10/07/2006

Comentários do ep. 2x18 - "Dave"

Que episódio sensacional! Digno de me convencer que a série à qual dedicamos horas discutindo (e ficando ansiosos pelo download que não termina logo) realmente merece toda nossa atenção. Emocionante do início ao fim, "Dave" é desses episódios que merecem e precisam ser revistos para que possamos 'pescar' todas as informações escondidadas sob sua superfície. Hurley deixando por alguns instantes de ser o cara engraçado e atacando Sawyer furiosamente? E que surpresa é essa de que ele é esquizofrênico? Uma novidade e tanto para a personagem não acham? Ok que já sabíamos que ele é um cara que nutre um constante estado de insegurança no relacionamento com outras pessoas (notadamente mulheres) devido sobretudo à sua aparência física (o diálogo final dele com Libby prova isso), mas daí a descobrirmos que o cara tem ou tinha um 'amigo' imaginário foi um choque e tanto. Confesso que à certa altura do episódio fiquei em dúvida se o tal Dave era mesmo apenas fruto da cabeça de Hurley. E a Libby? Está realmente nutrindo um carinho por ele, ou como revela o final do flashback sofre também de algum transtorno psicológico mais severo? Mistério interessante. E interessante também, é ver que esse episódio serve para provar dentre outras coisas, que os roteiristas da série realmente gostam e estão sempre atentos à elementos de outras obras, sejam televisivas ou mesmo cinematográficas, que possam servir como auxílio à narrativa de suas personagens. Alguém lembrou de "Uma Mente Brilhante" ao ver esse episódio?

Pois é, mas que tal fazermos pequenas conjecturas sobre o que significou esse episódio dentro da grande trama central? Em 1º lugar quero destacar que aquele momento já mais pro final do episódio onde vimos Hurley 'conversando' com Dave deu pequenas pistas de que a história toda por trás dos bad numbers, pode de fato não significar nada, ou pelo menos ter pouco peso para as resoluções que a série exige. Por que digo isso? Simples, basta ver que tanto os diálogos de Dave quanto o do falso Henry Gale se corroboram quando dizem (de formas diferenciadas) que os números nada são. Delírio meu? Não se pararmos para pensar e analisarmos que Dave diz que só mesmo uma alucinação explicaria o fato de Hurley usar números que um colega da clínica psiquiátrica contava para jogar na loteria, ganhar o prêmio, sofrer um acidente áereo e cair numa ilha onde os mesmos números estão gravados em uma misteriosa escotilha que tem ainda um computador que exige que tal sequência seja digitada a cada 108 minutos. É ou não é 'coincidência' demais? No meu entendimento (e é claro que posso estar equivocado), esse pequeno argumento por si só validaria a tese de que a sequência dos famosos números não terá muito peso para o desenvolvimento da trama, mas vou além nessa 'viagem' e chamo a atenção para a confissão do falso Henry ao Locke de que ele sequer apertara o botão durante o lockdown e mais, que após zerar a contagem surgiam os hieróglifos que já conhecemos e que nada além disso ocorria senão o reinício da contagem de 108 minutos. É claro que pode ser mais uma mentira dele, mas também pode ser uma dica de que esses números são apenas números de fato, e que damos importância demais a eles. O tempo dirá.

Falei no falso Henry Gale e vale à pena destacar o que ele disse. Quer dizer que o Mr. Friendly/Zeke é "um nada" dentro do que representa o grupo dos Outros? E que papo é esse de que nem Deus sabe ou vê o que é aquela ilha? Enfim, mais um episódio com esta personagem e mais provas de que ela é rica e de grande valor para a sustentação da excelente reta final de temporada. Quem é esse cara afinal? O que ele esconde? Por que mesmo sob ameaça de um Sayid irrascível ele se negou a falar o que sabe de verdade? Só pra variar, várias perguntas.

Finalizando quero dizer que adoro as piadinhas internas que os roteiristas usam ao longo da série. Exemplo aqui? Antes de pular do penhasco Dave diz a Hurley a famosa frase que Desmond já usara no início da temporada em 2 de seus encontros com Jack - See you in another life (Te vejo em outra vida). Muito bom episódio e certamente um dos melhores da temporada que ao que tudo indica terá um final bem explosivo. Fico por aqui deixando o convite para que comentem o que viram e claro para que dêem uma olhada na promo do 2x19 -"S.O.S." que está logo abaixo. Até breve!

