack esta com a faca e o queijo na mão! basta ser esperto!

vai ser foda esperar até fevereiro..... imagina só o qeles vao aprontar no proximo episodio?!!!?

Anônimo disse...

eKO FOI TARDE

Liza disse...

Adorei o episódio, concordo totalmente com os comentários do Davi. Só não foi melhor pois todos os spoilers se confimaram e não sobrou surpresa alguma.

Quando Yemi diz que Eko fala com ele como se fossem irmão fica claro que o Lostzilla pode assumir a forma de pessoas. Os produtores disserm que o Lostzilla continuava aparecendo e nóa não estávamos percebendo, no fim eles vão ter que explicar muito bem o que é isso. O que Locke viu era lindo... o que Eko viu não...

Nos outros não dá pra sabar quem fala a verdade, quem blefa...

Muito bom ver o pessoal do acampamento em ação. Eu perdi alguma coisa ou realmente não ,foi mostrado o retorno deles?
Acho que até agora a série estava diferente pois serem 04 grupos (Sayid e cia, Locke e cia, Jack e cia e os outros) e portanto as coisas aconteciam em 04 perspectivas, e com cada um dos 04 primeiros episódios monstrou a história de cada perspectiva a coisa fica lenta mesmo.

Se bem que em breve teremos a perspectiva do cara de tapa olho, então dá-lhe lentidão pra o desenrolar da história.

Mas pro Mr. Eko realmente foi um fim muito bonito. Mostrar dois irmãos juntos no fim foi ótimo.

Só resta saber o que ele queria dizer com "we're next", como assim "somos os próximos"?

Germano disse...

Sinceramente achei o episódio fraco. Já previa que a morte seria do Eko só por saber que o FB seria dele... Tenho percebido que essa temporada está mais preocupada em explicar algumas coisas e desvendar alguns mistérios, já que muitos reclamavam que estava faltando respostas, mas será que se tudo começar a ser respondido a série continuará a ser tão interessante e prenderá a atenção das pessoas? Claro que tem q haver respostas, mas os novos mistérios que estão sendo criados, pelo menos pra mim, não parecem ser tão interessantes.

A série mesmo assim continua muito boa e a prova disso é que continuo ansioso para ver o próximo episódio assim que um acaba. O ruim vai ser esperar até fevereiro pra continuar acompanhando a história, mas tenho certeza que o episódio da próxima semana vai nos deixar com novas pulgas atrás da orelha durante essa pausa. Até lá!

P.S: Ótimo blog, parabéns!

Felipe disse...

achei a morte dele muito tosca... com aquela fumaça... forçou d +... + pelo resto o episodio foi MUITO MUITO BOM MESMO... oq + gostei foi do viedo da juliet... muito bom

David Denis disse...

Bom a única personagem negra agora é a Rose, espero que ela fique fixa.

E o único sobrevivente da parte de trás é o Bernard. Bem que a Cindy podia reaparecer viva. Eu gostava dela.

Liza disse...

O Hurley é mesmo o humor da série: "Não achamos a trilha, não que saibamos como é uma trilha".
Muito bom

Anônimo disse...

Não gostei muito da morte do Mr. Eko, mas por violação de transito? pqp! tá de sacanagem, então daqui a poico só vai ficar o Lostzila na ilha e o filho da claire...

estou ficando triste com lost, deu até vontade de parar de ver a série...

edgar disse...

Eu acho que o SAGAT (cara do tapa olho) tem algum controle sobre a fumaça preta...

Anônimo disse...

Santoro tambem hein.. se o personagem dele fosse participar com 6 frases em 5 episódios era melhor aparecer só em fereiro se é que ele vai ter um flashback no 9a episódio como dizem...

Basquiat disse...

Dei uma revisada na legenda feita pela Geisa e pelo Vinaum que tá no Orkut. Seguem links:

http://www.mysharefile.com/v/iy7wvb89/Lost.S03E05.HDTV.XviD_LoL.srt.html

http://www.megaupload.com/?d=X2527V9C

http://www.filehosting.cc/file/11829/Lost-S03E05-HDTV-XviD-LoL-srt.html

http://www.savefile.com/files/219330

Alenxadre Zanlorenzi disse...

