21/05/2006

Breve nota de esclarecimento

Abrindo um pequeno parênteses às postagens sobre Lost, queremos chamar atenção para um fato lamentável que para nossa tristeza tem se repetido ultimamente. Vários sites, inclusive alguns bem conhecidos, têm copiado nossos posts e reproduzido sem dar crédito, ou descaradamente assinando as matérias como se fossem os verdadeiros autores. Essa nota serve para esclarecer que todo o trabalho feito aqui, apesar de amador (com exceção do Carlos Alexandre e do Ricardo Henriques que são jornalistas por formação), é feito com toda a ética e respeito autoral. Nada que não seja feito por nós é citado sem o devido crédito. Todos que escrevem e postam aqui o fazem ser receber nada, é um trabalho voluntário e nosso contrato é a nossa amizade.
O blog está crescendo e ficando conhecido. Sabemos que isso implica em sermos copiados. Caso isso aconteça, só pedimos que citem o blog como fonte. Principalmente no caso das traduções. É um gesto de respeito ao trabalho de todos nós que passamos horas na frente do computador pesquisando, escrevendo, discutindo e trazendo para todos as novidades sobre a série que tanto gostamos. Registro aqui meu protesto em nome de todos que participam deste blog e que, graças a Deus, são criativos, inteligentes, divertidos e tem um ótimo caráter, senão não estariam aqui comigo, com a Fernanda e com o Davi. Aproveito para agradecer as manifestações de carinho de todos vocês. Em breve, mais novidades.
Juliana Ramanzini
Conhecendo a equipe Dude!
Angy Poderosa - é advogada, mora no Rio de Janeiro e deu a idéia para fazermos o blog (é a mãe do blog).
Bruno Marinho - é estudante do Ensino Médio, mora em Recife e é moderador da comunidade Dude do Orkut. Esse menino tem futuro!
Carlos Alexandre Monteiro- é jornalista (e músico... banda Netunos galera!), mora no Rio de Janeiro e escreve uma coluna aqui no blog!
Davi Garcia- é administrador de empresas, mora no Rio de Janeiro, faz traduções e comentários dos episódios. Além disso, tem o blog de cinema! O resto eu não conto...
Ester Arieta Moreira - é advogada, mora em Porto Alegre, apaixonada pelo Desmond, escreve e traduz matérias para o blog.
Fernanda Reple - é estudante do Ensino Médio, mora em Campinas, é responsável pelo template, pelas fotos paparazzi e pelas fotos e vídeos promocionais. Essa menina é um gênio.
Juliana Ramanzini- é historiadora, mora em Porto Alegre, administra a bagunça do blog, incomoda os colunistas e comentaristas pedindo textos, de vez em quando traduz, pesquisa notícias e imagens e logo logo vai escrever também. Juro.
Ricardo Henriques - é jornalista, mora em Recife, é incomprendido e comentarista do blog.
Rômulo Andrade - Faz um curso técnico, mora em Araruama e será nosso moderador do chat Dude no Mirc (logo mais eu explico).

17 comentários:

navarro disse...

Eita nóis!! É impressão minha ou está havendo um 'barraco virtual' entra as três maiores potências de Lost na internet brasileira? (citando as potências: Lost Brasil -o fórum-, Lost Brasil -a comunidade no Orkut- e Dude! We are Lost! -o blog-).

Fico muito chateado com isso, pois as três são modalidades diferentes de entretenimento e, juntas, formam um conjunto perfeito para o fã de Lost e simples leitor/internauta.

Espero que esse atrito se resolva da melhor forma.

Afinal: "Calma, Calma! Não priemos cânico!!".

Abraço

Dani® disse...

Super chato esse lance de ñ darem os devidos créditos, já fiquei muito chateada com isso. Mas hj em dia só mantenho meu blog que praticamente ninguém entra.
Bom, sinal de que muita gente gosta do trabalho de vcs, né? Eu sempre entro, primeira vez que comento. Gosto tb do fórum, embora nem tenha cadastro lá, já a comunidade "oficial" de Lost no Orkut eu nem vou falar nada...tenho pavor. E já deletei meu perfil.
Enfim, tô escrevendo a primeira vez pra dar parabéns pra vcs. Bjs pra todos.

Adam disse...

aff,infelizmente têm muita gente aproveitadora nesse mundo ¬.¬

mas mesmo assim cada vez mais as pessoas sabem que é aqui que encontram as noticias fresquinhas e matérias ótimas de Lost :D

e foda-se esses sangue sugas _|_

obs: barraco virtual entre as potências de lost na internet suahhusauhsahusa xD

Anônimo disse...

para dificultar, vcs poderiam postar os textos como figura, ou mesmo como um flash simples. inclusive com uso de marca d´aguas, assim, evita-se o control + c .

pra pessoa copiar ela teria que reescrever praticamente todo o texto.

outra coisa é denunciar, quando vcs virem isto acontecer, coloquem aqui no site, e divulgue a pirataria do conteudo sem crédito!

Natacha disse...