Por Davi Garcia

25 comentários:

Anônimo disse...

http://br.geocities.com/site_master_2000/episodios.htm#lost%201%20temporada

Anônimo disse...

http://www.darkmage.vai.la/

Juliana disse...

posterei aqui meu comentário da LB (é pobre mas é limpinho):

Este episódio foi um deleite para quem está interessado não só no contexto da ilha, do acidente e do porvir. Quem se preocupa em saber “quem são essas pessoas” certamente adorou! Hurley é um dos personagens mais instigantes (juntamente como Locke e, acredito, Sawyer e Mr. Eko). Ele desperta simpatia e ao mesmo tempo nos faz sentir solidários com as suas frustrações. É engraçado e melancólico. E tem uma história de vida interessante e que acrescenta elementos importantes ao contexto geral da série (os malfadados números). A relação dele com a Libby promete (vide o flashback) e realmente... Hurley se deu bem, hein?! Adoreiiiiiiiiiiii!
Só pra acrescentar... Sawyer provou que quem fala o que quer... acaba engolindo os dentes! Lição de vida para muitos!
Hurley é o cara! Agora que é oficialmente doido, virou meu ídolo!

EX Comentarista Alice disse...

depois eu faço um comentário de gente, mas por enquanto só quero chamar atenção para o Sayid hiper sexy! Meu deus, ele sabe segurar uma arma! UAU


Momento "Go F*ck your self sawyer": Sayid num mini wall mart? Argh

Momento "Eu vejo lost por causa disso": Libby é maluca? POr essa eu não esperava!

Momento "Morte à Ana Lucia": Que Historia é essa de fazer o sayid largar uma arma? Acabou com minhas fantasias! :P

Momento "Episodio que vem.... LOGO": Jater, momento jater... uhu!

Momento Hilério: Jin rachando de rir do HUrley acabando com a raça do Sawyer! T.U.D.O

EX Comentarista Alice disse...

Só para lembrar: Eu já falei o quanto o sayid é sexy quando segura uma arma?
E quando ameaça os outros?


ai....

Henrique disse...

ahuahauhauha
cara... que episódio hein? realmente tenho que arrumar uma Libby pra mim! [:D]
se o Hurley pode eu tb tenho o direito!
ahuahuahauha
brincadeiras a parte.. gostei pra caramba.. vou ter que ver novamente com as legendas né? mas foi realmente muito bom!
e o que foi aquela cena final da Libby internada?? :o

Lost realmente é campeão em deixar dúvidas e não responder nada!
abraço DAvi!

Excelente post!

Juliana disse...

Alice saudades de ti guria orkuticída! Realmente, foi impagável a cena do Jin... nossa! Ri demais!!! E o Sayid... tirando a unha (aew CA)... aff!\o/
tá... parei

EX Comentarista Alice disse...

Também tenho saudades Ju! Não aguento minha vida longe do orkut! Quem sabe depois da minha viagem eu volto?

Ps: Os comentários do Davi são muuuito bons! Ele sempre fala o que eu quero falar!

Ah, e a unha do sayid faz parte do pacote! Gato!!!

Ps: Já falei que o Sayid estava muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito sexy nesse episódio?

happy gilmore disse...

so passando p manda um beijo na madonna ju! hehehhe

saudade de helyçi (emotion chorando)

Anônimo disse...

Fazendo um esorço enorme para não ler nada, ainda faltam 8 horas para o download completar, ... , mas o blog está sensacional

Juliana disse...

Happy Gilmore!!! Fake comentando no blog é tudo de bom! \o/
Valeu pela lembrança... todo mundo só lembra do Davi! (momento dengo)
:p

EX Comentarista Alice disse...

Happy Gilomre?
Isso tudo é para conseguir as temporadas?

Ps: O Naveen é muuuuuuuuuuuito sexy! (sim, virou meu bordão e não canso de repetir!)

kayto disse...