Acho que o Rodrigo Dias tá certo...
ben e juliet estão se contrariando para Jack poder decidir por livre vontade se irá salvar Ben ou não...
Esses caras são muito espertos cara...

A fumaça Negra é muuuuito estranha, e são não for muito bem explicada no final da série vai estragar tudo...
Aacho que até agora (S03E05), o nível de mistério está muito exagerado... eles tinham que ser claros em mais algumas coisas...

E o tapa-olho é o Sagat certeza...
Cabreiro esse cara.

SpoilerMan# disse...

PUTZ!!! EPISÓDIO BEM FRAQUINHO MESMO! PRA MIM, BASTAVA ME FALAR Q O EKO MORREU Q EU NÃO IA PRECISAR NEM VER O EPISÓDIO! BEM RUIMZINHO! ESSA TERCEITA TEMPORADA EU NÃO SEI NÃO,HEIN!? O EPISÓDIO DO LOCKE E DO SAWYER ATÉ Q FORAM BONS, MAS O RESTO...... TIRANDO UMA CENA OU OUTRA..... TÁ BEM JUSTIFICADO O PQ DA AUDIÊNCIA ESTAR CAINDO... PARECE Q ESSA É A ÚNICA COISA DE LOST Q NÃO É MISTÉRIO!

SpoilerMan# disse...

to de saco cheio dessa fumaça preta tb!! coisa estúpida e sem sentido nenhum!

Anônimo disse...

Aproveitando este tópico, gostaria de alertar a todas as pessoas que baixam Lost pela internet: cuidado ao repassarem os links p download... Como é de conhecimento a todos, o site Lostbrasil está impedido de produzir legendas... Outro dia recebi um e-mail desconhecido pedindo o link p baixar os episódios... Repassem somente p amigos, vamos colaborar c a galera q se empenha em gerar os arquivos... Agindo assim, protegeremos os sites q divulgam links p downloads... A tal lei de propriedade intelectual "tá pegando"...

Andre Luiz da Silva disse...

Ainda estou em dúvida na ultima fala.
"We are next" de somos os próximos.
"We are Next" estamos perto.

Pois vi em vários foruns de discussões que a tradução mais racional seria somos os próximos, mas acredito que seja no sentido de estamos perto ou próximo.

Por que?
Estão perto do local onde o Tapa-olho esta e aparentemente ele controle a fumaça. É o que acho!

Lu Mendes disse...

Infelizmente não consegui ver o episódio ainda (simplesmente não acho nenhum arquivo que preste).
Mas sobre a morte do Eko pelo Lostzila, tenho a dizer que:
Os produtores falaram no final da segunda temporada que o mostro de fumaça já tinha aparecido e nós não haviamos percebido. É isso aí, o Lostzila é as visões malucas do pessoal:
1. o pai do Jack
2. o javali do Saweyr
3. O cavalo da Kate (que o Saweyr tb viu)
4. O irmão do Ecko
5. O Walt falando de traz para a frente
É isso aí. Tõ irritada pela dificuldade de achar o episódio
Bjs

Anônimo disse...

ANDRE TAMBEM ENTENDI O WE ARE NEXT COMO ELES ESTAO PROXIMOS....E NAO SERAO OS PROXIMOS...QUERENDO DIZER, NAO DESISTAM AGORA, NAO PAREM, NAO VOLTEM...ESTAMOS PERTOS ...E PENSO ESPECIFICAMENTE PERTOS DE SALVAR ALGUEM.....
SAWYER?

eduardo disse...

por essas e outras que eu nao assisto os promos.. nem leio qualquer tipo de spoiler..

pode acabar tirando completamente a graça do episódio

Anônimo disse...

ae.... alguem lembra o nome do pai do jack?

Anônimo disse...

O nome do pai do Jack é Christian Shephard.

Anônimo disse...

agora eu soh quero ver como os produtores vao explicar tudo isso sobre o "lostzilla", tomara que seja algo muito bem pensado e que faça sentido e q nao vire palhaça

Anônimo disse...

*palhaçada

Anônimo disse...

vlw anônimo das 18:51!

Anônimo disse...

Acabei de recebr spoilers de um amigo meu q mora na argentina. Lá a série ta passando na tv... devo postar?

Anônimo disse...

obs... são spoilers do 3X06

Anônimo disse...

Manda só a fonte...

