24/09/2006

Extras do DVD - Parte 2

Dando continuidade aos comentários sobre os extras do box de dvd da 2ª temporada, o post foca hoje a FASE 2: CONDICIONAMENTO.
O primeiro segmento dessa fase, traz "Os Flashbacks de Lost", que são trechos não ulilizados em flashbacks vistos nos episódios. Há apenas duas, porém interessantes sequências que enriquecem mais nosso conhecimento sobre a já falecida Shannon (2 cenas cortadas) e sobre o sempre misterioso Locke (1 cena).
Em "Abandoned", 6º episódio da temporada, temos a faixa chamada 'A Trilha' que mostra um diálogo entre Shannon e sua madrasta logo após o velório do pai da moça. É uma cena que mostra uma Shannon obviamente fragilizada encarando a realidade de que a única coisa que a conectava à difícil madrasta, era o amor de ambas pelo falecido, e que sem ele por perto, já não tinha mais nenhum porto seguro onde se escorar. Uma chance a mais de entendermos porque a loira transformou-se na mulher fútil e egoísta que conhecemos na ilha. A outra faixa excluída chama-se 'A nova Babá' e traz Shannon conhecendo a família para à qual trabalharia. A cena deixa no ar que o pai da família se interessara por ela, e revela indícios de que foi assim que Shannon começou a se envolver com homens mais velhos (alguns compromissados) para sustentar-se e de certa forma encontrar proteção.
No episódio 17 "Lockedown", a faixa excluída chama-se 'O pai de Locke' e reforça nossa certeza de que o carequinha jamais chegou a conhecer o pai mal caráter de verdade. Há um diálogo dele com o padre que realizou o funeral, onde este o indaga sobre o passado de seu pai, como ele era, o que gostava e etc, o que Locke acaba confessando não saber. Cena simples mas longe de ser dispensável.
Outro segmento da Fase 2 compreende cenas inéditas que estão distribuídas assim:
'Vendo Walt': É um diálogo entre Shannon e Sun, onde esta indaga a loira sobre sua suposta visão de Walt na floresta. Shannon nega que o tenha visto e frente a insistência de Sun, diz estar cansada depois da morte de Boone e que àquela altura o grupo da jangada deveria estar bem longe da ilha. A cena vale mais para confirmar a confusão na cabeça de Shannon e não acrescenta muita coisa além de revelar uma Sun já desconfiada sobre o destino da jangada.
'Um pouco do seu tempo': Traz Charlie tentando descobrir o que ocorrera na explosão da escotilha no início da temporada, e o mostra se oferecendo a Claire para cuidar um pouco de Aaron, para que ela pudesse descansar um pouco.
'Visita a Sawyer': Vemos Sawyer sozinho ainda preso no buraco travando um breve diálogo com Libby (que não se revela para ele), quando esta busca informações sobre a verdade da presença dele no vôo 815 e o oferece água.
'Hora do Jantar': Cena sem diálogos que mostra Ana Lucia dividindo peixe crú com todos na escotilha abandonada utilizada pelos tailies como refúgio. A cena mostra um Sawyer surpreso com a ação da morena durona, o que claro seria visto como óbvia surpresa àquela altura.
'Entrega Especial': Cena do episódio 2x07 " The Other 48 Days" que mostra Bernard, Goodwin e outros sobreviventes encontrando uma caixa à beira da praia. As crianças vistas neste episódio perguntam se o conteúdo da caixa seria comida mas para surpresa geral, só encontram bumerangues em seu interior. A curiosidade da cena recai sobre a logomarca da caixa que perteceria à empresa Walkabout, a mesma que rejeitara Locke em um de seus programas.
'Prisioneiro de Ana Lucia': Cena do 8º episódio da temporada. Com Sayid preso à árvore, Libby conversa com ele que lhe pede para ser libertado, ao que ela retruca não poder fazer pois Ana Lucia temia que ele fosse querer matá-la. O ponto interessante dessa cena é que podemos notar o respeito ou medo que Libby tinha por Ana, algo também visto na cena em que ela dialogava com Sawyer no buraco.
'Libby e Claire': Se minha memória não me trai, esta cena traz a única vez em que vemos as duas personagens conversando. Nessa sequência, Claire está brincando com Aaron no berço, quando Libby se apresenta e percebe que a blusa que Claire usa na verdade era dela.
'Conectado': Michael chega à escotilha para assumir um turno, e questiona Locke sobre a possibilidade da escotilha estar ligada à outras como o filme Orientation poderia sugerir. Locke retruca dizendo que aquele lugar parece ser bem anterior à internet, mas deixa no ar que a possibilidade existiria, porém lembra Michael que o computador só poderia ser usado para digitar os números a cada 108 minutos, recomendação que descobrimos depois, Michael não segue.
