06/05/2006

Mais 'lost' do que nunca

Por Maria Elena Fernandez, do Los Angeles Times
Tradução por Davi Garcia

Os números importantes em Lost podem ser 4,8,15,16,23 e 42, mas 44 era a chave no episódio 2x20, o número de comerciais exibidos antes que a pista finalmente surgisse na forma de uma propaganda para a dúbia Hanso Foundation da série: "Desde os primórdios, o homem tem sido curioso, imaginando tudo que é possível," asseverou uma serena voz masculina. "A Hanso Foundation, busca um amanhã melhor. Descubra a experiência você mesmo. Ligue 877-HANSORG."

E assim era feito o lançamento da "Lost Experience", um jogo de realidade alternativa (ARG na sigla em inglês) baseado na série, e que dá aos fãs uma rede de pistas e dicas que exploram ainda mais os mistérios da ilha de Lost. Mas tente alcançar aquele homem da Hanso.

Se você ainda não estava confuso com Jack e toda turma, e aquela perturbadora ilha, tentar conseguir ligar certamente vai te deixar louco. A ABC e outras 19 redes ao redor de cinco continentes lançaram a "Experiência" na quarta-feira (que vai durar até o início do outono americano), mas chegou primeiro à Europa, e quando as postagens pela web surgiram, americanos desesperados começaram a ligar para números internacionais numa corrida para ser o primeiro a descobrir a primeira localização do jogo. Alguns conseguiram; outros ficaram desapontados com os constante sinais de ocupado.

"Nós fomos surpreendidos," disse Steve McPherson, presidente do núcleo de entretenimento da ABC. "Começou na Europa primeiro e as linhas simplesmente ficaram congestionadas, caíram diversas vezes, com uma grande parcela das chamadas vindo dos EUA. À princípio vocês poderiam querer mais e mais linhas. Mas já temos muitas. Nós esperávamos uma boa resposta, mas isso foi arrebatador."

Sobre as pistas, não nos colocamos como experts, mas queremos dividir, portanto aqui é até onde a 'Lost Experience' nos levou até agora:

Ligue para 877-HANSORG e você ouvirá uma gravação oferecendo cinco opções: 1)Geral; 2)Alvar Hanso; 3) Dr. Thomas Mittelwerk; 4) Hugh McIntyre; 5) Peter Thompson. Quem são eles e o que eles tem a dizer quando você liga? Para nós nada, porque tem estado ocupado desde então. Mas é para isso que serve a internet.

O pessoal devoto do site thelostexperienceclues tem fornecido transcripts de todas as mensagens telefônicas da Hanso, enquanto o pessoal do tailsection tem postado versões em aúdio da mesma coisa. Há um comunicado da Hanso Foundation e outras pistas confusas que envolvem o uso de "iscas" como password, uma mulher chamada Persephone, um endereço para a Hanso Foundation que parece ser na Dinamarca, e uma oferta de emprego na Monster.com, que um fã britânico decifrou na the-lost-experience. O trabalho envolveria o desenvolvimento de um novo software para teste de matérias e produtos.

Do thelostexperienceclues, nós também descobrimos que a thehansofoundation.org é para onde devemos ir a seguir. Há biografia dos executivos, uma declaração da missão, um link sobre um projeto de extensão da vida envolvendo um orangotango de 105 anos chamdo Joop, e música hiponitizante. Se você se dispõe a receber uma newsletter, a fundação escreve de volta letra por letra, assim como o chat de computador entre Walt e Michael no início da temporada.

Um post de 5ª feira no thelostexperienceclues revela um novo segredo sobre thehansofoundation.org e mostra quão seriamente os fãs estão tratando essa experiência:

"Em projetos ativos / iniciativa de pesquisa eletromagnética há uma imagem com a legenda 'primeiras horas da manhã de 28 de outubro de 2001.' A foto é da aurora boreal. Uma pesquisa no google de 28 de outubro de 2001, vai te dar como primeiro resultado uma página da NASA com fotos da aurora boreal naquele dia. A foto de Alvar Hanso está legendada como sendo tirada em 28 de outubro de 2003, em um encontro humanitário ou diplomático. Uma pesquisa no Google nessa data traz uma conferência de imprensa presidencial e então uma página da NASA de uma tempestade solar."

O que isso significa, e mais importante, o que isso tem a ver com a aclamda série da ABC?

Expressamos nossa confusão a McPherson. Ele riu e também foi solidário dividindo que ele próprio está se sentindo um pouco perdido.

"Terei um tutorial essa semana," McPherson disse. "Meu prato está cheio agora. Com sorte eu arrumei um guia, então vai ser uma lição particular."

3 comentários:

Vini disse...

OmG!!!! o.O

mto lokoo esse "Lost Experience" hein!!!

vou procurar me aprofundar + no assunto =P

Once more...Thanks Dude!!

Henry disse...

LOUCURA LOUCURA LOUCURA!!!

muito bala esse "experience" han?

e sobre a tempestade solar tem muita gente que diz que tempestades solares estão muito ligado com fenomenos eletromagneticos...

Once more...Thanks Dude!!(replay)

Ricardo disse...

davi, você poderia criar uma sessão no site só sobre o lost experience, colocar a tradução das pistas, dos áudios que forem saindo, só pro povo que não sabe inglês, não ficar perdido.