Anônimo disse...

putz... nao sei a fonte..... recebi os spoilers por e-mail... vou perguntar pra ele....

Andrea disse...

Eu acho que não tem como ser alucinação do Eko quando o Yemi apareceu na cabana, afinal, a cabana pegou fogo, né? Todos viram... ou foi alucinação coletiva? hehehe ;)

Anônimo disse...

pow..... libera esses apoilers aí brotha!

Maria Eduarda disse...

Um dos episódios mais ridiculos e chatos de LOST até agora.

Anônimo disse...

manda lá,estamos lendo tudo....

Anônimo disse...

estou contigo, maria eduarda!

Anônimo disse...

ae galera......... não sei se alguem já comentou aqui... mas essa nikki é bme gostosinha não???? Paulo Santoro ta se dando muito bem!!

Anônimo disse...

*bem

Anônimo disse...

concordo

Sagat? disse...

'eu acho q o tapa-olho é o Sagat'

Sagat? o q q é isso? ou melhor, quem é Sagat?

Peixe do Mal disse...

hehe, é tudo questão de gosto mesmo. esse ep foi um dos melhores que eu vi até agora

Anônimo disse...

AE... NINGUEM REPAROU NA CAMISA DE PAULO SANTORO NA HORA Q ELE SAI DO BANHEIRO DA ESCOTILHA PÉROLA??? TA ESCRITO ALGO COMO: "CLELO ÁGUA Y TERRA". PODE SER UMA DICA DA NACIONALIDADE DO PERSONAGEM!

Anônimo disse...

Não consigo achar nenhuma fonte do episódio para baixar. Alguém, pelo amor de Deus, poderia me dar uma dica?

atalibaneto disse...

Então tb achei a morte do Mr Eko meio fraca... levantar e bater ele no chão?!? Mas quando vi a Violet mostrando o video pro Jack tive a nítida impressão que a vilã da estória é a própria (só lembrar quando o Saywer disse pra Kate que a loira a mataria sem problema). To achando que ela quer se livrar do Ben e desfazer a sociedade e virar (se já não é) a líder dos Outros. Acho que a frase "we´re next" quer dizer somos os próximos... tipo nossa hora tá chegando e não estamos pertos... a cara do Lock foi de muita preocupação... abraços.

Anônimo disse...

Nossa, não só o melhor episódio dessa temporada como ums dos melhores de todas as temporadas. Brilhante. Vá em paz, Mr. Eko

Anônimo disse...

não manda os spolers não!

Anônimo disse...

kd os spoilers?

Anônimo disse...

manda sim....

Anônimo disse...

mandei um email para saber a fonte... ate agora nada

Anônimo disse...

Cara,a Juliet é do mal. Escuta o que estou dizendo.
A morte do Ecko foi triste, mas pelo menos foi mais digna que a da Ana Lúcia e Libby (nem pediram para o Michael matar).
Agora é só esperar a próxima quarta e the will sex.

Anônimo disse...

Estou achando que os"outros", não podem também sairem da ilha. Se pudessem o Ben sairia para ser operado num centro moderno. Imagine se com todo o poder que ele diz ter, iria ariscar a própria vida....

SpoilerMan# disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

ih.... já mandaram os spoilers na minha frente....

Camila disse...

Mas o personagem do Nathan Fillion não ia chamar Kevin?

SpoilerMan# disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
SpoilerMan# disse...

ae, o q vcs acham?
- O personagem de Nathan filho, que interpretará o marido de Kate, será Kevin e ele pode não ser o que parece ser;
- No flashback de Kate descobriremos uma ligação existente entre Kevin (Nathan Fillion) e, o "outro", Ethan.
- O casamento de Kate vai contar com a presença surpresa de gente que ela sempre lutou para permanecer longe;
- Jack vai operar Ben;
- Locke recebe, por um computador, uma mensagem de alguem que pode não estar na ilha.
--spoilers

Anônimo disse...

eh..... tem aver com o q ja foi dito....

SpoilerMan# disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Seu fdp! avisa q eh spoiler antes po!

Anônimo disse...

caraca... ethan e kevin!!?? eles são parecidos mesmo!

Anônimo disse...

Descanse em paz.Mr.Eko

Anônimo disse...

putzzz!!!
Com a morte do Ecko não vamos saber como o avião saiu da Nigéria e caiu no pacífico (se estava indo para a Inglaterra)??????

