03/07/2006

Comentários do 2x17 " Lockdown"

Papinho entre os produtores da série Damon Lindelof e Carlton Cuse com JJ Abrams:
Lindelof/Cuse: JJ estamos sem muita idéia sobre o que fazer com a escotilha, parece que esgotamos o mistério daquilo ali.
JJ: Pô pessoal, tô todo enrolado aqui ainda finalizando MI3 e vocês me ligam pra isso? Inventem um segredo escondido lá dentro. Uma espécie de Easter Egg de dvd dentro da escotilha sacaram?
Lindelof/Cuse: Ah JJ sabíamos que você teria uma idéia brilhante! O que seria de nós sem você...
Pois é, mais mistério pela frente! E se a lista deles só aumenta, a de respostas continua bem curtinha. Mas e daí não é mesmo? A série é o que é por causa disso, então nada de reclamações da minha parte. É prazeroso ser enrolado por uma série de qualidade como Lost que vive nos desafiando a quebrar a cabeça e sabe explorar cada pedacinho do que constrói e solidifica seu sucesso. Com Lockdown não foi diferente, já que tivemos bastante drama, ação e suspense. O que marca esse episódio? A dúvida do que significa aquela projeção vista pelo Locke dentro da escotilha. À 1ª vista uma derivação da marca Dharma com sutis diferenças. Ou ela não seria propriamente uma marca mas sim um mapa que mostra as interligações das estações? E os aparentes rascunhos ao redor, o que são? Muitas perguntas. Cadê o Desmond pra explicar???!!!
Ah Locke, eu já começava a perder meu interesse por sua personagem mas depois desse episódio digo que você volta a ganhar minha atenção. Que vida sofrida hein?! Sempre sendo manipulado e perdendo tudo aquilo que conquista. Primeiro você encontra/conhece um pai que finge ser seu amigo apenas para lhe roubar um rim e em seguida fugir de você para reaparecer depois simulando a própria morte que era a finalização de um golpe onde você acaba se envolvendo e que para seu azar culmina com a perda da mulher que você ama. Depois do acidente no vôo 815 sabe-se lá porquê, você que ficara paralítico volta a andar, ganha confiança na ilha adquire certa liderança até que conhece um tal de Henry Gale que agora nem é mais Henry, se deixa envolver pelo joguinho de manipulação do sujeito e depois de um 'acidente' vai perder a capacidade de andar por uns tempos de novo. Ai ai, se a teoria do purgatório estivesse valendo, poderíamos dizer com certeza que o Locke deve ser o mais imperfeito dentre todas as personagens não acham? Que sina!

Mas ok, voltando ao episódio e mais especificamente ao atualmente super hiper misterioso prisioneiro cujo nome aparentemente deve ser outro, arrisco-me a dizer que ele sabe muita coisa sobre a escotilha, e pelos indícios vou mais longe apostando que ele não é simplesmente um dos "Outros", mas sim alguém com um papel muito maior dentro do que é aquilo tudo na ilha e o projeto Dharma. Para que dizer a verdade sobre o balão mas mentir sobre uma suposta esposa morta? Que expressões de espanto e raiva eram aquelas nos rostos de Jack, Sayid, Kate, Charlie e Ana Lucia? Para mim não restam dúvidas de que há algo maior por trás desse personagem até então chamado Henry Gale.
Então um novo suprimento de comida é jogado próximo à escotilha exatamente no mesmo momento em que ela é isolada internamente? Coincidência ou rotina padrão para toda vez que um novo suprimento chega? Mais dúvidas que se somam à (para mim) maior delas levantada por esse episódio: por que ainda há ressuprimento para um projeto aparentemente sucateado? Ah, lembram da listinha de "coincidências" que rodeiam os personagens principais? Ela acaba de aumentar com a interação do Locke com a Nadia, sim aquela moça por quem Sayid era apaixonado e libertara da prisão lá atrás no episódio 1x09 Solitary.

