07/08/2006

Comentários do episódio 2x21 - "?"

Image Hosted by ImageShack.us
Espetacular! Essa poderia ser a palavra certa para definir esse episódio que impressiona sobretudo pela quantidade de informações relevantes que surgem em apenas 45 minutos. Apontar o evento mais importante é complicado, mas obviamente destaco a descoberta da nova escotilha que nos leva a novas e intrigantes observações, e a idéia de que enquanto as outras estações/escotilhas desenvolviam estudos em suas respetivas áreas, a estação Pearl (essa que é nova para nós) se encarregava de exclusivamente monitorar as demais sem que estas tivessem ciência disso. Um grande Big Brother poderiam dizer alguns, mas como nessa série nem tudo é o que parece ficam aí novas dúvidas no ar.

Como é bom acompanhar uma série com personagens tão maravilhosamente densos não? E que prazer ver um deles que mesmo mantendo uma abordagem totalmente discreta, consegue sempre se destacar. É claro que falo do Mr. Eko, ou alguém poderia dizer que não fica ligado quando o cara aparece? Ok que o tamanho da 'criança' chama a atenção, mas causa sempre inquietação ver esse sujeito grande e com cara de mau falando tão mansamente. E o melhor nem é esse aspecto, mas sim a confirmação dele como um legítimo homem de fé, assim como é o Locke. Aliás é nessa justaposição da característica tão comum e marcante desses personagens que o episódio se define como espetacular. Se Locke foi progressivamente perdendo sua fé na ilha por motivos diversos, Eko surge como o resgate dessa fé, uma fé que transcende o místico ou o religioso e que pode ser encerrada na convicção pessoal de que a ilha não é um lugar qualquer. O embate entre esses dois personagens não só nos dá a certeza de que juntos possuem um força soberba dentro da trama, como dá mostras definitivas de que nada acontece por acaso no mundo de Lost. Rendamos palmas aos roteiristas por desenvolverem tão bem esse aspecto usando esses dois personagens maravilhosos.

Afinal de contas, sonhar ou ter visões na ilha é um sinal de que um mínimo de compreensão está a caminho? Hurley livrara-se de um fardo que o atormentava dessa forma, e a mesma coisa acontece nesse episódio só que com Eko, que ao sonhar e ver seu irmão Yemi, passa a não apenas entender e respeitar a força daquele lugar, como também enxerga um propósito em todo aquele misterioso emaranhando de descobertas (exatamente como já acontecera antes com Locke). É interessante vermos a fé do Eko sedimentada pelo flashback conciso porém extremamente necessário, que não só coloca em cheque os limites de sua fé como ainda reforça a idéia de que ninguém caiu naquela ilha por puro acidente.

Falando ainda do flashback, temos mais uma 'coincidência' entre personagens. Eko conhecera o vidente Richard Malkin que vimos lá na 1ª temporada no episódio 1x10 "Raised by another" da Claire e que misteriosamente dissera que ela tinha que estar no vôo 815 da Oceanic. O que chama a atenção nesse encontro, é o fato de Malkin ter admitido ao Eko ser um charlatão, um aproveitador, o que nos leva a pensar que não havia nada de sobrenatural na presença de Claire entre os passageiros...ou não.

Como destaques finais, ficam a triste e definitiva morte da Libby, que parte deixando algumas questões no ar (como por exemplo o porquê dela ter passado um período na mesma clínica de Hurley) que segundo os produtores Damon Lindelof e Carlton Cuse, serão respondidas através de flashbacks, e a confirmação de que Michael não tem a defesa de ter sido meramente obrigado a fazer o que fez, já que atua de forma absurdamente dissimulada e fria mesmo quando ouve os lamentos de Hurley após a morte de Libby. Eu disse no comentário do episódio 2x20 e repito que vejo essa virada do Michael de forma positiva pois fortalece o conflito, a base primordial para qualqer bom drama. Que surpresas dele teremos com o próximo episódio eu não sei, mas acredito firmemente que "?" foi mais um excelente episódio que eleva e muito o nível dessa reta final de temporada. Faltam apenas 2...