Pati disse...

Achei que foi um final digno para o Mr. Eko e para o ator que o interpreta, pois conduziu a personagem muito bem! Paulo e Nick pelo visto entraram pra dar um novo fôlego jovem pra galera da ação já que o trio Jack, Sawyer e Kate irão continuar mais alguns episódios sob a guarda sinistra dos Outros.
A Juliet não me engana! Pra mim, ela tá jogando com o Jack.
E quem ganhou pontos no meu conceito foi o doutor Jack, já que tá começando a evoluir! Tá saindo da roupa de bonzinho e certinho pra assumir o papel de jogador inteligente e corajoso. Agora sim!!!
E concordo com quem disse aí em cima sobre os Outros não poderem sair da ilha! Também tõ achando que eles na verdade são comandados por alguém ou alguma entidade.

Anônimo disse...

"Te agradecemos, oh Pai, por aquela estranha nuvem de fumaça que niguém sabe o quão má é..."

Anônimo disse...

Já falei e não me canso de repetir...todos eles estao presos à ilha, Outros e Nossos...a parada é toda muito, muito velha, as experiências estão ultrapassadas há mais de 20 anos e fala sério, operar coluna no meio da selva? aquela ilha é prima do triângulo das bermudas, tá todo mundo bloqueado lá!

renata disse...

Qu pena do Eko :~
"nós somos os próximos" MEDO, MTO MEDO
Juliet e Ben meio que disputando Jack... uhahuahuahuahua intrigante
Tapa Olho: MEDO MTO MEDO, até pq a resolução melhor deu pra ver o olho bom do cara... um olhar malvado o.O
e pulga atras da orelha: a ilha cura Locke, Rose, mas não cura Ben?? Cuma?? Porque???

Pati disse...

ABAIXO TRANSCREVI UMA PARTE DO TEXTO DO LOST IN LOST, bem legal sobre o Mr. Eko:
"E um dos mais queridos - e melhores! - personagens do público de "Lost" enfim nos disse adeus. O novo e último episódio de Eko Tunde trouxe ainda mais à superfície toda a riqueza e profundidade da personalidade dividida do nigeriano - alguém que sempre caminhou na fronteira entre o bem e o mal em seu trecho mais tênue, e muitas vezes por conta de motivos espiritualmente nobres, como o da primeira imagem deste novo flashback. (...)
A não-confissão de Eko, demonstrando total ausência de remorso pelos males que causou, selou o seu destino diante do monstro de fumaça - que, como vimos também em "The 23rd Psalm", já havia estado de frente com o nigeriano e, de certa forma, lido seu subconsciente.
Desta vez, no novo encontro - e há dúvidas de que Yemi era na verdade o monstro? -, Eko falhou ao não pedir perdão. Errou ao mostrar sua incapacidade em conseguir se sentir mal de verdade pelos males que causou e tentou justificar seus erros. E o último paradoxo: talvez no único momento em que se despiu por completo e se revelou para valer, perdeu a vida. E não encontrou nenhum ser brilhante, como foi o caso de John Locke.
Já que falamos em confissão e julgamento, digo: no saldo de sua vida, Eko teve um fim bonito. Obviamente, não aquele em que foi severamente surrado pelo monstro, mas a comovente imagem em que aparece abraçado a seu irmão, como dois meninos que se reencontraram.

Pode fazer total sentido à história - e você sabe que eu respeito isso pra valer -, mas Eko vai fazer falta. Né?"
Descanse em paz Mr. Eko!!!!!

Fabmartins disse...

A terceira temporada está muito morna... Se não engatar na segunda parte vai ser duro segurar os losties... Por outro lado, a segunda temporada de Prison Break está ARREBENTANDO!!! Vale a pena conferir...

Anônimo disse...

Estou adorando essa temporada. Depois do episódio do |LOck a os capítulos só cresceram; o próximo será o ápice.

Diego disse...

galera talvez o tapa-olho seja o tal "ele" citado por desmond no início da segunda temporada e por ben no final da mesma temporada. Talvez seja o "chefão" dos experimentos....

Rodrigo disse...

