18/04/2006

Toda a esperança está perdida em Lost: estou saindo da ilha

Por Tom Jicha
Texto original aqui


A série da ABC deve estar preparando terreno para a grande surpresa dos episódios finais em maio, um disco voador vai aterrisar na ilha com os Harley Globetrotters e as cheerleaders do Dallas Cowboys dentro.
É apenas um palpite, mas por que não? O drama que cativou milhões por duas temporadas se tornou tão ridículo quanto a Ilha dos Birutas (
Gilligan's Island). Mas aquela pelo menos era supostamente uma farsa. Lost parece querer ser levada a sério, ou pelo menos à sério na medida em que um drama fantástico pode ser levado.
Há de se ter uma suspensão ou no mínimo uma rejeição da verdade para se comprar qualquer aventura. Nesse espírito, fãs imaginaram um dinossauro, que acabou revelando-se um monstro de fumaça negra (ou talvez exista um dinossauro e um monstro de fumaça negra). Um urso polar surgiu em pleno trópico, mas hey, quem liga?!
O mistério sobre o que era a escotilha manteve a audiência intrigada durante a segunda metade da 1ª temporada. Adicionando mais ao mistério haviam os números inscritos na escotilha, que vinham em uma incrível coincidência, ser idênticos aos do bilhete premiado da loteria ganha por um dos sobreviventes. Quando a escotilha foi finalmente aberta, levando a um esconderijo com música de Mama Cass tocando, não foi nada mais estranho do que qualquer outra coisa que já tivesse acontecido.
Contudo, Lost aproximou-se do limite quando misteriosas cargas de comida começaram a cair do céu. Se esse pequeno paraíso em forma de ilha tropical ganhar mais amenindades, eles poderão vender pacotes de férias. Consequentemente, chega o momento em que você tem que dizer, "Engane-me uma vez, e você deve se envergonhar; engane-me de novo em todo episódio e quem tem que se envergonhar sou eu." E esse momento chegou. Uma coisa é descobrir que um personagem chave era paralítico quando entrou no fatídico avião mas agora ele tem preparo físico para entrar no Iron Man. O que dizer disso? E no episódio da semana passada, nós ficamos sabendo que algo no ar ou na água também cura câncer. Chega. Desisto.
Supostamente, um outro personagem de destaque vai morrer antes do fim da temporada. E poderia ser Jack, o herói. Quem precisa de um médico quando apenas estar na ilha é suficiente para curar-se de paralisia e câncer? Além disso, Jack se tornou um chato com complexo de Alexander Haig.
Se tudo que a audiência viu e ouviu tem algum significado, a ilha claramente não é desse mundo. Alguns especularam que é purgatório, onde seus habitante tem que se penitenciar antes de atingir o destino eterno. Pode ser até o inferno, já que muitos dos sobreviventes do acidente tem histórias ligadas a crimes e violência. Talvez a experiência inteira se mostre como um sonho bizarro de alguém.

Dado desenvolvimentos recentes, isso provavelmente é exagero. Uma hipótese mais plausível é que nem os roteiristas saibam para onde isso tudo vai. O que não chega a ser absurdo. Os criadores de 24 Horas dizem que nunca sabem para onde a temporada vai caminhar quando começam a gravar.
Um dos prazeres de Lost tem sido brincar e tentar descobrir/adivinhar o que pode e o que não pode ser pista para a natureza estranha da ilha. Agora está claro que isso é pura perda de tempo. Nada tem significado porque os roteiristas fazem o que querem, mesmo que isso signifique desafiar as leis da natureza, ciência, senso comum e tudo o mais que aconteceu antes. A inabilidade de sustentar uma idéia sensacional parece ser peculiar à ABC. Twin Peaks foi à sua época mais comentada que Lost e Desperate Housewives juntas. Na metade de sua insana segunda temporada, não havia audiência suficiente para encher um banheiro químico.
Desperate Housewives
já começa a descer morro abaixo em sua 2ª temporada. Agora Lost me perdeu, e imagino quantos mais.

Tom Jicha pode ser contactado pelo e-mail tjicha@sun-sentinel.com.


Em tempo, nós aqui do Dude deixamos bem claro que esse texto não expressa nossa opinião, até porque se assim fosse não haveria motivo para dar continuidade ao blog. Trouxemos porque achamos bacana ver o outro lado da moeda e porque o cara pelo menos foi criativo na crítica, embora na nossa opinião, ele só tenha dado mostras de que é um sujeito impaciente que quer tudo resolvido de forma mastigada e rápida. E vocês o que acham?

15 comentários:

Anônimo disse...

é por isso q nao gosto de 24hrs... pq todo mundo sabe q no 24º capitulo tudo vai se resolver e o jack vai salvar o mundo como num filme de ação normal...

beatriz disse...

ele é que nem a minha mae ... as vezes ela ta vendo e me pergnta: QUANDO È O FINAL DISSO??

tem pessoas que nao sao pacientes.. gostam de filmes e nao de series
EU ADORO LOST

eu acho que por pouco nao é uma serie perfeita

Anônimo disse...

É a opinião dele né... Respeitemo-las.

Adam disse...