Por Davi Garcia

24 comentários:

Juliana disse...

Pra mim, um dos melhores episódios da temporada! Eu sou fã do Locke e do Mr. Eko... ter o prazer de ver os dois contracenando e ainda por cima esbanjando química... não tem preço! Eu praticamente comi todos os dedos! Supense na medida certa, ótimos diálogos, pistas e novas descobertas... o episódio foi sensacional do início ao fim! Confesso que fazia um tempinho que eu não me empolgava tanto, ainda mais depois do 2x20 que literalmente me fez passar mal! A descoberta da nova escotilha e a sua função de "observatório" só aumentou minha expectativa com relação ao desenrolar dos acontecimentos: estariam eles (os "sobreviventes") sendo observados? a pearl estaria desativada, ou não? onde diabos fica a "administração", "sala de controle geral" do projeto? sei lá... são tantas as perguntas! E pelo promo americano... o próximo epi promete! Tô triste com o final da temporada, mas se ele for eletrizante como prometem os produtores... ;)

juliana disse...

Ah, e vou concordar com o Davi... Michael extremamente dissimulado, frio e assustador! Sem dúvida ele assumiu com categoria o posto de vilão do final da temporada (Tá certo, o Michael é chato demais, mas o ator manda bem).

Miks disse...

Concordo com o Davi em genero numero e grau! e com a Juliana tbm!
"?" Foi um dos melhores episódios dessa temporada! Eu nao esperva de forma alguma que uma nova escotilha ia ser descoberta e o "propósito" dela , com todo aquele aparato meio "modernistico" de enviar as anotacoes. rs
Gostei mt!
Sim sim o ator q ta interpretando o Michael ta mandando mt bem! Toda vez q ele aparecia no eps. dava vontade de esgana-lo!! Aii matem logo ele!!!!! oO
Adorei essa nova parceria "Ecko e Locke" =]
Moh pena do Hurley no fim...
Alias... que fim dramático! qse chorei!! Até mesmo o abraco skater mexeu cmg.. :\
Bom, tou indo ver as promos agora.. rs
^^

Ricardo disse...

Ótimo episódio, muito bom mesmo. Quando eu vi o mapa na porta da escotilha, pensei que a "?" fosse o ponto central da ilha, que quando descoberto teriamos muitas( ou algumas) respostas, mas na verdade apareceram muito mais perguntas hehe.

Sobre a nova escotilha e sobre o novo vídeo de orientação, passa a impressão de que é como Jack disse uma vez, que alguém colocou as pessoas pra apertarem o botão só pra saber se eles ficariam apertando mesmo sem saber o motivo.
Mas eu não acredito que seja isso, acredito sim, como o Sr. Eko disse, que tem um motivo pra que eles apertem aquele botão, mas por enquanto não desconfio qual.

E o vidente que disse que a Clarie devia estar no avião, será que ele é mesmo um charlatão? Ou será que ele não queria que a filha dele passasse a mensagem de Yemi pro Eko? Cada vez mais perguntas. Faltam poucos episódios para o final da temporada e está ficando cada vez melhor.

Comentarista Wolv disse...

Só uma correção, Davi. O nome do doutor não é Widemore (e o certo é Widmore, com "d" mudo), e sim Wickmund, como pode ser confirmado na legenda da Lost Brasil, ou simplesmente ouvindo atentamente o q o personagem fala.

Portanto, ainda não foi dessa vez q um Widmore entrou pra valer na trama

davi garcia disse...

Ah você tem toda razão Wolv, na empolgação ouvi Widmore. Obrigado pela correção, mas de qualquer forma persiste o mistério do por quê o Dr. Marvin Candle aparecer com outro nome...

Aguardemos então a inclusão oficial de alguém ligado à Widmore na trama da série ;)

Laurinha sawyer disse...

palmas e masi palmas para esse episodios senhoras e senhores!!!
perfect!! adoreii

Danielle Mistica disse...