Puts... o Epísódio foi demais, mas esse papo de fumaça tá fazendo eu perder o pique de acompanhar... pensava que a serie falava sobre realidade e agora essas coisas de fumaça monstro, de coisa que não existe... não curto essa parada !

Anônimo disse...

MELHOR EPISODIO DISPARADO DA S03 ! PRA MIM AGORA LOST VOLTOU MESMO ! esse episodio FOI UM LOST, os outros achei BEM lixo.


LOSTZILLA RULA TUDOOOOOOOOOOOOOOOOO pega corpo das pessoas

(ou soh a forma)

E O PIRATA NA HATCH ? serah q eh o PARCEIRO DO PARCEIRO do desmond ? o Zalinks nao lembro o nome dele, vai ver o cara nao morreu sei lah


ISSSA LOST MTO LOCO

VOLTO


PS: FODA O EKO MORRER ;/;/;/;/ curtia pRA CARALHO ele, eu e meus amigos sempre zoavam sobre ele,

"Mai Broder uas EI gud man, EI prist, EI man of GUD"

;/

arabe disse...

Não gostei de que o Eko morreu. Ele era meu personagem preferido... :(
E como comentaram lá em cima de que a última fala pode dizer que eles estão perto. Na verdade o Locke fala "We are THE next". O THE muda muita coisa, e se era pra dizer que estavam perto diria "We are close"...
E não achei o episódio fraco, agora sabemos quem realmente o Lostzilla é e que nunca percebemos. Ele assume uma caracterização para cada personagem:
Jack- seu pai
Kate- cavalo preto
Sawyer- javali
Hurley- Dave
Eko- Yemi

Por enquanto só notei esses. Muitos dizem que a 3ª terporada está ruim. Para mim tá ÓTIMA!!!

arabe disse...

E o parceiro do ex-parceiro do Desmond se chama(va) Radzinski.

wiLL disse...

Falando sobre o promo do proximo episódio

Sawyer vai transar com Kate??
Então Kate escolheu Sawyer?
Se isso acontecer ela está morta pra mim.

Não acho que Sawyer morra.

Jack: Eu preciso sair dessa ilha
Ele pretende sair e 'os outros que se fodão'?

Como deu pra ver, Jack vai pra mesa de cirurgia.
Matar ou salvar Ben?

Ben X Juliet
Quem é o grande vilão?

Alex: Seja o que for que eles digam, não acreditem neles.
Alex e Carl...Outro mistério.
Por que Alex diz isso?
O que será que ela passa na mão dos outros?


Bem...vamos esperar o próximo episódio.


PS: Achei o episódio 5 legal e comu muitos já disseram, descance em paz, Eko.

wiLL disse...

como*

Anônimo disse...

Concordo com o arabe sobre a dúvida entre "next" e "close". O que comprova é a cara de Locke. Sobre as faces do Lostzilla, esqueceram do "papagaio gigante". Este também tá na minha lista de suspeito de ser uma das formas do Lostzilla... Quanto ao "Sagat", ainda só especulações porque tá cedo / levantar algo sobre ele.

Anônimo disse...

O Paulo não vai render muito se bancar o novo Sawyer.

Anônimo disse...

Anônimo disse...
KATE E JACK SE ENCONTRAM
(Trecho do episódio de quarta)

http://www.youtube.com/watch?v=QZ1WeKX_I8s&eurl=

Acho que a cara de desespero dele "Eu preciso sair dessa ilha" é depois de falar com ela.

03 Novembro, 2006 05:44

Anônimo disse...

Ótimo texto, porém, discordo das comparações entre Locke e Jack, simplesmente, porque Locke muda a sua personalidade a cada temporada, logo, esse tipo de liderança que ele estaria exercendo não era esperada. Não podemos chamar de democrático um sujeio que escondeu por 03 temporadas ter visto o tal "Lostzilla". Muito menos um sujeito, que sozinho, decide não ser necessário tentativa de contatos via rádio e, para tanto, desfere um golpe na cabeça de seu companheiro. Ou seria democrático um sujeito que deixa um amigo seu preso numa ilha e doida e ainda por cima lhe dá um alucinógeno? Será que é democrático um sujeito que esconde uma escotilha e, somente, a revela após ameaça? E a "my hatch", já esqueceram?

Anônimo disse...