Um dos melhores episodios dessa temporada..mto mto bom..
.

agora eh so espera pelo 19 xD

Bruno disse...

Acabei de assistir ao episódio.

Eu achei muito bom. Logicamente não será um episódio que vamos ter como "O" episódio, mas eu gostei.

A cada flashback eu imaginava uma coisa diferente. Mas no final ficou claro que o Dave era apenas um amigo imaginário (Tanto que só o Hurley falou com ele e ninguém mais passava a bola para ele)

Quando o Hurley acha que se livrou da comida, eis que encontram o "carregamento" da dharma.

Henry Gale foi coadjuvante nesse episódio, diferente dos anteriores que ele roubava a cena. Óbvio que Sayid não ia matá-lo, e o Henry se enrola cada vez mais nas suas mentiras.

Libby também uma doida, legal!
Sawyer apanhando do Hurley, Legal!
Eko voltando a aparecer, Legal!
Michael não voltou, LEGAL³!

Dou nota 9,00

Sheila disse...

um episódio muito legal!
mas, sem dúvidas, a melhor cena do episódio foi a do Hurley batendo no Sawyer.... parecia desenho animado... puxando ele de volta pra lona.... dei várias gargalhadas, e assisti a cena várias vezes..... só isso já valeria o episódio heheheh

lost addicted disse...

* e eu até agora não consigo me decidir *

* não sei quem é o ator mais sensacional * o que faz o henry gale ou o que faz o dave *

* ? alguém aí tem a mesma dúvida ? *

Peter (Pedro R) disse...

(Comentário que eu postei na Coments Em Série)

Eu esperava que fosse um episódio razoável, assim como o "The Whole Truth", que eu gosto mas não é um Cliff total. Mas eu estava errado, "Dave" foi de longe o episódio mais dramático, engraçado e bem escrito desse seriado. OK, isso pode ser exagero de "acabei de ver", mas eu achei esse episódio MA-RA-VI-LHO-SO!

Começando pelos

Flashbacks
Os FB's do 204 foram razoáveis e eu tava decepcionado com o Hurley, por que seus FB's eram os melhores. "Dave" trouxe de volta esse (L) pelo Huley querido!
Eu realmente já tinha imaginado que o Dave fosse um amigo imaginário logo na cena do Basquete (e ele falando "Dude!"), eu pensei isso, mas na hora que o Doc falou "Tudo bem, Dave?" eu fique meio na dúvida. Flashback da Libby, eu preciso! Ela com cara de psicopata foi Freaking out no final.
O ator do Dave me surpreendeu, parecia um louco mesmo! Enfim, eu ADOREI esses flashbacks.

Escotilha
Eu não fiquei com pena do Henry (foi continuar a chamá-lo de Henry) quando ele disse amedrontado que "ele" ia matar. Eu acho que ele é um dos "Hi" dos Outros, fiquei com essa impressão principalmente quando ele disse desdenhoso que o Cara da Barba é nada. O Locke tava de dar pena nesse episódio. Mas a coisa FREAK OUT total, eu acredito no Henry quando ele diz que não apertou botão nenhum. Pode ser mentira? Pode, mas eu prefiro acreditar que não é.

Helloôw? Ana Lucía tá pagando penitência agora? Vai dar uma de boazinha? Fala sério, o Henry provavelmente não vai soltar nenhuma palavra! Mata logo! :P (digo isso por que tudo que o Sayid diz, pra mim é lei depois do "Have you forgotten?")

OK, agora a outra parte "WhaDaFuck...?" foi a Libby chorando. Gente, tá na cara que ela só tá com o Hurley por que teve ordens, eu concordo com o Davezito quando diz que não é possível que ela goste dele. É possível?

Hurley
Deixei pra comentar o que, obviamente, foi o centro do episódio. Finalmente o fato de Hurley estar acima do peso foi mostrado como um fator psicológico. Hurley foi responsável por um acidente (com 23 pessoas, by the way), e ficou quase catatônico com isso.

Uma outra coisa que eu reparei (isso antes do final do ep.) foi que a Libby não agiu como psicóloga. Digo isso por que se ela fosse teria ajudado melhor o Hurley. Weird.

