28/05/2006

A casa de 'Lost': curiosidades de bastidores

O Havaí ainda oferece o mix perfeito de locações e apoio da comunidade para continuar hospedando a popular série Lost


Uma perspectiva de produtor

O rumor de que "Lost" poderia mudar de locações se o Estado não desse algum pacote de incentivo financeiro não se concretizou, e o plano é continuar por pelo menos mais uma temporada em Oahu. "'Lost' é o Havaí pura e simplesmente," disse o produtor Jean Higgins, que se mudou para o Havaí com seu filho adolescente para trabalhar na série. "São as locações. É a ilha. É onde tudo está. Você não encontra esse visual nos EUA."

Os escritores vão usar o período anterior às filmagens para fazer um 'brainstorm' e traçar as linhas gerais da próxima temporada. Para onde vamos é segredo. Mas Higgins disse que eles vão nos levar a uma direção que ninguém espera. Justo quando você pensa que está indo em linha reta, damos uma grande virada à esquerda, e essa é a verdadeira graça da série."

Isso explica porque aqueles envolvidos com a produção ficam extremamente frustrados com a energia devotada por alguns para revelar tramas de futuros episódios. Membros da equipe tem que assinar acordos de confidencialidade; os scripts são distribuídos individualmente e depois coletados para que não circulem ou sejam vendidos. E assim, à medida que a temporada terminava, o interior do Hawaii Film Studio tornava-se ainda mais restrito.

Mas mesmo com esforços tão concentrados, manter segredos provou ser tarefa difícil. Em adição ao burburinho e aos spoilers dos sites de fãs, um devoto renegado percorreu Oahu e postou fotografias na internet de cada set de Lost na ilha, sendo que sua última descoberta foi um set temporário da costa de Ka Iwi. Ela incluía portas construídas na lateral de um morro com o logo da Dharma Initiative estampada na frente, e tendas que aparentavam representar o acampamento dos "Outros."

Vazamentos de pistas é apenas um dos riscos de se gravar em locações externas, que são cercadas por desafios únicos e benefícios, disse Higgins. "É uma série de sobrevivência, então ficamos mais ao ar livre do que quaquer outra série de televisão. Estamos realmente sujeitos à imprevisibilidade do tempo, vento e chuva," o que significa muitas realocações durante o período de março a abril.

Uma enorme quantidade de equipamento tem que acompanhar os atores em áreas remotas, e isso pode significar riscos de segurança quando o acesso é limitado. Quando filmamos no Rancho Kualoa, a equipe trouxe buldôzer e cascalho para estabilizar a pavimentação irregular - um esforço que é mutuamente benéfico.

Ocasionalmente, carros abandonados e vidros quebrados cobrem certas locações escolhidas. Obviamente, eles não podem aparecer no vídeo, então a equipe tem que limpar as cercanias. Outra vantagem para a comunidade, pontua Higgins, é que "nós sempre deixamos a área mais limpa do que a encontramos."


Reforma no Estúdio

Enquanto os atores aproveitam as férias ou gravam comerciais ou participam de filmes até terem que retornar ao Havaí em 7 de agosto, alguns dos 10 escritores e produtores (outros ficam em Los Angeles), vão se mudar de Dole Cannery para os novos escritórios de produção no Hawaii Film Studio.

A construção de sets para a 3ª temporada também vai começar em breve na instalação técnica, onde tubarões e javalis falsos são armazenados com bicicletas e outros materiais usados ao longo das duas primeiras temporadas. A nova estrutura substitui a antiga instalação técnica, um edifício antigo que colocava em risco equipamentos elétricos.

Agora que as reformas de US$7,3 milhões, adições e escolhas de paisagens estão quase terminadas, o produtor de Lost Jean Higgins tem um plano: possivelmente reparar o tanque de água construído às custas do estado para gravações de cenas aquáticas de "Baywatch Hawaii". O tanque agora está tão abandonado que é usado apenas para depósito.