Estou de peno acordo com o anônimo sobre o Locke. Acho que muita gente está confundindo democracia com irresponsábilidade. A diferença exata entre Jack e Locke é exatamente a preoculpação constante que o Jack tem com o grupo e esta irresponsabilidade de ação que o Locke tem em nome do "destino"

OJack agora, acho eu, irá nos mostrar o lado do homem que sabe, com inteligência, se adaptar as situações, fazendo o jogo, como bom aluno nesta nova "escola Dharma".

Acho também que esses "outros" nao sabem ou não podem sair da ilha.O Ben não se operaria na selva...acho estranho

Indio_do_AP disse...

Só espero que o Rodrigo Santoro não pegue nenhuma multa de trânsito no Hawai...

davi garcia disse...

Ok, concordo que o Locke já se mostrou irresponsável em situações anteriores, e que fora até mesmo egoísta em outras, mas isso não significa que ele mude de personalidade a cada temporada. Ele agora simplesmente voltou a ser o Locke decidido, desbravador e cheio de fé que a temporada de estréia nos revelou. É claro que o Jack sempre (ou quase) pensa no bem comum, mas isso não o isenta de erros também.

É bom lembrar que pessoas como o Locke, muito ligadas à fé, são também muito emocionais, o que pode lhes limitar a visão sobre o todo, enquanto pessoas racionais como o Jack, geralmente são muito analíticas. Dito isso, creio que não possamos definir quem é certo ou errado, ou até mesmo se há um certo e um errado nesses estilos. O que eu quis dizer no comentário, é que o Locke representa um outro tipo de líder, uma alternativa diferente que pode agradar ou não, assim como acontece o próprio Jack. Quem será melhor ou pior para o grupo, descobriremos com o que vém pela frente.

De qualquer forma, fico feliz de poder ver um debate sobre isso por aqui. É Lost mais uma vez provando que é uma série diferenciada e que provoca debates de alto nível.

Abraços!

Leandro disse...

Concordo com o árabe.

Mas não sei se é o Lostzilla que assume as formas para cada personagem. Eu duvido seriamente da sanidade mental de alguns habitantes da ilha e é isto que significa estar "lost". A própria fumaça preta pode ser uma alucinação do mr. Eko.

Tem tirinha nova sobre este episódio (e antigas) no meu blog:

http://oleandros.blogspot.com

r.d.o disse...

pior episodio de todos os tempos...filho das puta mataram um do personagens mais fodas da série...que raiva

Anônimo disse...

não é certo matar o Mr Eko, o cara era um dos meus preferidos, achei q ele o Locke e Desmond iam salvar, Jack, Kate e Sawyer, o cara vai fazer falta, a serie não vai ser a mesma coisa sem ele....

Anônimo disse...

Pode até ser precipitado ter matado o Eko, mas se teve que ser assim, descanse em paz.
Quanto aos vivos... Os autores podem ter feito um trocadilho com o termo NEXT, porque SOMOS incluiria o Eko também, entendeu? Pode ser que seja "próximo" e eles enrolem pra fevereiro esse desenrolar...
O Locke ficou perturbado gente!!! Presta atenção, o cara é paraplégico, cai na ilha e volta a andar... Sabe se lá se ele sair da ilha se ele volta pra cadeira de rodas??? Que se f... todos, eu quero é andar!!! Risos

Anônimo disse...

Concordo com o Davi Garcia, pois não dá pra comparar no sentido certo e errado o Jack com o Locke. Cada um age de formas diferentes e às vezes por razões diferentes.

E eu amo o Locke, é meu personagem favorito, seguido pelo Jack. Então não posso scolher só um.

O Eko era um dos meus personagens favoritos e vou sentir muita falta dele. Aquele homem que mais parece um armário, mas tem um olhar doce e uma voz macia. Descanse em paz querido Mr. Eko.

Já o Lostzilla é a consciência de cada um na ilha. Cada um o vê de um jeito. Como alguém falou acima...
Para o Jack é o pai dele,
Para a Kate é o cavalo,
Para o Sawyer é o javali,
Para o Hurley é o Dave, e...
Para o Eko é o Yemi

Até mais!
Dany

Nelson disse...

