12/06/2006

Comentários do episódio 2x14 - "One of Them"

Por Davi Garcia


Será que depois desse episódio ainda veremos pessoas descontentes com a atual temporada? É provável, mas também é certo afirmar que esses não entendem a que se propõe esta 2ª temporada. Criar mistérios e mais mistérios é chave para o sucesso de uma série de ficção? Claro que sim, mas igualmente o é desenvolver os personagens, criar uma empatia que nos faça querer de fato sentar em frente à tv a cada semana. Sayid sempre foi um dos personagens mais interessantes de Lost, não apenas por sempre mostrar uma força que outros não tem, mas sobretudo por ter (assim como Jin e Sun) uma origem tão díspare dos demais. O que se espera de um iraquiano vivendo no meio de vários ocidentais? À primeira vista que ele seja simplesmente um radical bárbaro nutrindo ódio ferrenho por americanos. Felizmente Sayid é muito mais que qualquer esteriótipo barato e o flashback mostra mais uma vez que assim como os outros losties, ele é alguém atormentado pelo passado (assim como o são Sawyer, Locke, Kate, Ana Lucia...) e o que melhor, um cara super humano.

Interessante também foi a entrada do novo personagem. Afinal o tal Henry é um Outro? Tal qual Sayid desde já aposto que sim, mas se ele faz parte do grupo do Zeek (Mr. Friendly), ou não, é cedo pra dizer. Aliás lembram do ator no filme Jogos Mortais? Pois é, mais uma porta na trama se abrindo com esse personagem se juntando ao elenco. Isso sem contar que a Danielle deu as caras novamente e no próximo episódio veremos a estação médica da Dharma onde provavelmente a Claire sofreu algum tipo de teste, no que aliás vai render o 1º flashback já na ilha e que também trará Ethan de volta em flash claro.

E o contador que finalmente zerou hein?! Ok, eu sei que não zerou de verdade (ainda) mas desde já estou intrigado sobre o significado daqueles símbolos que a princípio me remetem a hieróglifos egípcios que segundo alguns entendidos significam morte! O que esperar disso? Sintam-se à vontade para especular. Sobre o lance do sapinho confesso que não vejo qualquer outra justificativa daquilo senão a de mostrar finalmente porque o Hurley não perde peso. Menos um mistério na série :P E que sapinho barulhento não? Sawyer e Hurley andaram bem mata adentro e o barulho persistia. Imaginem se vários deles resolvem ‘atacar’ o acampamento. Tá, parei.

Agora para finalizar, vale lembrar que mais uma relação entre os personagens se estebeleceu. O padrasto da Kate no mesmo caminhão de comboio do exército americano em que o Sayid fora levado. E pode ser besteira minha, mas lembram que o Sayid já aparecera na tv em uma cena do episódio 2x09 What Kate Did quando a Kate foi visitar o padrasto em um centro de recrutamento? Quantas vezes o Sayid foi preso pelos americanos afinal e por quê? Ah, e pretem atenção no oficial americano que deixa Sayid na estrada, algo interessante envolvendo-o virá.

7 comentários:

Paulo de Tarso Duarte disse...

O último olhar dele, caído dentro do quarto, para o Sayd fora, parece dizer tudo, olhar de quem ganhou o embate! Parece (é parece...)claro pq durante o interrogatório ele vira o jogo,e faz Sayd em determinado momento ficar em suas mãos (qd responde perguntando, e nítido, Sayd começa a responder e depois se toca e pára)
E como as relações foram se deteriorando nos últimos capítulos (já vi todos, mas é notório)! Isto é que faz Lost conquistar! Os personagens parecem reais com seus medos, alegrias, invejas, ciúmes, tristezas e demônios escondidos, não são heróis e nem bandidos, não são maniqueístas! Parecem as pessoas que encontramos ao longo da vida! Desde Arquivo X e Party Of Five não me interessava tanto por uma série! Fora o elenco todo que está de parabéns! Acho que existem 3 tipos de espectadores de Lost: 1-os que a vêem tecnicamente atentando mais para os detalhes, 2-os que apenas a vêem sem preocupações, vêem, mas não observam e 3- os que a observam mantendo uma ótica geral, analisando-a e seus personagens junto ao mundo em que vivemos!
PS: no "The Long Con" dizer que foi bom o Sawyer, pegar as armas e ganhar uma certa liderança, é dose... o discurso dele no final foi igual ao do Zeek qd encarou-os a noite (Locke, Jack e Sawyer)... simplesmente dividiu mais ainda um grupo que luta para sobreviver... E desde qd o que ele tinha era dele? Tudo pilhado de vivos e mortos!

Diogo Portela disse...

tenho uma sugestao para o blog, acho que facilitaria a todos. todo post poderia ter do lado um simbolo correspondente a quem deve assistir ou quem nao deve assistir, apesar de alguns avisos alguns posts ficam faltando, entao por exemplo: um post paparazzo e tal tem os 3 simbolos: AXN, GLOBO e BBC um outro soh BBC e outro simbolo tambem com spoiller que sao os que nao passaram em nenhum lugar ainda.. enfim, uma sugestao. gosto muito do blog. abraço a todos!

Paulo de Tarso Duarte disse...

Boa Diogo !
Desculpem não tinha percebido mesmo que poderia estar passando detalhes principalmente para a galera que acompanha via Globo!
Justo e boa idéia!

Gisele disse...

Pô, mas se é comentário de um episódio, é lógico que vão aparecer spoilers para quem não viu ainda!
Falando nisso... já tinha visto este comentário no "Comentários em Série" há bastante tempo atrás. Davi, como tu sabia dessa história do oficial, se o último episódio estava longe de ser exibido?

Beta disse...

Lost esta me deixando loucaaa!! quanto mais eu vejo, mais eu odeio ficar sem saber de nada, mas mesmo assim nao consigo deixar de assistir!!! Voce acompanha pelos EUA? se sim entao jah sabe de bastante coisa!! hehe

Ingrid Ariadne disse...

Entrem no meu blog, tem minha teoria sobre lost, e a ilha Atlântida.Vocês têm um blog muito legal, adoro ver as novidaes.

http://ingridhh.blogspot.com/

Diogo Portela disse...

bom, a minha ideia n é só pra colocar nos posts q tem o episodio e tal, era de colocar em todos os posts, fotos e tal, ou noticias como de atores que estao fora da serie jah e tal..