'Eu preciso saber': Claire aproxima-se de Sayid na praia e pergunta-o se Charlie sabia da existência e drogas dentro das estátuas de Virgem Maria. Cena que reforça a preocupação e a desconfiança de Claire sobre as intenções de Charlie.
'A Solução do Doutor': Ana Lucia diz a Eko que Jack planeja ir atrás dos 'Outros', ao que Eko retruca dizendo que seria melhor ficarem na acampamento já que ali o pessoal fora pouco importunado. Ana Lucia tenta forçar a barra lembrando o que os tailies sofreram do outro lado da ilha, vendendo a idéia de que eles teriam motivos suficientes para revidar. Eko contudo, não apóia a idéia. Boa cena que merecia um espaço no episódio exibido originalmente.
'Qual é a sua história?': Cena bem curiosa envolvendo Libby e Hurley. Os dois conversam na escotilha enquanto recolhem as roupas limpas na máquina de lavar, e Libby revela que já fora casada algumas vezes e que sua especialidade em terapia eram famílias e casais. Hurley por sua vez revela que tivera muitos empregos antes - quase todos envolvendo galinhas - mas que ganhara na loteria. Marcada com piadinhas entre eles, a cena termina com Hurley convidando-a para caminhar posteriormente. Também merecia um espaço no episódio exibido originalmente.
'Fraqueza': Cena curta mas muito boa, na qual Sayid tenta demover Jack da idéia de tentar resgatar Walt usando Henry Gale. O motivo? Henry conhece muito deles (Jack, Sayid e Locke) e sobretudo sua maior fraqueza que é a de não concordarem em nada praticamente quando uma decisão precisa ser tomada.
'Vocês estão bem?': Belíssima cena em que Rose mostra mais um vez ser uma personagem que conhece muito daquele lugar, ou que pelo menos sente sua força. Ao perguntar a Sun como ela se sente estando grávida, Rose acaba revelando que também já teve uma filha, mas que esta falecera, ao que Sun diz sentir muito ouvindo uma resposta forte de Rose: 'Para certas coisas na vida não há o que fazer'. A cena termina com um diálogo sobre a esperança e com um abraço entre a duas onde vemos Rose com um olhar bastante misterioso.
'Eu sinto falta': Quem poderia imaginar que Hurley tinha uma porca de estimação chamada Chester? Pois é isso que ele revela nesta cena onde Libby diz sentir falta de sua banheira e de música.
O 3º segmento da Fase 2 do extras nos presenteia com a divertida faixa "Erros de Gravação", que na verdade vão além de simples erros e mostram as brincadeiras feitas entre os atores durante as filmagens. Como destaques dessa faixa temos uma cena entre Sayid e Danielle onde ao ser indagada sobre o que ela estaria fazendo ali, retruca que estava procurando por ele sugerindo um desejo digamos mais forte pelo iraquiano, que responde com uma feição surpresa e tímida. Outro destaque é a cena em que Jack cuida de Sawyer na escotilha logo após este chegar desacordado ao acampamento, e onde o nosso bad boy favorito o surpreende balbuciando uma confissão de que o amava, o que claro faz todos à volta rirem. Outra sequência parecida envolve Sayid acordando Locke e confessando que não consegue deixá-lo partindo em seguida dando um leve selinho em sua vítima que fica bastante surpresa com a 'brincadeira'.
Fechando a Fase 2, temos o famoso vídeoclipe promocional da série que foi exibido na Inglaterra dirigido por David LaChapelle, mundialmente reconhecido como o Fellini da fotografia, que já fez trabalhos marcantes com artistas como Whitney Houston, Blur, Moby e Madonna. Nesse promo vemos o elenco original da 1ª temporada com maquiagens propositalmente pesadas dançando na praia em meio aos destroços do avião e apresentando em um aúdio off, caracterísiticas comuns aos personagens da série. Um trabalho realmente muito bacana.
E assim finalizo a 2ª parte de comentários sobre os extras do box, mas fiquem atentos porque em breve trarei o 3º e último post que abrangerá a Fase 3 e os easter eggs do dvd.
Por Davi Garcia

3 comentários:

Anônimo disse...

"Se minha memória não me trai, esta cena traz a única vez em que vemos as duas conversando."(Libby e Claire)

Dessa vez ela te traiu Davi. Elas conversam no episódio 15 da segunda temporada, quando Libby ajuda Clarie a recuperar a memória do que tinha acontecido quando ela foi sequestrada.

davi garcia disse...

Nossa você tem razão, a memória me traiu e traiu feio :p Aquele diálogo delas aliás foi fundamental para que Claire se lembrasse da experiência na Estação Staff.

Obrigado Anônimo :-)

Anônimo disse...

De nada. :D