Também não concordo com ele,ele realmente deve ser impaciente e mais um que acha que a série é um jogo de quem adivinha mais ou que termine logo para nós sabermos o significado de tudo isso.E também discordo com isso de que os criadores não sabem oque está acontecendo, com os criadores de 24 horas pode ser assim, mas JJ Abrams e Damon já deixaram claro que eles já escreveram tudo de Lost,até o final, e que apenas oque está sendo escrito é os episódios pelos roteiristas.
É oque eu digo, se não gosta de mistérios e drama, não assista Lost ;D

Dbgrego disse...

Ai ai...
Apenas mais um com sindrome lostiana q so quer chamar atenção pra falar de sua impaciencia...
Nao tem nenhum embasamento o que ele falou!
De onde ele tirou q o roteiro eh feito de ultima hora? hump...
Esse kra n sabe nem a hora q ta com fome!
Ridiculo, Robert puro! ^^
Abçs e parabens ao DUDE!, mt show o blog!

Piroloco disse...

Ju... Legal expressar a opnião dele, mas quem assiste o LOST, principalmente quem acompanha pela ABC, sabe que tudo tem ligação e não é decidido apenas pelos roteiristas "que acham que o urso polar deve estar lá naquele momento, pq o momento pede um urso polar". Tudo tem ligação, até o "Henry Gale from Minessota" rsrsrs.

Pra entender LOST, só acompanhando. Por isso que falo, se quer assistir LOST, assista do INICIO AO FIM, sem perder um capitulo. Senão, perde a graça.

Piroloco

vento21 disse...

Gostei da crítica do cara, ela é inteligente. Embora ele seja meio ansioso.

E parabéns por colocar essa crítica é sempre bom ouvir os pros e contras.

Anônimo disse...

"Um urso polar surgiu em pleno trópico, mas hey, quem liga?!"

Esse trecho prova que além de não ter paciência, ele não sabe do que está falando, não assistiu pra depois falar mal. Se ele tivesse visto o episódio "Orientation" ele teria uma idéia do porque dos ursos polares aparecerem na ilha.

davi disse...

Pois é anônimo, mas se pararmos pra observar as críticas negativas, veremos que a maioria delas é de gente que não tem paciência pra curtir o desenvolvimento de um seriado ou simplesmente está acostumado a respostas rápidas e fáceis. Azar dele né?

Anônimo disse...

eu gosto muito de lost...
e não vou deixar de assistir a serie por nada, mas eu concordo com muita coisa que esse brother falou...
a serie ta ficando meio chatinha...
não sei se é pq essa temporada estrou varias series boas tbm, mas lost vem me deixando na mão...
e eu concordo com ele na parte de que o jack é obsoleto...
a ilha cura todo mundo, pra que serve o jack???só pra pegar a kate(ou quase pegar)???
espero que a 3 temporada seja melhor...
pq eu tenho certeza que daki pra finale os episodios vão ser bons...
mas se for colocar numa balança, mais da metade da temporada, foram de episodios chatos...
o melhor até agora NA MINHA OPINIÃO foi o the others 48 days!!!
Richie

Anônimo disse...

Achei todos os episódios dessa temporada muito bons, pra mim o "menos bom" hehe, foi o 19, mas mesmo assim não deixou de ser um bom episódio. Não acho que a série esteja decaindo, pelo contrário, está cada vez melhor. É o Jack na ilha não é obsoleto, como médico ele pode ajudar o pessoal de várias formas: as pessoas relatam os sintomas e ele diz que doença pode ser, indica remédios e coisa e tal. Agora sobre a ilha curar as pessoas, até agora foi apenas o Locke e a Rose e com certeza haverá uma explicação pras curas. É esperar pra ver, quem tiver paciência com certeza terá todas as respostas. A série só está melhorando a cada episódio.

Danielle MisticA disse...

Aff, que argumentos mais simplistas....
O que vc quer? tudo mastigadinho pra vc? Ah, que diabo, detesto qdo vem falar de 24 hrs, que comparação mais idiota. Lost é série drmática fantástica, ou seja, tudo pode acontecer mesmo, se quer comparar pega Arquivo X, que é o equivalente de Lost, não força barra com Twin peaks ou qualquer outra não.
Lost ta num nivel mto bom, a segunda temporada é completamente diferente da primeira, os persinagens novos são excepcionais e so o Henry Gale já coloca o elenco todo de Lost no bolso.claro que há episodios fracos, ou mornos, mas eles sempre caminham para uma direção, tem é que pensar para fazer a conexão. Mas isso dá trabalho,ne? Vai então ver uma coisa mais fácil.

Vagner disse...

Acho que ele misturou um pouco alhos com bugalhos na crítica dele... Desperate e Twin Peaks alteraram a fórmula na segunda temporada... A primeira virou novela e não tem mais nada de mistério ali... A segunda virou um samba do David Linch doido... Lost segue seu rumo, e a cada episódio tem mostrado que os produtores sabem pra onde estão indo, pois as pistas abrem novas e maiores especulações, mas já se desenha um "mapa" do que está acontecendo...

Vania disse...

Bem, eu tb não concordo com o cara, mas confesso que ando com medo de Lost acabar se perdendo como já aconteceu com tantas outras séries. Tô ficando preocupada de no final muitos dos mistérios da ilha não serem revelados...sei lá.

Carol disse...

Bem, esse cara falou algumas verdades. Eu sou fã de lost mas parece que J.J Abrams também está "lost". Alguns episódios não foram o quanto esperava ser. A série está precisando de mais aventura, de um pouco de ação. O assunto escotilha e seus mistérios estão acabando, é necessário outro mistério. No mais, a série está ótima!