Sequências aquáticas anteriores foram vítimas das dificuldades naturais. A cena em que Kate e Sawyer mergulhavam em busca de uma maleta cheia de armas foi filmada em Waimea Valley, mas um tanque de mergulho em Hawthorn, Califórnia, foi utilizado para a parte subaquática, porque a claridade da água em Ko Olina provou ser muito imprevisível.

A Comissário estadual para filmes Donne Dawson disse que o estado ficaria honrado se Lost utilizasse o tanque de água, mas a produção teria que arcar com o custo de repará-lo.

Dawson vê o renovado estúdio, ainda cheirando a tinta fresca, como um grande benefício para a indústria de filmes do Havaí em tempos onde espaços para escritórios comerciais são mais limitados que nunca. Por ser de propriedade e operação do estado, temos a capacidade de oferecê-lo a taxas abaixo do mercado para incentivar as produções," ela disse. Embora Lost seja o único ocupante agora, produções futuras serão capazes de configurar o espaço conforme queiram.

Status de Cultura Pop

A comissária de filmes de Honolulu, Walea Constantinau, lembra de assistir a " Havaí 5.0 " quando era jovem e pensava "Oh, que grande série local," tendo uma pequena noção da sua influência. Muitas pessoas no Havaí se sentem da mesma maneira com relação a "LOST," disse. “Sem dúvida a série de maior sucesso que tivemos nos últimos anos. Está destinada a tornar-se tão legendária quanto ' Havaí 5.0.' "

As avaliações de Nielsen indicam que as médias da série ficam em aproximadamente 15 milhões de telespectadores a cada semana. Mas isso é apenas o começo.

Há uma revista oficial, sites não-oficiais, jogos interativos, jogos interativos (download do contador da Iniciativa Dharma no qual você pode digitar os números a cada 108 minutos!), wallpapers, camisetas, canecas, bonés, mochila da Oceanic Airlines – e a lista continua. Os produtores e os fãs trocam idéias e comentários em forums. Analisar indícios relacionados ao geográfico e ao labirinto psicológico que envolve a série é um esforço que consome tempo para as pessoas que elaboram teorias em vários sites. Um romance derivado de Lost de um passageiro no vôo Oceanic 815 é divulgado em sites da ABC, e links tais como http://www.thefuselage.com/ , http://www.lost-tv.com/ e http://www.oceanicflight815/ estão a um simples clique.

Por causa dos dois atores coreanos, Lost é extremamente popular na Coréia, de acordo com Constantinau, e vai ao ar pela AXN, que serve a um mercado afluente por toda a Ásia. Visualmente proeminente, propagandas de Lost são evidentes em toda Europa Oriental nos metrôs, em painéis ao ar livre e capas das Revistas russas.

"É totalmente fascinante para as pessoas," disse Constantinau, que perdeu as contas de quantos tours já fez com jornalistas estrangeiros que queriam escrever histórias sobre as locações de Lost.

Locações, locações

A série faz um uso excepcional dos lugares mais inesperados de Oahu. Estes incluem cenas em uma igreja velha na Inglaterra (convento do St. Andrew), uma biblioteca na casa de infância de Jack (The Pacif Club), Sawyer no porto de Sydney com a Opera House no fundo (feita em Ala Way Harbor com um funde Sydney digital), um aeroporto na Austrália (o centro de convenção do Havaí), um necrotério (a cozinha do centro de convenções), um bunker em um acampamento de guerra iraquiano (cratera Diamond Head), Búfalo, N.Y., em um dia com neve (uma rua da baixa em Chinatown coberta com a neve cenográfica), Coréia (Vale dos Templos) e Bernard e Rose nas cataratas do Niágara (Michel´s restaurante com uma vista digital da famosa cachoeira que substitui a praia de Kaimana).