Achei um apisodio denso e filosofico. feito para pensar do começo ao fim.
Mr Eko é um grande personagem e acabou por resgatar tb a grandeza de Locke, q estava perdendo o seu brilho por ter "abandonado" a sua fé.
Qto a Michael...bom, a morte de libby foi no susto, ele nao tinha realmente intenção,mas depois, obvio q ele queria a morte dela.
Mas de qualquer forma, acho q morte da analucia foi tão rápida,cruel e tão pouco (ou nada) comentada pelos losties q fiquei passada. Libby mereceu mais respeito do que ela.
Eu acredito depois desse epi, q as "escotilhas" e seu trabalho realizado nelas nãos abiam da existência das outras. Assim,acho q tem vários grupos de outros e so aqueles do monitoramento que sabiam de tudo.

mussum disse...

eu acho que o vidente achava que o eko deveria ir no vôo, por isso ele disse ser um charlatão.

assim como ele colocou a claire no vôo, ele viu que se o eko continuasse a investigar sobre a filha ele não iria para LA como ele estava planejando

isaac newton disse...

ju tua linha de raciocinio foi igual a minha...
onde ta a 'administração' ?!
o tubo que leva as info sobe com elas pra onde? eu penso que ele faz uma curva de 90º e que a 'administração' é naquele morro onde tava o aviao antes de cair... so esperando...
com certeza o 20 e 21 foi otimo... please wait 22!
bjus

(eko + locke = top de linha!)

Yeesha disse...

Widmore, com "d" mudo), e sim Wickmund, para mim não faz a menor diferença...a questão a ser levantada deve ser a seguinte:

são clones?

Renata disse...

Eu acho que o falso vidente, no momento que ele falava com a Claire, realmente viu algo. Ali, acho que não foi mentira, penso até que tem tudo a ver, até por causa da filha do cara que é toda diferentona também. Acho que por isso ele ficou assustado. Porque viu alguma coisa e foi uma coisa ruim no futuro da Claire...

AnaP disse...

Depois de ficar "passada" e feito idiota conversando com tela do PC ao final do ep20, Lost conseguiu novamente me alucinar!
A nova parceria EckoLocke sem dúvida é demais!
A mistura sobrenatural/científico foi excelente, apesar de levar a mais teorias "Eles estão mortos?","Purgatório", etc...rs...
E ai? Existe ou não outra fita gravando a Cisne e que irá revelar que o real atirador é o Michael??
Já que pelo que eu entendi, não haveria ninguém ali na "?" para fazer a anotação dele ter efetuado os disparos...
O problema é esperar essas semanas pelas respostas...se vierem!

Anônimo disse...

Acho que me perdi no tempo...
No episódio anterior quando a Libby sai para buscar os cobertores é de dia.
A turma do Jack aparece voltando para a escotilha de noite.
E o Hurley só se dá conta do desaparecimento da Libby na manhã do dia seguinte??

Luciana disse...

Olá!
Alguém sabe me dizer quando saíra no Brasil a 2ª temporada de Lost?
Obrigada!

Paulo de Tarso Duarte disse...

