30/05/2006

Dude! no "O Globo"

Dude está ficando famoso! A reportagem publicada no Segundo Caderno do jornal "O Globo" fala de Lost, dos fãs e do nosso blog! Nossos agradecimentos ao jornal e à Thaís Britto que nos entrevistou e autorizou publicação do texto aqui no Dude!



Perdidos Como Nunca
Por Thaís Britto
Jornal O Globo
30/05/2006



A série “Lost” — que a AXN exibe aqui toda segunda-feira, às 21h — estreou com estardalhaço nos Estados Unidos no dia 22 de setembro de 2004. Poucos dias depois, a saga dos sobreviventes do vôo 815 da Ocean Air já tinha ganho status de cult no mundo todo. Com o passar dos meses e dos episódios, no entanto, a febre “Lost” perdeu um pouco a sua força. A falta de respostas para os muitos mistérios apresentados pelo seriado criado pelo über-nerd JJ Abrams (de “Missão Impossível 3”) começou a irritar seus milhões de fãs. O frustrante último episódio da primeira temporada foi a pá de cal. Passado pouco mais de um ano da exibição do último episódio da primeira temporada nos Estados Unidos, no dia 25 de maio, a lostmania chegou a níveis inimagináveis. Exibido no último dia 24 nos EUA, o último episódio da segunda temporada — que passa no Brasil no dia 7 de agosto — foi assistido por cerca de 18 milhões de pessoas. No Brasil, a série é a mais assistida na TV paga na sua faixa, às 21h. Por causa de Jack, Kate, Sayid e cia., o faturamento da AXN aumentou nada menos que 76% .O número de sites, blogs e comunidades dedicados ao programa cresce numa velocidade impressionante. Num capítulo ainda inédito no Brasil, o personagem Sawyer aparece lendo o manuscrito de um romance chamado “Bad twin”. Semanas depois, o livro desembarcou nas livrarias americanas e imediatamente se tornou um best-seller. Seu autor é Gary Troup, uma das pessoas mortas no acidente aéreo que serviu de pontapé para as mil tramas de “Lost”.
Especula-se que Gary Troup (um anagrama de “purgatory”, purgatório) seja na verdade o escritor Stephen King, fã confesso do seriado. Diferentemente de alguns fenômenos ocorridos na ilha de “Lost”, a volta por cima do seriado tem explicação: um salto de qualidade nos roteiros da segunda temporada. Cada episódio novo continua trazendo novos mistérios. Aos poucos, no entanto, alguns dos antigos estão começando a ser resolvidos. Num episódio que será exibido em breve no Brasil, por exemplo, Claire descobre onde ela esteve nas duas semanas em que ficou desaparecida na primeira temporada.
Três Mistério Serão Resolvidos
No último episódio da segunda temporada, nada menos que três mistérios são resolvidos. E estamos falando de mistérios importantes. O público vai descobrir por que o avião da Ocean Air caiu, o que acontece quando os números de Hurley não são digitados no computador e onde está Walt. Três episódios antes, mais dois personagens vão ser assassinados.
No passado, assistir a um capítulo de “Lost” por semana bastava para muitos fãs do seriado. Por conta da virada da série, isso mudou. A historiadora Juliana Ramanzini, por exemplo, passa cerca de cinco horas diárias procurando novidades e fofocas sobre “Lost” na internet. Juliana é uma das idealizadoras do blog “Dude, we are lost!” (algo como “Cara, estamos perdidos!”).— Fiz amizade na internet com outros fãs e achamos que seria legal colocar comentários e imagens sobre a série num blog. Começamos com duas pessoas e, logo na semana de estréia, o blog estourou. Chamamos amigos e hoje são oito pessoas na equipe — conta Juliana, de Porto Alegre.
Um dos colaboradores do blog é o jornalista Carlos Alexandre Monteiro, também vocalista da banda de surf music Netunos. Assinada por ele, a coluna “Direto da escotilha” trata dos mais diversos aspectos da série: da relação entre pais e filhos à trilha sonora, passando pelas similaridades com a trilogia “Star wars”:
— Tento não fazer comentários diretos sobre a história. Minha idéia é divagar. Faço isso porque acho realmente que há muito mais em “Lost” do que a narrativa principal, e é isso que faz dela uma série muito especial — explica ele.
Davi Garcia é moderador da maior comunidade dedicada à série no site de relacionamentos Orkut, a Lost Brasil, que hoje tem mais de cem mil membros. Ele passa boa parte do seu dia em sites e fóruns como o o Lost Media, o Lost Forum e o Lost TV.— Se você estiver a fim mesmo, fica o dia inteiro nisso. Eu normalmente entro em um ou dois desses para ver as novidades. É um roteirinho que eu sigo diariamente — conta o estudante de marketing. — Acho que esse fenômeno deve-se à mistura de conceitos: não é apenas uma série de mistério, ela explora também os dramas dos personagens com um grau de comédia e ainda tem aventura. É uma mescla de estilos que agrada a todos.Garcia conta que está tentando achar “Bad twin” na internet.— Ainda não consegui baixar. E estou com o “O terceiro tira” (que segundo um dos roteiristas de “Lost”, Craig Wright, traria pistas importantes sobre o seriado). Gosto de ler esses livros porque certamente os autores beberam em várias fontes, e conhecê-las ajuda a aproveitar melhor a série.
A advogada Teresa Garcia transformou a paixão pelo seriado numa brincadeira. — Eu e uns amigos fizemos um curta chamado “Bost”. É uma paródia. Agora, com o fim da segunda temporada, estamos prontos para fazer o “Bost 2”. A seleção de elenco está a todo vapor — diz ela, que nunca foi fã de séries americanas até se deparar com os sobreviventes do vôo 815. — Acho que o mais interessante de “Lost” é que ninguém é de todo bom ou de todo mau. Todo o mundo tem qualidades e defeitos, e os flashbacks sempre nos deixam em dúvida sobre os motivos reais e as intenções dos personagens. Como na vida real, não há vilões e mocinhos. (colaborou Bruno Porto)