Um jeito que os produtores encontraram para facilitar as gravações externas é usar um armazém em Mimitz Highway para as "noites no exterior da floresta/selva" . A equipe reuniu arbustos e construiu uma floresta no armazém, onde o set pode ser escurecido para parecer noite. "Isso é muito mais fácil para o elenco e a equipe técnica," disse Higgins, porque isso significa que todos podem ter um dia normal de trabalho e dormir à noite, bem melhor do que ficar gravando por horas nas externas.

O Havaí fornece uma mistura interessante da arquitetura étnica, da região selvagem e da praia, e "todos são facilmente acessíveis," disse Constantinau. As possibilidades para a próxima temporada incluem gravações em uma ilha vizinha - grande - para uma maior diversidade.

A parada constante das locações permite também que os membros da série interajam freqüentemente com os comerciantes locais, disse Constantinau. Certamente, uma parcela significativa do orçamento da série é destinada ao pagamento de 950 trabalhadores que lavam e secam os figurinos, entregam 50 pizzas de uma só vez e mais. Aproximadamente 450 pessoas estão na folha de pagamento e a maioria, exceto alguns roteiristas e membros da equipe de pós-produção, são moradores dali.

======================================================

Download do contador (screen saver) da Iniciativa Dharma

Win 2000/XP

Download da pasta zipada aqui

Dowload do arquivo exe aqui

======================================================

Texto originalmente publicado no Star Bulletin -Autoria de Katherine Nichols
Traduções e adaptações por Davi Garcia e Juliana Ramanzini
Pesquisa por Angy
e links para download por Fernanda Reple



16 comentários:

Anônimo disse...

Legal! No link do site http://www.oceanicflight815/ ficou falando o .com

Natacha disse...

E na mensagem acima, ficou faltando o "t" entre o "l" e o 2º "a"!heheheh!
Gostei da publicação. Muito bacana! Agora a gente tem tempo de ler esses materiais adicionais, já que teremos que ficar de molho até a 3ª temporada, além de fazer maratonas para rever os episódios que têm muitos detalhes importantes! Parabéns para o Dude!We are lost! mais uma vez, com informações preciosas!
Só queria estar lá no Hawai para ver tudo isso de perto...!

Anônimo disse...

muito boa essa matéria.Lost realmente vicia a tudo e a todos...é uma serie unica e brilhante.Só uma coisa, eheheheheh onde q eu acho o download do contador que foi citado na materia??

navarro disse...

Parabéns Davi e Juliana! Ótima matéria!

Tomara que 'Os Outros' não venham aqui, copiem o texto, e publiquem nos fóruns da vida sem dar os créditos, né!?...

Também gostaria de saber onde fazer o download do contador citado na matéria.

Abraço

Anônimo disse...

Também quero baixar o contador. Posta o link aí Daviiiiiiiiii!

Dude! We are Lost! disse...

Já está ai no post para download =)

Anônimo disse...

qd chega mais ou menos no meio do download ele aparece como concluido?! =/ nos dois links e tentando pegar ou pelo internet explorer ou firefox

Anônimo disse...

Valeu Davi! :D

Anônimo disse...

Ótima matéria, parabéns ao blog.

juliana ramanzini disse...

Os links para download foram colocados pela Fernanda! ;)
(sim, aqui no blog a gente ajeita, mexe, completa um o texto do outro)
\o/

Anônimo disse...

Alguém conseguiu baixar o screen saver??? Depois de 12, 15% ele dah como se tivesse baixado tudo mas ñ instala...

Fernanda disse...

Eu tinha esquecido dos Javalis e do Tubarão!!!

O texto ficou maneiro mesmo, valeu gente!

Matheus disse...

eu baixei esse contador, mas qndo vou abrir não dá nda.
oq eu faço??

Fernanda disse...

Matheus, é porque ja instalo ^^

Matheus disse...

Nao instalo nao
esse link desse site ta fzendo o download incompleto..
agora to bxndo pelo emule e nao eh desse tamnho q eu baxei
no seu funciono Fernanda?

Matheus disse...

Consegui agora, mas nao eh grande coisa. Baixei um outro q é melhor e mais simples.