Cara volto a dizer!
O show da série, mais do que os mistérios (que são alucinantes tb), pelo menos para mim, fica por conta do perfil psicológico dos personagens. Que show para uma série, personagens com tanta densidade de caráter. Cara, todos com conflitos e acertos, erráticos e altruístas. Como qq pessoa normal na vida real. E estes criadores da série conseguiram num elenco enorme, todas estas nuances. Nada é gratuito, tudo em suas vidas têm um pq. O próprio Michael é exmplar em sua derrocada, na 1 temporada e começo da 2 sempre disposto a ajudar, para o desespero e traição. Derrocada que se vc analisar o perfil e sua forma de pensar na 1 temporada, verá que faz sentido. Analisar dizendo que é um chato é ser no mínimo muito superficial (até infantil) na observação. Os embates são perfeitos. Até que ponto um grupo deve ser guiado pela razão ou pela fé? Vejam os paralelos entre as ações dos naufragos em sua chegada ao mundo novo (aonde até Igreja já estão construindo) e Jesuítas no Brasil e os Pioneiros do Mayflower qd chegaram às Américas... A questão de guiar-se e liderar pela razão ou pela fé, tão presente nos personagens, e o embate atual no mundo entre estado laico e teocrático, Ocidente e Oriente (o Ocidente já teve este embate qd das Cruzadas e Inquisições)! Vejam os nomes de alguns personagens (principais ou não) e seus correspondentesm
históricos.
O próprio sobrenome do Jack, Shephard, já foi dito em um texto do Tadeu Alvarenga em outro site, têm na origem (origem não significa escrita igual!) o significado de Pastor, pastor de ovelhas. Aquele que, reparem bem, agrupa o rebanho e qd se perde uma ovelha, sai em busca, para reuní-la novamente ao rebanho. E em vários momentos da série vários personagens se perderam emocional e fisicamente, e são procuradas e resgatadas por Shephard, como um pastor de ovelhas.
Nota dez para a série, intrincada e densa, para seu andamento (têm um ritmo certo de acontecimentos, embora alguns não entendam mesmo e, queiram algo tipo 24hs o tempo inteiro), para os personagens e elenco, enorme e EXCELENTE.
Parece que seus criadores e produtores têm, muito ao contrário do que alguns pensam, a série bem pensada e definida, apenas adptando-se a algumas situações!
Que venha a 3 temporada igual ou melhor!

Anônimo disse...

Vocês repararam uma coisa se vocês prestarem atenção nas frases do vidente e do Ethan,não há como restar dúvidas que esse vidente não é flor que se cheire no primeiro flashback da claire o vidente diz para ela:They are good peopla ou seja que os supostos pais adotivos da criança seriam boas pessoas e o Ethan no episódio maternity leave fala exatamente a mesma coisa:We are good people,aí tem?

Luciana disse...

Grande episódio, grande Mr. Eko!

Luciana disse...

Corrigindo:

Olá!
Alguém sabe me dizer quando saíra no Brasil a 2ª temporada de Lost em DVD?
Obrigada!

Tanat disse...

O sinistro q a nova estação é do estilo arkiteto de matrix, varias tvs, poltronas de couro q giram... hehehehe

Anônimo disse...

Amanda:

Queria dar parabéns ao criador (ou seriam criadores?) do blog; os textos que tecem comentários sobre os episódios são muito bem escritos e eu concordo com a maioria das opiniões que são expostas aqui.
Enfim, parabéns mais uma vez :)
Um dos pontos que mais me chamam atenção na série é o fato de ninguém ser totalmente bandido e nem totalmente mocinho. Todos têm seus pontos fortes e suas fraquezas, assim como todo ser humano, e acho que isso nos aproxima mais dos personagens. Esse episódio do Locke com o Mr. Eko foi emocionante.
Beijos!

Monica Araujo disse...

Cara...! Esse foi "O EPISÓDIO"!Sem dúvida,um dos melhores!Aumenta-se mais a minha admiração por Locke e pricipalmente pelo Mr.Eko!Ele simplesmente é o que mais desperta curiosidade.E quanto mais informações e destaque desse personagem,aumenta-se o brilhantismo desse ator!Ele é sensacional!Assim,LOST se torna a melhor série de todos os tempos!Já é um "vício" pra mim.Valeu galera!!!

Pedro. disse...

GRANDE EPISÓDIO!
huum, achei apenas muito manjado o fato do sonho mostrar tudo tao claramente.. foi so eu, ou alguem mais?

enfim...
parabens ao blog, cada vez melhor!
valeu!

breno lost disse...

esse episodio com certeza entrara para a lista dos melhores.esse foi um episodio que revelou coisas que numca pensariamos que fosem reveladas em tão pouco tempo.o final da segunda temporada promete e a terceira tambem promete mais ja que a cada temporada que se passa mais coisas são reveladas.