É gente, é só ser bom no negócio que já vem outras pessoas querendo passar a perna! Mas sinceramente, o Dude ganha de tudo e de todos! Espero que as providências estejam sendo tomadas para evitar que isso continue! Boa sorte!!

Hevelin disse...

Concordo que o Dude é o melhor de todos os sites... Mas como fã de Lost tbm faço parte de outras comunidades sobre a série..

E como fã tambem gostaria de passar o grande finale para todos os outros fãs de Lost. Grande finale que foi traduzido aqui, e detalhe a parte ficou muito bom, parabéns a todos. Assim, coloquei na comunidade do Lost Brasil no ORKUT, mas com certeza dei o crédito a vcs, colocando lá de onde foi tirado aquilo e falando que vcs traduziram.

Mesmo assim desculpe se ficaram bravos por ter colocado em outra comunidade...

Abraços e parabéns a todos,
continuo achando o melhor site sobre Lost de todos os tempos.. eheh

Maria Eduarda (Orkut) disse...

Aee Ju! Bacana sua iniciativa! O Dude é uma das melhores (senao a melhor) fonte sobre LOST, to aki diretão e ja passei pra varias pessoas!
Bjinhus

Juliana Ramanzini disse...

Como disse no texto... não nos importamos que os textos sejam reproduzidos (na verdade nos orgulhamos de ter o reconhecimento de vcs)... desde que sejamos citados como autores! ;)
Se vcs acham interessante indicar nossas matérias e textos, ficamos felizes!
O que nos entristece são as pessoas que publicam nossos trabalhos e se dizem os "verdadeiros" autores!
E agradeço mais uma vez os elogios de vcs!
Um abraço

navarro disse...

Eu entendo o motivo da revolta... É muito chateante se esforçar para fazer um trabalho bem feito e ver outras pessoas levarem o crédito por isso.

A internet tem esse grande problema: a propriedade de conteúdo não é respeitada, e não há nada que se possa fazer contra isso.

Valeu demais esse post, porque serve para concientizar as pessoas de que o simples fato de dar os créditos não é nada complicado e ajuda a manter o Dude funcionando, a partir do momento que incentiva seus progenitores a alimentá-lo.

Ademais, o Dude é, realmente, a melhor fonte de informações e opiniões sobre Lost da internet brasileira. Vamos respeitar o Dude, pessoal!

obs.: Me referi ao 'barraco virtual' porque percebi que têm havido manisfestações de protesto por parte dos proprietários das três 'potência' citadas. E todas as manifestações se referem ao não cumprimento dos direitos de propriedade intelectual. Lamentável...

Luana Bartira disse...

Triste isso, heim!
Dou o maior apoio a vcs de reclamar, o Dude é o mais completo que existe na minha opinião, por isso não leio mas nenhum outro.
Sou muito fã de vcs já acompanho o trabalho de alguns, como o do Davi (no Blog de cinema, que é o máximo).
Espero que isso não desanime vcs.

Anônimo disse...

Dude, já conheço vcs há um tempo e realmente vejo com desprezo as atividades "criminosas" que outros blogs e comunidades do orkut vêm fazendo com a equipe de vcs... o trabalho é muito dificil, pois vcs são a melhor fonte de spoilers de lost, são a equipe que primeiro conta, comenta, traduz e diverte os fãs brasileiros, sempre de forma engraçada, mas sem perder a seriedade (deu pra entender?). adoro o blog, acesso todos os dias para ver as novidades, mas nunca tinha comentado nada até o presente momento, quando achei mais do que justa a reivindicação de vcs como fonte; acabei de ler um comentário numa comunidade do orkut, revelando toda a sinopse do ultimo capitulo da temporada, e o autor, só depois de alguns pedidos sobre a fonte que ele tinha utilizado, revelou o blog.
bem, fico revoltado com a falta de ética e a cara de pau de algumas pessoas (o que não foi o caso dessa pessoa).
bem, espero não ter me prolongado demais, mas achei que era a hora de comentar e defender o blog, que está cada vez melhor.... agora me digam uma coisa: final de temporada chegando, férias pro elenco, setembro ainda está longe..... o que nós vamos ter de novidades pelos próximos meses?????
abraços a todos!!!!
Fernando Lima, Belém/Pa.

Juliana Ramanzini disse...

Fernando... fica de olho pq o blog não vai parar! ;)
Muito pelo contrário!
Adianto para vcs que essa semana será bombástica em termos de comentários e conteúdos!
Fora um novo lançamento do blog para agitar a galera que gosta de comentar e participar!
E mesmo sem Lost na ABC, o trabalho de bastidores continua e estaremos cobrindo tudo que acontece até o lançamento da terceira temporada!

CaoL disse...

=D adoro esse povo!

Anônimo disse...

juliana, vc vai pro eneh????
Fernando

Juliana Ramanzini disse...

Oi Fernando! Não vou não! Mas na Anpuh nacional eu vou sim! ;)

ethan disse...

e essa mensagem "amo a Ju" na descrição do davi? hauhauha

CaoL disse...

skoakoakooakoaakokokoakoakoa
abafa.