19/06/2006

Comentários do episódio 2x15 - "Maternity Leave"

Por Davi Garcia

Excelente episódio, belas revelações e respostas bastante significativas para trama. O 1º flashback já na ilha respondeu não apenas uma, mas duas dúvidas importantes que estavam no ar desde o rapto da Claire na 1ª temporada. A 1ª delas mais óbvia era o que havia acontecido com ela durante o rapto, e a 2ª quem afinal era Ethan.

Depois desse episódio fica bastante evidente que senão tudo, boa parte do que é a ilha pode ser explicado dentro do conceito de uma grande experiência humana. É evidente que os mistérios não se restringirão apenas a isso, mas gostei de saber que o projeto Dharma parece sim ter selecionado boa parte das pessoas que caíram na ilha e a Claire é uma evidência forte disso. Lembram que o 'vidente' já havia dito que ela tinha que estar no vôo 815? Já dá para dizer com absoluta certeza que não era coincidência e que vários deles não cairam ali por mero acaso? À princípio sim, mas os eventos que se desenrolam nos próximos episódios abrem margem à mais dúvidas e suposições instigantes.

E que tal saber que os Outros afinal não apenas são os condutores ativos do que acontece na ilha mas também das experiências desenvolvidas e não se dividem em 2 grupos? Até então pensávamos que Ethan + Goodwin poderiam fazer parte de um outro grupo que não aquele do Zeek/Mr. Friendly, mas depois de vermos o próprio Zeek bem vestido e de barba feita dentro da estação médica dissipa-se essa dúvida ao mesmo tempo que surgem outras novas: O que eles estavam testando na Claire? Por quê afinal eles agiram de forma tão distinta antes e principalmente por quê abandonaram aquela estação???

Será que há mesmo uma infecção na ilha como sempre sustenta a Danielle? Até acredito que sim, mas também acho que os infectados devem ser apenas os considerados 'descartáveis' pelo projeto da Dharma. Aliás falando na francesa, achei bacana terem deixado claro que ela de fato havia ajudado a Claire a fugir. Bacana também foi finalmente ver a Alex que a princípio parece representar algo muito importante para os Outros/Dharma, ao mesmo tempo em que parece ser uma espécie de rebelde do projeto já que inclusive ajudara Claire a escapar.

Finalizando queria comentar sobre o quão fraco o Locke tem se mostrado nos últimos episódios. Cadê aquele sujeito sabichão e seguro de antes? Depois de bater no Charlie e ser enganado pelo Sawyer, ele agora parece ter mordido a isca do Henry que muito claramente dá pistas de também fazer parte da Dharma e é um manipulador excepcional. Mais choques e mistérios à frente? Certamente que sim, e como isso é bom.

8 comentários:

Fabinholost disse...

oi estou aqui p/falar que é lindu o blogger e para falar issu::
posso fazer parte da sua equipe...eu seu tudo sobre lost e um ouco de desing e html talvez posso ajuda-lo
entre em contatu pelo o meu orkut oou pelo email: fabinho_dark@hotmail.com thanks

GuGaaa disse...

Excelente episódio mesmo... primeiro flashback na ilha.. bem amarado! Muito bom, que venham os próximos!
=)

Anônimo disse...

Em primeiro lugar venho aqui demonstrar profunda tristeza pelo fato da dificuldade de informações de lost que ainda há pela net,sobre o episódio eu gostaria de citar 3 pontos de certa forma cruciais:
-->1:Já não há mais dúvidas que o tal Kelvin é mesmo um dos outros e não é só isso ele é um dos melhores deles porque não é brincadeira o que ele apanhou do Saiyd e não abriu a boca para falar nada nesse episódio ficou claro que o alvo dele é o Locke mesmo.tentando fazer o pacífico careca se voltar contra o Jack.
-->2:Que diabos era aquilo que o Ethan aplicava na Claire e porquê?
Para mim o Ethan não valia o ar que respirava mesmo(O Charlie fez muito bem em dar uns tiros nele) e ele só não matou a Claire graças a Alex(aquela menina de olhos azuis) que alíás já havia aparecido dentro do barco jogando aqule explosivo na jangada do Michael
-->3:Mais um mistério desvendado aquelas 2 barbichinhas ridículas do Mistar Eko significavam as 2 pessoas que ele havia matado.
È muito difícil achar pessoas que gostem de lost na minha cidade por isso comunidade lostmaníaca não exite em me mandar e-mails e convites para o orkut em
brendon_machio@hotmail.com

Sonia Esteves disse...

Esse episódio é bem especial. Gostei muito dos flashbacks que começam a entrelaçar "os outros" com os losties e que apresenta a fragilidade do ser humano, seus erros, o engano da percepção, as falhas dos julgamentos precipitados e o arrependimento.

É um episódio onde há o encontro da psicologia e as influências externas do projeto DHARMA. Realmente é muito bom esse mistério todo e podermos curtir cada etapa "lost" é ótimo.

p.s.: adorei o texto ;)

Beta Cipriani disse...

Ai, eu fiquei com raiva do Locke, se deixando manipular pelo "Fenry" desse jeito. Tá na cara que ele pegou no ponto fraco do Locke e tá sabendo usar isso diretinho... tsc-tsc-tsc... no mais o epi foi mt bom!!!!!
Eu fiquei curiosa tbm pra saber pq os outros abandonaram a estação "médica"... mistéééério...

Moranga disse...

Otimo episodio
Mostrou o q uma mae pode fzr por sua prole, seja da Claire ou da Rosseau
P q serviu akele dialogo do Ms.Eko, nada a ver?!?!
E uma duvida, sera q o q Ethan deu p Claire beber era msm agua???

Paulo de Tarso Duarte disse...

Discordo Moranga! A estratégia foi boa! Intimidação em voz baixa e sem ameaças! Terror psicológico puro! Se vc estivesse presa (o) e do nada abre a porta, vêm um negão (sem discriminação por favor) de 2m dando um porrete para o outro, e entra e fecham a porta com vc e ele, vc ia ficar como? Uma coisa que se aprende: cuidado com quem fala baixo, no pé do ouvido, e seguro. Quem late demais não morde! E ele pede perdão pq têm certeza que Henry é dos outros, do mesmo grupo dos que matou na praia, esmagou as cabeças deles com uma pedra, como disse! Foi um recado para Henry não vacilar pq ele sabe o que vai acontecer se vacilar!
Sem gritos e exaltação mostrou ao Henry que vai ter o mesmo fim dos colegas se fizer algo errado!

CaoL disse...

caraca, é muito legal rever os episódios da primeira temporada e ver que algumas coisas se encaixam.

aaaaaaaamo lost e esse episódio reavivou minhas alegrias =D


Beijo DaJU =*
(comentando uma semana atrasada, mas tudo bem)