Caraca... ainda tem gente falando mau do Ms. Eko, ele com toda certeza é uma personagem inesquecivel, com uma historia emocionante cheia de reviravoltas, e pra mim, ele deveria ter a chance de "devolver uma igreja para o Yemi", terminando a que começara com Charlie...
ainda tenho esperança la no fundo que alguem comece a socar e pular em cima do peito dele e ele ressucite (hahaha)... uma pena a perda desse personagem!

Abraços a todos da equipe!

arabe disse...

Espero que o que você disse, Nelson, realmente aconteça. Vai ver era uma morte "fingida", mas acabou enrolando por mais um episódio.

Anônimo disse...

Episódio emocionante. Me tocou profundamente e foi impossível conter as lágrimas. Meu querido Mr. Eko morreu.

Um personagem inesquecível!!!

Descanse em paz!

cybélia disse...

Eu sei que todos estão interpretando o diálogo entre Yemi e Eko, quando aquele pergunta porque Eko fala como ele como se ele fosse seu irmão, como se o Lostizilla tivesse tomado o corpo de Yemi. Mas não enxerguei assim, Yemi parecia dizer que eles não eram iguais não tinham o mesmo sangue, ele parecia furioso com o testemunho do irmão que não aprendera nada e que ainda se considerava orgulhoso por ter matado. Como uma criança que fica chateada com a mãe e diz “você não é minha mãe!”. Foi desse jeito que interpretei o diálogo dos irmãos, como Yemi diz a Eko “Você fala comigo como se fossemos irmãos”, ele quer dizer que são pessoas diferentes , exprime sua RAIVA, DECEPÇÃO e DESPREZO com Eko. Óbvio que Yemi achava que iria ouvir palavras de arrependimento e não as proferidas pelo irmão.

Anônimo disse...

Pra mim era o Lostzilla pois o Yemi em nenhum outro episódio demonstrou aquele desprezo pelo irmão, em nenhum momento anterior eu notei aquele olhar de raiva..

Anônimo disse...

O próprio eko demonstra quando pergunta "Quem é você?", que o irmão dele jamais falaria com ele daquela forma...
Não tenho dúvidas der era o Lostzilla, quando os produtores disseram que o Lostzila continua aparecendo na série eu pensei que era o pássado, mas agora estou certa de que não era só isso.

Anônimo disse...

Fumaça Negra(Mau) é assassinato pelo Mr.Eko.Triste e descanse em "PAZ".

paula disse...

Esse lostzilla é do balacobaco! Adorava o Mr.Eko, mas se ele morreu daquele jeito foi mais do que pertinente ao enredo da série, e vamos parar de egoísmo né gente!
Agora, acho que Locke é um cara mto sensível, isso já foi provado nos seus flashbacks, e ele tomou decisões erradas na ilha, assim como em sua vida pregressa e assim como outros personagens... acho q ele somente percebeu o q a maioria dos espectadores já tinha percebido: que quem toma decisões sozinho na ilha acaba sempre se fodendo!
é isso
may Eko rest in peace!

Beda disse...

Sobre essa discussão da liderança da ilha, só acho estranho que na primeira temporada o Locke fala para o Jack que cabe a ele(Jack) liderar o grupo de sobreviventes, enquanto na segunda, ele(Locke) disputa a liderança com o Jack. Nessa terceira, na ausência do Jack, o Locke vem assumindo naturalmente essa liderança.

Anônimo disse...

eh parece kda vez mais q é o Lostzila q se "transforma" nas "alucinações" dos personagens - o blog awe citou o pai do Jack, tb temos Walt para Shanon, e Boone para Locke, talvez realmente seja este mecanismo de segurança awe q o pessoal tantu comenta na net, e quem sabe ele está selecionando uma galera na ilha pra alguma coisa....

sei lá mto cedo pra afirmar algo!!!

GuGaaa disse...

Mr. Eko era um dos meus favoritos... quando li que alguém morreria no próximo ep na hroa me veio Mr. Eko na cabeça pelo fato dele ter tido problemas com a policia... já li a matéria ali embaixo... mas essa serie é boa cara... faz os atores se manterem na linha... rs.. brincadeira... quanto ao que a Juliet "fala" pro Jack.. caraca, to meio zonzo com isso até agora!!! E que pro próximo episódio venham mais legendas boas agora que estão secando nossas fontes...
abraços

Gustavo disse...

Eko nao deveria ter morrido. Nao agora.