Last Will: Eu preciso de FB da Libby!

BTW: O Jack vai tomar medidas enérgicas pelo Walt? Esse episódio sim, promete!

Tâmara disse...

Não sei vocÊs,mas esse episódio não lembrou apenas "Uma mente brilhante",mas em vários momentos eu percebi semelhanças com "Vanilla Sky".
Quem já assistiu talvez note as semelhanças,o lança de se jogar para acordar,o "Te vejo em outra vida",quando a Libby apareceu e perguntou pro Hurley o nome do homem de perna quebrada parecia a cena do terraço,onde para se convencer que nada do que acontecia era real,a personagem do Tom Cruise pergunta para o psicólogo o nome de suas filhas...alguém mais notou isso?

Tâmara disse...

Não sei vocÊs,mas esse episódio não lembrou apenas "Uma mente brilhante",mas em vários momentos eu percebi semelhanças com "Vanilla Sky".
Quem já assistiu talvez note as semelhanças,o lança de se jogar para acordar,o "Te vejo em outra vida",quando a Libby apareceu e perguntou pro Hurley o nome do homem de perna quebrada parecia a cena do terraço,onde para se convencer que nada do que acontecia era real,a personagem do Tom Cruise pergunta para o psicólogo o nome de suas filhas...alguém mais notou isso?

Paulo de Tarso Duarte disse...

PARA QUEM BAIXOU DA INTERNET OU VÊ PELA AXN:
Olha concordo plenamente! Sensacional, e foi a palavra que usei qd o episódio terminou, com a galera presente. Mas foi mais tb, foi triste. Basta vc lembrar de cenas do Hurley, principalmente aquela em que cede ao impulso e come a pasta que caiu no chão com a folha, agachado como um animal esfomeado.
Isto é que faz de Lost maravilhosa, vc faz várias leituras de um episódio, como já comentei. Vc pode vê-lo pelo lado técnico e com detalhes pensando em suas teorias e tb pelo lado humano de cada personagem. O do Hurley foi muito bom, impossível não se angustiar e sentir-se triste pelo seus problemas em cadeia. Esquizofrenia, gula ou obesidade mórbida(se alguém souber a fundo pode até dizer se é certo isto) comendo por compulsão e seus drama pela aparência que afeta suas relações. Todos interligados.
Na cena do abismo vc recebe uma pancada: qd chega Libby e começa a convencê-lo de que tudo que passou é real (explicando e dando exemplos) e que realmente gosta dele... vc começa se reconfortar e sentir alegria pelo Hurley, para logo depois na cena final em outro FB dele, terminar com a imagem dela como paciente no mesmo hospital psiquiátrico. Duas pessoas com alucinações vivenciadas ao mesmo tempo (a de Hurley e Libby) e interagindo? Ou Libby foi "plantada" para controlar Hurley como já foi sugerido?
De qq forma sensacional, mas muito triste o episódio.

Dra. Dyke disse...

Hélyçi,

concordo totalmente contigo.


Sayid é sexy demais, segurando uma arma, então, afe.

dude we are lost disse...

EU ACHO QUE JA DA PARA COLOCAR OUTROS SPOILERS DA 3a TEMPORADA COMFORME O SITE http://humpys.net/gen_spoilers.php, LÀ JA TEM OUTROS SPOILERS E AGENTE IRIA FICAR MUITO FELIZ SE VCS TRADUZISSEM.
THANKS DUDE ESPERO Q TENHAM VISTO ISSO

Fernanda disse...

Queria ver spoilers da terceira temporada ... é que a segunda eu já vi ahahah

Anônimo disse...

So gostaria de lembrar que o WEBSTATUS4U está com uma pop-up nada amigável. O meu site tb estava com ela e acabou de aparecer aqui. Solução: tirar o banner do webstatus e colocar um mais confiável e mais completo como o: www.statcounter.com E não deixem de visitar o melhor site de programas completos, com crack e sem virus: www.completos.orgfree.com Obrigado!

Anônimo disse...

E o tal Dave é a cara do Michael Stipe do R.E.M.!!! Hehehehe.

Bia Kunze
www.lostcast.com.br
www.garotasemfio.com.br