23 comentários:

Luana BT disse...

Ah que inveja :P

Parabéns para vocês, a matéria ficou bem legal! E olha o Dude aí genteeee!

Eu tô igual o Davi, procurando o Bad Twin pra baixar :P

Anônimo disse...

O frustrante último episódio da primeira temporada foi a pá de cal.....

aonde que foi frustante?

GuGaaa disse...

De manhã eu lendo o jornal falei caraca! que maneiro!! o blog que eu entro!!! rs
só espero q continue sendo atualizado agora que acabou a segudna temporada...

abração

Dude! We are Lost! disse...

Opa vamso atualizar sim Gugaaa. Obrigado pela visita :)

Anônimo disse...

ning vai comcordaa comigo

que o coemntario sobre o ''exodus'' foi infeliz?

davi garcia disse...

Anônino, isso depende muito da opinião pessoal de cada um mesmo.

Eu por exemplo gostei do final da 1ª temporada, mas não vou dizer que adorei porque ficar sem saber o que havia na escotilha por tanto tempo como ficamos foi desanimador, mas por outro lado quando vimos o ep 2x01 com a revelação bombática do Desmond, a leve decepção foi suprimida logo de cara e acho que foi essa idéia que a Thaís tentou passar ;)

navarro disse...

anônimo,

Acho que o comentário da jornalista diz respeito ao fato de que (como a VEJA publicou) milhares de fãs ligaram indignados à AXN protestando contra o fato de os mistérios não terem sido resolvidos. No entanto, para felicidade geral da nação, havia uma segunda temporada!

navarro disse...

Ahh, antes que eu me esqueça, parabéns Davi!!! Você também foi citado na matéria de VEJA!

O pessoal que 'mexe' com Lost por aqui tá ficando famoso, hein!?

DriSelva disse...

Parabéns equipe maravilhosa!!!!!

Davi Cruz disse...

Parabéns à todos do Blog!
Isso nada mais é do que um reconhecimento ao trabalho altamente profissional que vocês fazem!
E que chegue a terceira temporada logooooooo....

Fe disse...

Aeeeeew! Parabéns a vocês do Blog!!! Meu pai veio me mostrar a primeira capa, nem tinha visto!! Mas a reportagem ficou irada!!

Sheila disse...

parabens meus amigos!
a reportagem ficou muito legal e o blog de vcs realmente merece!!!

Diego disse...

Parabéns pessoal do dude
vcs merecem!

Alice Andrews disse...

QUE CHIQUE!!!!!!!

to muito feliz por voces! Vou comprar o jornal, ou melhor, vou roubar da vizinha! :P

quando encontrar vcs online mando um bjao!

PARABENS!

CaoL disse...

Ô gente chiqueeeeee

adooouro isso aqui, pq além de ser feito com carinho por pessoas muito queridas, sabe-se que é um puta trabalho sério!

Go Dude!

amelie disse...

gostei muito do seu blog!

Anônimo disse...

Caramba...
Curti a reportagem...
;]
Eh isso aih, blog crescendo, fãs aumentando...
Rumo a 3 temporada hehe...

ZeCaUm disse...

Caramba...
Curti a reportagem...
;]
Eh isso aih, blog crescendo, fãs aumentando...
Rumo a 3 temporada hehe...

raiane disse...

massa!
otimo blog.

Thaís disse...

Hahaha, valeu pela defesa Davi!
O Carlão insistiu pra eu entrar e agora virei visitante do blog também! Serão longos meses esperando pela terceira temporada...
bjs e obrigada mais uma vez, gente!

Luana Bartira disse...

sucesso Dude!!!

Parabéns, adorei a matéria.

danielle Mistica disse...

Pois eh, eu ate ia comentar sobre a materia da veja, vi q vcs colocaram so a do Globo. Gostei dessa materia e achei a da Veja otima tb!

Anônimo disse...

Ai, galera, vcs tão ficando famosos!!!!!! mas, é isso ai, vcs merecem muito isso! não a mera fama efermera, mas sim o reconhecimento por um trabalho bem feito e pioneiro. é otimo visitar vcs e sempre ter uma novidade, seja em forma de comentario dos episodios, seja atraves das traduções e transcrições de reportagens (nacionais e internacionais), fofocas, curiosidades e etc. DUDE, VCS SÃO DEMAIS!!!!!

Fernando Lima - Belém, PA