Curti bastante o episódio, mas devo confessar que ficou uma pontinha de frustração por não descobrir o porque do Locke ter ficado paralítico. Aliás lembrar daquela estória comentada ao longo das últimas semanas de que o Locke voltaria às muletas e descobrir que o evento não é consequência de uma nova intervenção misteriosa da ilha, mas 'simplesmente' de um acidente na escotilha é um pouco sem graça não acham? Mas fazer o que né? Esperemos pelo próximo episódio do Locke sabe-se lá quando...

No próximo episódio (2x18 - Dave) conheceremos mais do passado do Hurley antes de ganhar a loteria e seu 1º contato com os mistériosos números em uma instituição psiquiátrica onde dizem os spoilers, trabalhava a Libby. Até lá pessoal!
By Davi Garcia
*Foto retirada da Wikipedia. É a carteira de motorista de Henry Gale. O verdadeiro Henry Gale. No endereço podemos ver que ele morava no número 815, e a soma dos números do CEP, 55391 dá 23. Mais uma vez os nossos queridos Bad Numbers aparecem. A questão é: Qual é a história desse Henry Gale? (Nota by Joaquim Dannemann)

9 comentários:

Thiago disse...

CARRALEOOOOO! Episodio mto bom! Lost finalmente voltando a ser o que era na 1ª temporada! Locke, apesar de sofrido, não consigo gostar do cara! Próximo episódio chega logo!

jhr disse...

Pois é...comentar episódio não assistido é uma coisa insana, mas estou escrevendo for the first time pra dar os parabéns pros bloggers e depois, não pra comentar Lockdown (ainda tenho esperança de vê-lo logo) mas pra dizer que não esperaria mais nada desse epi que não fosse ótimo, como deu pra perceber no exteeeenso comentário. Ainda acho, e isso é coisa de que entende muito pouco de Lost se comparado aos que escrevem nesse blog, que Locke é uma das chaves da série, se não a...Alguém aí se lembra de Peter Watts, seu personagem em Millennium e de como ele acabou sendo o ponto central de toda a série.
Bom...é claro que meu fascínio pelo Locke também tem a ver com certas semelhanças físicas...mas ele é o cara!

catatau disse...

estou organizando em
http://catatau.blogsome.com/2006/03/31/lost-in-time

um post para tentar decifrar o mapa. As expressões em latim estão já todas traduzidas. Faltam as outras, há vários outros indícios, é uma brincadeira muito legal.

Para quem quiser ajudar na decifração, passe por lá!

La-Rocca disse...

Os spoilers estavam incorretos,
a ligação do lock não era com sawier e sim
com sayd

[-iLost-] disse...

Nadya?? Ela apareceu nesse episódio? Não entendi...

Dude! We are Lost! disse...

Sim a Nadya, era a mulher com quem Locke conversa durante a cena em que ele vistoria uma casa. A cena é rápida mas a mulher é realmente o 'amor' do Sayid.

Anônimo disse...

Very nice! I found a place where you can
make some nice extra cash secret shopping. Just go to the site below
and put in your zip to see what's available in your area.
I made over $900 last month having fun!
make extra money

catatau disse...

organizei agora um outro novo post sobre o mapa em

http://catatau.blogsome.com

Trixiekid disse...

Aloha....
realmente, episódio bom até mandar parar!!
Quanto ao mapa, acho que ninguém mais nessa ilha seria mais propício pra ver aquelas escrituras na parede! Mas... Que estranho!! Aquilo não me parece uma coisa montada pela Dharma, aquilo parece coisa de gente desesperada, querendo sair da ilha. Lembra do Desmond? Então....
Uma coisa vem me incomodando muito nessa série.... A troco do quê a gente tem que sempre ser lembrado que eles já se conheciam de antes do acidente, ou que já tinham vínculos uns com os outros? Essa aparição da Nadja, pra mim, foi um tapa na cara....